Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho.
Advertisements

Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho.
Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
Encontro de Coordenadores Regionais Educação e Ação Pedagógica Educação Física, Desporto e Lazer Educação para o Trabalho, Emprego e Renda Organização.
EDUCAÇÃO CTS? ABORDAGEM CTS? MOVIMENTO CTS?
Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC Curso de 60 horas Realização: SMEC/NTM/MEC/PROINFO INTEGRADO Ano: 2016.
Referências Bibliográficas: 1. Rocha, E. P & Tonelli, J. R. A. O autista na sala de aula de Língua Inglesa: Um dilema ou um mundo de oportunidades? Revista.
Jeferson Bugelli – Pedagógico
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre PROJETO NO MUNDO DAS FÁBULAS Professora: Sônia Márcia Paul Escola Estadual Austrílio Capilé Castro Disciplina:
Sheila Byrd Carmichael Junho de 2016 Análise da Base Nacional Comum Curricular de Linguagens.
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE GURUPI COORDENAÇÃO REGIONAL DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Curso Cem Horas Tutora: Susley Unidade 3- atividade 02 Plano.
SEAPE 2010 Oficina de Divulgação de Resultados. SEAPE 2010 Página  2 Objetivos da Oficina Apresentação e Estudos dos Resultados do SEAPE edição 2010.
Relatório Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa Fernanda Almeida Vita.
OFICINA DE DIVULGAÇÃO E APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
O que é a Educação Física?
Perfil profissional subjacente a documentos oficiais do curso de Letras Português-Inglês da UFRJ Aluno: Cynthia Guilhon Orientadora: Ana Paula Beato-Canato.
O uso de recursos pedagógicos no ensino da Matemática
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Confabulando com Fábulas.
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Avaliação Algumas questões para pensar
PROJETO TEATRO DE SOMBRAS. PROJETO TEATRO DE SOMBRAS.
Estágio IV.
Ler e Escrever: Desafio de todos
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
Uso de Tecnologias no Ensino de Química
BOAS PRÁTICAS “SOMOS TODOS DEFICIENTES E ESPECIAIS”
ESTRATÉGIAS ou MÉTODOS DE ENSINO
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
PRODUZIR TEXTOS E ESCREVER
Camila Fernandes de Lima Ferreira Ana Maria Souza Valle Teixeira
IV Seminário de Pesquisa em Linguagem e Literatura - Sepell
30anos CENPEC.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
Diretoria de Ensino Região de Piracicaba 07/02/2018
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS Programa Mais Alfabetização
ANO 2 UNIDADE 1.
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
Estágio e Desenvolvimento de Saberes Profissionais
USO DO BLOG COMO RECURSO DIDÁTICO
COMO SERÁ DESENVOLVIDO? Atividades presenciais:
Leitura dos Resultados EXEMPLO
Resultados e Discussão
Aprendizagens Contextualizadas no Território
Contextualização: escola e alunos
{ } Competências gerais da Base Nacional Comum Curricular
Consolidando....
Pauta 1 Um currículo pautado no desenvolvimento de habilidades e competências
Pauta 11 A competência 9 da BNCC: RESPONSABILIDADE E CIDADANIA
Pauta 12 Que alunos pretendemos formar?
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
Pauta 9 A competência 8 da BNCC: AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
Pauta 3 A competência 2 da BNCC: PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO.
Pauta 4 A competência 3 da BNCC: REPERTÓRIO CULTURAL
Pauta 2 A competência 1 da BNCC: CONHECIMENTO
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Pauta 10 A competência 9 da BNCC: EMPATIA E COOPERAÇÃO
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
PORTFÓLIO Bolsista Rosimere Machado dos Santos
Educação Socioemocional
Transcrição da apresentação:

Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO

Leitura da contextualização inicial e dos objetivos da pauta de trabalho

Objetivos Participar de uma situação de leitura em voz alta realizada pelo formador. Compreender a gênese da competência 4 da BNCC. Relacionar a competência com o trabalho diário dos professores da escola. Discutir ações pedagógicas que possam qualificar o trabalho do professor em sala de aula. Reconhecer nas ações do dia a dia o trabalho já desenvolvido para o desenvolvimento dessa competência.

