Graduação: Bacharelado em Educação Física (ASCES - 2008) Graduação: Licenciatura em Educação Física (ASCES - 2012) Especialização: Fisiologia do Exercício.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação A UTILIZAÇÃO DA WEB 2.0 COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO, MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM.
Advertisements

A CRIANÇA DE SEIS ANOS E AS ÁREAS DO CONHECIMENTO Patrícia Corsino.
 A Educação Segregada (modelo clinico);  A Educação Especial (sistema paralelo de ensino) anos 70;  A inclusão (segunda metade da década de 90)  Educação.
Superintendência de Políticas para a Educação Básica Diretoria de Educação Básica Coordenação de Ensino Médio Entrelaçando Leitura e Letramento: um diálogo.
Relações de Convívio Solidário Kátia Antoniolli Coordenadora Pedagógica Colégio Marista Pio XII *Este eixo contempla a dimensão socioafetiva e as dimensões.
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL Aula 1- Princípios e Práticas em Orientação Educacional.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UnU de Ciências Exatas e Tecnológicas Curso de Ciências Biológicas - Modalidade Licenciatura CMDI – Comunicação Mediada.
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
Estudo de desenvolvimento da autonomia em uma turma de Física no contexto da EAD João Cláudio Nunes Carvalho.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO"
Projeto por tema Gerador
Especialização em Políticas e Gestão em Serviço Social
Centro Educacional Unificado
Faculdade META Docência do Ensino Superior (Pós-graduação)
Prof. Vasco Moretto Prof. Gustavo Moretto
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
Elaboração de um projeto de pesquisa
Educação em Direitos Humanos para Operadores de Segurança Pública.
O ensino de História: teoria e prática
CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
Universidade Federal do Espírito Santo
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E PROCESSOS EDUCATIVOS
Aprendizagem Organizacional
Prof. Luciano Soares Pedroso julho de 2017
UERJ – PIBID SUBPROJETO DE QUÍMICA
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Observações importantes
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
Informática, inclusão e cidadania: Curso do sistema operacional Linux Ubuntu. Francisca Giniele do Nascimento Pinho¹, Antônio Caçula Almeida Filho¹, Francisco.
Currículo Escolar, mudanças educacionais e as TIC (s)
Plano de Trabalho Docente PTD
A identidade docente nos tempos e espaços do currículo: uma reflexão pautada na ação do professor da escola pública JAYSON MAGNO DA SILVA Doutorando em.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Prof. José Fernando Q. Rey
FORMAÇÃO DE TUTORES E PRÁTICAS DE TUTORIA
Professora Mestre Silvana Leodoro Universidade Metropolitana de Santos
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
Suzana Macedo Zap Suzana Macedo Zap
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
Plano da Disciplina: Filosofia.
Andressa Dos Santos Oliveira MANOELA PAULINA SILVA
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ASPECTOS E CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. DAGMAR NEPONUCENO BELO CARDOSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO.
O SORRISO DE MONA LISA EQUIPE: BRUNA VALVERDE, JANAÍNA CRUZ, JOSÉ ANDERSON E JULIANA BARBOSA.
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
PEDAGOGIA DA AUTONOMIA SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA EDUCATIVA PAULO FREIRE.
Destaques do texto sobre entrevista social
O viés formativo do coordenador pedagógico
IPET ED INFANTIL Prof Zeza
1º Encontro de Especialistas em Educação Básica
em Educação em Direitos Humanos
Discente Pedagogia - Licenciatura
Currículos e Programas
Documento Base (Formulação Preliminar) Comissão SEB/MEC - Fev/2016
a centralização da escuta para a afirmação de um novo Direito
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Metodologias Ativas O TRABALHO EDUCATIVO COM ADOLESCENTES Profª. Drª
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO-UEMAnet UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL.
1 POSTURA ÉTICA E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR Profa. Gilvanete Correia Bezerra.
O profissional da gestão escolar e suas implicações.
Mini Curso 24: Formação e Educação Permanente
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
As Diretrizes da LDB em relação aos princípios da EDH – Lei 9
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
AVANÇO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO Evolução das técnicas e ferramentas para maximização do aprendizado.
Transcrição da apresentação:

Graduação: Bacharelado em Educação Física (ASCES ) Graduação: Licenciatura em Educação Física (ASCES ) Especialização: Fisiologia do Exercício (Universidade Gama Filho ) Especialização: Didática do Ensino Superior (ASCES ) Mestrado: Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas (UFPB ) Doutorando: Educação (UFPB)

Qual projeto de sociedade queremos através da Educação?

