DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE GURUPI COORDENAÇÃO REGIONAL DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Curso Cem Horas Tutora: Susley Unidade 3- atividade 02 Plano.

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Transcrição da apresentação:

DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE GURUPI COORDENAÇÃO REGIONAL DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Curso Cem Horas Tutora: Susley Unidade 3- atividade 02 Plano de Aula - Autoria de objeto Hipermídia Cursista: Claudilene Almeida

 Objetivo- Proporcionar ao aluno a conhecer, identificar, diferenciar e relacionar as variedades linguísticas a situações específicas de uso social, para desenvolver a competência comunicativa.

 Plano de Aula - Autoria de objeto Hipermídia  Série/Ano: 1º ano do Ensino Médio  Disciplina: Língua Portuguesa  Professora: Claudilene dos Santos Almeida  Vídeos: Variação Lingüística e Chico Bento no Shopping  Conteúdo: Variação lingüística

 -Questões a serem trabalhadas com os alunos para provocar reflexão sobre o conteúdo.  1- Perguntar aos alunos qual o estado de origem dos mesmos, e pedir para que eles falem as características principais de cada estado, costumes, roupas, a fala (sotaque) e palavras que eles conhecem que de um estado para outro muda, como: mandioca, macaxeira e aipim.  2- Perguntar se eles conhecem a Turma da Mônica, ou já leram alguma Revista em Quadrinhos;

 3- Conversar com os alunos sobre os personagens da turma da Mônica, dando ênfase no Chico Bento, que é um personagem que mora na roça, tem costumes e conhecimento de mundo diferente das crianças da zona urbana.  Aplicação da aula-  1ª etapa : Buscar o conhecimento prévio dos alunos com as questões acima;  2ª etapa: Apresentar o vídeo Variação Lingüística e posteriormente socializar com a turma;

 3ª etapa: Apresentar aos alunos o vídeo Chico Bento no Shopping, pedir para que eles observem as ações e a fala dos personagens, anotando as palavras e expressões que eles considerarem “estranhas ou erradas”.  4ª etapa: Após a apresentação do vídeo e anotações feitas pelos alunos, socializar as palavras e expressões com todos da turma, o professor irá explanar sobre a variação lingüística que são as formas diferentes das pessoas falarem usando a mesma língua e sobre a competência comunicativa.

Avaliação:Será realizada desde o início do trabalho desenvolvido, observando a participação e atenção dos alunos.  Linguagem- instrumento natural de comunicação do ser humano, a qual utilizamos para expressar:  nossos pensamentos;  sentimentos;  defender nossas idéias;  ler e reler, compreender,  dar sentido às coisas;  para aprender com os textos que registram a linguagem por meio de símbolos;  o que constituem a escrita;  para entender melhor o mundo em que vivemos.

 Os gestos, modos de nos vestir, o tom da nossa voz, tudo isso está relacionado à nossa forma de falar na interação com o outro;  Competência comunicativa- é a pessoa que tem a competência de se comunicar sabendo adequar a fala ou a escrita dependendo do seu interlocutor; Demonstra habilidades de saber o que falar e como falar, utilizando as regras da língua, com estilo formal e informal.

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA Pesquisado em em 09/082010

 Variedade linguística- são as formas diferentes das pessoas falarem usando a mesma língua. Ex. os sotaques das pessoas, a forma de falar de algumas tribos de adolescentes que usam gírias, a foram de falar de alguns desportistas, a linguagem técnica de médicos, advogados; a linguagem padrão e não padrão.

Conhecer mais sobre variação linguística

 Atenção! Quando conhecemos as diferentes modalidades de uso da linguagem, circulamos com mais liberdade nos diversos contextos sociais.  Fonte: Pesquisado em em 09/ Material Profuncionário, Módulo 13