Para avançar, clique no slide

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Para avançar, clique no slide
Advertisements

EMEF José Benigo Gomes. EMEF JOSÉ BENIGO GOMES PROJETO “PEDRAS” Todas as pedras são capazes de produzir fogo através do atrito?
Tecnologias do conhecimento Os desafios da educação.
IMPLICAÇÕES DA ABORDAGEM VYGOTSKIANA PARA A EDUCAÇÃO
A Construção da Linguagem Oral e Escrita

Música na Educação Infantil Música é uma linguagem cujo conhecimento:  Se constrói,  Comunica ideias e sentimentos;  Afeta a dimensão sensível do ser.
A ALMA INFANTIL A UTORIA DESCONHECIDA GRUPO FRATERNIDADE GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL 12.
Maria Cândida Andrade Perez O papel da escola é oferecer aos seus estudantes meios que possam ser utilizados para desenvolver a aprendizagem e tomarem.
DIVERSIDADE HUMANA – UMA AÇÃO NECESSÁRIA DE REFLEXÃO PARA A PRÁTICA DO CONTEXTO EDUCACIONAL Equipe: Adriana Gomes Izidoro, Rosangela Aparecida Nunes, Sharlene.
A LINGUAGEM É UMA FORMA OU UM PROCESSO DE INTERAÇÃO.
Classificação dos Métodos de Ensino:
QUALIDADE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: RESULTADOS POSITIVOS E TENDÊNCIAS Alvaro Martins Fernandes Júnior Siderly do Carmo Dahle de Almeida Marivaldo da Silva.
Relações de Convívio Solidário Kátia Antoniolli Coordenadora Pedagógica Colégio Marista Pio XII *Este eixo contempla a dimensão socioafetiva e as dimensões.
A VALIAÇÃO NA PRÉ - ESCOLA U M OLHAR SENSÍVEL E REFLEXIVO SOBRE A CRIANÇA Capítulo 06: Um olhar sensível e reflexivo sobre a criança Jussara Hoffmann.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
Objetivos Infantil II Perceber-se como integrante de um grupo;
ENSINO DA NATUREZA E DA SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Oração Faça esta oração mesmo que não sinta vontade!!
Interação Para a construção de aprendizagens a interação entre as crianças é fundamental para o desenvolvimento infantil; possibilita a troca de conhecimentos,
Centro Educacional Unificado
2ª Oficina Formação de Gestores Escolares
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
JARDIM DAS DESCOBERTAS
Campanha Mundial Pela Leitura Dia 20 de setembro de 2016
Jogos, brinquedos e desenvolvimento
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura
FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO PARA ALÉM DA SALA DE AULA
I ENCONTRO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Aedes aegypti, alfabetização científica e oficinas temáticas na educação de jovens e adultos interventiva Sheila dos Santos Rodrigues (Faculdade UnB.
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
Coordenação: Vani Kenski
O Brincar e a Revelação da Potência da Criança
Projeto Político Pedagógico - PPP
Análise e Observação Institucional
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
São Paulo/2016 Profª Drª Maristela Angotti Departamento de Didática
Avaliação da aprendizagem
O objetivo é socializar as leituras realizadas e aguçar a curiosidade dos professores e alunos para realizar a leitura do livro que ouviram o colega contar.
Ministrantes: simone de paula rodrigues moura
Cada um deve agradecer a Deus os talentos que recebe, mas conservar-se na mesma humildade e pequenez. Teresa de Saldanha.
BIMODALIDADE DE ENSINO E CONVERGÊNCIA EDUCACIONAL
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA.
Parcerias para educação,cultura e cidadania de crianças e adolescentes
Metodologia do Ensino/Aprendi zagem das Ciências da Natureza Tema: Características da Mata Equipe: Antonia Luzirene Sousa; Elias Bandeira; Marilena Martins;
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
LIGUE O SOM – CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES
LETRAMENTO DIGITAL: NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA
GRANDE ABRAÇO Coloque uma música de fundo e peça para que os alunos andem aleatoriamente.  Ao desligar ou baixar o som, os alunos devem procurar um.
HOSPITAL GERAL OTÁVIO DE FREITAS - CEMPI
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
Ciberinfante criativo
Frases sobre Educação JURA EM PROSA E VERSO GRUPO FRATERNIDADE
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS
Salmos de oração.
2ª SÉRIE CARMO 2004 Professora: Gisella Monerat
Adriana Friedmann. 1) DESENVOLVIMENTO INFANTIL MARCADO POR: Herança genêtica Educação Meio ambiente Qualidade dos vínculos 2) TRÊS PRIMEIROS ANOS Determinantes.
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
LUDICIDADE, PSICOMOTRICIDADE E IMAGINÁRIO INFANTIL HBF – FATEG PROFESSOR: WANDERSON CÂNDIDO (62) –
Metodologias Ativas O TRABALHO EDUCATIVO COM ADOLESCENTES Profª. Drª
COMO ENSINAR A TODOS? Para que a inclusão realmente aconteça, é importante garantir diversos recursos para resgatar ou estabelecer as funções nas.
PARA REFLETIR O que é o PPP? Para que? Qual a sua utilidade? Como ele é construído? Todos os servidores conhecem o PPP e participam da (re)elaboração?
Desenvolvimento da Linguagem FASE DAS PRIMEIRAS PALAVRAS ACADÊMICAS: CAMILA M. WACKERHAGE PÂMELA DE LIMA JAQUELINE AP. RIBEIRO.
Mini Curso 24: Formação e Educação Permanente
Pauta 4 A competência 3 da BNCC: REPERTÓRIO CULTURAL
Interações sociais e significação no aprendizado das crianças PEDAGOGIA A interação social entre crianças e entre crianças e adultos/educadores, promove.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
AVANÇO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO Evolução das técnicas e ferramentas para maximização do aprendizado.
Transcrição da apresentação:

Para avançar, clique no slide AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS: POSSIBILIDADES DE TRABALHO COM PROJETOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide “Observar não é invadir o espaço do outro, sem pauta, sem planejamento, sem devolução e muito menos sem encontro marcado... Observar uma situação pedagógica é olhá-la, fitá-la, mirá-la, admirá-la, para ser iluminada por ela. Observar uma situação pedagógica não é vigiá-la; mas sim, fazer vigília por ela, isto é, estar e permanecer acordado por ela, na cumplicidade da construção do projeto, na cumplicidade pedagógica.” Madalena Freire Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide “O papel do educador é vital como mediador, como o ‘fazedor’ de boas perguntas que instiguem o olhar curioso. (...) Também como provocador de desafios para encontrar novas respostas...” Míriam Martins Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide - O PORQUÊ DO TRABALHO COM PROJETOS “O aluno aprende (melhor) quando torna significativa a informação ou os conhecimentos que se apresentam na sala de aula”. - Fernando Hernandez Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide “...significa trabalhar com a dimensão completa do ser humano, com sua capacidade de pensar, ter idéias originais à cerca do mundo. Significa, também, ‘alimentar’ crianças e adultos com ferramentas poderosas que são as informações ligadas ao conhecimento acumulado pela sociedade. A apropriação desses conhecimentos é que gera a transformação das idéias e que faz a diferença entre crianças atendidas simplesmente e crianças participantes e atuantes”. Revista “Por um Triz” Silvia Pereira de Carvalho Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide “Cada criança é um artista a seu modo. Essa é a razão pela qual procuramos oferecer uma quantidade de possibilidades... quanto mais materiais se conhecem mais linguagens se possuem... e possuir mais linguagens significa ter mais possibilidades de expressar-se...” Giordana Rabitti Para avançar, clique no slide

O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO “Serpentes da Mata Atlântica” “Deni, você lê meu livro?” Roda da conversa – as inquietações O ambiente – superando os limites Luz, câmera e ação! Para avançar, clique no slide

LUZ, CÂMERA, AÇÃO! As “cem linguagens”: cem modos de ver, sentir, pensar, expressar, desejar, sonhar... Como? Por meio do olhar: a busca de estratégias O encontro com Lygia Clark As descobertas por meio da experimentação A participação das famílias Para avançar, clique no slide

Conversas de roda, um rol de perguntas e muita ação! “Como é o corpo das cobras?” “É esticado! Comprido, comprido! Ela rasteja porque não tem pernas, nem asas, nem mão. Ela só tem boca e olho, não tem pescoço”. E já surge, então uma nova pergunta: “Ela voa?” E Danilo já sabia a resposta: Não. Ela pula, ela salta de uma árvore para outra ou pro chão. Isso é plainar”. Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide Túnel – Lygia Clark “Como é o corpo da cobra?” - Rastejando e imitando o movimento da cobra. Brincando no túnel de TNT azul. Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide “As cobras nascem do ovo?” “Nascem do ovo e da barriga. Tem cobra que nasce do ovo, depois que a cobra bota o ovo que a cobrinha vai crescendo lá dentro. Tem cobra vivípara, ela nasce da barriga e fica numa meleca, ela sai da barriga já prontinha. A cascavel nasce da barriga e fica numa membrana e depois que ela sai da membrana. A cascavel tem chocalho”. Para avançar, clique no slide

“Como as cobras nascem?” Brincando no parque com o minhocão Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide “Como ela enxerga?” Bexiga e música no salão. - Novas descobertas, novas sensações: A VIBRAÇÃO Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide “Como ela enxerga?” “Não enxerga bem. Ela sente que está perto pela língua e pelo nariz, quando fica perto ela ataca. A cobra está parada e o homem está vindo, ela sente pelo corpo que o homem, os bichos estão andando, vindo. A cobra enxerga pouco, ela sente que o caçador está se aproximando pelo corpo, pela mudança de temperatura. Ela tem os olhos muito grandes, mas não enxerga muito bem”. Para avançar, clique no slide

“Trepante” Lygia Clarck Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide R E L E I T U R A Para avançar, clique no slide

CLASSIFICAÇÃO DAS SERPENTES – DESCOBERTA DAS LEGENDAS Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide CULINÁRIA Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide COLAGEM COM MACARRÃO Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide PRIMEIROS SOCORROS Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide

Para avançar, clique no slide