1. 2 Equipe de servos Equipe de servos Servos trabalhando com servos 2015.

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LIDERANÇA A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida.
Transcrição da apresentação:

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2 Equipe de servos Equipe de servos Servos trabalhando com servos 2015

3 Equipe É um conjunto de pessoas que compartilha o compromisso de alcançar objetivos comuns e para isso aceita desafios, assume riscos e desenvolve competências individuais e coletivas gerando senso de pertencimento, interdependência e auto- realização.

A orquestra 4

5 Equipe - Orquestra O maestro: o líder é um músico experiente que toca um ou mais instrumentos e que possui competência para dirigir os demais de forma harmoniosa cumprindo o que está proposto na partitura. Músicos: membros da equipe, estão distribuídos em diferentes naipes (talentos, habilidades especificas); O resultado final não é o individual e sim o coletivo: a sinfonia

6

1 Coríntios 12:27 “Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular". Colossenses 1:18 “E ele [Jesus Cristo] é a cabeça do corpo, da igreja...” Efésios 1: diz: “E [Deus] colocou todas as coisas a seus [de Cristo] pés, e sobre todas as coisas constituiu como cabeça da igreja que é o seu [de Cristo] corpo…” 7

Corpo Partes e um todo Interdependência para a funcionalidade e bem estar Comando pela cabeça Cérebro- raciocínio e comando (voluntario e involuntário) audição, visão, gustação, olfato, tato) 8

Quem eu sou no corpo? 9

A qual equipe pertenço? Qual a minha função na equipe? Quem mais participa da mesma equipe? 10

“Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro faz parte de todos os outros. Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada....” (Romanos 12:4-6) 11

Formar Equipes Contexto Composição Competência Mudança (Change) 12

Contexto A necessidade de trabalho em equipe Tipo de equipe necessária O que dá sustentabilidade para o desenvolvimento de equipes ( cultura, estrutura, sistemas internos) 13

Competências Conceituais Técnicas Comportamentais 14

Composição Características Experiência Tamanho Motivação 15

Capacidade para gestão de mudanças Capacidade de monitorar o próprio desempenho Promover mudanças conforme necessário 16

Reflexões Aprender Criar uma cultura de equipe ( níveis de interdependência) monitoramento de desempenho Fortalecer boas praticas Celebrar resultados como equipe 17

18 Áreas essenciais requeridas em uma equipe Conhecimento (visão, valores, tarefa) Comprometimento - motivação Responsabilidade - tarefas Relacionamento: saber ouvir e saber falar, dar suporte, respeitar diferenças, ser ensinável Compreensão dos papeis – respeito Pro-atividade Criatividade

19 Membros da equipe

Conhecimento Técnico especifico Conhecimento organizacional (missão, visão, valores) Conhecimento comportamental (inteligência emocional) 20

Como potencializar? 21

Comprometimento (motivação) Estimular ou motivar? 22

Motivação 23 Necessidades relacionadas a tarefas Necessidades pessoais Necessidades da equipe

Necessidades individuais: Ser aceito pela equipe Ser valorizado pelo líder Ser capaz de contribuir para a realização da tarefa Crescer como profissional e como pessoa 24

Necessidades relacionadas às tarefas Compreender o que é esperado dele/dela para o êxito da tarefa Corresponder ao padrão de performance Ser capaz de utilizar recursos Cumprir com as responsabilidades 25

Necessidades da equipe Corresponder ao estilo e visão do lider Partilhar do senso de proposito do grupo Contar com um clima de suporte Sentir-se parte do grupo Senso de conquista de grupo Senso de pertencimento 26

Equipes motivadas Compreendem e aprovam os alvos Participaram na construção dos alvos e na escolha dos metodos Tem acesso a informaçoes que lhes ajudam a monitorar performance 27

Equipes motivadas O trabalho é desafiador O monitoramento é apropriado e efetivo Ha cooperação e compreensão de responsabilidades e prioridades Há uma ênfase em usar competências e não em corrigir falhas A valorização é real e expressa 28

Equipe motivada 29

Desenvolvendo competencias Formação continuada Criar oportunidades para o desenvolvimento pessoal “jogar no fogo” (delegar responsabilidades) Avaliação de desempenho – feedback responsabilização e encaminhamento Celebrar resultados – valorização Honrar (valorizar para os outros) 30

Comunicar-se Criar canais de comunicação: Ambiente apropriado e atitude adequada Habilidades para falar e ouvir Expressar sentimentos Ouvir e fornecer feed-back Capacitar para a resolução de conflitos 31

Comunicação 32

Ruidos na comunicação 33

Sinceridade na comunicação 34

Mecanismos de facilitação 35

Compreender limites de papel 36

Pro atividade Reunir e organizar informações Rever objetivos Estabelecer opções ( Plano B e C) Pesar as opções ( riscos e consequências) Identificar possíveis soluções Estabelecer uma ordem logica para a tomada de decisões Refletir sobre a experiência “ learning” 37

Criatividade Estimule o uso das habilidades pessoais Estimule cada membro a estabelecer metas pessoais para o objetivo da equipe Estimule projetos pessoais Modifique o ambiente Modifique o formato de reuniões ou da rotina de trabalho Surpreenda a equipe Inclua o lúdico e a arte 38

Construir cultura de equipe Fortalecer boas praticas ( entre equipes) Fortalecer estruturas que possibilitam equipes Fortalecer uma compreensão sistêmica da organização (todo e partes) Partilhar resultados ressaltando a participação das demais equipes Alinhar equipe 39

Organizando a reunião Estabelecer objetivos claros e Agenda (de preferencia compartilhada com antecedência e com sequencia lógica) Focar nos temas Revisar com os participantes as decisões que vao sendo tomadas Lidar com informações reais 40