AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: MUDANÇAS NECESSÁRIAS

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Transcrição da apresentação:

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: MUDANÇAS NECESSÁRIAS O QUE SE PRETENDE? QUAL O OBJETO DE ANÁLISE? COMO COMEÇAR? QUE RECURSOS UTILIZAR?

A QUEIXA: é distraído / recusa-se a fazer lições/ é agressivo com os colegas/ briga no recreio O que produz essa queixa? O que foi feito até então? O que a criança tem que produz tais atitudes? Como é Paulo? O que o leva a agir dessa maneira?

PRESSUPOSTOS NÃO É POSSÍVEL ESTABELECER UMA RELAÇÃO DIRETA DE CAUSA E EFEITO AMPLIAÇÃO DO OLHAR E DAS ESTRATÉGIAS DE INVESTIGAÇÃO HÁ UMA REDE DE RELAÇÕES

PROCEDIMENTOS ADOTADOS Primeiro Momento: análise dos bastidores dos encaminhamentos e história escolar da criança Segundo Momento: encontro com a criança e conversa com pais Terceiro Momento: encontro com o grupo de crianças e professores Quarto Momento: reunião com todos os envolvidos

O FOCO PASSA A SER O PRECONCEITO E NÃO A CRIANÇA PRIMEIRO MOMENTO Professores encaminham as crianças e suas respectivas queixas: 5 crianças de classe especial Divergência na percepção dos professores Alívio nos encaminhamentos Dificuldade da escola de lidar com a diversidade Falta de ação coletiva da escola para a análise e ação junto à diversidade Sala especial é um depósito e professor que não é ouvido O FOCO PASSA A SER O PRECONCEITO E NÃO A CRIANÇA

ALUNOS E PAIS NÃO PARTICIPAM DO PROCESSO DE DECISÃO SEGUNDO MOMENTO Apresentação do trabalho à criança Ida à casa da criança para encontro com pais Receio dos pais de ouvirem críticas Ação limitada dos professores nas orientações de pais Desconhecimento dos pais dos procedimentos adotados com a criança ALUNOS E PAIS NÃO PARTICIPAM DO PROCESSO DE DECISÃO

TERCEIRO MOMENTO Definição do contrato Definição em conjunto das estratégias a serem utilizadas Utilização de jogos que possibilitem a análise da conduta das crianças e seus recursos Solução dos problemas a partir dos recursos e discussões com a própria criança Dificuldade nos encontros com os professores Mudança na ação a partir dos encontros e identificação da rotina de sala de aula e sentimentos do professor O TRABALHO EM GRUPO POTENCIALIZA A AÇÃO EM CONJUNTO E DEFINIÇÃO DE REGRAS DO GRUPO

QUARTO MOMENTO IDENTIFICAÇÃO DAS DIVERGÊNCIAS ENTRE AS CRIANÇAS E REAÇÃO DA CRIANÇA LEITURA DO RELATÓRIO COM OS ENVOLVIDOS PROPOSTA: discutir as relações dos pais e professores / rever a organização da montagem das salas / encontros com professores para discussão da organização das salas e demais temas como: atribuição de salas para cada professor, dificuldade de recursos para trabalhar, número de alunos por sala, possibilitar a formação continuada do professor etc