Profª. Luciana Eliza dos Santos Didática Profª. Luciana Eliza dos Santos
Pontos refletidos: Didática – Prática e Intencionalidade Educação – Sociedade Educação e contexto De que educação estamos falando? Qual a perspectiva Didática apropriada a ela? Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital
Desenvolvimento interno (individual e subjetivo) A educação leva os indivíduos ao aprendizado, à evolução enquanto seres historicamente situados. Desenvolvimento interno (individual e subjetivo) Desenvolvimento externo (vinculado às influências externas, a incorporação de elementos pela educação) Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital
Teorias de aprendizagem Fundada em hipóteses Formas de sistematizar uma área de conhecimento Formas de compreender uma área de conhecimento Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital
JEAN PIAGET (1896- 1967) Teoria centrada em dois eixos: Construtivismo – conhecimento relacionado à ação do sujeito sobre objetos do conhecimento. Interacionismo – conhecimento relacionado às trocas efetuadas pelo sujeito com o meio ou com os objetos de conhecimento. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital
Genético –idéia de gênese e evolução. Estruturalismo – construção da capacidade do sujeito pensar, organizar; as estruturas mentais se tornam mais complexas durante o processo de construção de conhecimentos. Genético –idéia de gênese e evolução. No processo de construção, há uma estrutura inicial e outra que se torna mais complexa. No processo de evolução ocorre a conservação das estruturas iniciais. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital
Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget: Aprendizagem e desenvolvimento O desenvolvimento é condição para o aprendizado; a relação de ensino aprendizagem está vinculada aos processos de desenvolvimento. Realidade Psicológica - É interna ao sujeito - a percepção da realidade dialoga com aspectos internos O desenvolvimento leva ao aprendizado e tem como elemento regulador a percepção individual dos sujeitos. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital
Etapas do desenvolvimento segundo Piaget: Sensório-motor: nascimento até 18/24 meses. Presença da inteligência, mas não do pensamento. Inteligência – solução de problemas novos Pensamento – inteligência simbólica Pré-Operatório: 2 anos até 7/8 anos. Função Simbólica – estabelecer comparações ao representar uma coisa por meio de outra; Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital
Operações Concretas: 7/8 anos até 12/15 anos Ação lógica ligada a manipulação de objetos. Operações Formais: 12 anos Lógica do discurso. Raciocínio hipotético-dedutivo. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital
Piaget: etapas do desenvolvimento Desenvolvimento: está sempre relacionado a formas, às estruturas. Aprendizagem: trata-se de conteúdos. Processo endógeno. Desenvolvimento Humano: adaptativo ao meio, através da interação entre sujeito e mundo. Adaptação: assimilação e acomodação Desequilíbrio: interação com o meio ou objetos de conhecimento. Ação interesse em recuperar o equilíbrio. Esquema – associado a acomodação de conhecimentos Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital
LEV S. VYGOTSKY (1896-1934) Desenvolvimento dos sujeitos é resultado de um processo sócio-histórico; a linguagem exerce função central neste processo. interação do sujeito com o meio é fator determinante ao desenvolvimento e à aprendizagem. Visão marxista das relações sociais. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital
Origem e desenvolvimento psicológico Filogenético: desenvolvimento da espécie humana. Ontogenético: desenvolvimento do indivíduo dentro da sua espécie. Sociogenético: história dos grupos sociais. Microgenético: processos psicológicos referentes a cada sujeito. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital
Ser Social: o ser humano é essencialmente um ser social. Capacidades Mentais: desenvolvem-se a partir da comunicação e interação com o meio e propicia o desenvolvimento e a aprendizagem. Alteridade e mediação: Importância da aquisição de experiências pelo contato com o outro. Linguagem: representação estruturante do desenvolvimento humano. Constitui o pensamento e as representações humanas. Transmissão cultural: vinculação dos sujeitos a uma cultura. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital
maturação biológica, que depende do sistema nervoso; No processo de aprendizagem e desenvolvimento sujeito social temos como elementos centrais: maturação biológica, que depende do sistema nervoso; aprendizagem como fator central ao desenvolvimento das funções psicológicas superiores – consciência, intenção, planejamento, ações voluntárias. aprendizagem produz desenvolvimento de esquemas intelectual. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital
Bruner (1915 - ) Bruner afirma que é possível ensinar qualquer assunto a uma criança em qualquer estágio de seu desenvolvimento. Independente do assunto, deve-se levar em consideração as diversas etapas do desenvolvimento intelectual. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital
Processo de descoberta: leva a criança ao aprendizado. O conhecimento deve ser transferido com base na visão de mundo da criança. Processo de descoberta: leva a criança ao aprendizado. O conhecimento deve ser reapresentado por diversas vezes, de modos diferenciados e com aprofundamentos também diferenciados Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital
“ensinar é, em síntese, um esforço para moldar o desenvolvimento”. “O desenvolvimento intelectual caracteriza-se por independência da resposta em relação à natureza imediata do estímulo.” “O desenvolvimento intelectual baseia-se em absorver eventos em um sistema de armazenamento que corresponde ao meio ambiente.” Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital
conserva em um modelo a experiência O indivíduo utiliza-se de meios para representar o que acontece no ambiente (representação). Cria referências: conserva em um modelo a experiência decorrente da estimulação do meio, e também recuperar a informação através desse mesmo modelo. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital
a criança interage por meio da ação; estabelece Representação ativa: a criança interage por meio da ação; estabelece relações entre experiência e ação; • Representação icônica: a criança já Na escola pode armazenar na mente dados sobre o mundo real e aprende a utilizá-los na solução de problemas. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital
Representação simbólica: a criança trabalha hipoteticamente e realiza abstrações . Seu processo mental não se limita ao mundo concreto e às experiências passadas. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital
Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital