– Abril/ 2018 – - ÁREA: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA -

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho.
Advertisements

Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC Curso de 60 horas Realização: SMEC/NTM/MEC/PROINFO INTEGRADO Ano: 2016.
O DOCUMENTO PRELIMINAR PARA A CONSTRUÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias (José Manoel Moran) ● Esperavam-se muitas mudanças na educação, mas as mídias sempre foram incorporadas.
Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Departamento de Estudos Especializados em Educação Curso de Pedagogia Disciplina.
IDENTIFICAÇÃO EMEB. PROFESSORA SUELI CONTINI MARQUES EQUIPE GESTORA Direção: Fernanda Moreno Peres Coordenação Pedagógica: Adriana Mozeti Lemes Pedagoga:
Jeferson Bugelli – Pedagógico
ORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS COLETIVOS DO TRABALHO ESCOLAR PROFA: CIDA AGUIAR ACADÊMICAS: ANA KAROLINA BOTELHO ARIANE MARTINS FERREIRA.
DISLEXIA Estratégias utilizadas no PLANEJAMENTO DE AULAS DISTRÚRBIO DE APRENDIZAGEM DISLEXIA.
Texto de divulgação científica O texto de divulgação científica é um gênero discursivo que tem por objetivos promover o contato do leitor leigo com o.
Soraia Dias Graduanda em pedagogia – UFBA Técnico em segurança do trabalho Estagiaria em tecnologia educacional.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
PROJETOS DE VIDA, ESCOLA E TRABALHO
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
O que é letramento e alfabetização SOARES, Magda, “Letramento, um tema em três gêneros”. Belo Horizonte : Autêntica, 1998.
DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE GURUPI COORDENAÇÃO REGIONAL DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Curso Cem Horas Tutora: Susley Unidade 3- atividade 02 Plano.
Você conhecerá, nesta aula, as características do aluno de cursos a distância. Prossiga!
“O lúdico na educação infantil”
Alfabetização e Letramento
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
PRELETORA Maria do Carmo Carvalho
REGISTRO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NA INSTITUIÇÃO
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano
PROJETO TEATRO DE SOMBRAS. PROJETO TEATRO DE SOMBRAS.
Tecnologias de Informação e Comunicação
Coleção Ensinar e Aprender no Mundo Digital
Ler e Escrever: Desafio de todos
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
Relato de experiência:
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
SONDAGEM E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
Uso de Tecnologias no Ensino de Química
BOAS PRÁTICAS “SOMOS TODOS DEFICIENTES E ESPECIAIS”
CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO GRUPO: APOLLO
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
DOCÊNCIA ONLINE “HORA DE PRATICAR” Universidade de Brasília /DF
Objetivo Aperfeiçoamento e valorização dos professores da rede pública, o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem e a melhoria da qualidade.
30anos CENPEC.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
Filme: As Aventuras do avião vermelho
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
ANO 2 UNIDADE 1.
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
Leitura dos Resultados EXEMPLO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DIVISÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Conselho de Classe: espaço de análise, reflexão e avaliação do trabalho pedagógico UO:CAMPO GRANDE 05/12/2018 Conselho de Classe.
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Diferentes significados para sinal de igualdade?
Hugo Carvalhal Silva1 , Fátima Kzam Damaceno de Lacerda².
Aprendizagens Contextualizadas no Território
O cotidiano na Educação Infantil Bolsista : Micaela M Fagundes
“EQUACIONANDO A LÓGICA”
A FAVOR DA INCLUSÃO SOCIAL Paloma Yasmin da Silva Paulino;
Diego Corrêa da Silva**; Geraldo José de Freitas Santos**.
Orientações de estágio
Pauta 11 A competência 9 da BNCC: RESPONSABILIDADE E CIDADANIA
Pauta 12 Que alunos pretendemos formar?
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
Não basta tocar? Discutindo a formação do educador musical
Pauta 2 A competência 1 da BNCC: CONHECIMENTO
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Pauta 10 A competência 9 da BNCC: EMPATIA E COOPERAÇÃO
Teoria da Objetivação Cíntia Matos
Transcrição da apresentação:

– Abril/ 2018 – - ÁREA: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DIVISÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL - ÁREA: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA - – Abril/ 2018 –

“A teoria sem prática vira ‘verbalismo’, assim como a prática sem teoria, vira ‘ativismo’, no entanto, quando se une a prática com a teoria tem-se a práxis, a ação criadora e modificadora da realidade.” Paulo Freire

______________________________________ EDUCAÇÃO INFANTIL: OBJETIVO ______________________________________ “Acolher as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças no ambiente da família e no contexto de sua comunidade, articulando às propostas, a fim de ampliar o universo de experiências, saberes e habilidades, diversificando e consolidando novas aprendizagens.” (BNCC, p. 34)

_______________________________________ LINGUAGEM ORAL E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICAS E INTERAÇÕES _______________________________________ Neste campo da linguagem, precisamos ter claro nosso papel de mediador dentro do processo de construção das práticas sociais de leitura e escrita na infância, por meio de ações lúdicas, para que as construções aconteçam ‘pedagogicamente’ e não ‘sistematicamente’. Sendo assim, nosso objetivo não é a alfabetização convencional, mas sim, oferecer caminhos para que este processo aconteça. COMO?

