Tema: Metodologia do Esporte Coletivo. PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS Ensinar o esporte – como proceder ao ensinar os esportes, qual a abordagem metodológica.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tema: Metodologia do Esporte Coletivo
Advertisements

Organizando o Ambiente da aprendizagem motora
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte. Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de.
Eixo 3 – TECNOLOGIA Mapas Conceituais: uma breve revisão CAVELLUCCI, Lia Cristina Barata. FORMADORA JANAINA R. PITAS CEFAPRO DE PRIMAVERA DO LESTE
Coordenação Geral: Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia do Esporte DCEFS - UFSJ 2016.
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias CONHECIMENTOS DE FÍSICA Capítulo 2.
Classificação dos Métodos de Ensino:
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE ATLETISMO O ENSINO DAS HABILIDADES.
DISCIPLINA: METODOLOGIA DO CONDICIONAMENTO FÍSICO PROFESSSOR: André Luiz de Oliveira Braz CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE – UNIFEBE CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
A COORDENAÇÃO É a capacidade para resolver rápida e adequadamente as tarefas motoras.
METODOLOGIA DO ENSINO DOS ESPORTES COLETIVOS Apresentado por Carlos Alberto da Silva.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
A VALIAÇÃO NA PRÉ - ESCOLA U M OLHAR SENSÍVEL E REFLEXIVO SOBRE A CRIANÇA Capítulo 06: Um olhar sensível e reflexivo sobre a criança Jussara Hoffmann.
Diretrizes do Ensino de Ciências e Diretrizes do Ensino da Matemática.
Jogos Pedagógicos – Nível 1
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
INSTRUMENTOS BÁSICOS DE ENFERMAGEM
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
CONSTRUINDO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Escopo do projeto Entra na Roda. Escopo do projeto Entra na Roda.
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
O ensino de História: teoria e prática
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
Roteiro para Elaboração do Projeto de aplicação da Modelagem Matemática na sala de aula da Educação Básica.
Metodologia e Prática do Ensino.. O que é Metodologia ? 1.A arte de dirigir o espírito na investigação da verdade. 2. (Filosofia) Estudos dos métodos.
PEDAGOGIA DO ESPORTE E A QUESTÃO DA COMPLEXIDADE TÁTICA E TÉCNICA
A importância do lúdico no processo de aprendizagem do adolescente
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Os Cadernos e as Situações de Aprendizagem
J. Gimeno Sacristán Angela Figueroa I. USP- Faculdade de Educação
GRUPOS.
JOGOS EDUCATIVOS Nós educadores precisamos estar atentos para descobrirmos as competências dos alunos, conforme diz Gardner (1985) o indivíduo possui múltiplas.
Projeto: Meu Mato Grosso do Sul.
BASQUETEBOL Estrutura Características Posicionamentos.
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
COMPLEMENTAÇÃO PEDAGÓGICA – SEGUNDA GRADUAÇÃO
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
Avaliação Diagnóstica Visa determinar a presença, ou ausência, de conhecimentos e habilidades, inclusive buscando detectar pré-requisitos para novas experiências.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Profa. Dra. Marta Scarpato
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Temática em causa: A GESTÃO DA SALA DE AULA. Objectivos do tema: 1.Explicar porque é que a gestão da sala de aula é um tópico tão importante para os professores.
UTILIZAÇÃO DA MÍDIA IMPRESSA E MÍDIA INFORMÁTICA
Claudia Lisete Oliveira Groenwald
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
Currículos e Programas
Aula 05: Competências e Papéis Gerenciais do Administrador
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
Leitura dos Resultados EXEMPLO
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS
“Na medida em que o homem cria, recria e decide, vão se formando as épocas históricas. E é também criando, recriando e decidindo que resolve como deve.
EDUCAÇÃO FISICA NO ENSINO MÉDIO
Referências:Apostila do Profº Vagner Mathias e livro do Eloi zamberlan
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático Núcleo de Assessoria Pedagógica NAP UNISAL-LORENA
METODOLOGIAS ATIVAS E OS DESAFIOS EDUCACIONAIS DA ATUALIDADE
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
Zabalza, Miguel a. Os professores universitários.
Atividades Lúdicas voltadas a capacidades físicas. PRATICA
Metodologias Ativas O TRABALHO EDUCATIVO COM ADOLESCENTES Profª. Drª
NÃO BASTA SER FAMÍLIA, PRECISA SER PRESENTE! Ensino Fundamental I 1º PLANTÃO PEDAGÓGICO/2019.
Análise de Jogos Educativos Online. Jogos educativos além da parte lúdica facilitam e estimulam a aprendizagem através da interação. Incitam à resolução.
SEMANA PEDAGÓGICA 2017/1: METODOLOGIAS ATIVAS E OS DESAFIOS EDUCACIONAIS DA ATUALIDADE.
ELENY C.H. MEIBORG BDes, ROSAMELIA P. RIBEIRO PhD
Avaliação Psicológica Nas Organizações Mestre Caroline Garcia.
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ABORDAGEM CRÍTICO SUPERADORA 1. Consideração da prática pedagógica (aula) no interior de um projeto político-pedagógico (escola) referenciado.
GAMIFICAÇÃO DO ENSINO: possibilidade de intervenção na perspectiva psicopedagógica UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - FACULDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

Tema: Metodologia do Esporte Coletivo

PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS Ensinar o esporte – como proceder ao ensinar os esportes, qual a abordagem metodológica para se ensinar o esporte propriamente dito e, concomitantemente, quando se ensina para além da sua prática. Ensinar através do esporte (competências e habilidades) – o esporte como meio para desenvolvimento de competências, comportamentos, atitudes, valores.

CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA Processo de ensino-aprendizagem da iniciação esportiva começa com o jogo, “jogar para aprender”, isto é, o jogo possui elementos que nos fazem aprender. Depois passa para “aprender jogando”, isto é, durante o jogo se melhora as habilidades.

DESAFIOS AOS PROFESSORES Elaborar estratégias para atingir objetivos, ao se deparar com turmas heterogêneas. Quais os parâmetros constitutivos de uma adequada aprendizagem tática e motora?

PONTOS COMUNS NOS ESPORTIVOS COLETIVOS Bola; Espaço ou campo de jogo; Objetivo do jogo (gol/ponto); Atenção aos colegas e adversários / público; Arbitragem e regras do jogo; O parâmetro “Situacional” (quando e como realizar um ação). (BAYER, 1986; GRAÇA ; OLIVEIRA, 1995; GRECO, 1995; GRECO; BENDA, 1998 e 2006; GRECO; SILVA, 2008).

CLASSIFICAÇÃO DOS ESPORTES COLETIVOS CAMPOCAMPO INVASÃOINVASÃO Ñ-INVASÃOÑ-INVASÃO O CAMPO É COMUM ÀS EQUIPES UMA EQUIPE INVADE O CAMPO DA OUTRA O CAMPO É DIVIDIDO ENTRE AS EQUIPES

CARACTERÍSTICAS DOS JOGOS COLETIVOS ADOÇÃO DE OBJETIVO PRESENÇA DE REGRAS IMPREVISIBILIDADE SIMULTANEIDADE IMEDIATISMO MOVIMENTO

PROPOSTA METODOLÓGICA DO JOGOS Aprendizagem tática, que inicia a construção do conhecimento tático do jogo. Aprendizagem motora, experiências variadas proporcionadas pelo jogo, centradas no desenvolvimento das capacidades motoras. Treinamento tático-técnico, efetiva-se na prática esportiva.

APRENDIZAGEM TÁTICA - CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Capacidades táticas básicas; (ataque/defesa) Jogos de desenvolvimento da inteligência e criatividade tática; (Quem? Quando? Como? marcar/desmarcar) Estruturas funcionais (atividades de jogos em pequenos grupos).

QUANDO INICIAR A APRENDIZAGEM TÁTICA Idade sugerida /12 finalidade a compreensão da lógica do jogo (KRÖGER; ROTH, 2002). Continuidade anos. aplicação no esporte de rendimento.

CAPACIDADES TÁTICAS BÁSICAS

JOGOS DE INTELIGÊNCIA E CRIATIVIDADE TÁTICA Tarefas que tenham muita dinâmica, uma grande variabilidade de situações (táticas), uma alternância constante da atenção-percepção- decisão. Aproximem-se do esporte formal, exige “pensar rápido”, resolver situações sob pressões temporais ou espaciais, ou ambas. Situações de oposição e colaboração simultâneas, com ou sem invasão do campo da equipe adversária, de forma a oportunizar diferentes experiências motoras, reforçando o processo de aprendizagem motora. Com o aumento gradativo de participantes, a variabilidade técnica e a diversidade de decisões (diferentes formas de marcar ponto).

NO JOGO É POSSÍVEL MODIFICAR Espaço do jogo (largura + profundidade); Tamanho do campo (maior ou menor); Complexidade (número de jogadores); Combinações técnicas (tipos de passes permitidos); Número de decisões a serem tomadas (número de objetivos); Tipo de combinações táticas (cruzamento, tabelas, bloqueios); Opções de comportamento tático.

VAMOS PRATICAR? Turma mista com 30 alunos de (6-8 anos); Turma mista com 30 alunos (8-10 anos);

APRENDIZAGEM MOTORA - ACÕES DO JOGO São parâmetros constitutivos do movimento necessários para a realização das técnicas específicas dos esportes com bola (passe, chute, lançamento, dentre outras). Pré-requisitos gerais direcionados a problemas motores específicos dos esportes que facilitam a aprendizagem das técnicas específicas dos esportes.

QUANDO INICIAR APRENDIZAGEM MOTORA a) Capacidades coordenativas 4-12 gerais Específicas b) Habilidades técnicas habilidades fundamentais (6/8...anos) habilidades técnicas (8-10anos)

ESTRUTURA DO JOGOS PARA COORDENAÇÃO Habilidade fundamental (correr, saltar, lançar, driblar,…) Condicionantes de pressão (tempo, precisão, organização, sequencia, variabilidade, carga)

PARAMETROS DE JOGOS PARA COORDENAÇÃO

APRENDIZAGEM MOTORA ESTRUTURA DA AULA 1 elemento = 6 a 8 anos 2 elementos = 8 a 10 anos 3 elementos = 10 a 12 anos Direção, especificidade = após 12 anos

DA APRENDIZAGEM MOTORA AO TREINAMENTO TÉCNICO Alto nível de treinabilidade Base para as habilidades e técnicas específicas dos esportes. Pré-requisito de diferentes movimentos com amplitude e generalização variada.

HABILIDADES TÉCNICAS PARALELAMENTE Complementar o processo de aprendizagem motora desenvolvendo as habilidades técnicas PARALELAMENTE às capacidades coordenativas. É importante trabalhar mãos, pés e bastões/raquetes, o mesmo exercício com as três opções de realização e direcionados para um dos parâmetros.

PARAMETROS DE JOGOS PARA HABILIDADES TÉCNICAS

SITUAÇÃO PROBLEMA Indique os parâmetros de pressão (capacidades coordenativas) e habilidade técnicas presentes nas tarefas: a) Mini-handebol (sem goleiro);

TRABALHO Pequeno Histórico do Handebol; Principais conquistas da seleção Brasileira; Principais conquistas das equipes do Brasil; Conquistas das equipes locais (Macapá - AP)

POR HOJE!!!