– Abril/ 2018 – - ÁREA: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DIVISÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL - ÁREA: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA - – Abril/ 2018 –
“A teoria sem prática vira ‘verbalismo’, assim como a prática sem teoria, vira ‘ativismo’, no entanto, quando se une a prática com a teoria tem-se a práxis, a ação criadora e modificadora da realidade.” Paulo Freire
______________________________________ EDUCAÇÃO INFANTIL: OBJETIVO ______________________________________ “Acolher as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças no ambiente da família e no contexto de sua comunidade, articulando às propostas, a fim de ampliar o universo de experiências, saberes e habilidades, diversificando e consolidando novas aprendizagens.” (BNCC, p. 34)
_______________________________________ LINGUAGEM ORAL E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICAS E INTERAÇÕES _______________________________________ Neste campo da linguagem, precisamos ter claro nosso papel de mediador dentro do processo de construção das práticas sociais de leitura e escrita na infância, por meio de ações lúdicas, para que as construções aconteçam ‘pedagogicamente’ e não ‘sistematicamente’. Sendo assim, nosso objetivo não é a alfabetização convencional, mas sim, oferecer caminhos para que este processo aconteça. COMO?
_______________________________________ DINÂMICA: CRACHÁS _______________________________________ - Distribuição de tarjas em branco; - Selecionar entre as imagens disponíveis, a figura que mais chamar atenção e colar no lado esquerdo da tarja; - Cada um deverá escrever o nome em letra bastão no espaço restante da tarja; - Observar as imagens (características comuns); - Formação de grupos de acordo com essas características; Coletivamente, o grupo criará uma história para exposição oral; Após a exposição oral, o professor enquanto escriba, fará o registro gráfico dessa história.
DIREITOS DE APRENDIZAGEM CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS ÁREAS DE LINGUAGEM PROPOSTA HABILIDADES DIREITOS DE APRENDIZAGEM CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS Texto Coletivo Oral e Escrita Organização de ideias, Raciocínio lógico; Coordenação motora, Observação. Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar, Conhecer-se. O eu, o outro e o nós; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Percebe-se, portanto, a importância e necessidade de integrar os direitos de aprendizagem aos campos de experiências. A LINGUAGEM SE CONSOLIDA PRIMEIRO NO PENSAMENTO E DEPOIS VEM O SIGNIFICADO. ABSTRATO X CONCRETO
_______________________________________ CONCEPÇÕES E INTER-RELAÇÕES _______________________________________ Na Educação Infantil, mais importante do que ensinar as letras do alfabeto, é familiarizar as crianças, desde bebês, com práticas sociais em que a leitura e a escrita estejam presentes exercendo funções diversas nas interações sociais. É dar oportunidade para que percebam lógicas da escrita e sua estrutura peculiar (não se fala como se escreve), sua estabilidade (as palavras não mudam quando o professor lê uma história) e os múltiplos papéis que desempenha nas sociedades contemporâneas (utilitário e estético).
As duas modalidades de linguagem verbal, a oral e a escrita, convivem na sociedade e se influenciam mutuamente. No processo crescente de aprender a falar, as crianças vão fazendo representações sobre modos de ler e escrever, porque a escrita está no mundo. Logo, essas aprendizagens também se entrelaçam e se afastam em função de muitos fatores. Podemos ler sem entender tudo... A escrita é como um jogo instigante, por vezes misterioso, e a leitura, uma fonte inesgotável de conhecimento, experiências, emoções.
(PNAIC Educação Infantil – Caderno 3, p. 26) “Sendo assim, é necessário lembrar que o objetivo da Educação Infantil não é a alfabetização stricto sensu. Embora crianças da pré-escola possam se alfabetizar por interesse particular a partir das interações e da brincadeira com a linguagem escrita, não cabe à pré-escola ter a alfabetização da turma como proposta.” (PNAIC Educação Infantil – Caderno 3, p. 26)
_______________________________________ ESTUDO DA PRÁTICA _______________________________________ “Utilizei para essa aula, uma panela bem grande, três conjuntos de letras móveis, uma colher de pau grande e um avental. Em roda de conversa, conversamos sobre o nome de cada um, sobre o que gostavam de comer e se já haviam experimentando uma Sopa de Letrinhas. Após todos participarem, fizemos a nossa sopinha, colocando as letrinhas dentro da panela. Mexi bastante com a colher de pau, dizendo a eles que cada um tiraria daquela panela as letras do seu nome. Cada criança que mexesse a sopa para buscar as letras, colocava o avental para não sujar a roupa com a sopa. Os alunos que já reconheciam as letras de seu nome, fizeram a atividade sem o apoio de fichas. Aqueles que ainda encontravam dificuldades, utilizaram esse recurso. Algumas crianças encontravam letras que faziam parte do nome do colega e os ajudava.” Relato extraído do HTPV – Atividade 1 (abril 2018) Desenvolvido na turma de Infantil IV, do NEIM Elizabeth Regina
DIREITOS DE APRENDIZAGEM CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS ÁREAS DE LINGUAGEM PROPOSTA HABILIDADES DIREITOS DE APRENDIZAGEM CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS
______________________________________ REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é Base. Brasília: MEC, 2017. BRASIL. Linguagem oral e linguagem escrita na educação infantil: práticas e interações. Caderno 3 PNAIC. Brasília: MEC, 2016.