ELEMENTOS CHAVE DO PLANEJAMENTO DE RH

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gestão em Saúde Introdução aos conceitos: Gestão e Saúde Justificativas da disciplina... Prof. Helena Kanashiro.
Advertisements

DIAGNÓSTICO PRELIMINAR – Melhoria de Processos Seleção e Captação de Talentos Captação e Seleção de Talentos Profa. Mestre Marta Ajej.
1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
1 Prof º Marcello Utiyama. 2 ABORDAGENS Terceirização Single Sourcing x Multi Sourcing Estratégia de Suprimentos NOVO RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES.
Controlo da Estratégia.  Estratégias - forward looking e baseadas em pressupostos  Controlo – resultados reais vs. esperados/standard  Necessidades.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS. O Contexto da Gestão de Pessoas Passou por várias transformações para acompanhar as Mudanças econômicas, tecnológicas,
PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS INTRODUÇÃO: O que é Planejamento? O que é Planejamento de Recursos Humanos?
GESTÃO DE PESSOAS COMO FATOR DE RETENÇÃO DE CONHECIMENTO – UM ESTUDO DE CASO EM UM HOSPITAL DO VALE DO RIO PARDO Aluno: Jonas Sommer.
GESTÃO DE PESSOAS A CHAVE DO SUCESSO ORGANIZACIONAL Professora Raquel Palhano.
Gerenciamento dos recursos humanos. Gerenciamento de RH Planejamento dos Recursos Humanos. Mobilização da Equipe do Projeto. Desenvolvimento da Equipe.
1 LOGÍSTICA EMPRESARIAL Cadeia de Suprimentos e Gerenciamento.
Gestão de Projetos Aula 1 Esp. Luciene de Oliveira Vieira.
Gestão de Pessoas IV – Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, Carreiras, Organizações.
FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS EQUIDEOCULTURA
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
Prof. José Paulo Hernandes
TERCEIRIZAÇÃO - HISTÓRICO
Universidade Federal de Santa Catarina Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Departamento de Ensino de Graduação a Distância Centro Socioeconômico Departamento.
Indicadores de qualidade e produtividade
M9 - Gestão de procedimentos de manutenção
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
Compensação Introdução.
ESTRUTURAÇÃO DOS SUBSISTEMAS DERECURSOS HUMANOS
DEFININDO O PROBLEMA ROESCH, CAP. 5
INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA EMPRESARIAL & ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Avaliação de Desempenho.
Aula 09: Economia da informação, conhecimento e aprendizagem
Definição da Estratégia Organizacional
Aprendizagem Organizacional
Gestão estratégica.
Aprendizagem do Século XXI
Comportamentos Organizacionais
DEFINIÇÃO DE TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO
Professora Ms. Mayara Abadia Contato:
ESTRATÉGIAS E PLANO DE MARKETING
Estratégia no Nível de Negócios
Gestão de Negócios aula 2
Modulo 1 – Desenvolvimento Organizacional 1.2. Abordagem Mecanisista
Profa. Mestre Marta Ajej
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
ABORDAGEM HUMANÍSTICA
Avaliação de desemepenho
Gestão de Pessoas Profª. Mara.
Aspectos emergentes de coordenação e de controle Aula 4.4
Origens da Teoria Estruturalista
Treinamento.
Gestão das Organizações
COMUNICAÇÃO E TRABALHO EM EQUIPE
MODELOS DE GESTÃO Organização à atuação do gestor AULA 3.1 –
Professor Douglas Pereira da Silva
Processo de Mudança 1a.Lição
“O mais importante na comunicação é escutar aquilo que não foi dito.” Peter Drucker.
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
A CHAVE DO SUCESSO ORGANIZACIONAL
Curso Técnico em Agroecologia
OS SERVIÇOS COMO ATIVIDADES INTERNAS DE APOIO EM UMA EMPRESA
CAPITAL INTELECTUAL Aline Fabíula Giancarlos João Paulo.
Avaliação continuada.
Teorias da Administração Aula 04
PLANEJAMENTO DE R.H. Profª Ana Lana.
Aula 05: Competências e Papéis Gerenciais do Administrador
Setembro 2004.
O que é a Gestão de Processos?
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
GESTAO ESTRATEGICA DE CUSTOS
Gestão de Pessoas e Planejamento de Recursos Humanos.
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
ORGANIZAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO  Sociedade de Organizações 1 Faibi – 1º sem/2019 Prof.J.L.Meneghetti.
EMPRESAS INOVADORAS Cobaias
Transcrição da apresentação:

ELEMENTOS CHAVE DO PLANEJAMENTO DE RH TEXTO: Maria Diva S.Lucena Planejamento de Recursos Humanos

Algumas considerações sobre os textos trabalhados: A Gestão dos recursos humanos deve ser analisada sob 2 vertentes: 1. Filosófica Questiona por que o homem trabalha Questiona qual o significado do trabalho para o homem (tal questionamento leva a produzir um homem mais consciente e crítico) 2. Econômica Refere ao aumento da produtividade, racionalidade, produção, custo, eficiência das máquinas e do capital.

Algumas considerações sobre os textos trabalhados: 2 Variáveis: A Tecnologia Complexidade e a natureza mutante dos ambientes externo e interno (ambas estão exigindo uma visão mais global e integrada da realidade do trabalho – o que levará – inevitavelmente, ao reexame das relações entre TRABALHO x TRABALHADOR X PRODUTIVIDADE).

Algumas considerações sobre os textos trabalhados: PREMISSAS DOMINANTES – devem ser analisadas crítica e honestamente) Conflito inevitável entre capital e trabalho Relações (empresa x empregado, chefia x subordinado) baseadas na desconfiança, indiferença e dependência. Poder e autoridade (sem permitir discussão da forma como é exercida) Abordagem dos problemas sociais, políticos, econômicos, psicológicos e fisiológicos (visão racional e técnica) Conduta dos profissionais de RH como dono da verdade e desconfiada da competência dos gerentes.

Algumas considerações sobre os textos trabalhados: NOVAS PREMISSAS – delinearão um campo de ação mais proativo ao contexto moderno: Novos indicadores do capitalismo que permite nova postura de comunicação e negociação (ex: avanços na organização dos trabalhadores, legislação trabalhista, processos mais abertos, democráticos) Representantes do capital acreditam que os trabalhadores buscam se empenhar, se realizar e obter satisfação no trabalho. Poder de influência, diálogo, comprometimento são os novos valores. Expectativa do mercado cria competitividade e deve orientar o desenvolvimento desta consciência em todos.

Algumas considerações sobre os textos trabalhados: NOVAS PREMISSAS – delinearão um campo de ação mais proativo ao contexto moderno: 5. Gestão dos recursos humanos como função gerencial 6. Missão dos especialistas em RH é capacitar a gerência. 7. Necessidade de definir princípios, valores, missão e políticas para ações na gestão dos RH. 8. Dimensão multidisciplinar na análise do indivíduo – grupo – coletividade. 9. Enfoque na gestão dos RH é na qualificação, utilização adequada dos talentos. 10. Fundamentar ações em pesquisa e direcionar ações.

ELEMENTOS CHAVE PLANEJAMENTO DE RH Integração com o negócio e os objetivos da empresa; Participação Gerencial Dimensão do Tempo Integração dos processos, programas e atividade de RH

ELEMENTOS CHAVE PLANEJAMENTO DE RH Integração com o negócio e os objetivos da empresa: Se dá a partir do “Planejamento Estratégico” cujo objetivo maior é definir o destino da empresa e assegurar sua continuidade (visão de futuro) Ambiente de mudanças / conjuntura Necessidade de produtividade e qualidade Abrangência de mercado / Competitividade Inovação tecnológica / produtos e processos Perspectiva e projeções de negócio / lucro

ELEMENTOS CHAVE PLANEJAMENTO DE RH Integração com o negócio e os objetivos da empresa... trocando em miúdos: Significa dimensionar a quantidade e qualidade dos RH exigidos na empresa, como e quando isso pode ser conseguido; Significa perceber necessidade de aprendizagens e novas aptidões e habilidades; Significa ter a visão do futuro, da continuidade da empresa.

ELEMENTOS CHAVE PLANEJAMENTO DE RH 2. Participação Gerencial Os profissionais da área de RH são “recurso dinamizador” do negócio. Terão que assumir papel de “prestador de serviço” e “assessoria” à gerência Deverão levar o gerente a analisar o potencial de sua equipe, conscientizando-o e preparando-o para exercer este papel.

ELEMENTOS CHAVE PLANEJAMENTO DE RH 3. Dimensão do Tempo Envolve idéia de previsão, análise e plano de ação Dependerá das características da empresa (tipo de tecnologia, disponibilidade de mão-de-obra, especialização, capacitação, tempo para formar novos ocupantes, existência de planos de sucessão, treinamento, motivação dos funcionários).

ELEMENTOS CHAVE PLANEJAMENTO DE RH 4. Integração dos processos, programas e atividades de RH Envolve redimensionar o relacionamento com a Organização, ou seja, integrar os “vários clientes” da Organização. Exigirá dos profissionais de RH adquirir uma cultura geral, conhecimento aprofundado e compreensão do contexto da ação humana no trabalho.