_______________________________________ DINÂMICA: CRACHÁS _______________________________________ - Distribuição de tarjas em branco; - Selecionar entre as imagens disponíveis, a figura que mais chamar atenção e colar no lado esquerdo da tarja; - Cada um deverá escrever o nome em letra bastão no espaço restante da tarja; - Observar as imagens (características comuns); - Formação de grupos de acordo com essas características; Coletivamente, o grupo criará uma história para exposição oral; Após a exposição oral, o professor enquanto escriba, fará o registro gráfico dessa história.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS ÁREAS DE LINGUAGEM PROPOSTA HABILIDADES DIREITOS DE APRENDIZAGEM CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS Texto Coletivo Oral e Escrita Organização de ideias, Raciocínio lógico; Coordenação motora, Observação. Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar, Conhecer-se. O eu, o outro e o nós; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Percebe-se, portanto, a importância e necessidade de integrar os direitos de aprendizagem aos campos de experiências. A LINGUAGEM SE CONSOLIDA PRIMEIRO NO PENSAMENTO E DEPOIS VEM O SIGNIFICADO. ABSTRATO X CONCRETO

_______________________________________ CONCEPÇÕES E INTER-RELAÇÕES _______________________________________ Na Educação Infantil, mais importante do que ensinar as letras do alfabeto, é familiarizar as crianças, desde bebês, com práticas sociais em que a leitura e a escrita estejam presentes exercendo funções diversas nas interações sociais. É dar oportunidade para que percebam lógicas da escrita e sua estrutura peculiar (não se fala como se escreve), sua estabilidade (as palavras não mudam quando o professor lê uma história) e os múltiplos papéis que desempenha nas sociedades contemporâneas (utilitário e estético).

As duas modalidades de linguagem verbal, a oral e a escrita, convivem na sociedade e se influenciam mutuamente. No processo crescente de aprender a falar, as crianças vão fazendo representações sobre modos de ler e escrever, porque a escrita está no mundo. Logo, essas aprendizagens também se entrelaçam e se afastam em função de muitos fatores. Podemos ler sem entender tudo... A escrita é como um jogo instigante, por vezes misterioso, e a leitura, uma fonte inesgotável de conhecimento, experiências, emoções.

(PNAIC Educação Infantil – Caderno 3, p. 26) “Sendo assim, é necessário lembrar que o objetivo da Educação Infantil não é a alfabetização stricto sensu. Embora crianças da pré-escola possam se alfabetizar por interesse particular a partir das interações e da brincadeira com a linguagem escrita, não cabe à pré-escola ter a alfabetização da turma como proposta.” (PNAIC Educação Infantil – Caderno 3, p. 26)

_______________________________________ ESTUDO DA PRÁTICA _______________________________________ “Utilizei para essa aula, uma panela bem grande, três conjuntos de letras móveis, uma colher de pau grande e um avental. Em roda de conversa, conversamos sobre o nome de cada um, sobre o que gostavam de comer e se já haviam experimentando uma Sopa de Letrinhas. Após todos participarem, fizemos a nossa sopinha, colocando as letrinhas dentro da panela. Mexi bastante com a colher de pau, dizendo a eles que cada um tiraria daquela panela as letras do seu nome. Cada criança que mexesse a sopa para buscar as letras, colocava o avental para não sujar a roupa com a sopa. Os alunos que já reconheciam as letras de seu nome, fizeram a atividade sem o apoio de fichas. Aqueles que ainda encontravam dificuldades, utilizaram esse recurso. Algumas crianças encontravam letras que faziam parte do nome do colega e os ajudava.” Relato extraído do HTPV – Atividade 1 (abril 2018) Desenvolvido na turma de Infantil IV, do NEIM Elizabeth Regina

DIREITOS DE APRENDIZAGEM CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS ÁREAS DE LINGUAGEM PROPOSTA HABILIDADES DIREITOS DE APRENDIZAGEM CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS

______________________________________ REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é Base. Brasília: MEC, 2017. BRASIL. Linguagem oral e linguagem escrita na educação infantil: práticas e interações. Caderno 3 PNAIC. Brasília: MEC, 2016.