Projeto TRILHAS de Leitura

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Abrir o Apetite Poético
Advertisements

Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
O papel do professor e do aluno no ensino a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.
A Construção da Linguagem Oral e Escrita
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR DO BRASIL.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA / UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO / CED DEPARTAMENTO ESTUDOS ESPECIAL.EDUCAÇÃO / EED CURSO: licenciatura em.
Prática de sala de aula O trabalho proposto serve como amostragem das diferentes formas de aprendizagem usadas dentro de um mesmo contexto educacional,
Levando em consideração a dinâmica histórica do país e o Decreto Federal reconhecido em 01/04/1976 que Institui no Rio Grande do Norte o Curso de.
PROPOSTA: FORMAÇÃO SALAS DE LEITURA MEDIADORA: RENATA AMATTO TEMA-CENTRAL: TRIAGEM DE OBRAS POR ANO SUB-TEMAS:ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DE CADA ANO E DAS OBRAS.
Mesa redonda: Implicações do PIBID na prática pedagógica do professor supervisor Professores Supervisores: Ivanise Arcanjo Diniz Samuel Almeida de Jesus.
Olá turma! Preparados para darem mais um passo rumo ao sucesso? Eis que começamos a unidade 3. UNIDADE 3 Educação à distância: conceitos básicos Evolução.
De que capacitação de professores precisamos? PROGRAMA CRESCER EM REDE e SUA CLASSE, BRASIL Dra. Luciana Allan ABED, Setembro 2016.
Séries/Anos Finais do Ensino Fundamental Guia de Livros Didáticos PNLD 2008 Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento.
Classificação dos Métodos de Ensino:
DIDÁTICA GERAL 3 a Fase / Educação Física Prof a : Ivanete Lago Groh CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe
Competências Multidisciplinares na produção de materiais didáticos Prof. Dr. Luciano Gamez Universidade Federal de São Paulo.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________ Etapa OUTUBRO.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
Curso - Avaliação e Aprendizagem
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
Base Nacional Comum Curricular
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA
Programação Formação Continuada 2016
PISA 2015 AVALIAÇÃO DE LEITURA BRASIL
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
Apresentação de um Tema - Orientações
Mario Augusto Pires Pool Unilasalle – Rede La salle 2016
ENSINO HÍBRIDO NO DIREITO
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
Escolha o fundo e a cor das letras
Leitura ( Luiz Antônio Marcuschi)
Coordenação: Vani Kenski
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Os Cadernos e as Situações de Aprendizagem
EDUCAÇÃO HÍBRIDA EM AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM COM USO O MOODLE - ESCOLA JOSÉ SERAFIM RIBEIRO Sobre estes modelos Modelo empregado na escola.
Curso - Avaliação e Aprendizagem
ENSINAR a APRENDER a LER,
Ministrantes: simone de paula rodrigues moura
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
Escolha o fundo e a cor das letras
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
POLÍTICA DE LIVRO E LEITURA
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
Como elaborar um plano de aula.. Os objetivos são as metas estabelecidas que se pretende alcançar. Vale refletir: Qual a sua meta nessa aula? O que espera.
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
Provocar e gerir discussões a partir da análise dos resultados da avaliação diagnóstica do Programa Mais Alfabetização, articulando com as habilidades.
Dica: Antes de começar a criar o slide, crie uma pasta para armazenar tudo que vai ser usado no seu trabalho e depois salve seu arquivo nessa mesma pasta.
Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica
SANTA LUZIA DISCIPLINAS: CIÊNCIAS E REDAÇÃO 8º ANO – E. F.
Currículos e Programas
Documento Base (Formulação Preliminar) Comissão SEB/MEC - Fev/2016
Escolha o fundo e a cor das letras
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
FORMAÇÃO DE PROFESSORES 1º a 3º ano do Ensino Fundamental
Língua Portuguesa: Avaliação da Aprendizagem em Processo 2012
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Sobre o Template de Apresentações...
LUDICIDADE, PSICOMOTRICIDADE E IMAGINÁRIO INFANTIL HBF – FATEG PROFESSOR: WANDERSON CÂNDIDO (62) –
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
NÃO BASTA SER FAMÍLIA, PRECISA SER PRESENTE! Ensino Fundamental I 1º PLANTÃO PEDAGÓGICO/2019.
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
Pauta 9 A competência 8 da BNCC: AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO
Sociedade em Rede A sociedade em rede é estruturada a partir do desenvolvimento de tecnologias microeletrônicas; Essas sociedades resultaram no aperfeiçoamento.
Práticas Essenciais na Alfabetização
Transcrição da apresentação:

Projeto TRILHAS de Leitura

Agenda Apresentação do Projeto TRILHAS 1 Apresentação do Projeto TRILHAS 2 Os Cadernos de Estudos e Orientação 3 O Portal e o Curso de Ensino a Distância Distância

É possível fazer do Brasil um país leitor? Vídeo Formação do Leitor https://www.portaltrilhas.org.br/biblioteca/5734/video-formacao-do-leitor.html É possível fazer do Brasil um país leitor?

