UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNU DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – MODALIDADE LICENCIATURA CMDI – COMUNICAÇÃO MEDIADA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: propostas e dasafios. Utilizando tecnologias na Educação O que chamamos de tecnologia? A tecnologia é sempre utilizada em sala.
Advertisements

Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação A UTILIZAÇÃO DA WEB 2.0 COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO, MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA / UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO / CED DEPARTAMENTO ESTUDOS ESPECIAL.EDUCAÇÃO / EED CURSO: licenciatura em.
CMDI- Comunicação mediada por dispositivo indutor: Elemento novo nos processos educativos.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNU DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – MODALIDADE LICENCIATURA CMDI – COMUNICAÇÃO MEDIADA.
O PLANO DE TRABALHO DOCENTE: ESTRATÉGIA DE QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DO ENSINO POR COMPETÊNCIAS Rodrigo Oliveira Coura Pereira - SENAC-DF Ana Cláudia Barreiro.
Como o (a) coordenador (a) Pedagógico (a) neste contexto pode articular/organizar a sua atuação profissional?
Escola Estadual Zumbi dos Palmares Progetec: Luzia Bento Soares Multiplicadora: Dirce Camilloti.
CMDI – COMUNICAÇÃO MEDIADA POR DISPOSITIVO INDUTOR: ELEMENTO NOVO NOS PROCESSOS EDUCATIVOS.
HYPER-I-BOOK: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA PARA EAD Alvino Moser Neliva Terezinha Tessaro Nelson Pereira Castanheira Rodrigo Otávio dos Santos Centro Universitário.
DIDÁTICA GERAL 3 a Fase / Educação Física Prof a : Ivanete Lago Groh CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe
Competências Multidisciplinares na produção de materiais didáticos Prof. Dr. Luciano Gamez Universidade Federal de São Paulo.
UTILIZAÇÃO DA REDE SOCIAL FACEBOOK COMO FERRAMENTA DE INTERATIVIDADE EM DISCIPLINA A DISTÂNCIA DANILO LOPES FERREIRA LIMA ALEXANDRE GUIMARÃES BEZERRA CAVALCANTE.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UnU de Ciências Exatas e Tecnológicas Curso de Ciências Biológicas –Modalidade Licenciatura CDMI – Comunicação Mediada Por.
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR DE INFORMATICA NO PROCESSO EDUCACIONAL Danice Betania de.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UnU de Ciências Exatas e Tecnológicas Curso de Ciências Biológicas - Modalidade Licenciatura CMDI – Comunicação Mediada.
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Especialização em Gestão de Marketing em Mídias Digitais
Aluno: Rodrigo Pimentel
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
AULA 1 Introdução à Pesquisa em Ensino de Física Monografia para a Licenciatura em Física Profa. Cristina Leite ramal 7004, sala.
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
Para desenvolver um trabalho de qualidade, quais habilidades são importantes no repertório do tutor virtual?
Mario Augusto Pires Pool Unilasalle – Rede La salle 2016
"O Planejamento escolar: desafios e perspectivas”
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Prof. Luciano Soares Pedroso julho de 2017
Coordenação: Vani Kenski
Introdução a Educação a Distância
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNU DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – MODALIDADE LICENCIATURA CMDI – Comunicação Mediada.
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
Informática, inclusão e cidadania: Curso do sistema operacional Linux Ubuntu. Francisca Giniele do Nascimento Pinho¹, Antônio Caçula Almeida Filho¹, Francisco.
TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO
Autor 1 ; Autor 2; Autor 3; Autor 4 ; Autor 5 e Autor 6;
Currículo Escolar, mudanças educacionais e as TIC (s)
RESULTADOS E DISCUSSÃO
CMDI Discente: Alice Moreira Anapolis, 28 de Agosto de 2013.
Cristiano Teles de Meneses Adilmo Francisco de Lima Tiago Nery ribeiro
O uso do celular no Ensino de Ciências e Matemática
inovação e design na educação
INTRODUÇÂO As transformações ocorridas nas formas de comunicação no século XX se intensificaram no século XXI por meio da presença das tecnologias digitais.
SKYPE: COMO UMA FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL ESTÁ TRANSFORMANDO AS INTERAÇÕES NOS GRUPOS DE ESTUDOS DOS ALUNOS DA EAD.
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
TÍTULO: subtítulo UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação
ALESSANDRA DE PAULA - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
BIMODALIDADE DE ENSINO E CONVERGÊNCIA EDUCACIONAL
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA.
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
O QUE É O PEDAGOGO.
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
DISCENTE: KAROLINE BRITO
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
DIFICULDADES E ERROS NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Currículos e Programas
ATIVIDADE PRÁTICA NO EAD ATRAVÉS DE LABORATÓRIO VIRTUAL: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA NA DISCIPLINA DE FÍSICA MECÂNICA Cristiane Adriana Ripka (A) Jéssika.
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
APRENDIZAGEM BASEADA EM GAMES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO
Carolina Abdalla e Sandra Ulrich
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
CURRÍCULO NA CRISE DE RACIONALIDADE E LEGITIMIDADE DO CAPITALISMO TARDIO Prof. Antonio da Silva Menezes Junior PPGE _PUC Goiás.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO-UEMAnet UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA/EAD/UAB CAMPUS ARAPIRACA Disciplina: Planejamento, Currículo e Avaliação da Aprendizagem.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
Metodologia do Ensino de Física I
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ABORDAGEM CRÍTICO SUPERADORA 1. Consideração da prática pedagógica (aula) no interior de um projeto político-pedagógico (escola) referenciado.
Sociedade em Rede A sociedade em rede é estruturada a partir do desenvolvimento de tecnologias microeletrônicas; Essas sociedades resultaram no aperfeiçoamento.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNU DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – MODALIDADE LICENCIATURA CMDI – COMUNICAÇÃO MEDIADA POR DISPOSITIVO INDUTOR: ELEMENTO NOVO NOS PROCESSOS EDUCATIVOS Acadêmica: Lorena Sousa Lima Disciplina: Novas tecnologias na educação Prof. Adda Anápolis, 2013 Autor: TOSCHI, M. S. CMDI – Comunicação Mediada por Dispositivo Indutor: elemento novo nos processos educativos. In: LIBÂNEO, J. C. e SUANNO, M. V. R. Didática e escola em uma sociedade complexa. Goiânia: CEPED, Editora da PUC-Goiás, 2011.

