Modulo 1 – Desenvolvimento Organizacional 1.2. Abordagem Mecanisista

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
Advertisements

Teoria do Desenvolvimento Organizacional (DO)
DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
MUDANÇA ORGANIZACIONAL
Variáveis Básicas do D.O.
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Especialistas em D.O.
DIAGNÓSTICO PRELIMINAR – Melhoria de Processos Seleção e Captação de Talentos Captação e Seleção de Talentos Profa. Mestre Marta Ajej.
1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
Empowerment Prof. Glauco Carvalho.
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL. Iniciou-se a partir de 1962 para facilitar o crescimento e desenvolvimento das organizações aplicando as ciências.
Mudança Organizacional.  Mudança organizacional e administração do estresse  Identificar as forças que atuam como estímulos à mudança e comparar as.
Universidade Católica de Petrópolis Sicomércio 9/21/2016.
ROTINAS ADMINISTRATIVAS. Administração nas Empresas “A Administração não é nem privilégio nem uma carga pessoal do chefe ou dos seus diretores; é uma.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS. O Contexto da Gestão de Pessoas Passou por várias transformações para acompanhar as Mudanças econômicas, tecnológicas,
PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS INTRODUÇÃO: O que é Planejamento? O que é Planejamento de Recursos Humanos?
Slides 2 – Prof. Isaak – Gestão corporativa de negócios 1 ASPECTOS SISTÊMICOS E CONTIGENCIAIS DA ORGANIZAÇÃO PERANTE SEU AMBIENTE 1 – A organização não.
EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO E DAS EMPRESAS E AS CONSEQÜÊNCIAS NA ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS.
Gestão de Micro e Pequenas Empresas Ambiente Organizacional Professor: Charles Leite.
Gestão de Pessoas IV – Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, Carreiras, Organizações.
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 12 – Parte 1 Prof
Criatividade e Inteligência Competitiva
CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL
CONCEITOS BÁSICOS DE ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO
Apresentação da Disciplina
Universidade Federal de Santa Catarina Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Departamento de Ensino de Graduação a Distância Centro Socioeconômico Departamento.
Disciplina: Organização e Métodos
Fluxograma CRUZ, T. Sistemas, Organização & Métodos. São Paulo: Atlas, (Parte II - Cap. 5 até 7); CRUZ, T. Sistemas, Métodos e Processos. São.
Estratégia Mercadológica
INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA EMPRESARIAL & ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Disciplina: Desenvolvimento de Recursos Humanos
Apresentação de Atividades Professor Dr. Marcos Dalmau
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
Professor Heron Duarte
Planejamento.
Gestão do Processo de Mudança
Definição da Estratégia Organizacional
O Sistema e a Contingência
Aprendizagem do Século XXI
GEORGE ELTON MAYO George Elton Mayo Teoria das Relações Humanas
Comportamentos Organizacionais
Sistema sócio técnico aberto
Desenvolvimento Organizacional
Profa. Mestre Marta Ajej
Modulo 1 – Desenvolvimento Organizacional 1.2. Cultura Organizacional
ELEMENTOS CHAVE DO PLANEJAMENTO DE RH
ABORDAGEM HUMANÍSTICA
Bruna Maria Celina Joscemar Rosimeri Rosi Mari Thiago
Aula 06. Prof Dr Alaércio Aparecido de Oliveira
CONFLITOS NO TRABALHO CONFLITO É UM PROCESSO QUE TEM INÍCIO QUANDO UMA DAS PARTES PERCEBE QUE A OUTRA PARTE AFETA, OU PODE AFETAR, NEGATIVAMENTE ALGUMA.
Origens da Teoria Estruturalista
Treinamento.
Gestão das Organizações
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
ARRANJO FÍSICO ESTUDO DE LAYOUT. INTRODUÇÃO  Abordagem dos aspectos básicos do arranjo físico das organizações;  Arranjo físico adequado proporciona:
MODELOS DE GESTÃO Tecnologias e ferramentas de gestão para o processo de organização AULA Profº Paulo Martins.
Professora Patricia Matsuda
Falando de Relações Interpessoais
Aula 5 – Ferramentas de Modelagem
Empreendedor “É uma pessoa que se engaja num processo de criação de riqueza e agregação de valor, através do desenvolvimento de ideias, da combinação.
Capítulo 4 Abordagem Integrativa.
A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida
As Organizações Vistas como Culturas
PESQUISA DE MARKETING “Função que conecta o consumidor e o público em geral ao profissional de marketing através de informações - usadas para identificar.
Origens e estruturação das escolas e teorias da administração Professora: Rosemary Gomes CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA, ENGENHARIA SANITARIA E ANBIENTAL.
PREPARATÓRIO ENADE ADMINISTRAÇÃO JULIANA BEZERRA.
ORGANIZAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO  Sociedade de Organizações 1 Faibi – 1º sem/2019 Prof.J.L.Meneghetti.
Cultura,Clima, Pesquisa Organizacional Diagnóstico e Avaliação.
Papéis dos gerentes de projetos
Consultoria Interna de Recursos Humanos Luciana Spínpolo Campos Aula 10.
Transcrição da apresentação:

Modulo 1 – Desenvolvimento Organizacional 1.2. Abordagem Mecanisista 1.3. Abordagem Orgânicos Teoria do Desenvolvimento Organizacional (DO) (Empreendendo a Mudança e a Renovação Organizacional)

Origens do Desenvolvimento Organizacional A dificuldade em operacionalizar os conceitos da teoria administrativa. Os estudos sobre a motivação humana. A pluralidade de mudanças no mundo. A fusão de duas tendências: estrutura e comportamento organizacional. Os estudos sobre conflitos interpessoais – organizacionais. As variáveis básicas: ambiente, organização, grupo e indivíduo.

