Diretoria de Ensino Norte 2 06/05/16

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Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
Pauta 9 A competência 8 da BNCC: AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO
Pauta 3 A competência 2 da BNCC: PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO.
Pauta 4 A competência 3 da BNCC: REPERTÓRIO CULTURAL
Afinal,do que estamos falando?
Transcrição da apresentação:

Diretoria de Ensino Norte 2 06/05/16 SALA DE LEITURA Diretoria de Ensino Norte 2 06/05/16

Diretoria de Ensino Norte 2 06/05/16 “Me gusta leer” https://www.youtube.com/watch?v=oX1LM9HIk_s&feature=youtu.be (2’49) www.megustaleer.com Diretoria de Ensino Norte 2 06/05/16

Caderno do Gestor (pp. 08 a 14) Protagonismo juvenil Aprendizagem colaborativa

Competências para o século XXI : Responsabilidade Abertura Comunicação Pensamento crítico Criatividade Resolução de problemas Colaboração Autoconhecimento

Metodologia por projetos: 1- Mobilização de professores e alunos, 2- Iniciativa para desenvolver a leitura na escola, 3- Planejamento para as ações, 4- Execução das ações planejadas, 5- Avaliação sistemática das ações, 6- Apropriação dos resultados.

Níveis (fases) de protagonismo dos alunos: - Dependência - Colaboração - Autonomia Evitar: Participação simbólica no projeto

Eu leitor (refletir sobre a experiência pessoal : professor - pp Eu leitor (refletir sobre a experiência pessoal : professor - pp.14 a 18) Na infância – livro inesquecível, Na adolescência – livro que mudou sua forma de pensar ou atitudes, Algum professor o influenciou por meio de alguma leitura? Caso contrário, como influenciar novos leitores?

As nove atitudes que impactam a Sala de Leitura Orientações para o envolvimento de todos os alunos da escola: (pp. 19 a 28) Parceria: incentivar a “parceria” com os alunos, personalizando a sala e a frequência dos alunos no ambiente, Acolhimento,

As nove atitudes que impactam a Sala de Leitura Orientações para o envolvimento de todos os alunos da escola: Criatividade: criar cantinhos de leitura, “batizar” a Sala, Convívio: criar regras de funcionamento com os alunos, dar –lhes “voz”, criar ambiente agradável, organizar saraus,

As nove atitudes que impactam a Sala de Leitura Orientações para o envolvimento de todos os alunos da escola: Mobilização: fazer, inicialmente, uma mobilização para que todos os alunos conheçam a SL, com o auxílio dos parceiros, Divulgação: Mural da SL e plataforma AS, Avaliação: registrar e comparar mensalmente a frequência, livros retirados, participantes e número de livros lidos pelos participantes do Desafio

As nove atitudes que impactam a Sala de Leitura Orientações para o envolvimento de todos os alunos da escola: Organização: sugestão dos alunos para organização do acervo, expor títulos para que se interessem pela leitura, Liberdade: permita que os alunos escolham o que querem ler, percorrendo as estantes, montar painel com as leituras recomendadas pelos colegas

As nove atitudes que impactam a Sala de Leitura SUGESTÕES DE AÇÕES QUE ENVOLVEM OS ALUNOS PARCEIROS: 1- a Sala de Leitura e as ações culturais: Feira Cultural: atividades interdisciplinares, com a participação de toda a comunidade, Sarau Literário, Varal de Poesia: exposição das produções dos alunos e de poemas recitados no sarau, Literatura no Telão

As nove atitudes que impactam a Sala de Leitura SUGESTÕES DE AÇÕES QUE ENVOLVEM OS ALUNOS PARCEIROS: 2- a Sala de Leitura e as famílias: Mobilizar e convidar as famílias para conhecer a SL, Promover o diálogo sobre o apoio ao gosto pela leitura (Reuniões de Pais), Promover o empréstimo de livros para a família, Promover momentos de leitura em família: oficinas de leitura

As nove atitudes que impactam a Sala de Leitura SUGESTÕES DE AÇÕES QUE ENVOLVEM OS ALUNOS PARCEIROS: 3- a Sala de Leitura e a mobilização da comunidade para ler mais e melhor: Carrinho de livros: (Desafio de Leitura): fazer com que o acervo chegue à mãos dos alunos, Mesa cardápio de títulos: exposição de títulos relacionados aos conteúdos dados nas disciplinas.

As nove atitudes que impactam a Sala de Leitura SUGESTÕES DE AÇÕES QUE ENVOLVEM OS ALUNOS PARCEIROS: 4- a Sala de Leitura e o entorno: Visitas a feiras literárias, Visitas a bibliotecas públicas.

