SETOR DE INFÂNCIA 2º ENTREI - 2011 Goiânia / GO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Materiais Curriculares e Outros Recursos Didáticos
Advertisements

HENRI WALLON Gleydson Rocha
A Construção da Linguagem Oral e Escrita
Brincadeira de Faz-de-Conta e Desenvolvimento Infantil: Princípios Psicológicos PEAD Ludicidade e Educação.
SEXUALIDADE INFANTIL n Instituto de Ensino e Pesquisa e Psicoterapia – IEPP n Relações com a Comunidade.
Prática de sala de aula O trabalho proposto serve como amostragem das diferentes formas de aprendizagem usadas dentro de um mesmo contexto educacional,
Música na Educação Infantil Música é uma linguagem cujo conhecimento:  Se constrói,  Comunica ideias e sentimentos;  Afeta a dimensão sensível do ser.
GESTÃO DE PROJETOS. 2. Guia PMBOK ® 2.1. Guia PMBOK ®. Histórico. Processo Elaboração e Revisões. Conteúdo e Estruturação (Áreas de conhecimento, Processos.
DIDÁTICA Profa. Therezinha Conde Aula 4 CORRENTES PEDAGÓGICAS PROGRESSISTAS: LIBERTADORA, LIBERTÁRIA E CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS.
Aprendizagem Cognição Desenvolvimento Crescimento Maturação Conhecimento.
PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL. E. DUPRÉ JULIAN DE AJURIAGUERRA JEAN LE BOUCH ANDRÉ LAPIERRE BERNARD AUCOUTURIER WALLON PIAGET FREUD MOTRICIDADEPSICO PsicoMOTRICIDADE.
REUNIÃO DE PAIS Ensino Fundamental I - (2º ao 5º ano)
É a contínua alteração no comportamento ao longo do ciclo da vida, através da interação entre as necessidades da tarefa, a biologia do indivíduo e as.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
Classificação dos Métodos de Ensino:
DIDÁTICA GERAL 3 a Fase / Educação Física Prof a : Ivanete Lago Groh CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe
Pré-Escolar: características fisiológicas e psicológicas Pré-Escolar: características fisiológicas e psicológicas (Parte II)
Integrantes: Érika Karoline S. de Freitas Jéssica Félix Moreira Fº Jeffeson da Silva Ferreira Fº Anderson do Nascimento dos Santos Fº Andreza Sousa Nascimento.
A VALIAÇÃO NA PRÉ - ESCOLA U M OLHAR SENSÍVEL E REFLEXIVO SOBRE A CRIANÇA Capítulo 06: Um olhar sensível e reflexivo sobre a criança Jussara Hoffmann.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Objetivos Infantil II Perceber-se como integrante de um grupo;
ENSINO DA NATUREZA E DA SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
Interação Para a construção de aprendizagens a interação entre as crianças é fundamental para o desenvolvimento infantil; possibilita a troca de conhecimentos,
PEAD Ludicidade e Educação
Pesquisa JOGO JOGO MODIFICADO ARTE PESQUISA CONCEITO MODALIDADE
Carlos Eduardo Rodrigues
Jogos, brinquedos e desenvolvimento
O ensino de História: teoria e prática
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
Psicologia É a ciência que trata da mente e de fenômenos e atividades mentais e, que estuda o comportamento humano e animal em suas relações com o meio.
I ENCONTRO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Trânsito PLUS Legal. Trânsito PLUS Legal Trânsito PLUS Legal Escola: Colégio PLUS Cidade: Barretos (S.P) Categoria: Educação Professor responsável:
Orientação à Ação Evangelizadora Espírita da Infância - Subsídios e Diretrizes.
Personalidade.
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
MARISTELA KELLERMANN PEDAGOGIA DE PROJETOS MARISTELA KELLERMANN
A importância do lúdico no processo de aprendizagem do adolescente
Orientações ao professor
PSIQUISMO HUMANO Fatores: Hereditários constitucionais (genética)
Análise e Observação Institucional
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
Socialização e herança cultural
Oficina de Proteção Infantil
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XX PROGRESSO. PROGRESSO, GUERRA E REVOLUÇÃO SÉCULO XX: GRANDES TRANSFORMAÇÕES NUM SÉCULO SÓ 2 GRANDES GUERRAS AVANÇOS DA MEDICINA AUMENTO.
GERONTECNOLOGIA Núcleo de Apoio à Inclusão Digital
A estruturação da personalidade
SOBRE A CRIAR E RECREAR Com muita dedicação e estudo, a Escola Criar e Recrear desenvolve projetos pedagógicos. Desde os seis meses até 5º ano do Ensino.
Orçamento Participativo das Escolas
Escola Catarinense de Biodanza®
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Psicologia Geral e da Educação II Carlos Eduardo Rodrigues 2º semestre 2014.
A situação do idoso no Brasil.  Todos sabem que o ser humano começa a envelhecer desde o momento em que nasce.
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
A Ludicidade tão importante para a saúde mental do ser humano precisa ser mais considerada; o espaço lúdico da criança está merecendo maior atenção, pois.
Piaget, Vygotsky e Wallon
ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO SEGUNDO PIAGET
A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO. DESENVOLVIMENTO HUMANO.
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME
Profª. Luciana Eliza dos Santos
EDUCAÇÃO FISICA NO ENSINO MÉDIO
Realizar Formação Continuada
Adriana Friedmann. 1) DESENVOLVIMENTO INFANTIL MARCADO POR: Herança genêtica Educação Meio ambiente Qualidade dos vínculos 2) TRÊS PRIMEIROS ANOS Determinantes.
LUDICIDADE, PSICOMOTRICIDADE E IMAGINÁRIO INFANTIL HBF – FATEG PROFESSOR: WANDERSON CÂNDIDO (62) –
Metodologias Ativas O TRABALHO EDUCATIVO COM ADOLESCENTES Profª. Drª
O brinquedo, o jogo e a brincadeira
QUANDO O SOL NASCER NOVA MANHÃ MAIS PERTO O HORIZONTE VOCÊ VAI VER
ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO
Interações sociais e significação no aprendizado das crianças PEDAGOGIA A interação social entre crianças e entre crianças e adultos/educadores, promove.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
Transcrição da apresentação:

SETOR DE INFÂNCIA 2º ENTREI - 2011 Goiânia / GO

EVANGELIZAÇÃO DE BEBÊS

A Criança É antes da mais nada um espírito reencarnado Personalidade com seculares experiências características individuais próprias Personalidade nova em desenvolvimento aberta à educação É representante da espécie humana padrões de desenvolvimento

Aprendizagem Não ficamos prontos de fora para dentro Não nascemos prontos Não ficamos prontos de fora para dentro A Construção do Conhecimento = CRIANÇA MEIO Aprendem com o contato - outras crianças e adultos/coisas do ambiente

Antigamente – bebês resguardados Bebês recém-nascidos era a de seres frágeis e completamente vulneráveis, praticamente cegos e surdos. Estudos / Ressonâncias – capacidades descobertas O bebê pode perceber e interagir com o mundo à sua volta desde muito cedo, ainda na vida uterina, trazendo consigo lembranças significativas.

O bebê é sujeito ativo e participativo de sua aprendizagem, principalmente como espírito milenar com experiências anteriores, maleável às influências das pessoas e do meio

CONHECER AS NECESSIDADES E OS DESEJOS DA CRIANÇA

Crianças de 0 a 2 anos

Crianças de 0 a 2 anos Precisam de muita atenção do adulto – dependentes Interagem pelos sentidos Necessitam de estímulos corporais Movimentos descoordenados rumo à coordenação O contato corporal entre o bebê e o adulto deve ser pautado pelo afeto Exploração oral dos objetos Fala – início com explorações sonoras sem significado Interesse por canções, histórias, objetos coloridos...

EVANGELIZAÇÃO DE BEBÊS Conteúdos doutrinários e evangélicos, vivenciados corporalmente pelo bebê - impregnados em seu perispírito O ambiente deve ser plasmado de amor e carinho pelo evangelizador, criando uma atmosfera de harmonia

A assimilação fluídica, nesta primeira fase de absorção do ambiente, é a principal forma de aprendizagem dos bebês.

“... o período infantil é o mais propício à Emmanuel adverte que “... o período infantil é o mais propício à assimilação dos princípios educativos. Até os sete anos, o espírito ainda se encontra em fase de adaptação para nova experiência que lhe compete no mundo. Nessa idade, ainda não existe uma integração perfeita entre a matéria orgânica. Suas recordações do Plano Espiritual são, por isso, mais vivas, tornando-se mais suscetível de renovar o caráter e estabelecer novo caminho...” XAVIER, Chico. O Consolador.

A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS Antes de nascer - atmosfera espiritual dos pais Pais - principal referência de segurança e bem-estar do bebê Presença ativa dos pais: auto-imagem desenvolvimento geral - afetivo

Cronograma das Atividades A Aula Vivências lúdicas Conteúdo Doutrinário Recursos Didáticos Cronograma das Atividades

Desafios... Evangelização específica - evangelizador Estruturação e materiais didáticos Participação dos Pais