AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático Núcleo de Assessoria Pedagógica NAP UNISAL-LORENA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
Advertisements

AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
A vida na universidade.
O papel do professor e do aluno no ensino a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.
HABILIDADESECOMPETÊNCIAS. O QUE SÃO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES? Competência é um conjunto de: CONHECIMENTOS HABILIDADES CONHECIMENTOS (saberes) HABILIDADES.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte. Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de.
Eixo 3 – TECNOLOGIA Mapas Conceituais: uma breve revisão CAVELLUCCI, Lia Cristina Barata. FORMADORA JANAINA R. PITAS CEFAPRO DE PRIMAVERA DO LESTE
O CURRÍCULO PROCURA RESPONDER, NO MÍNIMO, DUAS QUESTÕES:
A avaliação no contexto escolar GOVERNO DO CRATO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Coordenadoria de Aperfeiçoamento Pedagógico.
HABILIDADESECOMPETÊNCIAS Adaptado de Nap Lorena. O QUE SÃO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES? Competência é um conjunto de: CONHECIMENTOS HABILIDADES CONHECIMENTOS.
CONTRATO DIDÁTICO Os Cursos de Filosofia, Educação Física, História, Letras e Pedagogia reunidos com os seus respectivos colegiados no dia 20/11/2004,
Classificação dos Métodos de Ensino:
Tema: Metodologia do Esporte Coletivo. PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS Ensinar o esporte – como proceder ao ensinar os esportes, qual a abordagem metodológica.
Fischer & Neitzke DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A COMPETÊNCIA: CONDIÇÃO NECESSÁRIA, MAS NÃO SUFICIENTE. Fontes: Cadernos do ENEM Produção.
Resolução de Problemas por Meio da Matemática. Competência X Habilidade Competência: capacidade de realização de ações complexas; Habilidade: associada.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS EQUIDEOCULTURA
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
Estudo de desenvolvimento da autonomia em uma turma de Física no contexto da EAD João Cláudio Nunes Carvalho.
CENTRAR A DOCÊNCIA NO ALUNO: REFLEXÃO SOBRE QUESTÕES ÉTICAS
Base Nacional Comum Curricular
Projeto: “Inglês com música: novas práticas para o aprendizado do idioma”
Prof. Vasco Moretto Prof. Gustavo Moretto
Oficina 1 Formação de Gestores Escolares
O ensino de História: teoria e prática
CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA
DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
Para desenvolver um trabalho de qualidade, quais habilidades são importantes no repertório do tutor virtual?
UMA AVALIAÇÃO SOBRE OS PRINCIPAIS FATORES QUE INTERFEREM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA. QUAL A VISÃO DO ALUNO?
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E PROCESSOS EDUCATIVOS
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ.
DIDÁTICA II ERP0237 PPP VISÃO GERAL DO PROCESSO
Metodologia e Prática do Ensino.. O que é Metodologia ? 1.A arte de dirigir o espírito na investigação da verdade. 2. (Filosofia) Estudos dos métodos.
A perspectiva socioconstrutivista interacionista
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
O que é autonomia na aprendizagem de línguas?
Aprendizagem do Século XXI
PROFESSORES E FORMADORES NA FORMAÇÃO CONTINUADA
A importância do lúdico no processo de aprendizagem do adolescente
Projeto Político Pedagógico - PPP
Elio Carlos Ricardo FE - USP
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ. CONSIDERAÇÕES GERAIS O CURRÍCULO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE ORGANIZAR O TEMPO E O ESPAÇO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE.
Análise e Observação Institucional
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: COMO ENSINAR?
Avaliação Mediadora Jussara Hoffmann.
A perspectiva socioconstrutivista interacionista
Problemas e problematizações
ORIENTADO PELA PROF.ª MESTRE JOSANA FERNANDEZ BAQUEIRO
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
Profa. Dra. Marta Scarpato
Como elaborar um plano de aula.. Os objetivos são as metas estabelecidas que se pretende alcançar. Vale refletir: Qual a sua meta nessa aula? O que espera.
Claudia Lisete Oliveira Groenwald
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
O ATO DE ESTUDAR HÜHNE, Leda Miranda
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Zabalza, Miguel a. Os professores universitários.
TEORIAS DO CONHECIMENTO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Matemática na Prática.
A perspectiva socioconstrutivista interacionista
COMO ENSINAR A TODOS? Para que a inclusão realmente aconteça, é importante garantir diversos recursos para resgatar ou estabelecer as funções nas.
1 POSTURA ÉTICA E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR Profa. Gilvanete Correia Bezerra.
DO CONHECIMENTO COTIDIANO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
Pauta 3 A competência 2 da BNCC: PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO Educação Profissional em Enfermagem II Profa Fernanda Góes Turma B Nova Síntese.
AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO AMBIENTE EDUCACIONAL:
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
Transcrição da apresentação:

AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático Núcleo de Assessoria Pedagógica NAP UNISAL-LORENA- 2006

Questões:  O que é ser aluno?  O que é ser um aluno universitário?

