CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS/PASSOS DA DIDACTICA paradigmas educacionais/ Os desafios da Didáctica Escola Tradicional Escola Tecnicista Escola Nova Construtivismo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Concepções Pedagógicas
Advertisements

Tecnologias do conhecimento Os desafios da educação.
IMPLICAÇÕES DA ABORDAGEM VYGOTSKIANA PARA A EDUCAÇÃO
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte. Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA / UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO / CED DEPARTAMENTO ESTUDOS ESPECIAL.EDUCAÇÃO / EED CURSO: licenciatura em.
DIDÁTICA Profa. Therezinha Conde AULA 5 PLANEJAMENTO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO: NÍVEIS DE PLANEJAMENTO E SEUS FUNDAMENTOS.
Homem e cultura Homem = ser integrante da natureza. Atua e vai além da sobrevivência; incorpora saberes e experiências... Produz conhecimento... Cultura.
DIDÁTICA Profa. Therezinha Conde Aula 4 CORRENTES PEDAGÓGICAS PROGRESSISTAS: LIBERTADORA, LIBERTÁRIA E CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS.
DIVERSIDADE HUMANA – UMA AÇÃO NECESSÁRIA DE REFLEXÃO PARA A PRÁTICA DO CONTEXTO EDUCACIONAL Equipe: Adriana Gomes Izidoro, Rosangela Aparecida Nunes, Sharlene.
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias CONHECIMENTOS DE FÍSICA Capítulo 2.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA PROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO PROFESSOR: Dr.
Classificação dos Métodos de Ensino:
Relações de Convívio Solidário Kátia Antoniolli Coordenadora Pedagógica Colégio Marista Pio XII *Este eixo contempla a dimensão socioafetiva e as dimensões.
CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS/PASSOS DA DIDACTICA paradigmas educacionais/ Os desafios da Didáctica Escola Tradicional Escola Tecnicista Escola Nova Construtivismo.
Tendência Progressista Libertária. Freinet Francês Crítico da escola tradicional Importância da escrita – imprensa na escola Criador da escola moderna.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
CONSTRUINDO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Prof. Vasco Moretto Prof. Gustavo Moretto
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
O ensino de História: teoria e prática
Adaptação da Mediação a Diferentes Perfis de Públicos e Áreas
Metodologia do Ensino de Física I
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E PROCESSOS EDUCATIVOS
Adenilse silva de jesus Reginaldo Vieira da Costa
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
A importância do lúdico no processo de aprendizagem do adolescente
UERJ – PIBID SUBPROJETO DE QUÍMICA
A escola como formadora do sujeito
O homem “já nasce pronto”, pode- se apenas aprimorar um pouco aquilo que ele é ou, inevitavelmente virá a ser. *Concepção inatista O homem é concebido.
Didáctica da Matemática: teorias de aprendizagem
RELEMBRANDO PARA NÃO ESQUECER E CONTINUAR LEMBRANDO: TENDÊNCIAS AULA 02.
Avaliação Mediadora Jussara Hoffmann.
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XX PROGRESSO. PROGRESSO, GUERRA E REVOLUÇÃO SÉCULO XX: GRANDES TRANSFORMAÇÕES NUM SÉCULO SÓ 2 GRANDES GUERRAS AVANÇOS DA MEDICINA AUMENTO.
A identidade docente nos tempos e espaços do currículo: uma reflexão pautada na ação do professor da escola pública JAYSON MAGNO DA SILVA Doutorando em.
FILOSOFIA E A SOCIOLOGIA PARA A FORMAÇÃO DO EDUCADOR Roure Ribeiro.
Disciplina: Filosofia da Educação Professor: Laudenice Alunos: Maria José da Silva Cruz Daniela Silva Santos Jessica Santos de Lima.
ABORDAGEM COGNITIVISTA
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
ALESSANDRA DE PAULA - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
BIMODALIDADE DE ENSINO E CONVERGÊNCIA EDUCACIONAL
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
Suzana Macedo Zap Suzana Macedo Zap
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
Plano da Disciplina: Filosofia.
Integração do currículo em escolas de educação integral em tempo integral Paulo Emílio de Castro Andrade.
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
Pela primeira vez, o Brasil terá uma base que define o conjunto de aprendizagens essenciais a que todos os estudantes têm direito na Educação Básica.
Aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, segundo as tendências pedagógicas Discentes: Janires Silva Ozane Rebouças Roberto Castro Taíza Oliveira.
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
Introdução Você quer viajar? Destino: Rio Grande do Sul
SUSTENTABILIDADE.
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
TEORIAS DO CONHECIMENTO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Nome da Tendência Pedagógica Papel da Escola ConteúdosMétodos Professor x aluno AprendizagemManifestações Pedagogia Liberal Tradicional. Preparação intelectual.
As Abordagens do Processo Ensino – Aprendizagem e o Professor Ensino: as Abordagens do Processo MARIA DA GRAÇA NICOLETTI MIZUKAMI Ensino: as Abordagens.
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS Grupo: Celia; Edna Araújo; Eleni Lima; Izabel Shamylla.
1 POSTURA ÉTICA E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR Profa. Gilvanete Correia Bezerra.
O profissional da gestão escolar e suas implicações.
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ABORDAGEM CRÍTICO SUPERADORA 1. Consideração da prática pedagógica (aula) no interior de um projeto político-pedagógico (escola) referenciado.
AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO AMBIENTE EDUCACIONAL:
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
A AVALIAÇÃO NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO E AS POSSIBILIDADES PARA A ESCOLA CADEP COORDENAÇÃO DE APOIO À DIREÇÃO E EQUIPE PEDAGÓGICA Encontro CADEP/NREs.
Transcrição da apresentação:

CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS/PASSOS DA DIDACTICA paradigmas educacionais/ Os desafios da Didáctica Escola Tradicional Escola Tecnicista Escola Nova Construtivismo e Sócio-interacionaismo Educação para as transformações Americo Mahumane Universidade Pedagogica

Tendencias de ensino “ESCOLA TRADICIONAL” CARACTERÍSTICAS a)Programas gerados à revelia da realidade extra-escolar. b)Reproduz os sistemas. Usa mecanismos de conduta que geram o medo; o pedagógico a serviço do burocrático. c)É elitista, etnocêntrica. d)Tende a ser repressiva e disciplinadora. Americo Mahumane Universidade Pedagogica

Tendencias de Ensino “ESCOLA TRADICIONAL” PROFESSOR: centro do processo ALUNO: passivo Ênfase na MEMORIZAÇÃO Fundamentos Ratio Studiorum Inácio de Loyola ( ) Estímulo à competição Americo Mahumane Universidade Pedagogica

TENDENCIAS DE ENSINO “TECNICISMO E PEDAGOGIA ECONOMICA” CARACTERÍSTICAS a)Orientada para o processo, pois preocupa-se com o como da instrução. b)Vê a aprendizagem como um processo de pressupostos estáveis. c)provê a formação de indivíduos para o mercado de trabalho, de acordo com as exigências da sociedade industrial e tecnológica d)A eficiência da aprendizagem é garantida por poderosos métodos de controle. Americo Mahumane Universidade Pedagogica

Behaviorismo Radical Burrhus Skinner ( ) Comportamentalismo John Watson ( ) Estímulo-Resposta Ivan Pavlov ( ) Teoria da Flexibilidade Cognitiva Rand Spiro ( - ) Tendencias de Ensino “TECNICISMO e PEDAGOGIA ECONOMICA” Fundamentos PROFESSOR: organizador técnico ALUNO: passivo Ênfase na formação de Mão-de-Obra Americo Mahumane Universidade Pedagogica

Tendencias de Ensino “ESCOLA NOVA” CARACTERÍSTICAS a)É centrada no aluno, orientada para a autonomia e o desenvolvimento pessoais. b)Os objetivos educacionais são voltados para os interesses efetivos dos estudantes (Projetos), os quais sempre serão avaliados em relação a si mesmos, no tempo. c)É ágil em lidar com a heterogeneidade (de pessoas, de interesses, de objetivos, etc). Americo Mahumane Universidade Pedagogica