Conteúdos formativos Competência 4 da BNCC – Comunicação Leitura em voz alta. Situações didáticas de ensino e de aprendizagem. Documento “Dimensões e Desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC”.

Agrupamentos Parte 1: coletivo Parte 2: professores organizados por áreas de conhecimento

Sequência de Atividades

Atividade 1 - Contextualização Leitura da contextualização e dos objetivos da pauta formativa.

Atividade 2 - Leitura em voz alta Leitura em voz alta (escolha do Coordenador Pedagógico) de um texto para fruição da equipe. Sugestão “Poema Sujo”, de Ferreira Gullar, disponível no site da Revista Bula: https://www.revistabula.com/438-os-10-maiores-poemas-brasileiros-de-todos-os-tempos/

Atividade 3 - Reflexão inicial (em grupos) Momento 1 Em grupos, os professores analisarão a competência 4 da BNCC e discutirão a respeito do trabalho que já desenvolvem para o que os alunos se apropriem dos conhecimentos relacionados as disciplinas e áreas ao longo da escolaridade. Para a discussão propomos as questões a seguir.

Atividade 3 - Reflexão inicial (em grupos) Momento 1 Como desenvolver a linguagem oral e escrita dos alunos nas diferentes áreas de conhecimento? Quais ações precisam ser desenvolvidas na escola para que os alunos possam aprender a se comunicar de maneira eficiente levando em consideração os mais diferentes interlocutores? Como inserir os alunos aos multiletramentos típicos dos textos produzidos em diversos contextos analógicos e digitais?

Competência 4 - BNCC Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

Atividade 3 - Reflexão inicial (em grupos) Momento 2 Socialização das ideias dos grupos. Neste momento cada um dos grupos procederá a exposição das ideias discutidas.

Atividade 4 - A progressão das competências durante os ciclos e suas subdivisões Nesta atividade, os professores analisarão as subdivisões a respeito da competência 4 da BNCC e a sua progressão no decorrer dos anos. Momento 1 – Conversa Coletiva Contextualização do documento “Dimensões e Desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC”, do Movimento pela Base e realize uma leitura compartilhada, no qual discutam os princípios básicos dessa competência, para isso utilize o quadro a seguir.

Atividade 4 - A progressão das competências durante os ciclos e suas subdivisões Momento 2 – Trabalho em grupos a respeito da progressão da competência ao longo dos ciclos de aprendizagem. Neste momento cada um dos grupos procederá a leitura e análise das páginas 27 a 30 do documento “Dimensões e Desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC”.

Atividade 4 - A progressão das competências durante os ciclos e suas subdivisões Momento 2 – Trabalho em grupos a respeito da progressão da competência ao longo dos ciclos de aprendizagem. Como podemos desenvolver a “escuta” dos estudantes ao longo da escolaridade básica? Quais ações precisam ser tomadas para que os alunos possam desenvolver-se em suas habilidades relacionadas a fala pública, expressando suas ideias e opiniões, levando em consideração a progressão analisada. Quais situações de ensino e de aprendizagem podem colaborar para que o aluno possa desenvolver suas capacidades relacionadas a sustentação de ideias em discussões? Que ações precisam ser desencadeadas na escola para que os alunos sejam inseridos em práticas multiletradas de uso da linguagem verbal?

Agrupamentos e tarefa Grupo 1 – Escuta, páginas 27. Grupo 2 – Expressão, página 28. Grupo 3 – Discussão, página 29. Grupo 4 – Multiletramento, página 30.

Socialização das ideias dos grupos. Atividade 4 - A progressão das competências durante os ciclos e suas subdivisões Momento 3 Socialização das ideias dos grupos. Neste momento cada um dos grupos procederá a exposição das ideias discutidas.