AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIA: ISSO É POSSÍVEL

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AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIA: ISSO É POSSÍVEL AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIA: ISSO É POSSÍVEL? E SE É POSSÍVEL, COMO SE FAZ?

O QUE É AVALIAR? Procedimento docente que atribui símbolos a fenômenos cujas dimensões foram medidas, a fim de lhes caracterizar o valor, por comparação com padrões prefixados. ( ROMÃO, 2002). Um ato subsidiário da prática pedagógica com vistas à obtenção de resultados os mais satisfatórios possíveis diante do caminho de desenvolvimento de cada educando. ( LUCKESI, 2003, p. 27)

Trata-se de recolher informação e de proceder a um juízo de valor, muitas vezes, com o sentido de conduzir a uma tomada de decisão. (MIRAS; SOLÉ, 1992). Avaliar é mediar o processo ensino/aprendizagem, é oferecer recuperação imediata, é promover cada ser humano, é vibrar junto a cada aluno em seus lentos ou rápidos progressos. ( BEVENUTTI, 2002)

A HISTÓRIA DO RATO

Romão disse a um ratinho que ia passando por perto dele: − Pare aí. Temos já de ir ao juiz. Quero te acusar. − Vamos, respondeu o ratinho. − Tenho consciência de que nada me acusa e saberei defender-me.

− Aqui estamos diante do senhor juiz. − Não o vejo, disse o ratinho. − Muito bem, disse o gato. − Aqui estamos diante do senhor juiz. − Não o vejo, disse o ratinho. − O juiz sou eu, disse o gato.

− E o júri? Perguntou o ratinho. − O júri também sou eu, disse o gato. − E o promotor? Perguntou o ratinho. − O promotor também sou eu.

− Então você é tudo? Disse o ratinho. − Sim, porque eu sou o gato. − Vou acusar você, julgar você e comer você. ( Extraído do texto Alice na escola. Gabriel de Andrade Junqueira Filho)

AVALIAÇÃO INFORMAL AVALIAÇÃO FORMAL Diagnóstica/prognóstica Formativa/de controle Somativa somatória/cumulativa/certificativa AVALIAÇÃO INFORMAL Observações Comentários Gestos e olhares

(FREITAS, 2002, p. 315 apud VILLAS BOAS, 2009, p. 45) De fato, quando o aluno é reprovado pela nota, no plano formal, ele já tinha sido antes, reprovado no plano informal, no nível dos juízos de valor e das representações do professor – durante o próprio processo. (FREITAS, 2002, p. 315 apud VILLAS BOAS, 2009, p. 45)

SABEMOS MESMO O QUE QUEREMOS AVALIAR?

PLANEJAMENTO AVALIAÇÃO

PLANEJO EXECUTO AVALIO

AVALIAR POR COMPETÊNCIA PLANEJAR POR E ENSINAR POR COMPETÊNCIA

O QUE É COMPETÊNCIA?

HABILIDADE necessária para aplicar o conhecimento ATITUDE para refletir sobre o conhecimento e usar as habilidades adequadamente COMPETÊNCIA

A noção de competência é utilizada no sentido da mobilização e aplicação dos conhecimentos escolares, entendidos de forma ampla (conceitos, procedimentos, valores e atitudes). Assim, ser competente significa ser capaz de, ao se defrontar com um problema, ativar e utilizar o conhecimento construído.

COMPETÊNCIA HABILIDADE Competência significa a capacidade de fazer alguma coisa de modo adequado, servindo-se, para tanto, de variadas habilidades ... A posse de uma competência, qualidade complexa, exige a posse de um conjunto de habilidades simples. ( LUCKESI, 2011, p. 409)

Competência define o que ( conteúdos cognitivos, afetivos e motores) e como ( metodologia) se ensina e se aprende. ( LUCKESI, 2011, p. 410) Habilidades ( passos) COMPETÊNCIA ( meta complexa)

Gerenciar recursos tecnológicos de organizações, incluindo avaliação, aquisição, instalação, operação, suporte e manutenção. ( Extraído do PPC de GTI/FADBA)

Avaliar, nesse sentido, implicará em o professor investigar a qualidade do desempenho alcançado pelo educando, verificando sua satisfatoriedade ou não, e reorientar a aprendizagem, caso seja necessário. ( LUCKESI, 2011)

Acompanhamento permanente e sistemático Planejamento e replanejamento Controle e regulação Planejamento e replanejamento

Competências gerais Competências específicas dos eixos de formação Competências específicas do componente curricular

UMA PROVOCAÇÃO... Quem é o responsável pelo desenvolvimento de competências do aluno do ensino superior?

(IN)CONCLUINDO... AVALIAR POR COMPETÊNCIA EXIGE/IMPLICA: Sólido e articulado processo de planejamento; Ensino com vistas à aprendizagem; Momentos de regulação e auto regulação de aprendizagem; Critérios de avaliação transparentes e por todos conhecidos; Instrumentos compatíveis com as habilidades desenvolvidas; Reorientação de aprendizagem; Mútuo comprometimento com a aprendizagem.