ENSINO DA NATUREZA E DA SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Materiais Curriculares e Outros Recursos Didáticos
Advertisements

Conteúdos, Competências, Habilidades e Conhecimentos: um currículo nacional para a era global Profa. Dra. Stela C Bertholo Piconez Coordenadora Científica.
O uso do software educativo tem como objetivo introduzir o computador na vida das crianças, se tornando uma maneira diferente, agradável e adequada ao.
Eixo 3 – TECNOLOGIA Mapas Conceituais: uma breve revisão CAVELLUCCI, Lia Cristina Barata. FORMADORA JANAINA R. PITAS CEFAPRO DE PRIMAVERA DO LESTE
Música na Educação Infantil Música é uma linguagem cujo conhecimento:  Se constrói,  Comunica ideias e sentimentos;  Afeta a dimensão sensível do ser.
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias CONHECIMENTOS DE FÍSICA Capítulo 2.
Séries/Anos Finais do Ensino Fundamental Guia de Livros Didáticos PNLD 2008 Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento.
Classificação dos Métodos de Ensino:
DIDÁTICA GERAL 3 a Fase / Educação Física Prof a : Ivanete Lago Groh CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe
Informática na Educação Infantil Nome: Renata Lia Garcia Borges Matrícula:
Diretrizes do Ensino de Ciências e Diretrizes do Ensino da Matemática.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
TIPOS DE CONHECIMENTO
Fischer & Neitzke DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A COMPETÊNCIA: CONDIÇÃO NECESSÁRIA, MAS NÃO SUFICIENTE. Fontes: Cadernos do ENEM Produção.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
ORIENTADORA: Caroline Sati Muller
Objetivos Infantil II Perceber-se como integrante de um grupo;
O QUE É CIÊNCIA? A ciência é parte do desígnio humano de buscar a verdade no mundo.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
Resgatando heranças e transformando gerações
SETOR DE INFÂNCIA 2º ENTREI Goiânia / GO.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
O ensino de História: teoria e prática
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ- UFPA
Introdução a Educação a Distância
I ENCONTRO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ.
Metodologia e Prática do Ensino.. O que é Metodologia ? 1.A arte de dirigir o espírito na investigação da verdade. 2. (Filosofia) Estudos dos métodos.
Adenilse silva de jesus Reginaldo Vieira da Costa
APRESENTAÇÃO O QUE SIGNIFICA DIDÁTICA? UAB - FÍSICA DIDÁTICA.
A importância do lúdico no processo de aprendizagem do adolescente
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ. CONSIDERAÇÕES GERAIS O CURRÍCULO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE ORGANIZAR O TEMPO E O ESPAÇO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE.
Formação de professores de ciências no Brasil
São Paulo/2016 Profª Drª Maristela Angotti Departamento de Didática
Avaliação Mediadora Jussara Hoffmann.
8. Utilizar a pesquisa e a inovação.
Disciplina: Filosofia da Educação Professor: Laudenice Alunos: Maria José da Silva Cruz Daniela Silva Santos Jessica Santos de Lima.
Prof. Me. Christiano Lima Santos
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação
O QUE É O PEDAGOGO.
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Profa. Dra. Marta Scarpato
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Como elaborar um plano de aula.. Os objetivos são as metas estabelecidas que se pretende alcançar. Vale refletir: Qual a sua meta nessa aula? O que espera.
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
Mediador : Ivandro Batista de Queiroz Professores da área de Ciências da Natureza (Biologia, Química)
Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME
Documento Base (Formulação Preliminar) Comissão SEB/MEC - Fev/2016
EDUCAÇÃO FISICA NO ENSINO MÉDIO
Estagio Supervisionado em Docência
BNCC e Educação Infantil
Adriana Friedmann. 1) DESENVOLVIMENTO INFANTIL MARCADO POR: Herança genêtica Educação Meio ambiente Qualidade dos vínculos 2) TRÊS PRIMEIROS ANOS Determinantes.
APRESENTAÇÃO DO PLANO DE ENSINO Professora: Elisa Maria Gomide Semestre
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
EDUCAÇÃO INFANTIL O PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E OS DESAFIOS COM A BNCC.
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
Atribuições das/os Pedagogas/os Editais 37/2004 e 10/2007
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA/EAD/UAB CAMPUS ARAPIRACA Disciplina: Planejamento, Currículo e Avaliação da Aprendizagem.
Em 1999 – por meio do Projeto Estratégico Nacional – iniciou a elaboração de um conjunto de métodos que fossem capazes de subsidiar a formação com base.
O Método Científico. " Fatos são os dados do mundo. Teorias são estruturas de idéias que explicam e interpretam os fatos." - Stephen Jay Gould.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 9 ed. São Paulo, Cortez, 2007.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
Transcrição da apresentação:

ENSINO DA NATUREZA E DA SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Prof. Simone C. Boldrin Dezani

UNIDADE DE ENSINO: A CRIANÇA E SUAS RELAÇÕES COM O MUNDO Conteúdo: Importância do ensino de Natureza e Sociedade para Educação Infantil. Conteúdo: Os objetivos do ensino de Natureza e sociedade na Educação Infantil. Conteúdo: Os ambientes naturais e os sociais. Conteúdo: A necessidade dos estímulos e a da socialização para a aprendizagem.