EDUCAÇÃO: ENTRE TREINAMENTO E FORMAÇÃO A polêmica em torno da educação é de fundamental importância para a constituição de um arsenal de conceitos para basearem o desenvolvimento das concepções em torno de uma cultura democrática, aberta, pluralista e voltada para uma educação em direitos humanos. A educação como Ausbildung (treinamento) deve ser diferenciada da educação como Bildung (formação). Uma educação que não seja desafiadora, que não se proponha a formar iniciativas, que não prepare para a mobilização, que não instrumente a mudança, que não seja emancipatória, é mera fábrica de repetição das formas de ação já conhecidas.

Educação, autonomia e emancipação: a formação da cultura democrática Um projeto de educação em direitos humanos deve acima de tudo ser capaz de sensibilizar e humanizar, por sua própria metodologia, muito mais que pelo conteúdo daquilo que se aborda através das disciplinas que possam formar o caleidoscópio de referenciais de estudo e que organizam a abordagem de temas os mais variados, que convergem para a finalidade última do estudo: o ser humano. (BITTAR, 2007, p. 316).

Educação, conscientização e humanização A consciência histórica é aquela que aponta que o passado retorna, e que, sem consciência do passado, se torna impossível agir no presente com vistas à mudança no futuro. Freire (2001) defende “o direito de ser mais” como princípio educativo. Respeita o saber trazido pelo educando como ponto de partida, para que a partir deste seu saber, que é relevante, o educando avance na conquista de novos saberes. Dessa forma, a educação adquire caráter de emancipação humana, de compromisso político e civilizatório. Em Arendt (2001) “o direito a ter direitos”, na esfera pública da educação, significa preparar as pessoas para receber o mundo como herança e deixar para as gerações futuras esta herança melhorada com a marca da responsabilidade por si e pelos outros.

A educação é o caminho para qualquer mudança social que se deseje realizar dentro de um processo democrático. A educação em direitos humanos, por sua vez, é o que possibilita sensibilizar e conscientizar as pessoas para a importância do respeito ao ser humano, apresentando-se na atualidade, como uma ferramenta fundamental na construção da formação cidadã, assim como na afirmação de tais direitos. (SILVEIRA, 2007). A Pedagogia Crítica em Magendzo (2002) retrata a necessidade de criar novas formas de conhecimento através da superação do ensino disciplinar e tradicional, buscando a criação e o desenvolvimento do conhecimento de forma interdisciplinar. Assim, ele compreende que uma pedagogia que dificulta a plena expansão da liberdade e autonomia de uma pessoa torna-se um sistema repressivo.

Práticas pedagógicas e autonomia Isto implica uma prática pedagógica capaz de penetrar pelos sentidos, e, que, portanto, deve espelhar a capacidade de tocar os sentidos nas dimensões: - do ver (uso do filme, da imagem, da foto na prática pedagógica); - do fazer (tornar o aluno produtor, capaz de reagir na prática pedagógica); - do sentir (vivenciar situações em que se imagina o protagonista ou a vítima da história); - do falar (interação que aproxima a importância de sua opinião); - do ouvir (palavras, músicas, sons, ruídos, efeitos sonoros, que repercutem na ênfase de uma informação, de uma análise, de um momento, de uma situação).

“O antidiálogo que implica numa relação vertical de A sobre B, é o oposto a tudo isso. É desamoroso. É acrítico e não gera criticidade, exatamente porque desamoroso. Não é humilde. É desesperançoso. Arrogante. Auto-suficiente. No antidiálogo quebra-se aquela relação de “simpatia” entre seus pólos, que caracteriza o diálogo. Por tudo isso, o antidiálogo não comunica. Faz comunicados”. (FREIRE, 2002, p.116).

Referências: ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. 3 ed. Tradução de Wolfgang Leo Maar. São Paulo: Paz e Terra, BITTAR, Eduardo C. B. Educação e metodologia para os direitos humanos: cultura democrática, autonomia e ensino jurídico. In: SILVEIRA, R, M, G, et alii. (ORG.). Educação em Direitos Humanos: Fundamentos teórico- metodológicos, João Pessoa: Editora UFPB, FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 26 ed. São Paulo: Paz e Terra, ________. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, ________. Pedagogia do oprimido. 35 ed. São Paulo: Paz e Terra, MAGENDZO, Abraham. Pedagogía crítica y educación en derechos humanos. Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos. São Paulo, (mimeo) SILVEIRA, R, M, G, et alii. (ORG.). Educação em Direitos Humanos: Fundamentos teórico-metodológicos, João Pessoa: Editora UFPB, 2007.