Tendencias de Ensino “ESCOLA NOVA” Fundamentos PROFESSOR: auxiliar do desenvolvimento ALUNO: ativo Ênfase na formação no desenvolvimento da pessoa Pragmatismo John Dewey ( ) Abordagem Centrada na Pessoa Carl Rogers ( ) A Visão do Todo Ovide Decroly ( ) Darcy Ribeiro ( ) Americo Mahumane Universidade Pedagogica

Tendencias de Ensino “CONSTRUTIVISMO e SÓCIO INTERACIONAISMO” CARACTERÍSTICAS a)Vê o educando como um elemento interativo e adaptativo. b)É orientada para o processo da aprendizagem em si, preocupando-se em saber como o ser humano aprende. c)Os conteúdos são flexíveis e adaptáveis ao processo de aprendizagem. d)A planificacao é bem-delineado; a avaliação da aprendizagem se dá com base no alcance de objetivos hierarquizados promove-se competências. Americo Mahumane Universidade Pedagogica

Fundamentos PROFESSOR: mediador do conhecimento ALUNO: ativo Ênfase na formação do conhecimento do aluno Tendencias de Ensino “CONSTRUTIVISMO e SÓCIO INTERACIONAISMO” Sócio -Interacionismo Lev Vygotsky ( ) Construtivismo Emilia Ferreiro (1936-) Epistemologia Genética Jean Piaget ( ) Gestalt Max Wertheimer ( ) Americo Mahumane Universidade Pedagogica

Tendencias de Ensino “EDUCAÇÃO PARA AS TRANSFORMAÇÕES E INTEGRACAO DO SABER LOCAL CARACTERÍSTICAS a) Almeja as transformações sociais b) Os conteúdos enfocam o presente, em situações vivenciadas pelo aluno em sua comunidade, localizando o homem enquanto ser histórico. c) O que? e o como? da Educação, devem servir para responder ao por que? para que? a favor de que? contra o que? por que fazer?... na sociedade. d) A avaliação do aluno se dá com base na observação do desenvolvimento de seu poder de tomada de decisão. Americo Mahumane Universidade Pedagogica

Fundamentos PROFESSOR: problematizador ALUNO: activo / tomador de decisões Ênfase na transformação social Pedagogia Freinet Celestin ( ) e Elise Freinet ( ) Pedagogia Libertadora Paulo Freire ( ) Dialética da Educação Moacir Gadotti (1941-) Tendencias de Ensino “EDUCAÇÃO PARA AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS” Escola Moderna Francisco Ferrer ( ) Americo Mahumane Universidade Pedagogica

Fundamentos PROFESSOR: mediador ALUNO: activo / tomador de decisões Ênfase na Ética da Vida Pensamento Complexo Edgar Morin (1921-) Pensamento Sistêmico Fritjof Capra (1939-) Metáfora de Redes e Educação Nilson José Machado Teoria Geral de Sistemas Ludwig von Bertalanffy Tendencias de ensino “TUDO ESTÁ LIGADO A TUDO” Americo Mahumane Universidade Pedagogica

A DIDACTICA E A PERSPECTIVA SISTÊMICA DO ENSINO “TUDO ESTÁ LIGADO A TUDO” CARACTERÍSTICAS a)O Pensamento Sistêmico e a Metáfora de Redes Na planificação do processo ensino-aprendizagem. b)Na escola aprende-se a: escrever, ler, contar, observar, interpretar, projetar, criticar, pensar, concebendo o fim das “certezas”, admitindo sobre os erros e ilusões do conhecimento humano. c)As relações entre sociedade e natureza são tão importantes quanto as relações humanas, pois é preciso aprender sobre nossa identidade terrena, em busca de uma Ética da Vida. Americo Mahumane Universidade Pedagogica

3.O saber popular como ponto de partida “leitura do mundo” processo dialógico todos têm o que ensinar e aprender superando as ideologias que pregam a separação entre o pensar e o agir entre o conceber e o executar, entre o conhecer e o fazer Americo Mahumane Universidade Pedagogica