UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNU DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – MODALIDADE LICENCIATURA CMDI – COMUNICAÇÃO MEDIADA POR DISPOSITIVO INDUTOR: ELEMENTO NOVO NOS PROCESSOS EDUCATIVOS Acadêmica: Lorena Sousa Lima Disciplina: Novas tecnologias na educação Prof. Adda Anápolis, 2013 Autor: TOSCHI, M. S. CMDI – Comunicação Mediada por Dispositivo Indutor: elemento novo nos processos educativos. In: LIBÂNEO, J. C. e SUANNO, M. V. R. Didática e escola em uma sociedade complexa. Goiânia: CEPED, Editora da PUC-Goiás, 2011.
CMDI – COMUNICAÇÃO MEDIADA POR DISPOSITIVO INDUTOR: ELEMENTO NOVO NOS PROCESSOS EDUCATIVOS O conceito de CMDI é apresentado a partir dos termos que o compõem. Em seguida, analisam-se o conceito de dupla mediação e como os dispositivos tecnológicos provocam modificações nos processos de ensinar e aprender e na relação que se estabelece com o conhecimento. Figura 1. disponível em: edeal.com.br Fonte: Folha de São Paulo
INTRODUÇÃO A facilidade de comunicação possibilitada pelo celular móvel mudou a própria comunicação, como mudou a forma de se relacionar socialmente e profissionalmente, e tenta mudar a educação e a escola. A Comunicação Mediada por Dispositivo Indutor (CMDI) é ponto central nesta reflexão, tanto na vida social quanto, em especial, na escola.
Metodologia Comunicação como ato social: – A facilidade de comunicação possibilitada pelo celular móvel mudou a própria comunicação, como mudou a forma de se relacionar socialmente e profissionalmente, e tenta mudar a educação e a escolar.
Metodologia Comunicação como ato social: – somos seres sociais que somos, a comunicação impõe- se como ato fundamental no processo social. Somos comunicativos por natureza e por necessidade. – A Comunicação Mediada por Dispositivo Indutor (CMDI) é ponto central nesta reflexão, tanto na vida social quanto, em especial, na escola.
Metodologia A COMUNICAÇÃO COMO ATO SOCIAL - Comunicação refere-se à capacidade de reconhecimento do outro. É a busca de relação e de compartilhamento com o outro. É o direito de cada um de expressar-se. Daí as tecnologias desta sociedade atual serem também chamadas de tecnologias de informação, comunicação e expressão. Como seres sociais e comunicadores, temos de aceitar nossa interdependência com o outro.
Metodologia A COMUNICAÇÃO COMO ATO SOCIAL: - Wolton (2006) destaca duas dimensões da comunicação, a normativa e a funcional. Na dimensão normativa estão os atos de informar, dialogar, compartilhar, compreender. A dimensão funcional mostra o quanto, nas sociedades modernas, a comunicação é absolutamente necessária para o funcionamento das relações humanas e sociais.
Metodologia MEDIAÇÃO NA COMUNICAÇÃO – Mediar significa estabelecer conexões, por meio de algum intermediário. Tal como o conceito de relação, a mediação é categoria da dialética. O conceito de relação implica interdependência entre os polos da relação. Ou seja, só se é mãe quando se tem filho, só se é professor quando se tem aluno. A existência de um ou outro é interdependente.
Metodologia Mediação na comunicação – A categoria mediação, como toda categoria da dialética, é dinâmica, está em constante modificação. Mediação indica que nada é isolado, mas ocorre de maneira contextual, interrelacional, histórica, o que lhe confere complexidade na análise.
Metodologia CONCEITO DE DISPOSITIVO – Linguagens foram desenvolvidas para cada tecnologia (TOSCHI, 2002). Elas se tornaram mídia, foram se miniaturizando e, aos poucos, foram perdendo sua materialidade, embora essa ainda seja sua principal referência. Considera-se dispositivo um suporte material e processual,portador de linguagens ,conceitos e símbolos que os sujeitos usam em sua vida ,e em sua cultura.
Metodologia Espaços híbridos e os celulares – Considera o celular como uma interface (mediação) social, como meio digital que intermedeia relações entre dois ou mais usuários (p. 23). – O celular tornou-se meio de comunicação coletiva, uma tecnologia social, e os internautas tornaram-se móveis, como o dispositivo que medeia a relação entre a realidade virtual e a realidade concreta.
Resultados e discussão - O mundo está cada vez mais conectado, as tecnologias estão adentrando cada vez mais os ambientes escolares, tornando a escola um espaço híbrido invadido pelas tecnologias de comunicação sociais.