1 Apresentação do Projeto TRILHAS É um conjunto de recursos elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho do professor no campo da leitura, escrita e oralidade para que seus alunos estejam alfabetizados até, no máximo, os 8 anos de idade. * Desenvolvido para professores de Educação infantil (4 e 5 anos) e Ensino Fundamental (1º, 2º e 3º anos)

O TRILHAS está alinhado às políticas públicas nacionais e colabora para melhoria dos indicadores educacionais. Reconhecimento como tecnologia de qualidade Alinhado às políticas públicas educacionais Contribuição para melhoria dos indicadores nacionais

O Projeto TRILHAS é composto por: Kit de jogos e Cadernos com propostas de sequências didáticas Curso a distância com certificação cumulativa de até 85 horas Área de compartilhamento de práticas com mediação a distância

Infográfico do Projeto TRILHAS

Vídeo de apresentação do conjunto TRILHAS: https://www.portaltrilhas.org.br/ensino-a-distancia.html

O KIT TRILHAS é composto por: Kit de jogos e Cadernos com propostas de sequências didáticas Trilhas para Abrir o Apetite Poético Trilhas para Ler e Escrever Textos Trilhas de Jogos

Trilhas para Ler e Escrever Textos Por que trabalhar com textos narrativos? Aprender com textos é muito diferente de aprender com palavras soltas. Um texto caracteriza-se por um conjunto de palavras ou frases que tratam do mesmo assunto, portanto, pode-se dizer que ele possui coerência. Além disso, um texto apresenta continuidade, organização e progressão nas informações que contém. Em um texto, as expressões não são postas ali de forma aleatória, mas, pelo contrário, todos os elementos presentes estão a serviço da coesão. Ou seja, deve haver integração tanto no conteúdo aborda- do quanto na forma como é escrito. * * Trecho copiado do Caderno de Estudos Para Ler e Escrever Textos

Trilhas para Abrir o Apetite Poético Por que trabalhar com textos poéticos? No decorrer de sua infância, as crianças passam por um processo de construção tanto da linguagem oral quanto escrita. Os textos poéticos são uma fonte de trabalho privilegiada, uma vez que, ao escutar, ler, recitar e escrever textos como poemas, canções, parlendas e outros, as crianças podem aprender muito sobre a linguagem e também sobre o sistema de escrita. O trabalho com esses textos é interessante por colocar em destaque: - Aspectos sonoros, já que o ritmo e a musicalidade são elementos próprios desses textos. - Aspectos gráficos, chamando atenção para a disposição em linhas e estrofes, que são formas características da maioria desses textos. - A compreensão do conteúdo, uma vez que o sentido do texto se constrói apoiado na forma como está organizado, com recursos visuais e sonoros, em comparação com textos cujo discurso se articula com menos paralelismo entre a forma e o sentido, como alguns textos narrativos ou expositivos. - A própria linguagem poética com suas particularidades. * Trecho copiado do Caderno de Estudo para Abrir o Apetite Poético

Por que trabalhar com jogos de linguagem e jogos de faz de conta? Trilhas de Jogos Por que trabalhar com jogos de linguagem e jogos de faz de conta? Ainda que as palavras não sejam brinquedos, é possível jogar com elas. Como? De duas maneiras: pode-se jogar com a linguagem e sobre a linguagem. No primeiro caso, trata-se de jogar com as palavras, as rimas, as sílabas, as letras, formando palavras novas, comparando-as, enumerando-as, combinando-as, encontrando palavras escondidas etc. No segundo caso, trata-se de jogar com o sentido, a alusão, a metáfora, ou seja, com o léxico (conjunto de palavras que as pessoas têm à sua disposição para se expressar, oralmente ou por escrito). Quando se joga com o sentido das palavras, é possível encontrar sinônimos, brincar com o significado, alterar o sentido do texto. O progresso da aprendizagem tende a seguir nessa mesma direção: de jogar com a linguagem até jogar sobre ela. * Trecho copiado do Caderno de Jogos

Os Cadernos de Estudos e Orientação 2 Os Cadernos de Estudos e Orientação Caderno de Estudos + Cadernos de Orientações = Ação / Reflexão / Ação

Caderno de Estudos O Caderno de Estudos é fundamental para o professor: Aprofundar os conteúdos das atividades propostas nos Cadernos de orientações do conjunto TRILHAS, focando a aprendizagem da criança. Fundamentar da prática. Planejar e refletir sobre as atividades.

