Vygotsky - conceitos Luigi granizo Mariana abatayguara Mayara santos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Vygotsky e a Psicologia Histórico-Cultural
Advertisements


Conceitos de aprendizagem
Metodologia: Piaget e Vygotsky
8 de Novembro de 2010 Teoria Sócio-Construtivista de Vigotsky no Contexto de Ensino (questões) Trabalho Realizado por: Ricardo Baptista; Ricardo Alves;
VYGOTSKY ( ) - Teoria psicológica, com enfoque nas interações sócio-culturais. - O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (consciência)
PÓS Disciplina: Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação.
VYGOTSKY TEORIA SOCIOCULTURAL.
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Vygotsky: Zona de desenvolvimento próximo ou proximal
UNIP- UNIVERSIDADE PAULISTA PSICOLOGIA
Curso de Formação Pedagógica para Bacharéis
Enfoque Interacionista »Lev Semenovich Vygotsky- nasceu em 1896 e faleceu aos 34 anos de idade; »Propostas teóricas inovadoras- pensamento e linguagem.
IMPLICAÇÕES DA ABORDAGEM VYGOTSKIANA PARA A EDUCAÇÃO
Brincadeira de Faz-de-Conta e Desenvolvimento Infantil: Princípios Psicológicos PEAD Ludicidade e Educação.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte. Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de.
A Condição Humana O que é a natureza humana? Prof. Ítalo Colares.
DIDÁTICA Profa. Therezinha Conde AULA 5 PLANEJAMENTO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO: NÍVEIS DE PLANEJAMENTO E SEUS FUNDAMENTOS.
A CRIANÇA DE SEIS ANOS E AS ÁREAS DO CONHECIMENTO Patrícia Corsino.
Aprendizagem Cognição Desenvolvimento Crescimento Maturação Conhecimento.
DIVERSIDADE HUMANA – UMA AÇÃO NECESSÁRIA DE REFLEXÃO PARA A PRÁTICA DO CONTEXTO EDUCACIONAL Equipe: Adriana Gomes Izidoro, Rosangela Aparecida Nunes, Sharlene.
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA 1896 – Nasce Lev Semmenovick Vygotsky; 1934 – Morre de Tuberculose; 1962 – Publicação do livro Pensamento e Linguagem.
Classificação dos Métodos de Ensino:
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos. Vamos em frente!
PSICOPEDAGOGIA Msc. Luciene de O. Vieira.. O fracasso é do aprendente ou do ensinante.
Resolução de Problemas por Meio da Matemática. Competência X Habilidade Competência: capacidade de realização de ações complexas; Habilidade: associada.
Qualquer maneira de jogar e brincar vale a pena? O que fazer para ajudar as crianças a aprender? Margareth Brainer Rosinalda Teles Margareth Brainer Rosinalda.
Psicologia da Educação

ENSINO DA NATUREZA E DA SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Estudo de desenvolvimento da autonomia em uma turma de Física no contexto da EAD João Cláudio Nunes Carvalho.
PEAD Ludicidade e Educação
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM A TEORIA SOCIO-HISTÓRICA
Pesquisa JOGO JOGO MODIFICADO ARTE PESQUISA CONCEITO MODALIDADE
Conhecimento humano. Está associado à história da espécie, à história do indivíduo e como esta última é construída dentro da sua cultura.
A INTERAÇÃO ENTRE APRENDIZADO E O DESENVOLVIMENTO
A TEORIA EPISTEMOLÓGICA GENÉTICA
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
PIAGET Vida, Obra e Conceitos.
Adaptação da Mediação a Diferentes Perfis de Públicos e Áreas
PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura
Orientação à Ação Evangelizadora Espírita da Infância - Subsídios e Diretrizes.
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
A importância do lúdico no processo de aprendizagem do adolescente
Análise e Observação Institucional
CONSCIÊNCIA & ATIVIDADE
Didáctica da Matemática: teorias de aprendizagem
Piaget e Vygotsky: diferenças e semelhanças
L. S. Vigotsky Psicólogo russo / Dialética marxista
ABORDAGEM INTERACIONISTA E SOCIOINTERACIONISTA Licenciatura em Biologia modalidade EAD.
EAD - Educação a Distância
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Lev Vygotsky Psicologia Histórico-Cultural Ms. Prof. Maristela de Godoy.
VIGOTSKI Nascimento: 17 de nov. de 1896 em Orsha – Bielo-Rússia + 11 de junho de 1934 – Moscou. Profª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira1 Vigotski ( )
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
A Concepção de Desenvolvimento Segundo Vygotsky
Piaget, Vygotsky e Wallon
ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO SEGUNDO PIAGET
Lev Semenovich Vygotsky
Profª. Luciana Eliza dos Santos
Leitura dos Resultados EXEMPLO
Programa de Formação de Professores
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS
Adriana Friedmann. 1) DESENVOLVIMENTO INFANTIL MARCADO POR: Herança genêtica Educação Meio ambiente Qualidade dos vínculos 2) TRÊS PRIMEIROS ANOS Determinantes.
Principais Contextos do Uso Atual de Testes Profa. Greici Macuglia.
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
COMO ENSINAR A TODOS? Para que a inclusão realmente aconteça, é importante garantir diversos recursos para resgatar ou estabelecer as funções nas.
Interações sociais e significação no aprendizado das crianças PEDAGOGIA A interação social entre crianças e entre crianças e adultos/educadores, promove.
Transcrição da apresentação:

