O uso da tecnologia no ambiente escolar: o YouTube e suas ferramentas de aprendizagem no âmbito da Língua Inglesa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Elaborado por: Abigail Vital NTE Volta Redonda APRESENTAÇÃO DE SLIDES.
Advertisements

O papel do professor e do aluno no ensino a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR DO BRASIL.
O uso do software educativo tem como objetivo introduzir o computador na vida das crianças, se tornando uma maneira diferente, agradável e adequada ao.
30 dicas para ensinar com ajuda das redes sociais.
Prática de sala de aula O trabalho proposto serve como amostragem das diferentes formas de aprendizagem usadas dentro de um mesmo contexto educacional,
Eixo 3 – TECNOLOGIA Mapas Conceituais: uma breve revisão CAVELLUCCI, Lia Cristina Barata. FORMADORA JANAINA R. PITAS CEFAPRO DE PRIMAVERA DO LESTE
Reunião Pedagógica Língua Inglesa 03 e 04 /02/2011.
Resultado da Avaliação IV SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Intersubjetividade na EAD: implicações e possibilidades Maria Cristina Lima Paniago.
Maria Cândida Andrade Perez O papel da escola é oferecer aos seus estudantes meios que possam ser utilizados para desenvolver a aprendizagem e tomarem.
Colégio Sesi PR Ensino Médio PROPOSTA PEDAGÓGICA 2017.
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA Aula 3 – MEM Prof a Sara Lacerda.
DIRETORIA DE ENSINO CAMPINAS OESTE OFICINA PEDAGÓGICA–EQUIPE CICLO I SONDAGEM MATEMÁTICA “ESCRITA DE NÚMEROS” 09/04/2010.
Classificação dos Métodos de Ensino:
ENERGIA NUCLEAR: BENEFÍCIOS OU MALEFÍCIOS? PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ESINO MÉDIO. Guilherme S. Jesus 1 (IC), Eduardo A. Silva 1,2 (IC), Icimone B. Oliveira.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
Fischer & Neitzke DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A COMPETÊNCIA: CONDIÇÃO NECESSÁRIA, MAS NÃO SUFICIENTE. Fontes: Cadernos do ENEM Produção.
Educação Híbrida na Escola.
Cenário de aprendizagem Film review Artefacto digital 1
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
FORMAÇÃO DE PROFESSORES INCLUINDO AS TDIC: O CASO DO PARFOR NO ISERJ
Diretoria de Ensino de Piracicaba Maio/2017
Base Nacional Comum Curricular
Projeto: “Inglês com música: novas práticas para o aprendizado do idioma”
BANCO DE ITENS Avaliação da Aprendizagem Escolar - SIMAVE.
Prova Brasil Língua Portuguesa.
“Lycée” no brasil – Como funciona?
VESCO Modelo de negócio..
AULA 1 Introdução à Pesquisa em Ensino de Física Monografia para a Licenciatura em Física Profa. Cristina Leite ramal 7004, sala.
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
Tenham Um Dia Maravilhoso!
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR DO BRASIL
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ.
Metodologia e Prática do Ensino.. O que é Metodologia ? 1.A arte de dirigir o espírito na investigação da verdade. 2. (Filosofia) Estudos dos métodos.
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ. CONSIDERAÇÕES GERAIS O CURRÍCULO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE ORGANIZAR O TEMPO E O ESPAÇO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE.
Grupos Vegetais Sequencia Didática Professora: Andréa Barreto.
Informática, inclusão e cidadania: Curso do sistema operacional Linux Ubuntu. Francisca Giniele do Nascimento Pinho¹, Antônio Caçula Almeida Filho¹, Francisco.
  AVALIAÇÕES EXTERNAS Profª Msc. Juciene Bertoldo da Silva
Aluna: Mayara Almeida 1º período Professora: Aliete Rosa
Angela Bernardo de Lorena Julio Cesar de Rose João dos Santos Carmo
Ministrantes: simone de paula rodrigues moura
O uso do celular no Ensino de Ciências e Matemática
Livro Digital 2017 Turma do 4º ano
LEGENDAS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Mídias na Educação O PROFESSOR E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ASPECTOS E CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. DAGMAR NEPONUCENO BELO CARDOSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO.
“Mediações no Cotidiano do Laboratório de Informática Educativa” Carmem Silva de Oliveira Informática Educativa: inovando a aprendizagem.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Como elaborar um plano de aula.. Os objetivos são as metas estabelecidas que se pretende alcançar. Vale refletir: Qual a sua meta nessa aula? O que espera.
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
 FUNDAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CURSO DE EXTENÇÃO EM FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA.
UTILIZAÇÃO DA MÍDIA IMPRESSA E MÍDIA INFORMÁTICA
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME
Educação Básica Docente: Cristina Gomes Discentes: Inês Magalhães
USO DO BLOG COMO RECURSO DIDÁTICO
HISTÓRIA 2018 o que é história
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Realizar Formação Continuada
HISTÓRIA 2018 o que é história
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
APRENDIZAGEM BASEADA EM GAMES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO
Língua Portuguesa: Avaliação da Aprendizagem em Processo 2012
A UTILIZAÇÃO DO YOUTUBE PARA RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS EM GRUPO
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
ee. Profª clarice de magalhÃES CASTRO projeto: “matemática Na prática”
COMO ENSINAR A TODOS? Para que a inclusão realmente aconteça, é importante garantir diversos recursos para resgatar ou estabelecer as funções nas.
GAMIFICAÇÃO DO ENSINO: possibilidade de intervenção na perspectiva psicopedagógica UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - FACULDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO.
AVANÇO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO Evolução das técnicas e ferramentas para maximização do aprendizado.
Transcrição da apresentação:

O uso da tecnologia no ambiente escolar: o YouTube e suas ferramentas de aprendizagem no âmbito da Língua Inglesa

TECNOLOGIA A educação conta com diversos artefatos para ampliar o conhecimento do aluno, como novas técnicas de aprendizagem e na atualidade se têm como aliada a tecnologia, uma grande ferramenta criada pelo homem e que pode ser vista como um novo comunicador de informação.

TECNOLOGIA Esse meio de ensino-aprendizagem pode aperfeiçoar a qualidade educativa, elevando os índices da educação básica, tornando as aulas mais interessantes, chamativas, encantadoras e por vezes fascinantes, resultando em uma contribuição de peso para o aumento da integração e uma relação dialógica entre professor e aluno.

YOUTUBE Criado no dia 14 de fevereiro de 2005 Criado pelos os jovens Steve Chen, Chad Hurley e Jawed Karim 3º maior site já visitado YOUTUBE 2 bilhões de visualizações por dia Metade dos internautas possui menos de 20 anos

Canal onde diversas pessoas postam vídeos com o objetivo de ensinar línguas estrangeiras, língua brasileira, ciência, matemática e muitos outros assuntos importantes para o crescimento escolar dos alunos.

O ENEM é um exame existente no Brasil desde o ano de 1998, ao longo dos anos ele foi tomando cada vez mais espaço e atualmente o exame tem como intuito avaliar a atuação do aluno ao término ou durante o Ensino Médio, visto que, é uma porta de acesso ao PROUNI, FIES, SISU e PRONATEC com o objetivo de acesso à educação superior, ampliando a auto-avaliação e inserção do aluno no mercado de trabalho.

OBJETIVO O objetivo da sequência didática é apresentar a ferramenta ‘Youtube’ dentro da aquisição de habilidades da Língua Inglesa para o desenvolvimento da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Apresentar o primeiro contato do aluno com o ‘Youtube’ com a visão não apenas de vídeos de entretenimento, porém, como uma rede de aprendizagem de línguas estrangeiras; Explicar a história do ‘Youtube’ com o intuito de compreender sua origem, as suas diversas possibilidades de criação e o seu papel como ferramenta de aprendizagem por meio do vídeo-aula; Aprender como interpretar textos em Inglês para o ENEM; Entender a importância da língua estrangeira dentro do próprio cotidiano, por meio de produções orais; Compreender por meio dos vídeos assistidos, ideias para filmagem e edição do vídeo que será produzido pelo os próprios alunos pelo o programa de edição ‘Movie Maker’;

Duração de seis aulas, sendo cinquenta minutos cada aula. PÚBLICO ALVO Discentes do terceiro ano do ensino médio de uma escola privada do município de Sinop-MT, Duração de seis aulas, sendo cinquenta minutos cada aula.