Caderno de Estudos SLIDE COM TEXTO OPÇÃO 1

Roteiro das atividades Título da Atividade: A ação que a atividade convida a criança a fazer Roteiro de trabalho: Referência para o planejamento da atividade. Preparação: O que é preciso fazer antes de realizar a atividade. Organização do espaço e das crianças: Dicas de como organizar o grupo e a sala Orientações para o professor: Conjunto de orientações que propõe um encadeamento de ações a serem realizadas com as crianças. Possíveis adaptações: Orientações para adaptar a atividade proposta, considerando o grau de desafio que ela representa. O que as crianças podem aprender: Lista de possíveis aprendizagens das crianças, sempre relacionadas com as ações do professor na atividade. O que mais é possível fazer: Sugestões de novas atividades que podem dar continuidade à atividade apresentada ou o conteúdo trabalhado. O que é possível fazer em casa: Propostas que favorecem a troca entre as experiências que a criança vive em casa e na escola Título da Atividade: O título é sempre apresentado do ponto de vista da ação que a atividade convida a criança a fazer Roteiro de trabalho: Tópicos que orientam o planejamento do professor para a realização da atividade. Não precisam ser compridas passo a passo. É apenas uma referência ara que você possa fazer o seu planejamento. Preparação: O que é preciso fazer antes da atividade para que ela possa ser realizada. Organização do espaço e das crianças: Breve orientação sobre a organização do grupo para a atividade e sugestões de como organizar a sala Orientações para o professor: Conjunto de orientações que propõe um encadeamento de ações a serem realizadas com as crianças. Possíveis adaptações: Orientações para adaptar a atividade proposta, considerando o grau de desafio que ela representa. O que as crianças podem aprender: Lista de possíveis aprendizagens das crianças, sempre relacionadas com as ações do professor na atividade. O que mais é possível fazer: Sugestões de novas atividades que podem dar continuidade à atividade apresentada ou o conteúdo trabalhado. O que é possível fazer em casa: Propostas que favorecem a troca entre as experiências que a criança vive em casa e na escola Ponto Importante!!! : Relacionados a algumas orientações, você vai encontrar um link que apresenta o que as crianças podem pensar, dizer e fazer a partir das intervenções e ações do professor, de modo a evidenciar o papel ativo da criança na sua aprendizagem. O importante é criar condições para que as crianças produzam respostas ao que lhes foi proposto, processem e se apropriem do que lhes foi dado.

Caderno de Estudos Caderno de Orientação

Caderno de Orientação No caderno de Orientações, temos algumas marcações importantes que estão contidas no Caderno de Estudos. Como no exemplo abaixo.

O Portal e o Curso de Ensino a Distância 3 O Portal e o Curso de Ensino a Distância No que consiste o Portal TRILHAS: Início / Meu Perfil Biblioteca Fórum Rede que Ensina Ensino a Distância

Curso totalmente gratuito e online EAD do TRILHAS Curso totalmente gratuito e online Certificação progressiva de até 85horas com diferentes níveis de aprofundamento e reconhecida pelo MEC. Desenvolvimento das competências docentes indispensáveis à alfabetização dos alunos Acervos literários Gratuitos Para escolas com professores disseminadores Kits TRILHAS Impressos e Gratuitos para concluintes do curso http://www.portaltrilhas.org.br/ensino-a-distancia.html

Como funciona as regras no Projeto TRILHAS

Vídeo de Apresentação do Ensino a Distância https://www.portaltrilhas.org.br/ensino-a-distancia.html

EAD do TRILHAS

EAD do TRILHAS

EAD do TRILHAS

Área de vídeos

“Ler é entrar em outros mundos possíveis “Ler é entrar em outros mundos possíveis. É indagar a realidade para compreendê-la melhor, é se distanciar do texto e assumir uma postura crítica frente ao que se diz e ao que se quer dizer, é tirar carta de cidadania no mundo da cultura escrita... “ DELIA LERNER SLIDE COM TEXTO OPÇÃO 1

www.portaltrilhas.org.br