Claudia Lisete Oliveira Groenwald

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conteúdos, Competências, Habilidades e Conhecimentos: um currículo nacional para a era global Profa. Dra. Stela C Bertholo Piconez Coordenadora Científica.
Advertisements

FERRAMENTAS VIRTUAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM.
HABILIDADESECOMPETÊNCIAS. O QUE SÃO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES? Competência é um conjunto de: CONHECIMENTOS HABILIDADES CONHECIMENTOS (saberes) HABILIDADES.
O uso do software educativo tem como objetivo introduzir o computador na vida das crianças, se tornando uma maneira diferente, agradável e adequada ao.
Eixo 3 – TECNOLOGIA Mapas Conceituais: uma breve revisão CAVELLUCCI, Lia Cristina Barata. FORMADORA JANAINA R. PITAS CEFAPRO DE PRIMAVERA DO LESTE
A ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA Méricles T. Moretti PPGECT/UFSC.
Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Programa Nacional do Livro Didático 2017 Matemática.
HABILIDADESECOMPETÊNCIAS Adaptado de Nap Lorena. O QUE SÃO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES? Competência é um conjunto de: CONHECIMENTOS HABILIDADES CONHECIMENTOS.
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA Aula 3 – MEM Prof a Sara Lacerda.
Prof : Fausto H. Matsunaga DOWNLOAD (
Classificação dos Métodos de Ensino:
Diretrizes do Ensino de Ciências e Diretrizes do Ensino da Matemática.
Resolução de Problemas por Meio da Matemática. Competência X Habilidade Competência: capacidade de realização de ações complexas; Habilidade: associada.
ESCOLA PADRE REUS MATEMÁTICA
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
PLANO DE AULA GRÁFICO DE SETORES.
BANCO DE ITENS Avaliação da Aprendizagem Escolar - SIMAVE.
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
 ÁREAS DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS NATURAIS, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.  OBJETIVO GERAL: OPORTUNIZAR AO ALUNO UMA VIVÊNCIA E DESCOBERTA, RELACIONANDO.
CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
MAPAS CONCEITUAIS César Ferreira Soares IAG-USP
A CALCULADORA COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Roteiro para Elaboração do Projeto de aplicação da Modelagem Matemática na sala de aula da Educação Básica.
Elenilton Vieira Godoy 2017
Metodologia e Prática do Ensino.. O que é Metodologia ? 1.A arte de dirigir o espírito na investigação da verdade. 2. (Filosofia) Estudos dos métodos.
RESULTADOS AVALIAÇÃO EXTERNA 2016
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Os Cadernos e as Situações de Aprendizagem
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
DIDÁTICO DE MATEMÁTICA
Tema Números..
Formulação do problema quantitativo
O uso do celular no Ensino de Ciências e Matemática
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
Resolução de Problemas
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Profa. Dra. Marta Scarpato
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
Como elaborar um plano de aula.. Os objetivos são as metas estabelecidas que se pretende alcançar. Vale refletir: Qual a sua meta nessa aula? O que espera.
UTILIZAÇÃO DA MÍDIA IMPRESSA E MÍDIA INFORMÁTICA
Profa. Maria Silvia Brumatti Sentelhas
1º Encontro de Especialistas em Educação Básica
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA I Claudia Lisete Oliveira Groenwald
Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica
12/11/2018 PUC-SP GT-4 PEA-MAT A epistemologia do pesquisador: a prova como impasse na pesquisa educacional Nicolas Balacheff 12/11/2018 Chang Kuo Rodrigues.
Currículos e Programas
Leitura dos Resultados EXEMPLO
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Língua Portuguesa: Avaliação da Aprendizagem em Processo 2012
APONTAMENTOS SOBRE LIVRO DIDÁTICO
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático Núcleo de Assessoria Pedagógica NAP UNISAL-LORENA
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Práticas de Planejamento Tributário
Universidade Luterana do Brasil Próreitoria Acadêmica Curso de Matemática Licenciatura DIMENSÃO PROFISSIONAL I Claudia Lisete Oliveira Groenwald Licenciada.
PROJETO: MATEMÁTICA NA PRÁTICA
TEORIAS DO CONHECIMENTO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
Matemática na Prática.
ee. Profª clarice de magalhÃES CASTRO projeto: “matemática Na prática”
Competências Gerais da BNCC
Competências Gerais da BNCC
Pauta 1 Um currículo pautado no desenvolvimento de habilidades e competências
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
Pauta 9 A competência 8 da BNCC: AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO
Pauta 3 A competência 2 da BNCC: PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO.
Guia de Implementação BNCC e DRC-MT. Etapas para realização da Feira de Ciências na Escola na perspectiva da Investigação Científica.
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
Transcrição da apresentação:

Claudia Lisete Oliveira Groenwald UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL CURSO DE MATEMÁTICA LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA PLANO DE ESTÁGIO COMPETÊNCIAS Claudia Lisete Oliveira Groenwald

COMPETÊNCIA Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações etc.) para solucionar uma série de situações. Philippe Perrenoud Habilidades Conjunto de saberes que compõem uma competência.

