1. As pessoas nas organizações

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS PESSOAS COMO ELEMENTO BÁSICO DAS ORGANIZAÇÕES
Advertisements

Gestão em Saúde Introdução aos conceitos: Gestão e Saúde Justificativas da disciplina... Prof. Helena Kanashiro.
Prof. Dr. Douglas Roque Andrade Educação Física e Saúde
FORMACAO SINDICAL SOBRE O REFORCO DAS CAPACIDADES EM MATERIA DE ORGANIZACAO Centro Internacional de Formação – Turim - Itália 13 de setembro a 08 de outubro.
ORGANIZAÇÃO FORMAL E INFORMAL PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO Profa. Ms.Hely Aparecida Zavattaro.
O CURRÍCULO PROCURA RESPONDER, NO MÍNIMO, DUAS QUESTÕES:
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS. O Contexto da Gestão de Pessoas Passou por várias transformações para acompanhar as Mudanças econômicas, tecnológicas,
Aprendizagem Cognição Desenvolvimento Crescimento Maturação Conhecimento.
Gestão de Pessoas - Nadja Guitton Comportamento organizacional/psicologia aplicada à Administração Gestão Por COMPETÊNCIA Como entender competência? INTEGRAÇÃO.
Tema: Metodologia do Esporte Coletivo. PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS Ensinar o esporte – como proceder ao ensinar os esportes, qual a abordagem metodológica.
Gestão de Pessoas IV – Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, Carreiras, Organizações.
UNIVERSIDADE PAULISTA PSICOLOGIA - 1º SEMESTRE
FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS EQUIDEOCULTURA
As relações e determinações do trabalho na vida cotidiana.
HABILIDADES ADMINISTRATIVAS
CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DO COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES
MASS COMMUNICATION RESEARCH TEORIAS DE ORIENTAÇÃO PSICOLÓGICA PESQUISAS COM BASE FUNCIONALISTA Profa. Dra. Cláudia Lago.
TEORIAS SOBRE MOTIVAÇÃO
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
Estratégia Mercadológica
Psicologia É a ciência que trata da mente e de fenômenos e atividades mentais e, que estuda o comportamento humano e animal em suas relações com o meio.
ESTRUTURAÇÃO DOS SUBSISTEMAS DERECURSOS HUMANOS
Desenvolvimento de Estratégia Logística
Planejamento de Sistemas Complexos
Cultura organizacional
Planejamento.
Aprendizagem Organizacional
Sistemas de Informação EM MARKETING
Aprendizagem do Século XXI
TEORIAS DA PERSONALIDADE Personalidade= o conjunto de características psicológicas que determinam a sua individualidade pessoal e social.
o paradigma midiológico
Comportamentos Organizacionais
DEFINIÇÃO DE TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO
Como alcançar a Criatividade
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE
Vygotsky - conceitos Luigi granizo Mariana abatayguara Mayara santos
Teoria da Contingência
TEORIA DOS SISTEMAS .
Questão para Organizar o trabalho:
GRUPOS.
Conceito de Cultura Organizacional Prof. Gelson Sandro.
L. S. Vigotsky Psicólogo russo / Dialética marxista
RECOMPENSANDO A EQUIPE DE TRABALHO. Um dos principais desafios dos gestores é a definição de sistema que deve adotar para recompensar o desempenho. A.
Comportamento Humano nas Instituições de saúde
Avaliação de desemepenho
Gestão de Pessoas Profª. Mara.
Aula 06. Prof Dr Alaércio Aparecido de Oliveira
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
Origens da Teoria Estruturalista
Ponto de Partida: Da Visão Sistêmica.
Treinamento.
Auditoria de Marketing
MODELOS DE GESTÃO Organização à atuação do gestor AULA 3.1 –
Psicologia Social: uma reflexão. Prof. Ms. Gerson Heidrich
Gestão do Capital Humano
Avaliação continuada.
Aula 05: Competências e Papéis Gerenciais do Administrador
MÉTODO CLíNICO.
ANEXO IV Segurança e qualidadE da Vida nocturna o Papel dos psicólogos Raquel raimundo Lisboa│Dezembro 2017.
As Organizações Vistas como Culturas
Áreas da Filosofia.
MOTIVAÇÃO Psicologia Escolar Psicóloga Camilla Lima – CRP 17/1535.
 Técnica grupal baseada na representação dramatizada ou teatralizada de situações reais de trabalho;  Situação problema;  Role playing, psicodrama;
Nome da Tendência Pedagógica Papel da Escola ConteúdosMétodos Professor x aluno AprendizagemManifestações Pedagogia Liberal Tradicional. Preparação intelectual.
EMPRESAS INOVADORAS Cobaias
MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM
Mercados consumidores e comportamento de compra do consumidor
Funções Mentais Superiores Base para o Estudo do Comportamento Humano Percepção Atenção Memória Linguagem Pensamento Emoção.
Transcrição da apresentação:

1. As pessoas nas organizações As organizações dependem das pessoas para dirigi-las e controlá-las e fazê-las operar e funcionar. Pessoas vistas como PESSOAS (dotadas de características próprias de personalidade, individualidade, aspirações, valores atitudes, motivações e objectivos individuais)

RECURSOS (dotadas de habilidades, capacidades, destrezas e conhecimentos necessários. FACTORES DE PRODUÇÃO: Era Industrial - tradicionais factores de produção - natureza, capital e trabalho como mão-de-obra.

Era de Informação - estes factores estão próximos da lei dos rendimentos decrescentes (todo o investimento neles somente trará retornos gradativamente menores)

Personalidade e individualidade, Aspirações, valores, atitudes Pessoas Como pessoas Como recursos Personalidade e individualidade, Aspirações, valores, atitudes Motivações e objectivos pessoais Habilidades, capacidades Experiências, destrezas e conhecimentos necessários Tratamento Pessoal e individualizado Tratamento pela média, igual e genérico

2. A variabilidade humana O homem vive em organizações e em ambientes cada vez mais complexos e dinâmicos. “ Organizações - são pessoas, são grupos, e são organizações. Gerentes administram pessoas, grupos e administram organizações. Gerentes são pessoas, são membros de grupos e gerentes são membros das organizações”.

A variabilidade humana é grande, cada pessoa é um fenómeno multidimensional. Variáveis intervenientes no comportamento humano

A pessoa comportamento na da pessoa organização dentro da organização

Factores internos Factores externos Personalidade Ambiente organizacional Aprendizagem Regras e regulamentos Motivação Cultura Percepção Políticas Valores Métodos e processos Recompensas e punições

3. Diferenças individuais Quanto maior a diferenciação das pessoas, tanto maior será o seu potencial de criatividade e inovação. Cognição Humana É a maneira pela qual uma pessoa percebe e interpreta a sí própria ou seu meio externo.

Teorias Teoria de Campo (KURT LEWIN) O comportamento é derivado da totalidade dos factos e eventos coexistentes em determinada situação. O campo psicológico é o espaço de vida que contém a pessoa e seu ambiente psicológico ou comportamental (o que a pessoa percebe e interpreta a respeito de seu ambiente externo).

Teoria de dissonância cognitiva (FESTINGER) Cada pessoa se esforça para estabelecer um estado de consonância ou consistência (coerência) com ela mesma

4. A complexidade da natureza humana Pessoa como ser transaccional Não recebe apenas os insumos do meio ambiente e age sobre os mesmos mas também adopta uma posição proactiva, antecipando-se e, muitas vezes provocando mudanças em seu ambiente.

Pessoa como um comportamento dirigido para objectivo É capaz de ter objectivos ou aspirações e de aplicar esforço no sentido de alcançá-los. Pessoa como um modelo de sistema aberto Dirigida para objectivos, interdependente do meio físico e social e activamente envolvida nele.

O comportamento das pessoas dentro das organizações é complexo e depende de factores internos (características de personalidade) e factores externos (decorrente do ambiente que as envolve, das características organizacionais - como sistemas de recompensas e punições, factores sociais, coesão grupal)