Vygotsky - conceitos Luigi granizo Mariana abatayguara Mayara santos Samuel agabatuler Victoria caroline 

sistemas simbólicos de representação da realidade internalização PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM PIAGET Biológico: dentro para fora VYGOTSKY Contexto social: fora para dentro  Cultura sistemas simbólicos de representação da realidade construir a interpretação do mundo real

Mediação por instrumento Elementos mediadores  No livro A Formação Social da Mente: O Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores, afirma que "o caminho do objeto até a criança e desta até o objeto passa por outra pessoa" Mediação por signo: Mediação por instrumento  Qualquer objeto, forma ou fenômeno que representa algo diferente de si Facilita função psicologica superior  Objeto social  Mediador entre sujeito e mundo  Homem usa a seu favor, construido por ele mesmo, para facilitar sua ação sobre a natureza  Ex.: linguagem - palavra/representação

Convivencia com o meio social Elementares Reações automáticas  Tipicamente de animais Superiores Reações intencionais  Tipicamente humanas Funções Psicológicas  Intencionais  Voluntárias  Conscientemente controladas  Memorização Raciocínio dedutivo  Capacidade de planejamento  Convivencia com o meio social 

Linguagem Caminha do meio social para o meio individual Desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social Caminha do meio social para o meio individual Fala Social ou Exterior: desenvolmento social - quando a comunicação engloba elementos do entorno da criança, e tem como finalidade apenas a comunicação com os adultos  Fala Egocêntrica - Quando a criança não tem como prioridade ser ouvido pelo adulto, porém por não saber expressar sua fala apenas para si, expressa com altissonância.  Fala Interior- Quando é atingida a potencialidade da reflexão.  Lida com objetos ausentes  Comunicação  Organização do abstrato

Zona de desenvolvimento proximal (zpd) Habilidades dominadas sozinha Desempenho Real  Amplitude de capacidade observável Habilidades fora do alcance atual e individual    Necessária avaliação para detectar até onde o desempenho real vai, para estimular a superação da ZPD  Desempenho Potencial 

Avaliação Estática Avaliação Dinâmica Quando ela da a resposta errada, o avaliador passa para a proxima pergunta  Nao incentiva a criança para saber até que parte seu desempenho alcança  Quando ela dá a resposta errada,o examinador dá-lhe uma sequencia gradual de sugestões dirigidas, a fim de facilitar a resolção do problema  Incentiva o desempenho real  Consegue perceber  a ZPD, sabendo em que ponto começa o desempenho potencial 

É uma experiência social, a qual é mediada pela interação entre a linguagem e a ação ​ Professor: mediador da aprendizagem, utilizando estrategias que levem o aluno tornar-se independente – criando nova ZPD Para ocorrer: interação social deve acontecer dentro da ZDP [distância entre conhecimento real e potencial ] Internalização é o momento que a aprendizagem se torna completa aprendizagem

Conclusão DESENVOLVIMENTO COGNITIVO APRENDIZAGEM SOCIAL APRENDIZAGEM INDIVIDUAL  MEDIAÇÃO DESEMPENHO REAL FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES  ZPD DESEMPENHO POTENCIAL Conclusão