Orientações para a mediação das atividades Desafio de Leitura: (pp.28 a 102) 8º, 9º anos EF e EM Orientações para a mediação das atividades

Indicação: 8º e 9º anos EF e EM, Vagas: pelo menos dois times. Desafio de Leitura O que os jovens farão: Indicação: 8º e 9º anos EF e EM, Vagas: pelo menos dois times. Reunir-se em times (até 10 alunos), Seguir um itinerário formativo do Caderno do Estudante,

Materiais: orientações no Caderno do Estudante do Desafio de Leitura Não serão distribuídos Compartilhados pelo Drive : g-mail

Professor: mediação das atividades Desafio de Leitura Quem é quem no Desafio: Jovens: as atividades do Desafio serão feitas em dias e horários fixos combinados com a escola, Time de trabalho: duas reuniões semanais combinadas com a direção, em horários no contraturno (1h a 1h30 de duração) Professor: mediação das atividades

Composição: 10 níveis com atividades diversas Desafio de Leitura Funcionamento: Composição: 10 níveis com atividades diversas Carteirinha do leitor conectado: cada aluno participante receberá a sua e, a cada nível alcançado receberá um selo para colar nela. Fazer da entrega uma situação especial.

Indicações para a mediação: 1º encontro com os alunos: Desafio de Leitura Indicações para a mediação: 1º encontro com os alunos: Recurso: computador conectado à internet ou pen drive com os vídeos, Motivação e acolhimento, Lanche, Dinâmica de integração,

Indicações para a mediação: 1º encontro com os alunos: Desafio de Leitura Indicações para a mediação: 1º encontro com os alunos: Descrição dos objetivos e do funcionamento do Desafio, Entrega das carterinhas e do funcionamento dos selos,

Indicações para a mediação: 1º encontro com os alunos: Desafio de Leitura Indicações para a mediação: 1º encontro com os alunos: Distribuir os Cadernos do Estudante, Ler páginas 3 a 5, Pedir que um jovem leia o “Papo Reto”

Indicações para a mediação: 1º encontro com os alunos: Desafio de Leitura Indicações para a mediação: 1º encontro com os alunos: Leitura das páginas 6 a 8: o que é ser protagonista, Nomear o time, criar um lema etc.,

Indicações para a mediação: 1º encontro com os alunos: Desafio de Leitura Indicações para a mediação: 1º encontro com os alunos: Questionário diagnóstico: preferências e frequência de leitura dos estudantes, Proposta de uma atividade concreta,

Indicações para a mediação: 1º encontro com os alunos: Desafio de Leitura Indicações para a mediação: 1º encontro com os alunos: Canção “Não é sério”, Charlie Brown

Desafio de Leitura Roda de conversa: sobre o tema da música Nível 1: Escolha de um líder do time Ação relâmpago de mobilização: 1- Compor uma paródia ou 2- Realizar um ataque poético na escola Entrega do selo

Desafio de Leitura Nível 2: Escolha de novo líder do time Diário do leitor, para registro de comentários pessoais Minicircuito de leituras rápidas e compartilhadas Minicontos Entrega do selo

Desafio de Leitura 6 etapas da intervenção protagonista: 1- mobilização 2- iniciativa 3- planejamento 4- execução 5- avaliação 6- apropriação dos resultados

Desafio de Leitura Nível 3: Mão na massa: 1ª. Intervenção protagonista: 1- ataque de minicontos na escola ou 2- invasão de contos populares na escola Entrega do selo

Desafio de Leitura Nível 4: Troca dos líderes dos grupos “Buscar encontros significativos com textos e livros que nos permitam o aprimoramento como leitores.” Se não for possível usar o Storify, os alunos podem postar sua história na fanpage da Sala de Leitura Finalize com uma avaliação rápida sobre o que mais gostaram. Entrega do selo

Desafio de Leitura Nível 4: Skoob: “estante virtual”, paginômetro, Meta de Leitura 2016 Orelha de livro: Entrega do selo

Desafio de Leitura Nível 5: Narrativas de enigma: Jogo: “Detetives” Leitura de uma narrativa: “O enigma de Reigate” ou “O caso das amoras pretas” Jogo para desvendar os mistérios (pistas nas pp. 99 e 100) Selecionar títulos de “narrativas de enigma”. (Sugestões na página 71)

