Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho
Advertisements

Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho.
O grande desafio: Educação no Brasil agosto 2016 MEC - Secretaria Executiva.
Analisando dados 4 – Quais tópicos apresentam os maiores percentuais de acerto? TÓPICO 5 – 61% TÓPICO 4 – 58% TÓPICO 2 – 56% 5 – Quais tópicos apresentam.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS.
A avaliação no contexto escolar GOVERNO DO CRATO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Coordenadoria de Aperfeiçoamento Pedagógico.
Mesa redonda: Implicações do PIBID na prática pedagógica do professor supervisor Professores Supervisores: Ivanise Arcanjo Diniz Samuel Almeida de Jesus.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________ Etapa OUTUBRO.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
Significado Etimológico
Curso - Avaliação e Aprendizagem
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Diretoria de Ensino de Piracicaba
OS na Educação da Paraíba
Diretoria de Ensino de Piracicaba Maio/2017
Grupo de Trabalho Estadual do PMAQ
Total de Escolas: escolas
Curso - Avaliação e Aprendizagem
2ª Oficina Formação de Gestores Escolares
Plano Estratégico de Ação do PAAEB
UNINDO-SE A UMA MINORIA – O SURDO
Prova Brasil Língua Portuguesa.
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA - PCE
Oficina 1 Formação de Gestores Escolares
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho
Minha terra encanta o mundo inteiro
Programação Formação Continuada 2016
1º semestre Plano de Formação
Tenham Um Dia Maravilhoso!
Informações importantes
Orientações aos Alunos
SEMANA “ESCOLA EM MOVIMENTO”
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Ilha Comprida
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________
Curso - Avaliação e Aprendizagem
1.
  AVALIAÇÕES EXTERNAS Profª Msc. Juciene Bertoldo da Silva
Perfil de atribuições do Psicólogo em Contexto Escolar
A LÍNGUA PORTUGUESA E A MATEMÁTICA NA ESCALA DE PROFICIÊNCIA DO SIMAVE
POLÍTICAS EDUCACIONAIS
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Provocar e gerir discussões a partir da análise dos resultados da avaliação diagnóstica do Programa Mais Alfabetização, articulando com as habilidades.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
MEC/SEB SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO UNDIME UEMG
Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica
em Educação em Direitos Humanos
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Realizar Formação Continuada
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
ESTRUTURAS DE ORIENTAÇÃO EDUCATIVA
Língua Portuguesa: Avaliação da Aprendizagem em Processo 2012
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO
GESTÃO DE PROJETOS - 3 Escola de Engenharia de Lorena
Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart
Diretoria de Ensino – Região Osasco
VIII Fórum Institucional de Ensino
Formação para Diretores de Escola 30/05/2019 Comitê Regional MMR
Transcrição da apresentação:

Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho

Propostas para o mês de junho Na atividade do mês de maio vocês ampliaram a discussão e análise do IDEB da sua rede e planejaram algumas ações para serem desenvolvidas com foco na melhoria da aprendizagem dos alunos, tendo em vista que na maioria dos casos, o indicador de fluxo já estava resolvido. Para o mês de junho, propomos para a equipe da secretaria um aprofundamento das análises com foco nos resultados de Língua Portuguesa ( habilidades de leitura avaliadas na Prova Brasil). Para isso vocês consultarão a plataforma Qedu Redes. O produto dessa etapa será um plano de ação da secretaria para apoiar as escolas no desenvolvimento de um projeto institucional de leitura. Nos próximos slides apresentaremos todos os passos para a realização das atividades. Bom trabalho!!!

Roteiro das atividades Atividade 1 – Inscrever o município na plataforma Qedu redes (ver o passo a passo no slide XX) para fazer o levantamento de resultados de Língua Portuguesa da Prova Brasil Atividade 2 – Analisar os resultados de Língua Portuguesa da Prova Brasil 2013, considerando as questões nos slides 4 a 7. Essa atividade ajudará sua equipe a fazer a análise de 2015 assim que os resultados forem disponibilizados. Atividade 3 – Plano de Ação da Secretaria

Acesso ao Qedu Redes 1- Acesse a plataforma do Qedu redes no link e faça seu cadastro. Veja imagem abaixo: 2- A plataforma enviará um com um código para o cadastro.

