DIDÁTICA GERAL 3 a Fase / Educação Física Prof a : Ivanete Lago Groh CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONHECENDO A DIDÁTICA O que é Didática? De que assuntos ela trata?
Advertisements

INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR DO BRASIL.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA / UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO / CED DEPARTAMENTO ESTUDOS ESPECIAL.EDUCAÇÃO / EED CURSO: licenciatura em.
Profª Drª Nara Lima RUPTURAS NO APRENDER / DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.
Didática Profa. Therezinha Conde Aula 06 Planejamento de ensino e os objetivos educacionais: específicos e geral.
A avaliação no contexto escolar GOVERNO DO CRATO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Coordenadoria de Aperfeiçoamento Pedagógico.
O SUCESSO NO ENSINAR Professora: Ivanete Lago Groh.
Classificação dos Métodos de Ensino:
Relações de Convívio Solidário Kátia Antoniolli Coordenadora Pedagógica Colégio Marista Pio XII *Este eixo contempla a dimensão socioafetiva e as dimensões.
Fischer & Neitzke DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A COMPETÊNCIA: CONDIÇÃO NECESSÁRIA, MAS NÃO SUFICIENTE. Fontes: Cadernos do ENEM Produção.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
ENSINO DA NATUREZA E DA SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Base Nacional Comum Curricular
2ª Oficina Formação de Gestores Escolares
Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.
O impacto da tics na educação: Professor x educando
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
 ÁREAS DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS NATURAIS, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.  OBJETIVO GERAL: OPORTUNIZAR AO ALUNO UMA VIVÊNCIA E DESCOBERTA, RELACIONANDO.
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
Plano de Ensino Plano de aula
Metodologia do Ensino de Física I
Universidade Federal do Espírito Santo
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ.
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
Metodologia e Prática do Ensino.. O que é Metodologia ? 1.A arte de dirigir o espírito na investigação da verdade. 2. (Filosofia) Estudos dos métodos.
Instituto Paulo Freire Introdução às Teorias de Aprendizagem
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Aline Bernardi Capriolli
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNU DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – MODALIDADE LICENCIATURA CMDI – Comunicação Mediada.
Melhorar o clima de aprendizagem e o sucesso
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ. CONSIDERAÇÕES GERAIS O CURRÍCULO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE ORGANIZAR O TEMPO E O ESPAÇO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE.
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
Aula 5 Professor Douglas Pereira da Silva
Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
Suzana Macedo Zap Suzana Macedo Zap
Plano da Disciplina: Filosofia.
CONHECENDO A DIDÁTICA O que é Didática? De que assuntos ela trata?
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Profa. Dra. Marta Scarpato
Como elaborar um plano de aula.. Os objetivos são as metas estabelecidas que se pretende alcançar. Vale refletir: Qual a sua meta nessa aula? O que espera.
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
Mediador : Ivandro Batista de Queiroz Professores da área de Ciências da Natureza (Biologia, Química)
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
Nerli Nonato Ribeiro Mori Nilse Antonia Corte Bicudo
Plano de Ensino Plano de aula
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
EDUCAÇÃO INCLUSIVA... sky
Currículos e Programas
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS
Realizar Formação Continuada
Cada um sabe a dor e a delícia de ser professor do Ensino Superior
Estagio Supervisionado em Docência
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático Núcleo de Assessoria Pedagógica NAP UNISAL-LORENA
Principais Contextos do Uso Atual de Testes Profa. Greici Macuglia.
Projeto Professor Diretor de Turma. Genezio Santos Professor DT Patrica Aalves Ferreira Coord. do PPDT Por dentro do Projeto Professor Diretor de Turma.
COMO ENSINAR A TODOS? Para que a inclusão realmente aconteça, é importante garantir diversos recursos para resgatar ou estabelecer as funções nas.
PARA REFLETIR O que é o PPP? Para que? Qual a sua utilidade? Como ele é construído? Todos os servidores conhecem o PPP e participam da (re)elaboração?
1 POSTURA ÉTICA E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR Profa. Gilvanete Correia Bezerra.
Instituições, crianças pequenas e questões relevantes
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ABORDAGEM CRÍTICO SUPERADORA 1. Consideração da prática pedagógica (aula) no interior de um projeto político-pedagógico (escola) referenciado.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 9 ed. São Paulo, Cortez, 2007.
AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO AMBIENTE EDUCACIONAL:
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
Transcrição da apresentação:

DIDÁTICA GERAL 3 a Fase / Educação Física Prof a : Ivanete Lago Groh CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe

DIDÁTICA : Vem do grego didaktike – “arte de instruir, de ensinar” O termo didática é conhecido desde a Grécia antiga e já significava “ensinar, instruir, fazer aprender”. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe

Didática é uma das disciplinas da pedagogia que estuda o processo de ensino e aprendizagem através de seus componentes- os conteúdos escolares, o ensino e a aprendizagem. Enquanto a pedagogia pode ser conceituada como a ciência e a arte da educação a didática é definida como a ciência e a arte do ensino. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe

Didática é a arte de orientar a aprendizagem. O objeto de estudo da didática é o processo ensino-aprendizagem. Divide-se em duas partes:  Geral- que estabelece a teoria fundamental do ensino.  Especial- que analisa a função e os objetivos de cada disciplina. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe

Comenius: ( ) Educador Tcheco (1633) definia didática como sendo a “arte de ensinar tudo a todos”.  Libâneo : (1994) “Didática pode constituir-se em uma teoria do ensino”. A atividade principal do professor é o ensino que consiste em dirigir, orientar, estimular a aprendizagem escolar dos alunos. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe

Masetto: (1997) Afirma que: “Didática é uma reflexão sistemática que acontece na escola e na aula. É o estudo do processo de ensino aprendizagem em sala de aula e de seus resultados”. Morrin: (2000) Diz que:“Marca cultural dos humanos desde o nascimento, primeiro com o selo da cultura familiar, em seguida da escola, e depois prossegue na universidade ou na vida profissional”. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe

Ela vai pensar e refletir sobre questões relacionadas à escola e à sala de aula. Por exemplo:  Como as crianças aprendem;  Como é a atividade do professor em aula;  Como os alunos de uma turma se relacionam entre si e com o professor;  Como o professor ajuda os alunos a aprender;  Qual é a influência dos governos e da sociedade sobre a escola;  Como organizar o currículo de uma escola;  Como desenvolver a capacitação dos professores;  Como motivar os alunos;  Como fazer um processo de avaliação. A Didática enquanto Reflexão sobre a Prática Educativa: CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe

 Os professores não tem que se preocupar com política; o que devem fazer é cumprir sua obrigação na escola;  A educação é a mola do sucesso, para subir na vida;  Nossa sociedade é democrática porque dá oportunidades iguais a todos; se a pessoa não tem um bom emprego ou não consegue estudar é porque tem limitações individuais;  As crianças são indisciplinadas e relapsas, porque seus pais não lhes dão educação conveniente em casa;  As crianças repetem de ano porque não se esforçam; tudo na vida depende de esforço pessoal;  Bom aluno é aquele que sabe obedecer. Algumas afirmações que são passadas nas conversas, nas aulas, nos livros didáticos: CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe

A Contribuição da Didática para o dia-a-dia do professor: Vem Colocar ao alcance do professor as pesquisas e os conhecimentos produzidos; Incentivar os professores a pesquisarem novas formas de ensinar e os problemas que afetam sua atividade; Criar oportunidades para os professores trocarem entre si e com especialistas suas experiências, sucessos ou fracassos; Fazer com que os alunos se interessem pela matéria e aprendam.

Diante disso: Qual é o papel da escola? Quais as dimensões do conhecimento precisamos considerar: Dimensão afetiva Cognitiva Social Psicológica. Represente através de Figuras, frases ou texto: CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe

Ler o Texto: “Novas maneiras de ensinar e novas formas de aprender” de Celso Antunes e sintetize a mensagem que o autor quer transmitir. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe