PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
Advertisements

1.O que é marketing? Para quê ele serve? Como funciona? 2.O marketing é aplicável a qualquer empresa, independente de seus produtos, características e.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Definição Administrar estrategicamente é um processo contínuo e interativo. No ambiente atual de concorrência, não é mais suficiente.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA. PLANO DE MARKETING elaboração de ações detalhadas e direcionadas ao seu mercado de atuação que possibilitem a captação de.
Dicas para o Plano de comunicação Jacqueline Iensen Produção Multimídia.
Metodologia de Elaboração e Implementação do PE Natacha Stefanini Canesso
Nome da Empresa APRESENTAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIOS.
CONTEÚDO P2 ANÁLISE DE MERCADO AULA 10 PROFª BRUNA ROSSETTI CANDIDO.
Prof Adm Dilcimar G. Araújo CRA-MG /D.  Organizações de todos os portes Prof. Adm Dilcimar G Aaújo Análise SWOT2.
EAD – 647 PESQUISA de MKT EAD – 647 PESQUISA de MKT Temas da Aula: Contexto da Aplicação da Pesquisa de Marketing. Prof. José Paulo Hernandes.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESA IDENTIDADE Quem somos? Onde estamos? SITUAÇÃO CONTEXTUAL Por que estamos Por que estamos Aqui? Aqui? DECISÃO DE RUMO.
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
CBD0264 Informação, Ciência e Tecnologia
Viva3V Especialista Marketing Digital
Processo Administrativo
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
Administração Estratégica
ANÁLISE ESTRATÉGICA (SWOT/PESTAL)
Previsão de vendas.
Planejamento estratégico
Elaboração de um projeto de pesquisa
Quem é a Capital Ativo? Adicione seu primeiro marcador aqui
O PLANO DE MARKETING.
Gestão Empreendedora de Pequenas Empresas CONCEITOS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Dr. Martinho Almeida.
DEFININDO O PROBLEMA ROESCH, CAP. 5
Professor Associado II Departamento de Ciências da Administração
Planejamento.
Definição da Estratégia Organizacional
Gestão estratégica.
Aula II – Diagnóstico Estratégico
Sistema de Gestão Econômica:
Elaboração de Projetos
ESTRATÉGIAS E PLANO DE MARKETING
Plano de marketing do [nome do produto]
Modelo de Planejamento Estratégico
APS/ PIPA II Cronograma
Vendendo um produto ou serviço
Modelo Toyota Valéria Castro.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CLÁSSICO
Planejamento Estratégico em Logística
Aula 5 – Solução de Problemas: parte 2
Aspectos emergentes de coordenação e de controle Aula 4.4
Douglas Pereira da Silva
Ferramentas de comunicação
COMUNICAÇÃO E TRABALHO EM EQUIPE
Aluno: Olívia Pessoa,Eliézer Silva, Tiffany Mello.
Planejamento Tático (continuação do planejamento tático do HRPA)
MBA em Gestão de Projetos
MARKETING III A5 – PESQUISA DE MERCADO III.
DONO DO PROCESSO Um Papel responsável por garantir que um processo seja adequado para seu propósito . As responsabilidades incluem: patrocínio; desenho;
Sucedido, dê o máximo de si.
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
DIAGNÓSTICO Processo de analisar a situação, o problema, o grupo que o projecto terá como objecto; Fase operativa da acção - Visão partilhada da realidade;
em Educação em Direitos Humanos
Gestão da Logística de Distribuição
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
Planejamento Estratégico
Projeto de Desenvolvimento Sócio-Comunitário
Planejamento Estratégico em Logística
Gestão da Qualidade A Gestão da Qualidade como estratégia competitiva.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PDI
PLANEJAMENTO ESTRATÉGIO COMO FERRAMENTA DE GESTÃO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Consultoria e Assessoria em Planejamento Estratégico PROPOSTA COMERCIAL Grupo de Negócio | Tecnologia Aplicada para Empresas do Futuro.
1 Logística Integrada Prof. Msc. Bruno Silva Olher.
PESQUISA DE MARKETING “Função que conecta o consumidor e o público em geral ao profissional de marketing através de informações - usadas para identificar.
GESTAO ESTRATEGICA DE CUSTOS
Aula 03 Prof.: Thiago Delattre
Análise de Demandas Regionais
GESTÃO DE PROJETOS - 3 Escola de Engenharia de Lorena
Transcrição da apresentação:

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PROF.: JOÃO ANTONIO DA SILVA ALMEIDA

PLANEJAMENTO SITUAÇÃO ATUAL PLANEJAMENTO SITUAÇÃO DESEJADA

MOMENTO FILOSÓFICO Trata-se das informações e dados que permitem conhecer toda a empresa desde sua formação até o processo atual. Seu funcionamento, passado, presente, planejando seu redirecionamento futuro. HISTÓRICO DEFINIÇÃO DO NEGÓCIO PÚBLICO ALVO MISSÃO VISÃO EXPECTATIVAS/DESEJOS DOS CLIENTES

DEFINIÇÃO DO NEGÓCIO VISÃO ESTRATÉGICA, BENEFÍCIO OFERECIDO AO CLIENTE. PARA A DEFINIÇÃO DO NEGÓCIO, SUGERE-SE UTILIZAR A FERRAMENTA DO “BRAINSTORMING” LEVANDO SEMPRE EM CONSIDERAÇÃO A PERCEPÇÃO DO EMPRESÁRIO.

DEFINIR O CLIENTE QUE SE DESEJA ATINGIR. PÚBLICO - ALVO DEFINIR O CLIENTE QUE SE DESEJA ATINGIR.

MISSÃO DEFINIR A RAZÃO DA EXISTÊNCIA DA EMPRESA. PARA TANTO, PROCURE RESPONDER AS SEGUINTES QUESTÕES: O que a Empresa deve fazer? Para quem deve fazer? Porque deve fazer? Como deve fazer? Onde deve fazer?

VISÃO É A INTENSÃO ESTRATÉGICA DO NEGÓCIO. ONDE QUEREMOS CHEGAR, CONSIDERANDO-SE UM ESPAÇO DE TEMPO DETERMINADO. PORTANTO A VISÃO DEVE CONTER, ONDE QUEREMOS CHEGAR OU O QUE DESEJAMOS SER; EM QUE ESPAÇO GEOGRÁFICO (REGIÃO, ESTADO. PAÍS, ETC); EM QUE ESPAÇO DE TEMPO (ANO).

EXPECTATIVA/DESEJOS DOS CLIENTES IDENTIFICAR E DESCREVER JUNTO AO PÚBLICO ALVO, SEUS PRINCIPAIS DESEJOS E EXPECTATIVAS PARA, POSTERIORMENTE, DEFINIR QUAIS A EMPRESA IRÁ ATENDER.

MOMENTO ANALÍTICO TRATA-SE DA FASE DE ANÁLISE DE TODOS OS PROCESSOS QUE ENVOLVEM A EMPRESA, INTERNA E EXTERNAMENTE, CRUZANDO DADOS, INFORMAÇÕES, TENDÊNCIAS E CENÁRIOS. ANÁLISE DAS VARIÁVEIS CONTROLÁVEIS (EMPRESA) E INCONTROLÁVEIS (MERCADO E MACROAMBIENTE) ANÁLISE EXTERNA ANÁLISE INTERNA

ANÁLISE EXTERNA FATORES MACROAMBIENTAIS CONCORRÊNCIA FORNECEDORES MERCADO CONSUMIDOR

ANÁLISE EXTERNA FATORES MACROAMBIENTAIS ANALISAR E DESCREVER AS TENDÊNCIAS E CENÁRIOS DO MACROAMBIENTE EM RELAÇÃO A CADA EVENTO. VISUALIZAR E IDENTIFICAR AS POSSÍVEIS AMEAÇAS E OPORTUNIDADES EM RELAÇÃO A ESTES CENÁRIOS QUE IMPACTAM NA EMPRESA.

ANÁLISE EXTERNA CONCORRÊNCIA LISTAR OS PRINCIPAIS CONCORRENTES E IDENTIFICAR SEUS PRINCIPAIS PONTOS FORTES E PONTOS FRACOS.