As Mudanças e a Organização Um novo conceito de organização. Conceito de cultura organizacional. Clima organizacional. Mudança da cultura e do clima organizacional. Conceito de mudança. O processo de mudança segundo Lewin. Conceito de desenvolvimento. Fases da organização. Críticas às estruturas convencionais.

Sistemas mecânicos & Sistemas orgânicos Sistemas Mecanisista Sistemas Orgânicos Ênfase nos cargos e nos indivíduos que os ocupam. Relacionamento do tipo autoridade-dependência. Rígida adesão à autoridade e responsabilidade dividida. Divisão do trabalho e supervisão rígida. Processo decisório centralizado. Controle rigidamente centralizado Solução de conflitos por meio de repressão e/ou hostilidade. Ênfase nos relacionamentos entre e dentro dos grupos. Confiança e crença recíprocas. Interdependência e responsabilidade compartilhadas. Participação e responsabilidade grupal. Processo decisório descentralizado. Compartilhamento de responsabilidade e de controle. Solução de conflitos através de negociação ou solução de problemas.

Mudança Organizacional O processo de mudança organizacional começa com o aparecimento e análise de forças que vêm de fora (novas tecnologias, mudança de valores da sociedade, oportunidades ou limitações econômicas, políticas, legal e social); ou de dentro da organização (provêm da tensão organizacional nas atividades, interações, sentimentos ou resultados de desempenho no trabalho).

Figura 1.2.1 - O processo de mudança Descongelamento Mudança Recongelamento Velhas idéias e práticas são derretidas, abandonadas e desaprendidas Novas idéias e práticas são incorporadas definitivamente ao comportamento Novas idéias e práticas são exercitadas e aprendidas Identificação Internalização Suporte Reforço

Figura 1.2.2 - O campo de forças no processo de mudança Forças Positivas (apoio e suporte) Tentativa de mudança bem-sucedida Forças positivas à mudança são maiores do que as forças negativas Nova Situação Velha Situação Tentativa de mudança mal sucedida Forças negativas à mudança são maiores do que as forças positivas Nova Situação Forças Negativas (oposição e resistência)

Figura 1.2.3 - Os tipos de mudança organizacional Mudanças na Estrutura Organizacional Tecnologia Mudanças nos Produtos / Serviços Cultura Redesenho da organização. Mudança do formato do trabalho. Nova configuração do negócio. Novos equipamentos. Novos processos de trabalho. Redesenho do fluxo de trabalho. Novos produtos. Novos serviços. Desenvolvimento de produtos. Novos clientes. Novas atitudes, percepções, Expectativas. Nova mentalidade. Novas habilidades e competências. Novos resultados. Desempenho Organizacional Melhorado

Figura 1.2.4 - As etapas da mudança organizacional Forças Ambientais Competição globalizada, clientes, concorrentes, fornecedores, etc. Necessidade de Mudança Diagnóstico da Mudança Implementação da Mudança Análise dos problemas e necessidades Definição das mudanças necessárias em tecnologias, produtos, estrutura e cultura Utilização da análise de campo de forças e táticas de ultrapassar a resistência à mudança Forças Internas Missão, objetivos, planos, problemas e necessidades da organização

Figura 1.2.5 - As forças positivas e negativas à mudança Impulsionadoras e Favoráveis Forças Restritivas e Impeditivas Mudança Desejo de mudar Vontade de melhorar Novas idéias Criatividade Inovação Inconformismo Empreendedorismo Desejo de ficar Vontade de manter o status quo Velhas idéias Conservantismo Rotina Conformismo Burocratismo + - Passagem de um estado para outro

Metodologia de Resolução de Problemas A COISA FUNCIONA? NÃO SIM NÃO MEXA VOCÊ MEXEU NELA? SIM SEU IDIOTA NÃO ALGUÉM SABE? VAI ESTOURAR NA SUA MÃO? SIM ENTÃO VOCÊ É UM POBRE INFELIZ SIM VOCÊ PODE CULPAR OUTRA PESSOA? NÃO NÃO NÃO ESCONDA FINJA QUE NÃO VIU SIM ENTÃO, NÃO HÁ PROBLEMA

Modulo 1 – Desenvolvimento Organizacional 1.2. Abordagem Mecanisista 1.3. Abordagem Orgânicos Professor Msc. Norival Carvalho Cunha