PLANEJAMENTO Análise SWOT.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução A criação da escola do planejamento teve grande repercussão para os gerentes e estudantes de administração, pois ela era vista como a tendência.
Advertisements

1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
FORMACAO SINDICAL SOBRE O REFORCO DAS CAPACIDADES EM MATERIA DE ORGANIZACAO Centro Internacional de Formação – Turim - Itália 13 de setembro a 08 de outubro.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA. PLANO DE MARKETING elaboração de ações detalhadas e direcionadas ao seu mercado de atuação que possibilitem a captação de.
Dicas para o Plano de comunicação Jacqueline Iensen Produção Multimídia.
Metodologia de Elaboração e Implementação do PE Natacha Stefanini Canesso
Prof Adm Dilcimar G. Araújo CRA-MG /D.  Organizações de todos os portes Prof. Adm Dilcimar G Aaújo Análise SWOT2.
Classificação dos Métodos de Ensino:
Ferramentas de Análise
PLANEJAMENTO DO TRABALHO MAÇÔNICO
Seminário de Treinamento da Equipe Distrital e Governadores Assistentes - GATS Distrito 4620 Março/2017.
#CORRERIA.
Pró – Reitoria de Desenvolvimento Institucional
Os efeitos da PEC do teto de gastos sobre os estados
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
ESTRATÉGIAS PARA O SUCESSO:
O olhar do CONGEMAS nos Encontros Regionais
Clínica Ampliada e Projeto Terapêutico Singular
Administração Estratégica
ANÁLISE ESTRATÉGICA (SWOT/PESTAL)
Stakeholders e Planejamento Estratégico das Organizações
O PLANO DE MARKETING.
Funções de administração
Gestão Empreendedora de Pequenas Empresas CONCEITOS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Dr. Martinho Almeida.
DEFININDO O PROBLEMA ROESCH, CAP. 5
Professor Associado II Departamento de Ciências da Administração
Planejamento.
O uso do tempo pelos executivos
Definição da Estratégia Organizacional
Aula II – Diagnóstico Estratégico
Sistema de Gestão Econômica:
Elaboração de Projetos
Professor Norival Carvalho Cunha
CONCEITOS DE MEDIÇÃO.
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: COMO ENSINAR?
Professor Norival Carvalho Cunha
Pontos Fortes Pontos Fracos Plano Estratégico.
CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DO ESTADO DO AMAZONAS - 20ª REGIÃO
Aspectos emergentes de coordenação e de controle Aula 4.4
Organização, Sistemas e Métodos na TGSI
VINÍCIUS SITTONI BRASIL
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Planejamento Tático (continuação do planejamento tático do HRPA)
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
DISCIPLINA: ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Execução e Controle
1 WORKSHOP O Patrão também é trabalhador Bertioga,SP, 29/03/2018 Edilso Vieira.
MARKETING III A5 – PESQUISA DE MERCADO III.
Gestão da Qualidade 2º período
Seminário Internacional O Trabalho no Setor Público Municipal
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
Funções de administração
O que é a Gestão de Processos?
Projeto de Desenvolvimento Sócio-Comunitário
O PDCA COMO MÉTODO DE MELHORIAS NO ÂMBITO EMPRESARIAL Prof. Irapuã Pacheco Martins Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas Curso Superior de Tecnologia.
Gestão da Qualidade A Gestão da Qualidade como estratégia competitiva.
CONTROLADORIA PLANEJAMENTO.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PDI
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
MODELOS DE GESTÃO Planejamento: tipologia, processo e aspectos da prática AULA Profº Paulo Martins.
Consultoria e Assessoria em Planejamento Estratégico PROPOSTA COMERCIAL Grupo de Negócio | Tecnologia Aplicada para Empresas do Futuro.
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
Ricardo Fedrizzi Gestor de Pessoas
CRM Play.
Análise de Demandas Regionais
PLANO DE CARREIRA Tristana Cezaretto.
Formação Acadêmica  Administração de Empresas Publicas e Privadas  MBA Docência do Ensino Superior  MBA Gestão de Pessoas e Coaching  MBA Psicologia.
REVISÃO O. S. M. ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E METODOS PROVA N1:
CONSULTORIA EMPRESARIAL PARA MICRO EMPREENDEDOR Consultores: Alex Sá José Viana.
Usos da Epidemiologia nos Serviços de Saúde: Sistemas de Informação e Indicadores de Saúde Thais B Santos.
Transcrição da apresentação:

PLANEJAMENTO Análise SWOT

“Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”. Planejamento “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”. Lewis Carrol, Alice no país das maravilhas. O planejamento estratégico auxilia na definição de objetivos e estratégias para alcançar os objetivos da organização. Estratégia é o caminho que te leva de A para B.   A--------------------------------------B

Planejamento O ponto B é o ‘lugar’ aonde você quer chegar em meses ou anos. A estratégia é o caminho. A------------estratégia-------------B Diagnóstico e prognóstico Na área da administração, o diagnóstico remete para a identificação de um determinado problema em questão, enquanto que o prognóstico consiste na previsão do que poderá acontecer se a organização adotar as medidas elaboradas.

