A AVALIAÇÃO NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO E AS POSSIBILIDADES PARA A ESCOLA CADEP COORDENAÇÃO DE APOIO À DIREÇÃO E EQUIPE PEDAGÓGICA Encontro CADEP/NREs.

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A AVALIAÇÃO NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO E AS POSSIBILIDADES PARA A ESCOLA CADEP COORDENAÇÃO DE APOIO À DIREÇÃO E EQUIPE PEDAGÓGICA Encontro CADEP/NREs

Breve histórico da avaliação no Brasil Início do século XX: até 1930 Pedagogia Liberal: Tradicional Avaliação Memorização Aspectos cognitivos e quantitativos Verificação dos resultados através de interrogatórios orais e escritos, provas, trabalhos de casa e exercícios Reprodutora Classificatória Método Expositivo Raciocínio indutivo Antimetafísico

Breve histórico da avaliação no Brasil Início do século XX:1932 Pedagogia Liberal: Escola Nova Avaliação Aspectos afetivos Aspectos bio-psico-sociais Desenvolvimento individual do aluno Participação, interesse, socialização, conduta, assiduidade, responsabilidade, higiene, pontualidade Auto-avaliação Aprender a fazer, fazendo e aprender a pensar pensando Método Método de Pesquisa ou Método da Descoberta Método não-diretivo

Breve histórico da avaliação no Brasil Meados do século XX Pedagogia Liberal: Tecnicista Avaliação Produtividade do aluno Ligada diretamente aos objetivos estabelecidos Ocorre no final do processo Método Abordagem sistêmica Procedimentos, técnicas para transmissão e recepção

Breve histórico da avaliação no Brasil Século XX Pedagogia Progressista: Libertária Avaliação Não prevê avaliação em relação aos conteúdos Avaliação ocorre nas situações vividas Método Indutivo Vivência grupal

Breve histórico da avaliação no Brasil Século XX: 1964 Pedagogia Progressista: Libertadora Avaliação Programas definidos coletivamente Trabalhos escritos e auto-avaliação Método Dialógico

Breve histórico da avaliação no Brasil Século XX: 1980 Pedagogia Progressista: Histórico-crítica Avaliação Meio de obter informações necessárias sobre o desenvolvimento da prática pedagógica Conhecer os resultados e organizar mudanças Método Prática Social

Proposições sobre a avaliação no cenário educacional atual 1. Retorno ao padrão rígido definido pela avaliação quantitativa pela via do discurso central da “ qualidade da educação” Mecanismo de controle dos tempos, conteúdos, processos, sujeitos, resultados Homogeneização curricular Projeto neoliberal de educação Construção de propostas para redefinição dos processos escolares Tensão entre continuidade e ruptura aos modelos pedagógicos, avaliativos precedentes

Proposições sobre a avaliação no cenário educacional atual 2. Consolidação de um modelo híbrido de avaliação: Continuidade de uma dinâmica que parte do modelo qualitativo aparentemente distintas/opostas mantendo semelhanças na dimensão prática Permite a convivência da avaliação como: 1.Instrumento de controle, adaptação e seleção por mecanismos camuflados X 2. Instrumento que possibilita o rompimento com o sistema de segregação e controle, preferencialmente dentro da escola

A avaliação no cenário educacional brasileiro PROJETO NEOLIBERAL Acentua o processo de seleção e exclusão Legaliza a restrição à educação em seus diferentes níveis Revela-se na dimensão do controle Enfatiza o “produto” e desconsidera o processo Fundamenta-se nas noções de qualidade, eficiência e eficácia Vincula o sistema educacional e o sistema escolar na medida exata das necessidades econômicas pela via dos currículos Sofistica os instrumentos de avaliação Torna a avaliação um espaço super-dimensionado

A avaliação no contexto da escola Os mitos apropriados no discurso e prática escolar no processo de avaliação e “verificação” 1. Escola boa é escola difícil (comportamento e conteúdo) 2. O “fracasso” escolar é culpa das relações extra-escolares dos alunos 3. Professor bom é professor que reprova muito 3. A não-aprendizagem é culpa do sistema de ciclos

A avaliação no contexto da escola A tensão conceitual posta no interior da escola derivada do projeto instituído 1. Avaliação entendida como um mal necessário 2. Avaliação entendida como um processo desnecessário 3. Avaliação entendida como condição da e para a aprendizagem e prática pedagógica 3. Avaliação deslocada do método

A avaliação no contexto da escola Quais proposições de avaliação surgem nesse contexto de tensão conceitual? Avaliação Formativa Avaliação Cumulativa Avaliação Diagnóstica Avaliação Dialógica Avaliação Institucional Avaliação Processual Avaliação Somativa Verificação da aprendizagem Recuperação de estudos/ paralela

A avaliação no contexto da escola Quais os posicionamentos a escola assume diante do cenário de “indefinição definida” quanto à avaliação? Hipótese 1: Assume a dimensão pedagógica entendendo que não se trata de controle mas de criar condições de aprendizagem Hipótese 2: Assume a dimensão de controle, seleção e adaptação dos indivíduos (posto que não assume a posição de sujeitos sociais) Hipótese 3: Assume a dimensão híbrida derivada da tensão contraditória: formação dos sujeitos versus rendição ao projeto instituído como forma de sobrevivência no sistema