“PRECISAMOS FALAR SOBRE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologias do conhecimento Os desafios da educação.
Advertisements

Onda Digital: a Universidade protagonizando a Inclusão Digital.
Levando em consideração a dinâmica histórica do país e o Decreto Federal reconhecido em 01/04/1976 que Institui no Rio Grande do Norte o Curso de.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS.
Maria Cândida Andrade Perez O papel da escola é oferecer aos seus estudantes meios que possam ser utilizados para desenvolver a aprendizagem e tomarem.
DIVERSIDADE HUMANA – UMA AÇÃO NECESSÁRIA DE REFLEXÃO PARA A PRÁTICA DO CONTEXTO EDUCACIONAL Equipe: Adriana Gomes Izidoro, Rosangela Aparecida Nunes, Sharlene.
TEMA: UM POR TODOS E TODOS POR UM! PELA ÉTICA E CIDADANIA.
Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior Prof. Dr. do Departamento de Ciências - UEM O MUSEU DE CIÊNCIAS E A FORMAÇÃO INICIAL.
1º Encontro da Comunidade de Prática dos Professores de Geografia de Matosinhos – 7 Jul 2016 A importância do trabalho em grupo no ensino - aprendizagem.
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR DE INFORMATICA NO PROCESSO EDUCACIONAL Danice Betania de.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
Extensão Universitária
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
Escopo do projeto AMIGOS DO PLUGUE. Escopo do projeto AMIGOS DO PLUGUE.
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Centro Educacional Unificado
Paulo Vinícius Rampinelli
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
UNINDO-SE A UMA MINORIA – O SURDO
CONSTRUINDO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Escopo do projeto Entra na Roda. Escopo do projeto Entra na Roda.
pensamento crítico Cleomara Mendes Demétrio Elaine Lima Santos
MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE
Elaboração de um projeto de pesquisa
Minha terra encanta o mundo inteiro
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
Valdete de Barros Martins Coordenadora Geral da Relatoria da VIII CNAS
Aedes aegypti, alfabetização científica e oficinas temáticas na educação de jovens e adultos interventiva Sheila dos Santos Rodrigues (Faculdade UnB.
Universidade Federal do Espírito Santo
INSERÇÃO DO R2 NA REDE BÁSICA: UMA PROPOSTA UNIFICADA
Formação para Educação Integral:
Coordenação: Vani Kenski
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
TECNOPOLO (PORTO ALEGRE – RS)
PARCERIA NUTRA E SRH: INTERVENÇAO EM CONTEXTOS LABORAIS NA UFC
O ARCO IRIS EM BRANCO E PRETO: DIVERSIDADE, CULTURAL E APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA DO EJA Marcos Reis.
Educação Aprendizagens de Jovens e Adultos ao Longo da Vida
Esquistossomose nas Américas
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
inovação e design na educação
INTRODUÇÂO As transformações ocorridas nas formas de comunicação no século XX se intensificaram no século XXI por meio da presença das tecnologias digitais.
TITULO COMPLETO DO TRABALHO
Cristiane Coelho Teles – UNIFACS - Universidade de Salvador
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
TRABALHO EM EQUIPE SAÚDE DA FAMÍLIA Fabiane Minozzo.
Parcerias para educação,cultura e cidadania de crianças e adolescentes
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ASPECTOS E CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. DAGMAR NEPONUCENO BELO CARDOSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO.
Peru Equador Argentina Colômbia + Chile e Brasil
Humanização: Políticas e estratégias Prof. Efrahim Teixeira Profa. Mariane Franco Profa. Vera Picanço Prof. Marcelo Real.
Objetivo: Promover o acesso ao conhecimento, por meio de debate acerca de temas relacionados a novas tecnologias, inovações e sustentabilidade em processos,
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
O viés formativo do coordenador pedagógico
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Currículos e Programas
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
O PIBID COMO AGENTE TRANSFORMADOR
Eixo Temático: Educação Ambiental
Projeto de Extensão EAD ULBRA Canoas RS
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
E. M. Dr. Leandro Franceschini
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
PARA REFLETIR O que é o PPP? Para que? Qual a sua utilidade? Como ele é construído? Todos os servidores conhecem o PPP e participam da (re)elaboração?
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
Educação Ambiental Ensino Fundamental. Percepção de professores sobre a educação ambiental no ensino fundamental A educação ambiental (EA) recebeu, ao.