Análise SWOT A técnica de análise SWOT foi elaborada pela equipe do norte-americano Albert Humphrey, durante o desenvolvimento de um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford entre as décadas de 1960 e 1970. É baseado no livro “A arte da guerra”, de Sun Tzu (500 a.c, China). “Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças.” “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas”.

SWOT é a sigla dos termos ingleses (com tradução): Planejamento Para fazer um diagnóstico do trabalho realizado pela organização, a proposta é utilizarmos a análise SWOT (que também pode ser “aportuguesada” para análise FOFA). SWOT é a sigla dos termos ingleses (com tradução): STRENGTHS FORÇAS WEAKNESSES FRAQUEZAS OPORTUNITIES OPORTUNIDADES THREATS AMEAÇAS

Análise de cenário da organização: Strengths (forças) - vantagens internas da organização em relação aos concorrentes. Ex.: qualidade dos serviços oferecidos, boa representatividade, bom relacionamento com os associados e empresas etc. Weaknesses (fraquezas) - desvantagens internas da organização em relação aos concorrentes. Ex.: má imagem, instalações inadequadas, mal atendimento às demandas dos associados etc. Opportunities (oportunidades) – aspectos externos positivos que podem potencializar a vantagem competitiva da organização. Ex.: mudanças no cenário político, má imagem das organizações concorrentes etc.; Threats (ameaças) - aspectos externos negativos que podem por em risco a vantagem competitiva da organização. Ex.: falta de credibilidade, perda de associados etc.

Desta forma, você consegue enxergar melhor como está a sua organização.

Questões importantes As informações devem ser recentes e isentas. As fontes devem ser idôneas e desprovidas de vieses ideológicos. Todos os participantes devem conhecer os conceitos envolvidos. Pode ser desejável incluir as visões de pessoas de fora a organização. Os conceitos da análise SWOT/FOFA não devem ser considerados em termos absolutos (tudo depende do ambiente): - uma oportunidade também pode ser uma ameaça. - um ponto forte pode ser um ponto fraco em outro contexto e vice-versa.

Tarefas principais São quatro as tarefas principais: 1- Avaliação de Forças e Fraquezas 2- Equiparação de Forças e Oportunidades 3- Conversão de Fraquezas em Forças e de Ameaças em Oportunidades 4- Desqualificação das Fraquezas e Ameaças que não podem ser transformadas

Exemplo No momento atual a atividade sindical tem sofrido vários ataques advindos de segmentos do empresariado e do governo, em função do interesse destes em minar a força e a importância dos trabalhos desenvolvidos pelos sindicatos. Tomando como exemplo a área sindical como um todo, temos o possível cenário:

Exemplo Com base neste exemplo é necessário: Potencializar as Forças (fortalecer o que faz de bom) Eliminar as Fraquezas e, se possível, transformá-las em Forças (capacitando os dirigentes; melhorando a estrutura e atuando de forma mais consistente junto à base) Acompanhar as oportunidades para que sejam melhor aproveitadas Melhorar as ameaças e, se possível, transformá-las em oportunidades (buscar eleger mais representantes dos trabalhadores; se apropriar das leis e atuar de forma mais consistente; divulgar melhor as suas conquistas)

Façam vocês De acordo com o gráfico de análise FOFA, identifiquem quais são as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças de sua organização. Junte sua equipe e pessoas de confiança e façam junto este exercício. Este trabalho irá dar-lhes uma “fotografia” de pontos positivos e a melhorar de sua organização.

Plano de ação Otimizar as forças (pontos positivos); De posse desse diagnóstico, projetar os próximos passos, que é estabelecer ações para: Otimizar as forças (pontos positivos); Minimizar as fraquezas (pontos negativos); Aproveitar as oportunidades (visão de futuro); Impedir as ameaças (medidas de proteção).

Plano de ação Perguntas básicas: O que? Como? Quando? Onde? Porque? Quem? Quanto?

Plano de ação

Plano de ação/exemplo O que? Onde? Por que? Como? Quem? Quando? Quanto? 1 Atividades (palestras) para aumentar o número de associados Palestras com temas de interessa da categoria Na sede do sindicato Fortalecer as ações do sindicato Mostrar o trabalho desenvolvido pelo sindicato Ampliar a representatividade da instituição junto aos trabalhadores da categoria Através de panfletos e no corpo a corpo, convidar os trabalhadores para palestras e atividades na sede do sindicato Presidente e membros da diretoria (definir quem fará o convite, quem falará o que na palestra, por quanto tempo e definir recursos técnicos necessários) Última sexta- feira de cada mês, durante três meses Despesas com café, água, bolachas, projetor, palestrante etc. (quantificar cada item) 2 3

Aconselhamos os sindicatos a realizarem um planejamento estratégico, visando olhar com mais propriedade para o presente e o futuro das organizações. O recurso demonstrado aqui – análise SWOT/FOFA – é somente um dos instrumentos que podem ser utilizados para este fim. Este é um trabalho inicial de fácil assimilação para que vocês se preparem para voos maiores nos sindicatos onde atuam. Com organização e conhecimentos podemos ir mais longe na defesa da classe trabalhadora.

O planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com o futuro de decisões presentes. Peter Drucker