Tema: Metodologia do Esporte Coletivo
PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS Ensinar o esporte – como proceder ao ensinar os esportes, qual a abordagem metodológica para se ensinar o esporte propriamente dito e, concomitantemente, quando se ensina para além da sua prática. Ensinar através do esporte (competências e habilidades) – o esporte como meio para desenvolvimento de competências, comportamentos, atitudes, valores.
CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA Processo de ensino-aprendizagem da iniciação esportiva começa com o jogo, “jogar para aprender”, isto é, o jogo possui elementos que nos fazem aprender. Depois passa para “aprender jogando”, isto é, durante o jogo se melhora as habilidades.
DESAFIOS AOS PROFESSORES Elaborar estratégias para atingir objetivos, ao se deparar com turmas heterogêneas. Quais os parâmetros constitutivos de uma adequada aprendizagem tática e motora?
PONTOS COMUNS NOS ESPORTIVOS COLETIVOS Bola; Espaço ou campo de jogo; Objetivo do jogo (gol/ponto); Atenção aos colegas e adversários / público; Arbitragem e regras do jogo; O parâmetro “Situacional” (quando e como realizar um ação). (BAYER, 1986; GRAÇA ; OLIVEIRA, 1995; GRECO, 1995; GRECO; BENDA, 1998 e 2006; GRECO; SILVA, 2008).
CLASSIFICAÇÃO DOS ESPORTES COLETIVOS CAMPOCAMPO INVASÃOINVASÃO Ñ-INVASÃOÑ-INVASÃO O CAMPO É COMUM ÀS EQUIPES UMA EQUIPE INVADE O CAMPO DA OUTRA O CAMPO É DIVIDIDO ENTRE AS EQUIPES
CARACTERÍSTICAS DOS JOGOS COLETIVOS ADOÇÃO DE OBJETIVO PRESENÇA DE REGRAS IMPREVISIBILIDADE SIMULTANEIDADE IMEDIATISMO MOVIMENTO
PROPOSTA METODOLÓGICA DO JOGOS Aprendizagem tática, que inicia a construção do conhecimento tático do jogo. Aprendizagem motora, experiências variadas proporcionadas pelo jogo, centradas no desenvolvimento das capacidades motoras. Treinamento tático-técnico, efetiva-se na prática esportiva.
APRENDIZAGEM TÁTICA - CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Capacidades táticas básicas; (ataque/defesa) Jogos de desenvolvimento da inteligência e criatividade tática; (Quem? Quando? Como? marcar/desmarcar) Estruturas funcionais (atividades de jogos em pequenos grupos).
QUANDO INICIAR A APRENDIZAGEM TÁTICA Idade sugerida /12 finalidade a compreensão da lógica do jogo (KRÖGER; ROTH, 2002). Continuidade anos. aplicação no esporte de rendimento.
CAPACIDADES TÁTICAS BÁSICAS
JOGOS DE INTELIGÊNCIA E CRIATIVIDADE TÁTICA Tarefas que tenham muita dinâmica, uma grande variabilidade de situações (táticas), uma alternância constante da atenção-percepção- decisão. Aproximem-se do esporte formal, exige “pensar rápido”, resolver situações sob pressões temporais ou espaciais, ou ambas. Situações de oposição e colaboração simultâneas, com ou sem invasão do campo da equipe adversária, de forma a oportunizar diferentes experiências motoras, reforçando o processo de aprendizagem motora. Com o aumento gradativo de participantes, a variabilidade técnica e a diversidade de decisões (diferentes formas de marcar ponto).
NO JOGO É POSSÍVEL MODIFICAR Espaço do jogo (largura + profundidade); Tamanho do campo (maior ou menor); Complexidade (número de jogadores); Combinações técnicas (tipos de passes permitidos); Número de decisões a serem tomadas (número de objetivos); Tipo de combinações táticas (cruzamento, tabelas, bloqueios); Opções de comportamento tático.
VAMOS PRATICAR? Turma mista com 30 alunos de (6-8 anos); Turma mista com 30 alunos (8-10 anos);
APRENDIZAGEM MOTORA - ACÕES DO JOGO São parâmetros constitutivos do movimento necessários para a realização das técnicas específicas dos esportes com bola (passe, chute, lançamento, dentre outras). Pré-requisitos gerais direcionados a problemas motores específicos dos esportes que facilitam a aprendizagem das técnicas específicas dos esportes.
QUANDO INICIAR APRENDIZAGEM MOTORA a) Capacidades coordenativas 4-12 gerais Específicas b) Habilidades técnicas habilidades fundamentais (6/8...anos) habilidades técnicas (8-10anos)
ESTRUTURA DO JOGOS PARA COORDENAÇÃO Habilidade fundamental (correr, saltar, lançar, driblar,…) Condicionantes de pressão (tempo, precisão, organização, sequencia, variabilidade, carga)
PARAMETROS DE JOGOS PARA COORDENAÇÃO
APRENDIZAGEM MOTORA ESTRUTURA DA AULA 1 elemento = 6 a 8 anos 2 elementos = 8 a 10 anos 3 elementos = 10 a 12 anos Direção, especificidade = após 12 anos
DA APRENDIZAGEM MOTORA AO TREINAMENTO TÉCNICO Alto nível de treinabilidade Base para as habilidades e técnicas específicas dos esportes. Pré-requisito de diferentes movimentos com amplitude e generalização variada.
HABILIDADES TÉCNICAS PARALELAMENTE Complementar o processo de aprendizagem motora desenvolvendo as habilidades técnicas PARALELAMENTE às capacidades coordenativas. É importante trabalhar mãos, pés e bastões/raquetes, o mesmo exercício com as três opções de realização e direcionados para um dos parâmetros.
PARAMETROS DE JOGOS PARA HABILIDADES TÉCNICAS
SITUAÇÃO PROBLEMA Indique os parâmetros de pressão (capacidades coordenativas) e habilidade técnicas presentes nas tarefas: a) Mini-handebol (sem goleiro);
TRABALHO Pequeno Histórico do Handebol; Principais conquistas da seleção Brasileira; Principais conquistas das equipes do Brasil; Conquistas das equipes locais (Macapá - AP)
POR HOJE!!!