Transcrição da apresentação:

“PRECISAMOS FALAR SOBRE “PRECISAMOS FALAR SOBRE...”: UMA NOVA PERSPECITIVA DE DIÁLOGO UNIVERSITÁRIO ESPÍNDOLA, Isabela Masini GUILHERME, Laís Rodrigues GUIMARÃES, Paula Nohanna Macedo JUNIOR, Weligton Nogueira C. MENDES, Caroline PEREIRA, Elaíny Carmona SANTOS, João Pedro Omena TEIXEIRA, Stefanne Almeida INTRODUÇÃO O projeto “Precisamos falar sobre” é desenvolvido pelo PET Conexões de Saberes Educomunicação com o intuito de criar um espaço para o diálogo sobre temas decorrentes da atualidade em um ambiente fora da sala de aula, estabelecendo relações não hierárquicas com conversas entre os diversos lugares de fala ocupados pelos atores sociais. A temática é escolhida pelos próprios integrantes do grupo PET, enquanto protagonistas da construção do próprio conhecimento. Ao promover o encontro de várias visões acerca de um mesmo tema, espera-se proporcionar aos participantes uma outra forma de convivência social, pautada, antes de tudo, no profundo respeito a cada um de seus integrantes (Soares 2006). Esse modelo transdisciplinar faz com que conhecimentos e experiências dos participantes, vivências estas provindas dos seus espaços sociais - acadêmicas e cotidianas - sejam compartilhadas e ampliadas. Assim, conhecimentos e reflexões e acerca de temáticas caras a contemporaneidade vão sendo discutidos e construídos em uma relação de saberes em que os indivíduos participam das instâncias sociais enquanto agentes históricos. Busca-se priorizar grupos de programas de ações universalizantes, mas atendendo a sociedade como um todo ao evitar privilégio de interesses de detentores de poder, priorizando, portanto, conquistas dos setores sociais desfavorecidos, procurando, através de debates críticos, reversão do desiquilíbrio social. (Höfling 2001) OBJETIVO O presente projeto tem por objetivo valorizar a pluralidade de conhecimentos, baseado em temas ligados diretamente ao cotidiano, propiciando um acesso a informação por diversas perspectivas.   METODOLOGIA O evento “Precisamos Falar Sobre...” é realizado mensalmente e planejado por estudantes que se alternam dentro do grupo PET Conexões de Saberes Educomunicação. Os integrantes designados são responsáveis pela escolha da temática a ser discutida, bem como dos seus debatedores. Os participantes que compõem as mesas de debates podem ser de diferentes cursos, representantes sociais, de comunidades populares, institucionais, etc. Todo o grupo é encarregado de auxiliar e promover o projeto. “Precisamos falar sobre Movimento Negro”. Realizado em parceria com o Centro Acadêmico de Comunicação Social (CACoS) em maio de 2016. JUSTIFICATIVA O projeto surgiu da necessidade de abrir um espaço para a discussão de temas sensíveis aos universitários e à sociedade frente ao cotidiano. Deste modo, possui relevância tanto na construção de conhecimento (científico, social, histórico e cultural), quanto à autonomia do pensar, do saber e do fazer na universidade, sobre temáticas importantes à contemporaneidade.   RESULTADOS Através das discussões promovidas pelos encontros mensais, ampliamos o modo de enxergar os fenômenos que implicam a sociedade externa e universitária com visões críticas de diferentes assuntos polêmicos. Como por exemplo o CineCacos realizado em maio desse ano, sobre o movimento negro; o “precisamos falar sobre escola sem partido”, que ocorreu em junho; e tivemos em agosto o “precisamos falar sobre violência contra a mulher”. Contamos com a participação de professores, estudantes, integrantes de movimentos sociais e profissionais que trabalham diretamente com a população externa. Os eventos permitiram integração de várias áreas do conhecimento, proporcionando ricas trocas de saberes, além do acesso da universidade à comunidade externa dentro do âmbito acadêmico. Assim como os conhecimentos empíricos de sujeitos provenientes de classes sociais e culturais marginalizadas. REFERÊNCIAS SOARES, Donizete. Educomunicação, o que é isto?. In: Gens Instituto de Educação e Cultura. São Paulo, mai. 2006. HÖFLING, E. M. Estado e Políticas (públicas) Sociais. Caderno Cedes, Campinas, v.21. n.55, p. 30-41, Nov. 2001. “Precisamos falar sobre Violência contra a Mulher”. Agosto de 2016 “Precisamos falar sobre Escola sem Partido”. Junho de 2016