MÓDULO 1 A aula terá como partida, a elaboração de perguntas que possuem o objetivo de refletir sobre a Língua Inglesa e o seu papel e importância dentro da cultura brasileira. Perguntas como: ‘Por que a Língua Inglesa é importante?’, ‘Qual a necessidade de estudar uma língua estrangeira, em especial a Língua Inglesa?’, ‘De que formas e meios podemos aprender essa língua?’, ‘Vocês costumam utilizar o YouTube no dia a dia?’ ‘Como o YouTube pode auxiliar no aprendizado do Inglês?’, ‘Vocês já utilizaram o Youtube como ferramenta de aprendizagem?’

MÓDULO 2 Fazer um breve debate com os alunos para estabelecer um pré-conhecimento sobre o site ‘Youtube’ e qual a maior fonte de busca dos alunos dentro do site; Apresentação da história do ‘YouTube’;

MÓDULO 3 Ir à sala de informática e pedir para que pesquisem o vídeo: ‘Inglês no Enem: como interpretar textos | English in Brazil’ (https://www.youtube.com/watch?v=jBkRAG8L12o); Realizar um sucinto debate à cerca do tema tratado no vídeo;

MÓDULO 4 Dividir os grupos na sala de aula e explicar os passos necessários para a produção do vídeo e ideias. Ensinar como utilizar o programa de edição ‘Movie Maker’ por meio do vídeo ‘Movie Maker/Edição de vídeos para Iniciantes - Tutorial de ferramentas básicas’ (https://www.youtube.com/watch?v=1H_2_Q8akuA) projetado no DataShow.

MÓDULO 5 Retornar à sala de informática com os alunos para realizar a criação de um canal no ‘YouTube’ para que os alunos postem suas produções de vídeo;

Apresentação dos vídeos realizados pelo os alunos para toda a turma; MÓDULO 6 Apresentação dos vídeos realizados pelo os alunos para toda a turma;

AVALIAÇÃO Será avaliada a participação dos alunos nos debates proporcionados em sala de aula e a produção do vídeo sobre ‘Como interpretar textos em Inglês para o ENEM’ e postagem no canal do ‘Youtube’.

BIBLIOGRAFIA LANDIM, Wikerson. O YouTube em números. Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/youtube/5810-o-youtube-em-numeros.htm, acesso em 13 de julho de 2017.   YouTube Educação. Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UCs_n045yHUiC-CR2s8AjIwg, acesso em 17 de julho de 2017. Inglês no Enem: como interpretar textos | English in Brazil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jBkRAG8L12o, acesso em 08 de julho de 2017. Movie Maker/Edição de vídeos para Iniciantes - Tutorial de ferramenteas básicas. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1H_2_Q8akuA, acesso em 10 de julho de 2017. Novas tecnologias facilitam a aprendizagem escolar. Disponível em: www.brasil.gov.br/educacao/2014/07/novas-tecnologias-facilitam-aprendizagem-escolar, acesso em 12 de julho de 2017. AGUIAR, Iana Assunção de; PASSOS, Elizete. A TECNOLOGIA COMO CAMINHO PARA UMA EDUCAÇÃO CIDADÃ. Disponível em: http://www.cairu.br/revista/arquivos/artigos/2014/Artigo%20A%20TECNOLOGIA%20COMO%20CAMINHO%20PARA%20UMA%20EDUCACAO%20CIDADA.pdf, acesso em 13 de julho de 2017. OLIVEIRA, Elda Damasio. TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO. Disponível em: http://www.pucsp.br/webcurriculo/edicoes_anteriores/encontro-pesquisadores/2013/downloads/anais_encontro_2013/oral/elda_damasio_de_oliveira.pdf, acesso em: 14 de julho de 2017.