Desafio de Leitura Nível 5: Troca dos líderes dos grupos Explorar estratégias para que escolham um livro Roda de conversa Registro no Diário do Leitor Proposta de leitura diária Leitura dramática e gravação no Audacity Escolha da mais/menos instigante. Comentários sobre a narrativa oral Entrega do selo

Desafio de Leitura Nível 6: Segunda intervenção protagonista: Propor o exercício das seis etapas do protagonismo juvenil (narrativa de enigma) Planejamento e apresentação aos gestores Compartilhar resultados na página #DesafiodeLeituraSP Jogos online bit.ly/charadasemisterios Entrega do selo

Desafio de Leitura Nível 7: Gênero: crônica Vídeo: “A crônica nossa de cada dia” (bit.ly/cronicanossa) Selecione algumas crônicas de Machado de Assis Troca dos líderes dos grupos Leitura: “Papo Reto”

Desafio de Leitura Nível 7: Leitura e comentários sobre as crônicas 1, 2, 3 e 4 Leitura em voz alta de uma crônica pelos alunos Registro no Diário do Leitor Leitura de Machado de Assis Roda de conversa Sugerir um título para a crônica sugerida de M.Assis http://educarparacrescer.abril.com.br/best-sellers/ Entrega do selo

Desafio de Leitura Nível 8: Terceira intervenção protagonista Discussão da última intervenção Gênero crônica Papo Reto

Desafio de Leitura Nível 8: Incentive a troca “consciente” do líder Sugestões para mobilizar a comunidade escolar: Jornal escolar Seleção de crônicas para leitura dramática Compartilhar os comentários em #DesafiodeLeituraSP Entrega do selo

Desafio de Leitura Nível 9: Retrospectiva do leitor conectado Explorar o texto “Competências para o século XXI” (pp. 14 e 15) Autoavaliação

Desafio de Leitura Nível 9: Roda de conversa Identificação das competências cognitivas e socioemocionais desenvolvidas durante o Desafio Convidar os gestores para participarem Filmar o momento da avaliação Reaplicar o questionário preenchido na 1ª atividade Incentivar a escolha de leitura para as férias Entrega do selo

Desafio de Leitura Nível 10: Circuito da Juventude Entrega de certificado e selo Confraternização (sugestão)

Passo a passo para a Mobilização da Comunidade Escolar (pp. 103 a 111) 1º passo: gestores e professores: Reunião com gestores e professores Material disponível em: www.educacaoonline.org.br/ead 2º passo: lideranças juvenis: Identificar as lideranças e propor a parceria mediante a apresentação do projeto Participantes da SL, do Grêmio, representantes de sala ou, que sejam populares na escola

Passo a passo para a Mobilização da Comunidade Escolar 3º passo: estudantes da escola: Execução das ações planejadas com as lideranças Apresentar as nove atitudes e o Desafio de Leitura 4º passo: inscrição dos jovens para participar das parcerias: Reunir os jovens que querem participar do Desafio de Leitura ou como parceiros das ações das Nove Atitudes Formalizar a participação: assinatura do Termo de Compromisso (p. 122)

Passo a passo para a Mobilização da Comunidade Escolar 5º passo: familiares e responsáveis: Mobilização frequente para compartilhar com os familiares e responsáveis as atividades da Sala de Leitura Apresentar as Nove Atitudes e o Desafio 6º passo: mobilização constante: Promoção de ações frequentes para atrair mais alunos para o Projeto Convide os alunos para sessão de filmes...

Mural da Sala de Leitura (pp. 114 a 119) Registros 1º passo: Criação de um mural de resultados para a sala, a ser atualizado mês a mês (serão solicitados via EaD também): Nome dos alunos, número e título dos livros lidos (Desafio) Número de empréstimos de livros retirados durante as intervenções protagonistas Frequência geral de todos os alunos na sala de leitura Número de empréstimos mensais de livros Total aproximado do acervo Outras informações relevantes

Mural da Sala de Leitura Registros 2º passo: Mural virtual (professor da Sala de Leitura) Registro e acompanhamento mensal da evolução das ações Socialização das informações com os gestores do programa bit.ly/slmural2015m

Mural da Sala de Leitura Registros 3º passo: (Professor da SL e equipe de acompanhamento) Registro e compartilhamento na EaD Plataforma de Educação a Distância do Instituto Ayrton Senna www.educacaoonline.org.br/ead Dados de acesso (login e senha) Digite o endereço eletrônico da Plataforma Altere a senha Aceitar o acordo de políticas do site Clique em CURSOS

Anexos Modelos de termo de compromisso e certificado: Página 120 Carteirinha do leitor e selos: Página 121