Tutoria Home Office: uma estratégia de sucesso

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O papel do professor e do aluno no ensino a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.
Advertisements

Educação a Distância como estratégia de educação permanente para profissionais do SUS Profa. Dra. Rita Maria L. Tarcia
QUALIDADE E COMBATE DA EVASÃO NA EAD: DESAFIOS E SOLUÇÕES Profº Vâner Lima Coordenador de curso EAD Anhembi Morumbi.
PESQUISAS SOBRE A QUALIDADE DE DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS PERCEPÇÕES DE DOCENTES E ALUNOS Miguel Carlos Damasco dos Santos.
União de Ensino Superior de Campina Grande – UNESC Departamento de Ciências Contábeis Tema, problema e hipótese.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos. Vamos em frente!
Olá! Nesta aula você estudará os tipos de tutoria.
A EXPERIÊNCIA DA CONSTITUIÇÃO
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
LEARNING ANALYTICS CRUZEIRO DO SUL Dr. Alberto Messias da Costa Souza
Experiência FAESA na implantação dos 20% EAD
Tema proposto para Escola Superior de Guerra (ESG):
Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.
Unidade 3 Educação a Distância: Conceitos Básicos
Programas de qualidade – Formas de participação e avaliação
DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Andréa Villela Mafra da Silva e Keite Silva de Melo
Profª. Drª. Adriana Clementino Profª. MSc. Diólia de Carvalho Graziano
Para desenvolver um trabalho de qualidade, quais habilidades são importantes no repertório do tutor virtual?
DISCIPLINAS COMUNS: CURSOS PRESENCIAIS. CURSOS PRESENCIAIS Para os demais cursos NPG METODOLOGIA DA PESQUISA ORIENTAÇÃO DE CARREIRA COM COACHING ( OPTATIVA.
Letícia Mahlmeister João Mattar
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS -UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade à distância Melhoria da atenção.
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
MATERIAL DIDÁTICO NA EAD E OS REAS
Coordenação: Vani Kenski
Escola municipal de ensino fundamental fidel Zanchetta
SELEÇÃO DE MUNICÍPIOS PARA A ABERTURA DE POLOS EaD : Uma tomada de decisão baseada em uma modelagem multicritério Autores: Joel Peixoto Filho – UCAM/IFSEMG.
EAD: PERMANÊNCIA E ÊXITO DEAD/PROEN
Metodologia do Ensino Superior
Avaliação da implementação de um ambiente de aprendizagem aplicado à educação a distância: o caso do Laboratório Virtual de Sistemas Integrados de Gestão.
Profa. Dra. Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra
Foco do artigo: Este artigo foca na importância da inter-relação e formação continuada no atuar da tutoria e da equipe de coordenação de conteúdo. Fonte:
Ensino Híbrido: Um Estudo sobre Resoluções em Universidades Públicas
inovação e design na educação
SKYPE: COMO UMA FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL ESTÁ TRANSFORMANDO AS INTERAÇÕES NOS GRUPOS DE ESTUDOS DOS ALUNOS DA EAD.
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
Profª Dra. Janilse Fernandes Nunes Centro Universitário Franciscano
Janine Donato Spinardi Katia Ethiénne Esteves dos Santos
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
Celmar Corrêa de Oliveira Mára Lúcia Fernandes Carneiro
A Importância das Práticas Pedagógicas e Tutor Presencial na Educação a Distância Esp. Guilherme Machado Düren Ms. Mônica Eliza Malacarne.
Nome e dos cursistas: Joelma dos Santos Cardoso Correia Maria José dos Santos Silva da Luz
DISCENTE: KAROLINE BRITO
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
Mestrando: Ramão Jorge Dornelles
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
Janes Fidélis Tomelin – UniCesumar
O PORTFÓLIO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM
Pesquisa em EAD: Ensino e Aprendizagem
Logo da Unidade Acadêmica
Logo da Unidade Acadêmica
ANÁLISE DO BLENDED LEARNING NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Apresentação.
EDILENE APARECIDA ROPOLI - UNICAMP -
DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO ENSINO DE ENGENHARIA A DISTÂNCIA NO BRASIL
CAMILLA DE OLIVEIRA VIEIRA SILVIA DENISE DOS SANTOS BIZINOTO
MAPEANDO OS CURSOS DE LICENCIATURA SEMIPRESENCIAS DA UERJ E SUAS REDES
Projeto de Extensão EAD ULBRA Canoas RS
REALIDADE VIRTUAL: MENOS BARREIRAS MAIS IMAGINAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA MODALIDADE EAD Giovani Pereira dos Santos – EAD Laureate Cláudia.
Uma experiência com a aplicação da metodologia de sala de aula invertida nos cursos de graduação a distância na UNOPAR Thiago Nunes Bazoli Adriano Rosa.
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA QUE TRANSCENDE A PLATAFORMA: RELAÇÕES MAIS HUMANAS EM EXPERIÊNCIAS REAIS E SIGNIFICATIVAS.
Kamila Vieira Alves Elisa Netto Zanette Michele Domingos Schneider
METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA DE ELETRÔNICA DIGITAL NA MODALIDADE À DISTÂNCIA (EAD) E PRESENCIAL DOS CURSOS DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO E ENGENHARIA.
Carolina Abdalla e Sandra Ulrich
Mônica Malacarne Stéla Piccin
Metodologia SENAI de Educação Profissional
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria da atenção à detecção.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO-UEMAnet UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL.
Transcrição da apresentação:

Tutoria Home Office: uma estratégia de sucesso Águas de Lindóia – SP 2016

Relato de experiência dos Professores Online integrantes do quadro efetivo da UNIGRANRIO

O objetivo do presente trabalho foi identificar a percepção docente quanto à adoção do modelo home office para a prática da tutoria, suas implicações, vantagens e desvantagens.

“Infraestrutura e implicações legais” 21o CIAED - ENPED - Encontro Nacional dos Professores de EaD “Infraestrutura e implicações legais” Como proposta para novos debates ficou questão – “estamos preparados (professores, tutores e IES) para essa mudança na EaD? (ROCHA, 2015).

A PUC Minas Virtual, implantou o sistema home office, com uma prévia seleção “Escolhemos aqueles com experiência significativa como tutores e que atendiam prontamente aos alunos dentro dos padrões de qualidade estabelecidos pela PUC Minas Virtual para a educação a distância”. (PUC MINAS VIRTUAL, 2011)

Qual sistema de tutoria que você prefere?

Todos os profissionais de tutoria EaD têm perfil adequado para este tipo de trabalho?

Considerando a tutoria no sistema home office, como você percebe seu grau de interação com os alunos no curso em que atua?

Quais as principais vantagens da tutoria no sistema home office? Otimização do Tempo 76% Qualidade na Interação com os alunos 60% Ausência de interferências do ambiente de trabalho 56% 1..3..5

Quais as principais desvantagens da tutoria no sistema home office? Falta de convivência com os colegas de trabalho 44% Excesso de tempo dedicado ao trabalho em detrimento dos assuntos pessoais 32% Interferência da família 28% 1..3..5

Quais os requisitos essenciais para obter sucesso neste sistema de tutoria? Disciplina 88% Organização 80% Motivação 76% 1..3..5

Resultado A análise dos resultados demonstrou que é possível, considerando o perfil do profissional e, com a devida estruturação e acompanhamento, implantar a tutoria no sistema Home Office, e obter melhoria da qualidade da mediação no AVA – Ambiente Virtual de aprendizagem.

Assim, ampliar esta discussão torna-se fundamental. Portanto, é importante investigar, como conduzir este profissional docente, em que bases implantar o sistema Home Office, identificar vantagens e desvantagens do modelo para a Instituição. Assim, ampliar esta discussão torna-se fundamental.

REFERÊNCIAS ABED. Censo Ead: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil 2012. São Paulo: FGV / UNINTER, 2014. GONZALES, Mathias. Fundamentos da Tutoria em Educação a Distância. São Paulo: AVERCAMP, 2005 MATTAR, João. Tutoria e interação em educação a distância. São Paulo: Cengage Learning, 2012. PRODANOV, Cleber. FREITAS, Ernani. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Nova Hamburgo: Universidade Freevale, 2013. ROCHA, Enilton. 21º CIAED um relato sob olhar de novas perspectivas. Bento Gonçalves, 2015. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2015/21CIAED_relato_Enilton.pdf PUC Minas Virtual, março 2011. Disponível em: http://www1.pucminas.br/noponto/materia.php?codigo=301&PHPSESSID=9cb5 b5e629bb7bf0a278ecf31e0abf70

Mônica Cristina Andrade Agradecemos a atenção! Mônica Campos monica.campos@unigranrio.edu.br Mônica Cristina Andrade monicacandrade@unigranrio.edu.br