CMDI – COMUNICAÇÃO MEDIADA POR DISPOSITIVO INDUTOR: ELEMENTO NOVO NOS PROCESSOS EDUCATIVOS O conceito de CMDI é apresentado a partir dos termos que o compõem. Em seguida, analisam-se o conceito de dupla mediação e como os dispositivos tecnológicos provocam modificações nos processos de ensinar e aprender e na relação que se estabelece com o conhecimento. Figura 1. disponível em: edeal.com.br Fonte: Folha de São Paulo

INTRODUÇÃO A facilidade de comunicação possibilitada pelo celular móvel mudou a própria comunicação, como mudou a forma de se relacionar socialmente e profissionalmente, e tenta mudar a educação e a escola. A Comunicação Mediada por Dispositivo Indutor (CMDI) é ponto central nesta reflexão, tanto na vida social quanto, em especial, na escola.

Metodologia Comunicação como ato social: – A facilidade de comunicação possibilitada pelo celular móvel mudou a própria comunicação, como mudou a forma de se relacionar socialmente e profissionalmente, e tenta mudar a educação e a escolar.

Metodologia Comunicação como ato social: – somos seres sociais que somos, a comunicação impõe- se como ato fundamental no processo social. Somos comunicativos por natureza e por necessidade.   – A Comunicação Mediada por Dispositivo Indutor (CMDI) é ponto central nesta reflexão, tanto na vida social quanto, em especial, na escola.

Metodologia A COMUNICAÇÃO COMO ATO SOCIAL - Comunicação refere-se à capacidade de reconhecimento do outro. É a busca de relação e de compartilhamento com o outro. É o direito de cada um de expressar-se. Daí as tecnologias desta sociedade atual serem também chamadas de tecnologias de informação, comunicação e expressão. Como seres sociais e comunicadores, temos de aceitar nossa interdependência com o outro.

Metodologia A COMUNICAÇÃO COMO ATO SOCIAL: - Wolton (2006) destaca duas dimensões da comunicação, a normativa e a funcional. Na dimensão normativa estão os atos de informar, dialogar, compartilhar, compreender. A dimensão funcional mostra o quanto, nas sociedades modernas, a comunicação é absolutamente necessária para o funcionamento das relações humanas e sociais.

Metodologia MEDIAÇÃO NA COMUNICAÇÃO – Mediar significa estabelecer conexões, por meio de algum intermediário. Tal como o conceito de relação, a mediação é categoria da dialética. O conceito de relação implica interdependência entre os polos da relação. Ou seja, só se é mãe quando se tem filho, só se é professor quando se tem aluno. A existência de um ou outro é interdependente.

Metodologia Mediação na comunicação – A categoria mediação, como toda categoria da dialética, é dinâmica, está em constante modificação. Mediação indica que nada é isolado, mas ocorre de maneira contextual, interrelacional, histórica, o que lhe confere complexidade na análise.

Metodologia CONCEITO DE DISPOSITIVO – Linguagens foram desenvolvidas para cada tecnologia (TOSCHI, 2002). Elas se tornaram mídia, foram se miniaturizando e, aos poucos, foram perdendo sua materialidade, embora essa ainda seja sua principal referência. Considera-se dispositivo um suporte material e processual,portador de linguagens ,conceitos e símbolos que os sujeitos usam em sua vida ,e em sua cultura.

Metodologia Espaços híbridos e os celulares – Considera o celular como uma interface (mediação) social, como meio digital que intermedeia relações entre dois ou mais usuários (p. 23). – O celular tornou-se meio de comunicação coletiva, uma tecnologia social, e os internautas tornaram-se móveis, como o dispositivo que medeia a relação entre a realidade virtual e a realidade concreta.

Resultados e discussão - O mundo está cada vez mais conectado, as tecnologias estão adentrando cada vez mais os ambientes escolares, tornando a escola um espaço híbrido invadido pelas tecnologias de comunicação sociais.