Vygotsky - conceitos Luigi granizo Mariana abatayguara Mayara santos Samuel agabatuler Victoria caroline
sistemas simbólicos de representação da realidade internalização PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM PIAGET Biológico: dentro para fora VYGOTSKY Contexto social: fora para dentro Cultura sistemas simbólicos de representação da realidade construir a interpretação do mundo real
Mediação por instrumento Elementos mediadores No livro A Formação Social da Mente: O Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores, afirma que "o caminho do objeto até a criança e desta até o objeto passa por outra pessoa" Mediação por signo: Mediação por instrumento Qualquer objeto, forma ou fenômeno que representa algo diferente de si Facilita função psicologica superior Objeto social Mediador entre sujeito e mundo Homem usa a seu favor, construido por ele mesmo, para facilitar sua ação sobre a natureza Ex.: linguagem - palavra/representação
Convivencia com o meio social Elementares Reações automáticas Tipicamente de animais Superiores Reações intencionais Tipicamente humanas Funções Psicológicas Intencionais Voluntárias Conscientemente controladas Memorização Raciocínio dedutivo Capacidade de planejamento Convivencia com o meio social
Linguagem Caminha do meio social para o meio individual Desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social Caminha do meio social para o meio individual Fala Social ou Exterior: desenvolmento social - quando a comunicação engloba elementos do entorno da criança, e tem como finalidade apenas a comunicação com os adultos Fala Egocêntrica - Quando a criança não tem como prioridade ser ouvido pelo adulto, porém por não saber expressar sua fala apenas para si, expressa com altissonância. Fala Interior- Quando é atingida a potencialidade da reflexão. Lida com objetos ausentes Comunicação Organização do abstrato
Zona de desenvolvimento proximal (zpd) Habilidades dominadas sozinha Desempenho Real Amplitude de capacidade observável Habilidades fora do alcance atual e individual Necessária avaliação para detectar até onde o desempenho real vai, para estimular a superação da ZPD Desempenho Potencial
Avaliação Estática Avaliação Dinâmica Quando ela da a resposta errada, o avaliador passa para a proxima pergunta Nao incentiva a criança para saber até que parte seu desempenho alcança Quando ela dá a resposta errada,o examinador dá-lhe uma sequencia gradual de sugestões dirigidas, a fim de facilitar a resolção do problema Incentiva o desempenho real Consegue perceber a ZPD, sabendo em que ponto começa o desempenho potencial
É uma experiência social, a qual é mediada pela interação entre a linguagem e a ação Professor: mediador da aprendizagem, utilizando estrategias que levem o aluno tornar-se independente – criando nova ZPD Para ocorrer: interação social deve acontecer dentro da ZDP [distância entre conhecimento real e potencial ] Internalização é o momento que a aprendizagem se torna completa aprendizagem
Conclusão DESENVOLVIMENTO COGNITIVO APRENDIZAGEM SOCIAL APRENDIZAGEM INDIVIDUAL MEDIAÇÃO DESEMPENHO REAL FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES ZPD DESEMPENHO POTENCIAL Conclusão