Analisando dados na plataforma Qedu Redes 1 - Na aba Painel da Rede, copie o resultado da proficiência em Língua Portuguesa. 2 – Relacione esse resultado ao nível descrito na Matriz de Referência do SAEB, disponível no link oficiencia/2013/escalas_ensino_fundamental_2013.pdf e responda: Qual a descrição da proficiência média da sua rede em LP? OBS: por exemplo, se a proficiência for 209, corresponde ao nível 4. A proficiência em LP é 180,05, corresponde ao nível 3 3 – Agora, acesse a aba Painel do Aprendizado e identifique a proficiência dos alunos de sua rede em cada descritor. Para entender melhor os dados desse painel assista ao vídeo disponível no link rede/aprendizadohttp://redes.qedu.org.br/minha- rede/aprendizado

Analisando dados 4 – Quais tópicos apresentam os maiores percentuais de acerto? Tópico 5 – Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido - 51% Tópico 2 – Implicação do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto - 50%; Tópico 4 – Coerência e coesão no processamento do texto - 49% 5 – Quais tópicos apresentam os menores percentuais de acerto? Tópico 6 – Variação linguística - 36% Tópico 3 – Relação entre textos - 38% Tópico 1 – Procedimentos de leitura - 43%

Analisando dados 6 – Analise o desempenho das escolas em cada tópico e identifique a quantidade de escolas em cada faixa: 7 – Com base na tabela acima, quais decisões que precisam ser tomadas em sua rede? A rede como um todo merece atenção para melhoria dos níveis de proficiência, é necessário investir na formação de professores, retomar as expectativas de aprendizagem de cada ano, propor reflexões, num primeiro momento, acerca das práticas de leitura, com vistas a provocar mudanças de concepção no tratamento e ensino dessas práticas. Tópico/quantidade de escolas Melhores escolas Desempenho mediano Necessitam atenção Tópico 101 Tópico 201 Tópico 301 Tópico 401 Tópico 501 Tópico 601

Analisando dados 8 – Considerando os diferentes tópicos, identifique: a) se há escolas que aparecem mais vezes na faixa Necessitam Atenção. Quais decisões precisam ser tomadas pela secretaria em relação a elas? A escola Agnello Leandro Pereira merece atenção especial com acompanhamento mais sistemático pela secretaria juntamente à equipe gestora e docente da escola. b) se há escolas que aparecem mais vezes na faixa Desempenho Mediano. Quais decisões precisam ser tomadas pela secretaria em relação a elas? Não há escolas nesta faixa de desempenho. c) se há escolas que aparecem mais vezes na faixa Melhores Escolas. Quais decisões precisam ser tomadas pela secretaria em relação a elas? A escola José Pereira Soares, apesar de um desempenho mais satisfatório em LP, também merece atenção para continuar ampliando o índice de proficiência de LP, porém observamos que seu nível de proficiência em Matemática não é satisfatória.

9 – Agora que você já consolidou esses resultados, como envolver as escolas da sua rede nessa discussão e na tomada de decisões? Reunir toda a equipe escolar e apresentar os resultados obtidos; Apresentar a Plataforma QEdu e QEdu Redes para realizar análise minuciosa dos resultados e dados da Unidade Escolar; Focar o trabalho pedagógico quanto à busca na melhoria da proficiência em LP; Retomar as expectativas de aprendizagem de Língua Portuguesa de cada ano do Ensino Fundamental - anos iniciais; Retomar a matriz de referência de LP do 5° ano avaliados na Prova Brasil; Propor projeto institucional de leitura em todas as Unidades Escolares da rede de ensino.

Agora chegou a hora de planejar! Considerando que esses descritores de leitura são aprendidos ao longo da escolaridade e que não são aprendidas por meio de treinos, mas pelas experiências e oportunidades de práticas de leitura planejadas intencionalmente no cotidiano escolar, sugerimos o estudo de um Projeto Institucional de Formação de Leitores desenvolvido pela gestão escolar no livro O que revela o espaço escolar – Um livro para diretores de escola, da Comunidade Educativa CEDAC. Link disponível na Plataforma. Ao analisar o projeto, descreva quais seriam as ações da equipe de secretaria para apoiar sua realização em todas as escolas da rede. Sugerimos que sua equipe elabore um plano de ação da secretaria para apoiar as escolas da rede na implementação desse projeto institucional. Para saber mais sobre Projeto Institucional, acesse o link

