FACULDADES INTEGRADAS DE VÁRZEA GRANDE – FIAVEC CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA   AS NECESSIDADES EDUCACIONAIS EXTRÍNSECAS.

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Transcrição da apresentação:

FACULDADES INTEGRADAS DE VÁRZEA GRANDE – FIAVEC CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA   AS NECESSIDADES EDUCACIONAIS EXTRÍNSECAS AOS ALUNOS COMO OBJETO DE AVALIAÇÃO CAICÓ/RN 2015

ELIZABETH NUNES ROCHA DALISANGELA KECIA SILVA DE SOUSA FRANCISCA JOMASE DA SILVA IUSKY VINICIUS NUNES ROCHA ROSSANA PALOMA DA SILVA MEDEIROS   AS NECESSIDADES EDUCACIONAIS EXTRÍNSECAS AOS ALUNOS COMO OBJETO DE AVALIAÇÃO Trabalho apresentado à Disciplina Planejamento, Execução e Avaliação, do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Especial e Inclusiva, das Faculdades Integradas de Várzea Grande - FIAVEC, ministrada pelo Professora Sônia, para obtenção de nota.

AS NECESSIDADES EDUCACIONAIS EXTRÍNSECAS AOS ALUNOS COMO OBJETO DE AVALIAÇÃO As necessidades educacionais devem ser entendidas como um conjunto de forças ou estímulos que os orientam de maneira comportamental a seguir determinado objetivo, ou seja, são estímulos, interesses que os fazem sentir motivados para uma determinada ação. Os motivos movem o ser humano pelas consequências que espera em virtude da ação executada. Na motivação extrínseca, pelas consequências que espera alcançar devido às reações do ambiente; na motivação intrínseca pelo que espera que produza nele a sua própria ação; na motivação transcendente pelas que espera que a sua ação produza em outra ou outras pessoas presentes à sua volta. 

No contexto educacional, o interesse motivacional do aluno deve orientar-se no sentido de possibilitar resultados positivos, impulsionando-o numa direção permanente, em que o foco principal seja o aprender. A motivação representa um grande desafio e se reflete diretamente na eficácia do processo de ensino e aprendizagem. São os comportamentos motivados, que impulsionam os alunos a se envolverem com as atividades educacionais, proporcionando a busca e a aquisição de novos conhecimentos.

No processo de ensino aprendizagem a motivação extrínseca, também conhecida por motivação ambiental ou consciente, são os fatores motivacionais externos, traduzidos em recompensas. Estas recompensas proporcionam a satisfação ou o prazer que a tarefa em si não proporciona. São estratégias que despertem o interesse dos alunos e por isso são consideradas, em determinados contextos, recompensas para estimular a motivação do educando.

A motivação extrínseca tem sido definida como a motivação para trabalhar em resposta a algo externo à tarefa ou atividade, como para a obtenção de recompensas materiais ou sociais, de reconhecimento, objetivando atender aos comandos ou pressões de outras pessoas ou para demonstrar competências ou habilidades [...] diversos autores consideram as experiências de aprendizagem propiciadas pela escola como sendo extrinsecamente motivadas, levando alguns alunos que evadem ou concluem seus cursos a se sentirem aliviados por estarem livres da manipulação dos professores e livros (Burochovitch & Bzuneck, 2004, p. 45-46).

Na motivação extrínseca, o controlo da conduta é decisivamente influenciado pelo meio exterior, não sendo os fatores motivacionais inerentes nem ao sujeito nem à tarefa, mas simplesmente o resultado da interação entre ambos.

Considerando-se que o desenvolvimento e a aprendizagem têm natureza interativa, ao identificar as necessidades educacionais de qualquer aluno, traduzidas como manifestações de dificuldades, há que analisar: - o processo de ensino e de aprendizagem; - o contexto em que se realiza; e, - as ajudas e apoios que se oferecem aos alunos para que progridam, envolvendo professores, especialistas e as famílias.

No processo de ensino e de aprendizagem que ocorre nas escolas, destacam-se três elementos-chave: 1. os próprios alunos que constroem seus conhecimentos; 2. os objetos do conhecimento, organizados sob a forma de conteúdos programáticos; e, 3. os educadores que atuam como mediadores entre os sujeitos/ alunos e os objetos do conhecimento.

Dado o exposto, a necessidade de viver em coletividade é própria do ser humano e necessária, inclusive, para sua própria sobrevivência, tornando-o dependente das relações sociais. São estas relações sociais que possibilitam a inserção das pessoas na sociedade e acontecem principalmente na família, no trabalho e na escola. A escola entendida como espaço de exploração e realização de práticas sociais que fortaleçam a construção de uma identidade pessoal e social, características que a tornam um espaço de pesquisa sobre a motivação do aluno extremamente importante.

A aquisição de conhecimento sobre o acesso, permanência, garantia do direito das necessidades especiais dos alunos por parte da comunidade escolar é de suma importância para a tomada de decisões, acerca do que é preciso fazer para atender às necessidades identificadas, para construir caminhos que permitam a remoção de barreiras para a aprendizagem e para a participação de todos. 

A motivação extrínseca refere-se à motivação para trabalhar em resposta a algo externo à tarefa, como a obtenção de recompensas materiais ou sociais, de reconhecimento ou objetivando atender aos comandos de outras pessoas. Destaca-se, neste caso, uma avaliação cognitiva do trabalho escolar como um meio dirigido a algum fim extrínseco (Csikszentmihalyi & Nakamura, 1989; Amabile, Hill, Hennessey & Tighe, 1994)..

REFERÊNCIAS Disponível em: <http://www. portaleducacao. com REFERÊNCIAS Disponível em: <http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/43422/identificacao-de-necessidades-educacionais-especiais-e-objetivo-da-avaliacao>; Disponível em: <http://www.uel.br/pos/mestredu/images/stories/downloads/dissertacoes/2010/2010%20-%20ENGELMANN,%20Erico.pdf>; Disponível em: <http://web.unifil.br/docs/revista_eletronica/educacao/Artigo_06.pdf>; Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572002000100002>; Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/avaliacao.pdf>