MAPAS CONCEITUAIS César Ferreira Soares IAG-USP

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
Advertisements

Os Materiais Curriculares e Outros Recursos Didáticos
Aula 4 19/mar/2012 Texto de referência – Bastos e col, 2004.
Conteúdos, Competências, Habilidades e Conhecimentos: um currículo nacional para a era global Profa. Dra. Stela C Bertholo Piconez Coordenadora Científica.
HABILIDADESECOMPETÊNCIAS. O QUE SÃO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES? Competência é um conjunto de: CONHECIMENTOS HABILIDADES CONHECIMENTOS (saberes) HABILIDADES.
Aprendizagem/ Brasil. Aprendizagem Significativa.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte. Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de.
Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação A UTILIZAÇÃO DA WEB 2.0 COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO, MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM.
COMO PREPARAR UMA APRESENTAÇÃO Prof. Filipe Carota.
Eixo 3 – TECNOLOGIA Mapas Conceituais: uma breve revisão CAVELLUCCI, Lia Cristina Barata. FORMADORA JANAINA R. PITAS CEFAPRO DE PRIMAVERA DO LESTE
Maria Cândida Andrade Perez O papel da escola é oferecer aos seus estudantes meios que possam ser utilizados para desenvolver a aprendizagem e tomarem.
ENSINAR A COMPREENSÃO CURRICULO E AVALIAÇÃO METODOLOGIA E DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR Equipe: ANA CAROLINA FRANÇA ANDREIA MATOS LUCAS MARILIA BARRETO PAULA.
Mapa Conceitual : Aprendizagem Significativa em Ead Modulo I Fundamentação Teórica Modulo I Fundamentação Teórica Unidade 1 Aprendizagem Significativa:
Olá turma! Preparados para darem mais um passo rumo ao sucesso? Eis que começamos a unidade 3. UNIDADE 3 Educação à distância: conceitos básicos Evolução.
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA Aula 3 – MEM Prof a Sara Lacerda.
1 PLANEJAMENTO. 2 O QUE É PLANEJAMENTO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA É um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões tendo em vistas agir, posteriormente,
Prof : Fausto H. Matsunaga DOWNLOAD (
Classificação dos Métodos de Ensino:
HADJI, C. AVALIAÇÃO DESMISFICADA. PORTO ALEGRE, ARTMED, 2001 A atividade de avaliação dentro da escola deve ser construída, antes de tudo, como uma prática.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UnU de Ciências Exatas e Tecnológicas Curso de Ciências Biológicas - Modalidade Licenciatura CMDI – Comunicação Mediada.
Paulo Vinícius Rampinelli
Prof. Vasco Moretto Prof. Gustavo Moretto
Avaliação Livro Araribá* Avaliação Livro Ciências*
O ensino de História: teoria e prática
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
RECURSOS AUDIOVISUAIS
Plano de Ensino Plano de aula
Universidade Federal do Espírito Santo
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ.
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
Metodologia e Prática do Ensino.. O que é Metodologia ? 1.A arte de dirigir o espírito na investigação da verdade. 2. (Filosofia) Estudos dos métodos.
Instituto Paulo Freire Introdução às Teorias de Aprendizagem
Mapas conceituais para avaliação
Os Cadernos e as Situações de Aprendizagem
Elio Carlos Ricardo FE - USP
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ. CONSIDERAÇÕES GERAIS O CURRÍCULO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE ORGANIZAR O TEMPO E O ESPAÇO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE.
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
Disciplina de Preparação Pedagógica Fellipy – Ivan
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação
Mapas Conceituais.
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
Como elaborar um plano de aula.. Os objetivos são as metas estabelecidas que se pretende alcançar. Vale refletir: Qual a sua meta nessa aula? O que espera.
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
Programação Estruturada Aula 1 Prof. Jorge Barreto Julho 2018.
Claudia Lisete Oliveira Groenwald
Plano de Ensino Plano de aula
1º Encontro de Especialistas em Educação Básica
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME
Currículos e Programas
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
TECNOLOGIA OU METODOLOGIA
Caderno de Atividade de Apoio à Aprendizagem (AAA)
O ESTUDO DO PRÉ-CÁLCULO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MEDIANTE CONEXÕES COM PROBLEMAS REAIS Ricardo Alexandre Deckmann Zanardini - Centro Universitário Internacional.
Disciplina: MAF – 1175 Estágio Supervisionado IV
Ensinar, Aprender, Pesquisar e Avaliar com Mapas Conceituais Desterro Barros.
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático Núcleo de Assessoria Pedagógica NAP UNISAL-LORENA
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
1 POSTURA ÉTICA E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR Profa. Gilvanete Correia Bezerra.
DO CONHECIMENTO COTIDIANO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
“APRENDER É GRAVAR” Decorrências:
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba Piúma/ES, 2º trimestre de 2019
APRESENTAÇÃO DO CURSO DIDÁTICA
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
Transcrição da apresentação:

MAPAS CONCEITUAIS César Ferreira Soares IAG-USP Eline Alves de Souza Barreto IGc-USP

MAPAS conceituais 1.O que é um mapa conceitual? São diagramas de significados, de relações significativas; de hierarquias conceituais. Então o mapa conceitual é como um fluxograma? NÃO, e também NÃO é como: Organogranas, mapas mentais e quadros sinóptipos. 2.Entendi. Então qual é o objetivo do mapa conceitual? Mostrar as relações hierárquicas entre os conceitos pertinentes do conteúdo.

Uma aula, uma unidade de estudo, uma disciplina ou em um curso inteiro MAPAS conceituais 3. Assim... os mapas de conceitos são capazes evidenciar significados atribuídos a conceitos e relações entre conceitos no contexto de um corpo de conhecimentos, como em: Uma aula, uma unidade de estudo, uma disciplina ou em um curso inteiro A princípio como trabalhar com ele? Primeiramente ele sempre deve ser explicado, O aluno deve ter conhecimento do assunto.

E o aluno, o que pode aprender com tudo isso? MAPAS conceituais 4. Podemos usar os Mapas Conceituais como: Instrumentos de análise de currículos Técnica didática Recurso de aprendizagem Meio de avaliação E o aluno, o que pode aprender com tudo isso? Integrar Reconciliar Os significados dos conceitos Diferenciar

MAPAS conceituais Os alunos podem fazer Mapas Conceituais? Sim, para analisar: Artigos Textos Romances Experimentos de laboratório ...Aprofundando Em que está baseado os Mapas conceituais? Está baseada na Teoria cognitiva da aprendizagem significativa de David Ausubel. Trata-se, no entanto, de uma técnica desenvolvida em meados da década de setenta por Joseph Novak e seus colaboradores na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos.

MAPAS conceituais ...Em que está baseada a aprendizagem significativa? Eis ela: A aprendizagem é significativa quando uma nova informação adquirida tem um significado para o aprendiz através de uma espécie de “ancoragem” (Subsunçores) em aspectos relevantes da estrutura cognitiva preexistente do indivíduo. Assim... Há uma interação entre o novo conhecimento e o já existente na qual ambos se modificam. *A estrutura cognitiva está constantemente se reestruturando durante a aprendizagem significativa

MAPAS conceituais Só para saber... Aprender significativamente implica atribuir significados os quais sempre têm componentes pessoais. Aprendizagem sem relação com o conhecimento preexistente e com significado pessoal é mecânica! Neste sentido, a aprendizagem significativa ocorre baseada em dois processos: *Diferenciação progressiva *Reconciliação integrativa

E os Mapas Conceituais, o que têm haver com isso? Eles foram desenvolvidos para promover a aprendizagem significativa O ensino sob uma abordagem ausubeliana implica: Identificação da estrutura de significados; Identificação dos subsunçores; Identificação os significados preexistentes na estrutura cognitiva do aprendiz; Organização do conteúdo e seleção a partir diferenciação progressiva e reconciliação integrativa; Ensinar usando organizadores prévios, para fazer pontes entre os significados.

Os Mapas conceituais e a aprendizagem significativa Mapas usados por professores como recurso didático OU mapas feitos por alunos em uma avaliação têm componentes idiossincráticos Ou seja.... Não EXISTE mapa CORRETO E por que? Se a aprendizagem é significativa, a estrutura cognitiva está constantemente se reorganizando por diferenciação progressiva e reconciliação integrativa e,assim, mapas traçados hoje serão diferentes amanhã. Assim... A análise de mapas conceituais é essencialmente qualitativa

Ok!!! Então eu aprendi tudo o que era preciso para fazer um mapa conceitual!!! \o/

Será que entendi tudo mesmo? Bem, vamos recapitular tudo o que vimos criando um mapa conceitual do próprio mapa conceitual

Isso é tudo Pessoal! Apresentação baseada: MOREIRA, A. M. Mapas conceituais e aprendizagem significativa. NUNES, J. S. O uso pedagógico dos mapas conceituais no contexto das novas tecnologias