Consultoria Referência RH Treinamento e Desenvolvimento de Líderes Consultoria Referência RH
Situação Problema Já reparou as dificuldades na formação de líderes? Segundo pesquisa realizada pela consultoria Deloitte, que analisou 94 países, o Brasil obteve o segundo pior lugar no ranking, em desenvolvimento de líderes.
As atitudes de maus gestores podem causar vários tipos de reações em seus liderados, desmotivação, autoestima baixa, medo, desinteresse, falta de comprometimento, raiva e problemas de saúde em longo prazo, e todos por sua vez, podem custar à empresa em faltas constantes, aumento da rotatividade (turnover) e baixa produtividade.
O que é liderança? Liderança é a condução de um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar, e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.
Gestão de Conflitos Os conflitos podem ser negativos ou positivos. Um bom líder deve estar presente para apaziguar o conflito , enxergando-o como uma oportunidade.
Desenvolvimento de Pessoas Um Líder deve ter uma comunicação efetiva, relacionar-se bem com seus liderados, saber motivar, ensinar, acompanhar, delegar, estimular, conduzir e respeitar as necessidades de seus colaboradores.
Planejamento Estratégico O líder possui um papel fundamental no alcance dos objetivos traçados no planejamento estratégico.
Análise SWOT
Teoria Comportamental e seus três estilos. Modelos de Gestão Teoria Comportamental e seus três estilos. Liderança Liberal Liderança Autocrática Liderança Democrática
Consultoria Referência RH
Plano de Ação Nós da empresa Referência RH podemos concluir que a falta de líderes capacitados e desenvolvidos tem afetado significativamente muitas organizações. Perante isso criamos um plano de ação, utilizando ferramentas e técnicas estratégicas, porque trabalhar com uma equipe motivada, integrada e sabendo qual o rumo deve seguir é sinônimo de produtividade e de pessoas comprometidas com o objetivo maior a ser alcançado.
O treinamento é composto por cinco módulos. Liderança e visão sistêmica. Tornar-se líder muitas vezes exige do novo gestor comportamentos até então pouco utilizados. Por isso é preciso alinhar o que se espera desta função e sensibilizá-los em relação às características fundamentais de um líder eficaz. Administração de Conflitos. O líder aprende como se comunicar assertivamente e a utilizar ferramentas que subsidiem a mediação de conflitos visando a melhoria da qualidade de vida e dos relacionamentos, promover a melhoria do clima organizacional e consequentemente do desempenho das equipes de trabalho.
Construção de equipes, dinâmica dos grupos e trabalho em equipe. Saber construir um time de sucesso e fazer com que indivíduos funcionem bem em equipe pode representar maior produtividade e desempenho superior, fazendo com que a empresa tenha vantagem competitiva e seja sustentável. Entender a dinâmica dos grupos e utilizá-la a seu favor. Entendendo os diferentes perfis e liderança situacional Um bom líder é aquele que adéqua o seu estilo a necessidade de cada liderado. As pessoas são diferentes e necessitam de níveis de delegação e orientação distintos. Para isso é preciso conhecer bem a sua equipe e as características dos liderados, extraindo o máximo de cada um. Motivação, incentivo e reconhecimento Ter uma equipe motivada e saber reconhecer o bom trabalho são fatores que influenciam a performance das pessoas. Utilizar esses recursos no dia a dia pode alavancar a produtividade.
“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” Cora Coralina