 Motivação – movere (latim) – mover-se, conduzir-se em direção a algo  Motivação – conjunto de motivos conscientes e/ou inconscientes que nos levam a.

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Transcrição da apresentação:

 Motivação – movere (latim) – mover-se, conduzir-se em direção a algo  Motivação – conjunto de motivos conscientes e/ou inconscientes que nos levam a agir  Tipos de motivação:  Intrínseca: provém do próprio indivíduo;  Extrínseca: provém e é mantida por recompensas materiais e/ou sociais do ambiente

 Estudos sobre a motivação são muito frequentes na área organizacional e educacional;  Tentam explicar quais os fatores que influenciam a motivação dos trabalhadores ou alunos.

Auto - Realização Estima (ego) Sociais (amor) Necessidade de segurança Necessidades Fisiológicas

Esta teoria pressupõe os seguintes aspectos: - A passagem para o nível superior só é alcançada quando o nível inferior estiver satisfeito. - Nem todas as pessoas atingem o topo das necessidades. - Cada pessoa possui sempre mais que uma motivação.

 Enquanto se acreditou que a aprendizagem pudesse resultar de simples repetição e memorização, imposta ao educando, o estudo da motivação era totalmente sem significação para o educador;  Atualmente, face às novas concepções do processo de aprendizagem, a motivação passou a constituir um grande centro de interesse para o processo educativo;  Sendo a aprendizagem é um processo de atividade pessoal, reflexiva e sistemática, depende de todas as potencialidades do educando e da orientação do educador

 O que o professor pode fazer para conseguir que seus alunos se interessem pelos conteúdos e se esforcem para aprender?  As pesquisas mais recentes sobre motivação evidenciam que os alunos enfrentam seu trabalho com mais ou menos interesses e esforço devido a três tipos de fatores:  - o significado que tem para eles conseguir aprender o que lhes é proposto, o qual depende das metas ou objetivos que consideram mais importantes;  - as possibilidades que julgam ter para superar as dificuldades para aprender o que lhes é proposto, a qual depende da experiência de saber ou não enfrentar as dificuldades específicas encontradas;  - o custo, em termos de tempo e de esforço, percebidos pelos alunos em relação ao que a aprendizagem significativa representará para eles.

 Trabalhar pode significar aprender, crescer, desenvolver-se e desfrutar da tarefa: o significado básico de toda situação de aprendizagem para o aluno deveria ser o incremento de suas capacidades, tornando-os mais competentes e possibilitando desfrutar melhor delas.  O valor do trabalho pode depender da percepção da utilidade da aprendizagem: Um dos significados mais patentes da aprendizagem é o instrumental. Portanto, esforçar-se para aprender pode ser mais ou menos interessante dependendo do significado funcional do que se aprende.

 O valor do trabalho pode depender de incentivos externos à sua realização: o esforço pode parecer útil ou inútil dependendo da possibilidade ou não de obter incentivos externos - materiais ou sociais.  O significado do trabalho escolar pode depender das notas: obter boas notas dá segurança ao aluno, pois não obter a nota esperada traz consequências negativas de vários tipos.

 O significado do trabalho escolar pode depender de suas implicações para a auto-estima: geralmente ligada à avaliação, a atividade acadêmica adquire significado favorável se contribui para preservar ou aumentar a auto-estima.  O valor do trabalho escolar depende do respeito ao desejo de autonomia: a atividade acadêmica adquire significado se é percebida como algo que o aluno escolhe ou aceita de bom grado, na por imposição. A imposição sem valor pessoal pode ser uma saída.  O valor do trabalho escolar depende da apreciação do aluno por professores e colegas: todo aluno precisa sentir-se aceito como é pelos outros e essa necessidade é tanto mais forte quanto maior for a necessidade de filiação. A cooperação gera mais motivação a longo prazo do que a competição.

 O acrônimo TARGET (alvo, em inglês) identifica seis dimensões que devem ser trabalhadas pelo professor para aumentar a motivação em sala de aula Tarefa Autoridade Reconhecimento Grupo Avaliação Tempo

 Tarefa: essa dimensão se refere ao modo de apresentação da tarefa: a) Propor mais de uma atividade sobre o mesmo conteúdo pode aumentar a motivação por aumentar a percepção de autonomia; b) utilizar tarefas de grau de dificuldade moderado pois aumentam as chances de bom rendimento e são desafiadoras o suficiente; c) Apresentar a tarefa ativando a curiosidade e enfatizando a utilidade dos conteúdos a serem aprendidos.

 Autoridade: professores democráticos são os que mais promovem e mantém a motivação do grupo de alunos, pois aumentam a percepção da autonomia e de responsabilidade;  Reconhecimento: o professor deve sempre reconhecer o esforço do aluno, elogiar seus acertos e suas tentativas de superar as dificuldades, esclarecendo que os erros são uma parte do processo de aprendizagem;

 Grupo: Investir no trabalho em grupos pois, comprovadamente, trabalhar de forma cooperativa aumenta o grau de motivação dos alunos;  Avaliação: realizar avaliações referentes com critérios bem definidos, centradas no processo e de caráter privado (sigilo, ética) aumenta as chances de êxito e de percepção de autonomia;  Tempo: utilizar o tempo de forma a não desenvolver ansiedade nos alunos – a capacidde de lidar bem com a ansiedade aumenta as chances de motivação. Tarefas muito longas ou muito curtas não são recomendadas.

 COLL, C.; MARCHESI, A.; PALÁCIOS, J. (Orgs). Desenvolvimento Psicológico e Educação: Psicologia da Educação Escolar. Porto Alegre: Artmed, 2008, vol. 2