Plano de Ação Programa Avaliação e Aprendizagem Plano de Ação Município: PEDRO DE TOLEDO Período de realização das ações: AGOSTO a DEZEMBRO 2016 Metas de curto prazo: 1.Incentivar as Unidades Escolares a implementar e desenvolver Projeto de Leitura. 2.Dar condições institucionais às Unidades Escolares, por meio de apoio de materiais e livros para compor os espaços de leitura. 3.Acompanhar o desenvolvimento dos projetos escolares. Ações Encaminhamentos Materiais necessários Responsável Pessoas envolvidas Prazo para realização Resultados esperados 1. Reunir os gestores das Unidades Escolares para apresentação do projeto institucional de leitura a ser desenvolvido nas escolas. Enviar memorando para as escolas com local, data e horário da reunião. Proposta de Projeto de Leitura Institucional Vera Diretora de Educação Supervisores Diretores de Escola Coordenadores Pedagógicos 1ª semana de agosto Reunião realizada 2. Solicitar o levantamento de acervos literários existentes nas escolas. Entrega de planilha para realizar levantamento dos acervos existentes nas UEs PlanilhaVeraDiretores de Escola e Coordenadores Pedagógicos 2ª semana de agosto Entrega de planilha ao Departamento de Educação

Plano de Ação Programa Avaliação e Aprendizagem Plano de Ação Município: PEDRO DE TOLEDO Período de realização das ações: AGOSTO/SETEMBRO/OUTUBRO 2016 Metas de curto prazo: 1.Incentivar as Unidades Escolares a implementar e desenvolver Projeto de Leitura. 2.Dar condições institucionais às Unidades Escolares, por meio de apoio de materiais e livros para compor os espaços de leitura. 3.Acompanhar o desenvolvimento dos projetos escolares. AçõesEncaminhamentos Materiais necessários Responsável Pessoas envolvidas Prazo para realização Resultados esperados 3. Fazer levantamento das Unidades Escolares que não possuem Sala de Leitura. Visitar as Unidades Escolares Nenhum Vera Regina Supervisores de Ensino Gestores das Escolas 2ª semana de agosto Levantamento realizado 4. Localizar na escola um espaço adequado para montar a Sala de Leitura. Organizar o espaço com mesas, cadeiras, estantes com o acervo literário disponível na escola. Estantes, mesas, acervo literário e outros Diretor de EscolaDiretor de Escola Coordenador Pedagógico Funcionários da UE 3ª semana de agosto Sala de Leitura organizada 5. Sugerir títulos e solicitar compra de livros ao Departamento de Educação. Compor lista de títulos a serem adquiridos para a Sala de leitura Lista de livros a serem adquiridos Diretor de EscolaProfessores da UE Coordenador Pedagógico 4ª semana de agosto Lista de livros a serem adquiridos encaminhada

Plano de Ação Programa Avaliação e Aprendizagem Plano de Ação Município: PEDRO DE TOLEDO Período de realização das ações: AGOSTO/SETEMBRO/OUTUBRO 2016 Metas de curto prazo: 1.Incentivar as Unidades Escolares a implementar e desenvolver Projeto de Leitura. 2.Dar condições institucionais às Unidades Escolares, por meio de apoio de materiais e livros para compor os espaços de leitura. 3.Acompanhar o desenvolvimento dos projetos escolares. AçõesEncaminhamentos Materiais necessários Responsável Pessoas envolvidas Prazo para realização Resultados esperados 6. Fazer aquisição de livros sugeridos pelas escolas para ampliação do acervo literário de cada Unidade escolar. Solicitar licitação para compra de livros. Indicar os títulos e quantidades a serem adquiridas. Realizar compra dos livros. Distribuir os livros às Unidades Escolares conforme a indicação requerida. Memorando solicitando a licitação dos títulos sugeridos. Relação de remessa às UEs com os títulos enviados. Cléia Cristina – Diretora de Educação Responsável pelo Dept° de Compras e Licitações Diretora de Educação Funcionário do Departamento de Educação Setembro Acervos adquiridos e entregue às UEs 7. Acompanhar a implantação e desenvolvimento dos projetos de leitura das Unidades Escolares. Solicitar o Plano de Ação do Projeto de Leitura das UEs. Realizar visitas periódicas às Unidades Escolares. Solicitar relatórios sobre o desenvolvimento do projeto. Comunicado às UEs. Regina e VeraSupervisores de Ensino ATPs Diretor de Escola Coordenador Pedagógico Professores Alunos Setembro a Dezembro Projetos de Leitura realizados