O ambiente universitário novidade perplexidade adaptação expectativas - o que o aluno busca no Ensino Superior? - qual a dinâmica da Universidade? - O que este ambiente “novo” requer ?

O QUE É ENSINO - APRENDI ZAGEM? SALA DE AULA? ALUNO ? PROFESSOR?

Natureza do ensinar: atividade social cuja finalidade é assegurar a aprendizagem. DO ENSINAR À ENSINAGEM Ensinagem supõe o aprender.

Ensino e Aprendizagem: unidade dialética no processo 1. professor mediador e provocador do processo 2. aluno sujeito-ativo : auto- atividade Aprendizagem requer compreensão do conteúdo pelo aluno. Compreender: apreender em conjunto.

Aprender não é só assistir às aulas, mas é “assistir” as aulas. A ação de aprender não é passiva. Exige informar-se, exercitar-se, instruir-se. O grande desafio é a abstração, generalização, aplicação. Autonomia Intelectual. IMPORTANTE!!!

Aprender não é um processo que se efetive sem rotinas ou ocorra de forma espontânea ou mágica. EXIGE: - DO PROFESSOR: - Presença mediadora na: - Mobilização/Problematização - Construção - Elaboração da síntese - DO ALUNO: - Presença atuante na: - construção do conhecimento - problematização - elaboração da síntese

Construção do Conhecimento MOMENTO DO ALUNO - operacional - pesquisa - estudo individual - seminários - exercícios - atividades de análise e síntese

Construção do Conhecimento MOMENTO DO ALUNO - pesquisa - estudo individual REQUER - leitura e interpretação - raciocínio - compreensão - expressão oral - expressão escrita - seriedade, disciplina e cooperação - auto-avaliação

O contrato didático

O que é?  O contrato didático é um tipo de jogo no qual cada participante tem uma tarefa específica a executar e a não execução da tarefa, proposta a cada um, pode romper com o contrato. (Niquini,1999)

Assim, percebe-se que o aluno é ator co- responsável pela construção do seu saber e, quando se empenha com responsabilidade, sempre sai ganhando no jogo didático.

Em outras palavras....  C Cada vez que um professor tem a intenção de ensinar um saber aos alunos, aí se instala um processo – um contrato – no qual o aluno vai construir seu conhecimento.

 O contrato didático reúne três elementos:  o aluno sujeito que aprende;  o professor sujeito ensinante;  o saber objeto a ser ensinado e apreendido.

A responsabilidade dos participantes  O contrato didático é de responsabilidade de todos os contratantes. Por isso, o contrato só passa a existir com a existência de todos os indivíduos envolvidos. Nunca apenas um dos lados poderá ser totalmente responsabilizado pela eficácia do contrato. O acordo deve ser recíproco.

Ações do aluno no contrato  - Colaborar com o professor,  - Sustentar as situações colocadas por ele,  - Colaborar com os colegas,  - Analisar e refletir sobre os conteúdos já adquiridos,  - Responsabilizar-se pela construção do seu conhecimento.

 Assumir que sua profissionalização se inicia ao entrar na Universidade,  Entender que o perfil do profissional – hoje – passa pelas dimensões do Conhecimento, das Habilidades e das Atitudes.

 Conhecimento: é o saber. Conceitos, informações, teorias, fatos, fórmulas.  Habilidade: é o saber fazer. É a aplicabilidade do saber, uma relação entre a teoria e a prática.  Atitudes: é o saber ser, o saber conviver. Atitude profissional calcada em valores e na ética.

 Adotar posturas de civilidade,  Assumir com seriedade seu ofício de aluno no contrato didático,  Conquistar a maturidade pessoal e intelectual,

 Exigir o cumprimento do contrato didático,  Ocupar seu espaço e dar sugestões para o crescimento da instituição,  Valorizar as iniciativas que visem incrementar o contrato didático – aluno e professor.

É impossível ser feliz sozinho.

Maturidade Autonomia Intelectual Responsabilidade Compromisso Postura Atendimento às normas