Fischer & Neitzke DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A COMPETÊNCIA: CONDIÇÃO NECESSÁRIA, MAS NÃO SUFICIENTE. Fontes: Cadernos do ENEM Produção.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conteúdos, Competências, Habilidades e Conhecimentos: um currículo nacional para a era global Profa. Dra. Stela C Bertholo Piconez Coordenadora Científica.
Advertisements

HABILIDADESECOMPETÊNCIAS. O QUE SÃO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES? Competência é um conjunto de: CONHECIMENTOS HABILIDADES CONHECIMENTOS (saberes) HABILIDADES.
1ª ORIENTAÇÃO TÉCNICA 08 DE ABRIL DE 2016
A INFÂNCIA E SUA SINGULARIDADE Sônia Kramer Acadêmicos: Cláudia Gadotti Edir Giacomelli Gustavo Martins.
HABILIDADESECOMPETÊNCIAS Adaptado de Nap Lorena. O QUE SÃO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES? Competência é um conjunto de: CONHECIMENTOS HABILIDADES CONHECIMENTOS.
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias CONHECIMENTOS DE FÍSICA Capítulo 2.
VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS : MITO OU REALIDADE ? COMO POSSO CONTRIBUIR PARA DIMINUIR O ÍNDICE DE VIOLÊNCIA NA MINHA ESCOLA?
Classificação dos Métodos de Ensino:
DIDÁTICA GERAL 3 a Fase / Educação Física Prof a : Ivanete Lago Groh CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe
Diretrizes do Ensino de Ciências e Diretrizes do Ensino da Matemática.
GT – Políticas Globais e Agenda Mundial para a Educação
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Significado Etimológico
FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS EQUIDEOCULTURA
ENSINO DA NATUREZA E DA SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
Andreza Regina Lopes da Silva – UFSC
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
CENTRAR A DOCÊNCIA NO ALUNO: REFLEXÃO SOBRE QUESTÕES ÉTICAS
Prof. Vasco Moretto Prof. Gustavo Moretto
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA
Orientações curriculares – 3° Ciclo Ensino de História
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E PROCESSOS EDUCATIVOS
Metodologia e Prática do Ensino.. O que é Metodologia ? 1.A arte de dirigir o espírito na investigação da verdade. 2. (Filosofia) Estudos dos métodos.
APRESENTAÇÃO O QUE SIGNIFICA DIDÁTICA? UAB - FÍSICA DIDÁTICA.
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Coordenadoria de Ensino Gerência de Educação Infantil
Projeto Político Pedagógico - PPP
PROCESSOS DIDÁTICOS E PEDAGÓGICOS
Avaliação Mediadora Jussara Hoffmann.
Disciplina: Filosofia da Educação Professor: Laudenice Alunos: Maria José da Silva Cruz Daniela Silva Santos Jessica Santos de Lima.
EAD - Educação a Distância
Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação
As abordagens do processo ensino-aprendizagem e o professor
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
SOCIOLOGIA SOCIEDADE E INDIVÍDUO Socialização
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Profa. Dra. Marta Scarpato
Como elaborar um plano de aula.. Os objetivos são as metas estabelecidas que se pretende alcançar. Vale refletir: Qual a sua meta nessa aula? O que espera.
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Mediador : Ivandro Batista de Queiroz Professores da área de Ciências da Natureza (Biologia, Química)
Destaques do texto sobre entrevista social
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME
EDUCAÇÃO FISICA NO ENSINO MÉDIO
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Caderno de Expectativas de Aprendizagem
9 BALDES.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático Núcleo de Assessoria Pedagógica NAP UNISAL-LORENA
Ser a melhor solução de educação para a construção da sua própria história. Ser líder nas regiões onde atua, referência de ensino para a melhoria de vida.
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
Projeto Harmonia das Formas
Metodologias Ativas O TRABALHO EDUCATIVO COM ADOLESCENTES Profª. Drª
COMO ENSINAR A TODOS? Para que a inclusão realmente aconteça, é importante garantir diversos recursos para resgatar ou estabelecer as funções nas.
PARA REFLETIR O que é o PPP? Para que? Qual a sua utilidade? Como ele é construído? Todos os servidores conhecem o PPP e participam da (re)elaboração?
1 POSTURA ÉTICA E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR Profa. Gilvanete Correia Bezerra.
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
Pauta 9 A competência 8 da BNCC: AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO
Pauta 3 A competência 2 da BNCC: PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO.
Pauta 4 A competência 3 da BNCC: REPERTÓRIO CULTURAL
AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO AMBIENTE EDUCACIONAL:
AS CARACTERÍSTICAS E HABILIDADES QUE SE ESPERA ENCONTRAR EM UM BOM PROFESSOR 28º Congresso do SINPEEM Outubro/2017 – SP Profª Isabel Parolin.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
Transcrição da apresentação:

Fischer & Neitzke DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A COMPETÊNCIA: CONDIÇÃO NECESSÁRIA, MAS NÃO SUFICIENTE. Fontes: Cadernos do ENEM Produção do Departamento de História Pitágoras/BH

Fischer & Neitzke 1 – CONFERÊNCIA MUNDIAL DE EDUCAÇÃO, JOMTIEM-TAILÂNDIA Aprender a CONHECER Aprender a FAZER. Aprender a SER. Aprender a VIVER COM OS OUTROS.

Fischer & Neitzke COMPARAR, CLASSIFICAR, ANALISAR, RELACIONAR, JULGAR, CONCEITUAR, DISCUTIR, FAZER ANALOGIAS. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DEVEM SER VISTAS COMO OBJETIVOS DE ENSINO. CASO CONTRÁRIO O FOCO FICARÁ NO CONTEÚDO. VÍNCULO AO CONTEÚDO X DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES 2 – ESCOLA X RESPONSABILDADES

Fischer & Neitzke ABORDAGEM TRADICIONAL: CONTEÚDO como responsabilidade do professor; HABILIDADE como responsabilidade do aluno. 3 – RELAÇÃO PROFESSOR X ALUNO

Fischer & Neitzke Disciplina + Comprometimento = melhor desempenho 1. MUDANÇA DE POSTURA DA ESCOLA 2. MUDANÇA DE POSTURA DO PROFESSOR 3. AVALIAÇÃO X AQUISIÇÃO DE HABILIDADE 4. TRABALHO PEDAGÓGICO INTEGRADO “Um mestre em qualquer arte evita excesso e a falta, buscando e preferindo o meio termo...” (Aristóteles) 4 – COMO MUDAR O FOCO?

Fischer & Neitzke 5 – AQUISIÇÃO DE HABILIDADES E DESENVOLVIMENTO OPORTUNIDADES E DESAFIOS NA ESCOLA Oportunidades ética e moral - Aproveitar o espaço escolar/universitário como agente formador: ética e moral Desafios - Possibilitar condições para a formação da consciência autônoma. - Capacitar o aluno na elaboração do próprio projeto de vida.

Fischer & Nietske Virando o jogo da Educação: Moral e Ética em ação na escola - Preparar o aluno para o pluralismo - Aceitação de si mesmo - Comunicação eficiente - Solução de conflitos - Compreensão das diferenças intelectuais - Definição de regras coletivas e individuais - Análise de acontecimentos - Pesquisa de conteúdos - Criação de um código de ética institucional (Confessionalidade). 6 – PAPEL DA ESCOLA & PAPEL DO PROFESSOR

Fischer & Neitzke 7 – HABILIDADES X CONTEÚDOS X DISCIPLINAS 1. IDENTIFICAR - Dar identidade, dizer o que é. 2. CARACTERIZAR – selecionar os pontos MAIS importantes. 3. CLASSIFICAR – organizar, separando fatos, objetos, fenômenos e acontecimentos. 4. ANALISAR – é decompor um texto, acontecimento ou fato e seus elementos essenciais. 5. RELACIONAR – Estabelecer ligações. (Causa, efeito, semelhança, etc). 6. COMPARAR – estabelecer diferenças ou semelhanças básicas e significativas entre dois fatos, pessoas, idéias ou realidades.

Fischer & Neitzke 7 – HABILIDADES X CONTEÚDOS X DISCIPLINAS – PARTE II 7. CONTEXTUALIZAR – é inserir determinado fato ou realidade em uma estrutura maior. 8. INTERPRETAR – é refletir num outro plano. Tem relação com o referencial teórico de quem executa esta operação. 9. DEMONSTRAR – provar, mostrar ou apresentar uma realidade pedida. 10. PROPOR – é apresentar uma situação ou ação para consideração, discussão ou solução tendo como base elementos pertinentes.

PAPÉIS, AGENTES E PROPOSTAS PRINCIPAIS INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS Família: busca escola de qualidade Escola: busca novas estratégicas didáticas Igreja – formação espiritual e moral A quem cabe transmitir os valores éticos, morais e as virtudes humanas? Família – Os pais precisam se reconhecer como os primeiros educadores. - Transmitir os valores morais pela educação e pelo exemplo. - Viver o que se quer ensinar (auto-educar). intencionalidade - Transmitir os valores com intencionalidade (= propósito) no ato educativo.