ANÁLISE EXTERNA FORNECEDORES PRIMEIRAMENTE, RELACIONAR OS PRINCIPAIS ITENS DE SUPRIMENTO ESTRATÉGICO PARA O NEGÓCIO. APÓS, RELACIONAR OS PRINCIPAIS FORNECEDORES IDENTIFICANDO AMEAÇAS E OPORTUNIDADES EM RALÇÃO AOS ITENS DE SUPRIMENTO ESTRATÉGICO.

ANÁLISE EXTERNA MERCADO CONSUMIDOR ANALISAR O MERCADO CONSUMIDOR, SEU COMPORTAMENTO E SUAS NECESSIDADES. IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES E AMEAÇAS. DESCREVER AS OPORTUNIDADES IDENTIFICADAS, DIVIDINDO-AS EM DOIS GRUPOS: OPORTUNIDADES EM MERCADOS ATUAIS E OPORTUNIDADES EM NOVOS MERCADOS. IDENTIFICAR E DESCREVER AS AMEAÇAS DO MERCADO CONSUMIDOR MEM RELAÇÃO AO NEGÓCIO.

ANÁLISE INTERNA DESEMPENHO DAS VENDAS PONTOS FORTES E PONTOS FRACOS FATORES CHAVE DE SUCESSO OBJETIVOS ESTRATÉGICOS ESTRATÉGIAS

ANÁLISE INTERNA DESEMPENHO DAS VENDAS CONHECER SUA CAPACIDADE E EFICIÊNCIA, SUA FRAGILIDADE E VULNERABILIDADE. ANALISAR O DESEMPENHO DAS VENDAS NOS ÚLTIMOS 3 ANOS, LISTANDO OS PRINCIPAIS PRODUTOS, O VOLUME DE VENDAS (QUANTIDADE) E O VALOR DESTAS VENDAS (R$). IDENTIFICAR E DESCREVER CONSIDERAÇÕES E FATOS RELEVANTES SOBRE A EVOLUÇÃO DAS MESMAS DURANTE ESTES PERÍODOS.

ANÁLISE INTERNA PONTOS FORTES E PONTOS FRACOS ANÁLISE DA MATRIZ FOFA. IDENTIFICAR E DESCREVER AS FORÇAS E FRAQUEZAS DO NEGÓCIO EM RELAÇÃO AOS FATORES INTERNOS DO NEGÓCIO (RECURSOS)

ANÁLISE INTERNA FATORES CHAVE DE SUCESSO SEM ELES, O NEGÓCIO NÃO EXISTE. DESCREVER NO MÁXIMO QUATRO FATORES CHAVE DE SUCESSO, AOS QUAIS ATRIBUÍMOS A EXISTÊNCIA DO NEGÓCIO.

ANÁLISE INTERNA OBJETIVOS ESTRATÉGICOS - O QUE QUEREMOS ATINGIR? DESCREVER OS OBJETIVOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS QUE QUEREMOS ATINGIR ENQUANTO NEGÓCIO. OS OBJETIVOS DEVEM SER ESPECÍFICOS, MENSURÁVEIS, TEMPORAIS FACTÍVEIS, FLEXÍVEIS, DESAFIADORES E COERENTES ENTRE SI.

ANÁLISE INTERNA ESTRATÉGIAS - COMO PRETENDEMOS ATINGIR OS OBJETIVOS CAMINHO A SER PERCORRIDO PARA ELABORAR E DESCREVER AS ESTRATÉGIAS ADOTADAS PARA ALCANÇAR OS OBJETIVOS DO NEGÓCIO.

MOMENTO TÁTICO PLANO DE AÇÃO CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO TRATA-SE, ATÉ ESTE MOMENTO, DA IMPLANTAÇÃO DE TUDO O QUE PLANEJAMOS. ELABORAR O PLANO DE AÇÃO QUE IRÁ DIRECIONAR A IMPLANTAÇÃO DO PLANEJAMENTO. PLANO DE AÇÃO DESCREVER A ESTRATÉGIA E AS AÇÕES A SEREM EXECUTADAS, DETERMINDO PRAZOS, RESPONSÁVEIS, CUSTO E UM INDICADOR PARA ACOMPANHAR A IMPLANTAÇÃO. CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO DESCREVER A ESTRATÉGIA, A AÇÃO E DETERMINAR O TEMPO/PRAZO PARA A IMPLANTAÇÃO.