CONTEÚDOS ARITMÉTICA TEORIA DOS NÚMEROS ÁLGEBRA GEOMETRIA ESTATÍSTICA MATEMÁTICA FINANCEIRA ANÁLISE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE

Temática – Exemplos no EF Equação do 1º grau Teorema de Pitágoras Conjunto dos Números Naturais Frações Geometria Plana – Ângulos Números Inteiros Equação do 2º grau Polígonos

ORGANIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DE DADOS O QUE TRABALHAR SIMBOLISMO MATEMÁTICO CÁLCULO MENTAL ALGORITMOS LINGUAGEM MATEMÁTICA MATEMÁTICA DEMONSTRAÇÕES INTERPRETAÇÃO DE DADOS E GRÁFICOS ORGANIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DE DADOS COMPREENSÃO DOS CONCEITOS

COMPETÊNCIAS Resolução de Problemas Saber utilizar a linguagem matemática Leitura e Interpretação Utillizar adequadamente a simbologia matemática Cálculo mental Calcular corretamente Organização e representação de dados Utilizar os conceitos matemáticos em situações do cotidiano

COMPETÊNCIAS Leitura em matemática Formulação de problemas Trabalho em grupo Investigação em Matemática Pesquisa em Matemática Argumentação matemática Demonstrar matematicamente Avaliar (avaliação da resposta encontrada) Estimar

HABILIDADES Nomenclatura em matemática Simbologia matemática Escrita matemática Construção de gráficos Organização de tabelas, quadros, gráficos estatísticos para dados Leitura em Matemática Utilização dos conceitos matemáticos Aplicação das regras em matemática

HABILIDADES Utilização das propriedades matemáticas Resolução de problemas Desenvolvimento de problemas Utilizar os conceitos da matemática como meio para desenvolver uma postura cidadã Resolver corretamente --- Aplicar corretamente as propriedades de – Aplicar corretamente o conceito de ---

Recursos pedagógicos Livro texto – pág – com ---(leitura, resolução de exercícios Material concreto --- para --- Jogo de --- para --- Retro projetor com o tema --- Folha xerocada de --- Aplicativo de tablets --- Software --- com a temática de --- Internet para pesquisa sobre --- Papel quadriculado para ---- Cartolina para --- Régua, esquadros, transferidor---

Como agrupar os alunos Individualmente Em duplas Em grupos de 4 alunos Sempre deve-se colocar, no plano de ensino, como os estudantes vão realizar as atividades propostas.

Trabalhar coletivamente, por sua vez, favorece o desenvolvimento de capacidades como: perceber que além de buscar a solução para uma situação proposta devem cooperar para resolvê-la e chegar a um consenso; saber explicitar o próprio pensamento e procurar compreender o pensamento do outro; discutir as dúvidas, supor que as soluções dos outros podem fazer sentido e persistir na tentativa de construir suas próprias idéias; incorporar soluções alternativas, reestruturar e ampliar a compreensão acerca dos conceitos envolvidos nas situações e, desse modo, aprender.

ATIVIDADES DIDÁTICAS Atividade pedagógica – é uma atividade onde a qualidade das relações de trabalho estabelecida preza pelo trabalhar juntos. Pedagógica - Porque baseia-se na reflexão de ações do processo de ensino e aprendizagem em situações escolares. Matemática - Porque trabalha prioritariamente com atividades de ensino envolvendo os conteúdos matemáticos, o conteúdo é desenvolvido através de atividades didáticas.

ATIVIDADES DE ENSINO Visando a interpretação e a resolução de situações-problema que envolvam raciocínio lógico, as atividades possibilitam ao aluno a oportunidade de trabalhar com exemplos e contra-exemplos de maneira desafiante. A ênfase na interpretação torna-se ponto destacável, por exigir mais que uma resposta mecanizada, e sim uma série de ações que envolvam raciocínio,  análise, estabelecimento de relações e argumentações.

ATIVIDADES DE ENSINO Mais que obter uma resposta, as atividades de ensino objetivam criar condições para que o aluno exercite sua capacidade de raciocinar logicamente, a partir de conhecimentos prévios, de forma significativa.

Plano de ensino – Plano de unidade Deve conter todas as atividades pedagógicas que o professor vai desenvolver com os estudantes, colocando a metodologia que vai ser utilizada. Deve-se propor uma sequência de atividades que ao serem desenvolvidas levam o estudante a formarem os conceitos matemáticos que o professor buscou formar (ensinar).

METODOLOGIAS DE ENSINO Utilização da História da Matemática para introduzir um conceito ------ Utilização de um jogo (-----) para exercitar os conceitos de -----. Utilização do jogo --- para construir o conceito ----- Resolução de problemas com os conteúdos de -----. Pesquisa sobre os conceitos de --- ou as propriedades de ----. Investigação do tema de ---- com as ações ------. Atividade prática com uso do material -----

METODOLOGIAS DE ENSINO Exercícios gerais de revisão do conteúdo de ------. Apresentação oral do conteúdo de ---- com discussões e reflexões acerca do conteúdo apresentado. Generalização por parte do professor dos conteúdos de -----. Atividade de grupo com atividade prática com uso dos materiais concretos (----) com o tema -----. Aula de ---- com o livro texto -------

REFERÊNCIAS Colocar todos os livros utilizados na organização das aulas Referenciar sempre o livro texto utilizado na escola Referenciar os livros de metodologia utilizados Referenciar os sites