Projeto Fénix Processos pedagógicos Resultados e conclusões Resumo

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Transcrição da apresentação:

Projeto Fénix Processos pedagógicos Resultados e conclusões Resumo Seminário " Práticas de sala de aula – a chave do sucesso no 1º ciclo " 3dez 2016, 9:00 às 13:00 Projeto Fénix Docentes do 1.º Ciclo Agrupamento de Escolas Miradouro de Alfazina Resumo Problema pedagógico e objetivo específico O Projeto Fénix surge da necessidade de proporcionar aos alunos que evidenciam dificuldades de aprendizagem, um ambiente que os ajude a efetuar e consolidar os saberes e assim promover o seu sucesso escolar. O Fénix promove um apoio individualizado nas disciplinas de Português e Matemática ou outra sempre que se justificar. O modelo assenta na criação de “ninhos” nos quais, são integrados os alunos que revelam dificuldades garantindo um ensino mais individualizado, respeitando o seu ritmo de aprendizagem. Quando os alunos atingem os resultados esperados deixam de frequentar os “ninhos”. A implementação do Projeto surgiu devido aos resultados escolares serem abaixo dos esperados e também devido ao diminuto acompanhamento por parte dos pais/encarregados de educação no processo de ensino e de aprendizagem. Objetivos específicos: Incrementar técnicas de leitura e de escrita para escrever com correção ortográfica/gramatical utilizando os processos de planificação, textualização e revisão e ainda escrever em termos pessoais e criativos como forma de usufruir do prazer da escrita. Desenvolver nos alunos o sentido de número, a compreensão dos números e das operações e a capacidade de cálculo mental e escrito, bem como de utilizar estes conhecimentos e capacidades para resolver problemas em contextos diversos e ainda desenvolver nos alunos o sentido espacial, com ênfase na visualização e na compreensão de propriedades de figuras geométricas no plano e no espaço. Processos pedagógicos Nº de docentes envolvidos – Todos os professores titulares de turma (1º Ciclo) e os professores que desenvolvem o projeto. Nº de alunos envolvidos – 49 alunos. Ano de escolaridade – Alunos do 1º ao 4º ano do agrupamento. Período (ou duração) do uso desta metodologia – Ao longo do ano letivo. Contexto educativo: sala de aula? Não Outro local ?(sim ou não?) Sim Organização do espaço - A ação destina-se a todos os alunos do 1.º ciclo do agrupamento, nas áreas curriculares de Português e Matemática. Esta ação desenvolve-se em espaço próprio, em cada uma das escolas do agrupamento, ao longo do ano letivos, durante 25 horas semanais. Formar-se-ão dois grupos de aplicação do projeto: um docente para os “ninhos” do 1º e 2º ano e outro docente para os “ninhos” de 3.º e 4.º ano, de modo que o 1.º ciclo seja acompanhado, em todos os anos, pela metodologia Fénix. Atividades do Professor Articulação entre o docente do “ninho” e o docente titular de turma, de forma a irem ao encontro das necessidades/dificuldades de aprendizagem dos alunos. A comunicação entre os docentes será feita no plano informal e no plano formal, com o registo em grelha própria das evoluções ou das dificuldades. Envolvimento e colaboração dos docentes titulares de turma, dos pais/encarregados de educação e dos alunos. Atividades dos alunos: Individualmente? _____ Em grupos? X Toda a turma? ____ Grupos de trabalho reduzido; Reforço/repetição de conteúdos; Redefinição de estratégias individuais; Feedback’s constantes ao trabalho realizado. Resultados e conclusões Resultados académicos dos alunos envolvidos (ou efeitos registados atribuíveis às práticas mencionadas) Frequentaram- 49 alunos Transitaram- 33 alunos Não transitaram- 16 alunos As estratégias utilizadas respeitaram os diferentes ritmos de trabalho e de aprendizagem, com recurso à utilização de metodologias dinâmicas, procurando associar o lúdico ao didático, a valorização de atividades de parceria e cooperação, privilegiando as regras do trabalho colaborativo e o recurso a tarefas de remediação. Mudanças significativas observadas nas aprendizagens dos alunos No global, os alunos colaboraram e participaram ativamente nas rotinas e dinâmicas estabelecidas, constatando-se uma autonomia crescente na gestão e organização das atividades diárias, o que contribuiu positivamente para o aproveitamento dos alunos e o sucesso do projeto . Mudanças significativas observadas nos comportamentos dos alunos Verificou-se uma melhoria da autoestima por parte dos alunos, bem como o interesse a motivação pelas aulas. Recomendações para futuras experiências/ iniciativas A continuação do projeto é essencial na recuperação de aprendizagens dos alunos porque cumpriu mais de metade de sucesso. A maior parte dos alunos de 1.º ano transitaram com bons conhecimentos ao 2.º ano. A aplicação do Projeto Fénix, no primeiro ciclo permite utilizar estratégias que respeitem os diferentes ritmos de trabalho e de aprendizagem dos alunos, com recurso à utilização de metodologias dinâmicas, à valorização de atividades de parceria e cooperação, privilegiando as regras do trabalho colaborativo e o recurso a tarefas de remediação. Dados para eventual contato: Nome da escola: Agrupamento de Escolas Miradouro de Alfazina miradouroalfazina2@gmail.com