Práticas de sala de aula. A chave do sucesso no 1º ciclo

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Transcrição da apresentação:

Práticas de sala de aula. A chave do sucesso no 1º ciclo Mª Céu Roldão e Mª Helena Peralta UCP - 3 de dezembro 2016

Dados para a construção de um instrumento de caracterização COMO ENSINAM OS PROFESSORES? Uma investigação sobre as práticas docentes Dados para a construção de um instrumento de caracterização

OBJECTIVOS Contribuir para a caracterização das práticas de ensino dos professores, no sentido de construir uma tipologia de tendências. Viabilizar o uso de instrumentos fiáveis de caracterização de práticas de ensino para finalidades formativas, supervisivas ou outras, no plano do desenvolvimento profissional e organizacional. Analisar estratégias predominantes em situações de ensino em diferentes contextos, procurando a sua fundamentação.

Questões de partida – de que sabemos pouco?… Que práticas de ensino predominam nas nossas escolas? Como se podem descrever/caracterizar? Como as fundamentam os professores? Com que entendimento de conceitos curriculares centrais? Como interpretam os resultados das suas práticas de ensino?

Metodologia do estudo 1ª fase (concluída) Levantamento de práticas de ensino videogravadas (1º , 2º e 3º ciclos do ensino Básico, gravação de todas as aulas de todos os professores de uma turma, durante uma semana, em 3 escolas de características diversas -60 horas). Produção de uma primeira versão de instrumento de caracterização de práticas de ensino. (2012) Reformulação/validação do instrumento (3 versões) a partir da análise das diferentes turmas /escolas (2013).

Esquema geral do instrumento de análise CATEGORIAS SUBCATEGORIAS DESCRITORES A . TIPO DE TRABALHO B - SITUAÇÕES DE AVALIAÇÃO/REGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM/REORIENTAÇÃO C - INTERAÇÕES (VERBAIS E NÃO VERBAIS) D- MATERIAIS DE TRABALHO E- PLANEAMENTO E GESTÃO DAS ATIVIDADES NO TEMPO E NO ESPAÇO

B - Situações de avaliação /regulação da aprendizagem/reorientação Categoria Subcategorias Descritores A. Tipo de trabalho A.1. Exposição/explicação pelo professor A.2. Exposição/explicação do professor combinada com diálogo A.3. Realização de atividades pelos alunos individualmente A.4. Realização de atividades pelos alunos em grupo A.5. Apresentação de trabalhos por alunos A.6. Organização de debates – turma ou outro contexto A.7.Análise e discussão de situações/ problemas/observações ou experiências A.8. Trabalho de projeto B - Situações de avaliação /regulação da aprendizagem/reorientação B.1. Verificação oral do aprendido B.2. Verificação escrita do aprendido B.3. Pedido de tarefas comprovativas da compreensão do aprendido B.4. Reorientação da estratégia em função de reações dos alunos C - Interações (verbais e não verbais) C.1 Tipos de questões C.2 Unidirecional C. 3. Bidirecional C. 4. Interdirecional C.5. Comunicação não verbal C.6. Controlo do funcionamento da aula D - Materiais de trabalho D.1. Manual/is D.2. Fichas de trabalho D.3. Textos /documentos D.4. Material experimental/instrumental ou de mobilidade D.5. Materiais pesquisados na Net e/ou nos media D.6. Imagens/materiais audiovisuais /digitais D.7.Gráficos/tabelas/quadros estatísticos D.8.Mapas/plantas/modelos/cronologias/jogos D.9. Quadro/quadro interativo D.10. Recurso a obras de arte D.12. Outros E – Planeamento e gestão das actividades no tempo e no espaço E.1 Tempo E.2 Espaço

ALGUNS RESULTADOS PARCIAIS Categoria A – Tipo de trabalho

A. Tipo de trabalho: resultados por ciclo de escolaridade

Conclusões: Tipo de trabalho - Em todos os ciclos predomina a exposição/explicação pelo professor - A realização de trabalhos pelos alunos (individual ou em grupo) decresce do 1º para o 3º ciclo, mas a apresentação de trabalhos pelos alunos é em maior nº no 3º ciclo - Não se observaram debates nem trabalho de projeto em nenhum dos ciclos - A análise de situações-problema e experiências é muito reduzida

A.1. Exposição/explicação pelo professor: resultados por ciclo

Conclusões: exposição/explicação pelo professor - Na exposição/explicação pelo professor predomina: Indicação/instruções para a tarefa (em maior nº no 1º C) Apresentação oral e escrita de conteúdos (em maior nº nos 2º e 3º C) Explicação de conceitos (em maior nº nos 2º e 3º C) O convite/resposta a dúvidas ocorre em maior nº no 2º C O planeamento de aulas, explicitação dos objetivos e atividades e as sínteses da aula pelos docentes raramente ocorrem.

A.3. Realização de atividades pelos aluno individualmente: resultados por ciclo

Conclusões: Realização de atividades pelos alunos individualmente - Predomina a resposta a questões/fichas e a cópia do quadro, sobretudo no 2º C Há mais diversidade de atividades/tarefas no 1º C que nos restantes: elaboração de textos, cálculos, cartazes… estudo, leitura de textos, atividades de observação e/ou registo, outros... O trabalho de pesquisa não é verificável em nenhum dos ciclos

Confronto dos resultados com alguns componentes da ação docente (Danielson, 2010) Comunicação com os alunos Antecipação das aprendizagens Há muito pouco planeamento de aulas com os alunos de qualquer dos ciclos e os objetivos das atividades não são explicados Instruções /explicação de procedimentos Existe em todos os ciclos Explicação dos conteúdos Envolvimento dos alunos na aprendizagem Tipo de trabalho Pouco diversificado, com predominância da exposição pelo professor Materiais e recursos Predominância do quadro, fichas e manuais, verificando-se diversificação apenas no 1º C Uso da avaliação no ensino Monitorização da aprendizagem Há verificação das aprendizagens através do questionamento oral, mas é pouco visível a reorientação das aulas a partir das respostas dos alunos Feedback aos alunos Surge escassas vezes

Continuação do projecto (em curso) Realização de entrevistas a uma amostra de professores observados, visando a caracterização e a fundamentação das estratégias que privilegiam nas diferentes situações. Questionário (online) aos professores sobre as suas práticas: goo.gl/zLbRyU Muito obrigada!