Adaptação e inclusão de crianças com necessidades especiais em escola regular.

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Transcrição da apresentação:

Adaptação e inclusão de crianças com necessidades especiais em escola regular

Este trabalho visa favorecer um novo formato para a inclusão e adaptação desde pedagógica até social no âmbito pedagógico de crianças com necessidades escolares especiais, em escola particular. Promove o olhar diferenciado sobre a proposta pedagógica e abre margem para a real inclusão com autonomia. Onde o aluno estará sendo preparado para o mundo de trabalho que sua habilidade condiz, ou seja, respeitando suas limitações e ampliando seu leque de influência.

O PROJETO OFERECE... SALA PARA ESTIMULAÇÃO SENSÓRIO-MOTORA: sala de multi meios para estimular o sistema sensorial de todos os alunos incluídos. INTERAÇÃO E INCLUSÃO, MOVIMENTO PEDAGÓGICO INCLUSIVO: aporte para a inclusão na sala regular e interação social entre os alunos. CURRÍCULO ADAPTADO: Adaptação e aceitação de currículo mínimo comum da série em que o aluno se encontra. Boletim adaptado para as dificuldades. AVALIAÇÃO ADAPTADA: modelo de avaliação própria para a dificuldade, adaptada e preparada para a autonomia do indivíduo. SALA DE RECURSOS: sala de atendimento educacional especializado, com atendimento no contra turno, para trabalhar dificuldades motoras, habilidades cognitivas e raciocínio lógico. ATENDIMENTO PSICOLÓGICO E PICOPEDAGÓGICO: atendimento individual e em grupo, tanto para os alunos quanto para responsáveis e professores. No intuito de trabalhar e sanar as dificuldades.

TIPOLOGIA DAS DIFICULDADES:

FORMATO DE ATENDIMENTO: - PROCURA PELO RESPOSNÁVEL À ESCOLA; - ATENDIMENTO INDIVIDUAL, DA FAMÍLIA, COM A PSICOPEDAGOGA E EDUCADORA ESPECIAL. NESTE MOMENTO DO PROCESSO, SE DÁ ORIGEM À PRIMEIRA ENTREVISTA À FAMÍLIA; - APÓS ENTREVISTA, OS RESPONSÁVEIS, SÃO ENCAMINHADOS À DIREÇÃO DA ESCOLA, PARA REALIZAREM MATRÍCULA. NEST ATO, OS MESMOS SÃO INFORMADOS PELA COMPRA DO MATERIAL DE ACORDO COM A SÉRIE DA IDADE COGNITIVA DA CRIANÇA; - ADAPTAÇÃO DE ROTINA PEDAGÓGICA, MARCAÇÃO DOS HORÁRIOS EM SALA DE RECURSO, APOIO AO EDUCADOR QUE IRÁ RECEBÊ-LO.

ACOMPANHAMENTO COM EQUIPE E ALUNOS REGULARES Busca dos alunos  Anamnese Familiar  Reconhecimento do estilo de aprendizagem de cada aluno  Avaliar o nível de cognição  PEI  Acompanhamento com equipe multidisciplinar  Apoio ao professor  Apoio preventivo na Educação Infantil

COTA DE VAGAS: Será oferecida, dentro das Classes Regulares, uma cota de dois alunos incluídos, para melhor atendê-los, com um total de 32 vagas anuais.

RESULTADOS...