UNIDADE DE ENSINO: CIÊNCIAS E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Conteúdo: A criança e suas explicações para os fenômenos. Conteúdo: As concepções alternativas no ensino de ciências e sociedade na Educação Infantil. Conteúdo: O papel do professor na aprendizagem de conceitos científicos e sociais. Conteúdo: A importância das perguntas na elaboração do conhecimento pelos alunos.

UNIDADE DE ENSINO: O ESTUDO DE NATUREZA E SOCIEDADE NO REFERENCIAL CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS E PLANEJAMENTO. Conteúdo: A criança, suas fases e o ensino de Natureza e Sociedade. Conteúdo: O trabalho com crianças de zero a três anos. O trabalho com crianças de quatro e cinco anos. Conteúdo: Os blocos de conteúdos e seus objetivos de ensino. Conteúdo: O estabelecimento de relações entre os diferentes blocos de conteúdos. A utilização de estratégias de ensino para os blocos de conteúdos.

UNIDADE DE ENSINO: PRÁTICAS E O ENSINO DE NATUREZA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Competência Técnica: Conhecer as possibilidade de práticas docentes na educação infantil para elaboração de planejamento para o ensino de natureza e sociedade. Conteúdo: Elaboração de Sequências Didáticas, tendo como focos conhecimentos de Natureza e Sociedade na Educação Infantil. Conteúdo: A experimentação na Educação Infantil. Conteúdo: Projetos interdisciplinares e planejamento das atividades educativas no Ensino de Natureza e Sociedade - parte 1 Conteúdo: Projetos interdisciplinares e planejamento das atividades educativas no Ensino de Natureza e Sociedade - parte 2 Produto: Elaboração de projetos interdisciplinares, tendo como focos a natureza e sociedade na educação infantil

Sabe-se que na educação infantil, as crianças ainda não estão alfabetizadas, então, elas deverão vivenciar experiências, interagir com o meio natural e social. Desta maneira elas aprendem sobre o mundo, procurando respostas às seus questionamentos, porque elas são muito curiosas e investigadoras.

Explorar o ambiente, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas, objetos diversos, estimulando a curiosidade e o interesse, isso para as crianças de zero a três anos. Já para as crianças de quatro a seis anos, deve-se garantir que elas aprendam a interessar-se pelo mundo social e natural, imaginar soluções para compreendê-lo. Estabelecer algumas relações sobre o modo de vida de seu grupo social e de outros grupos, estabelecer relações entre o meio e as formas de vida que ali se existam, valorizar a preservação das espécies e qualidade da vida humana.

Para que os objetivos sejam alcançados, deve-se oferecer às crianças atividades que envolvam brincadeiras, jogos, canções, explorações de diferentes objetos, conhecimento do próprio corpo por meio do uso da exploração de habilidades físicas, motoras e perceptivas.

Luciana Hubner, bióloga especialista no ensino de ciências, diz que conhecimentos ligados à física e à química também interessam às crianças pequenas. Diz ainda que o professor deve se preocupar mais com as perguntas do que com as respostas das crianças e que sua função é, antes de tudo, a de continuar alimentando a postura investigativa de seu grupo.

Toda criança, em qualquer fase, incluindo a Educação Infantil, carrega consigo conhecimentos prévios, adquiridos em seu dia a dia, por meio da sua cultura e meio familiar. O professor em seu trabalho de docência, jamais deve isolar esses conhecimentos, mas sim trabalhar partindo de tais experiências.

Carvalho e Gil-Pérez (2006) dizem que para ensinar ciências são essenciais domínios de certos saberes e também o saber fazer. Entre esses saberes ela cita, o ‘saber conhecer o que se ensina’, ‘o que é a ciência’ e ‘como relaciona-la com os demais conteúdos trabalhados na escola’.

Na educação infantil segundo Craidy e Kaercher (2001), ao ensinar ciências, o professor deve propiciar ao seu aluno a interação com diferentes materiais, observação e registro de muitos fenômenos, além de explicações que façam a criança construir conhecimentos e valores.