Profª. Luciana Eliza dos Santos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Advertisements

Concepções de Aprendizagem.
Didática: organização do trabalho pedagógico
Estágios do Desenvolvimento Cognitivo segundo Jean Piaget
Teorias da Aprendizagem O que é uma teoria? O que é uma teoria da aprendizagem ? Teoria é discurso. É muito mais que uma explicação, descrição ou representação.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte. Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de.
Eixo 3 – TECNOLOGIA Mapas Conceituais: uma breve revisão CAVELLUCCI, Lia Cristina Barata. FORMADORA JANAINA R. PITAS CEFAPRO DE PRIMAVERA DO LESTE
Aprendizagem Cognição Desenvolvimento Crescimento Maturação Conhecimento.
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA 1896 – Nasce Lev Semmenovick Vygotsky; 1934 – Morre de Tuberculose; 1962 – Publicação do livro Pensamento e Linguagem.
Classificação dos Métodos de Ensino:
Resolução de Problemas por Meio da Matemática. Competência X Habilidade Competência: capacidade de realização de ações complexas; Habilidade: associada.
Psicologia da Educação
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NA PERSPECTIVA PIAGETIANA
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
APRESENTAÇÃO MULTIMÉDIA #27 TEMA V | PROBLEMAS E CONCEITOS TEÓRICOS ESTRUTURADORES DA PSICOLOGIA CAPÍTULO 1| OS GRANDES AUTORES DA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA.
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM A TEORIA SOCIO-HISTÓRICA
Conhecimento humano. Está associado à história da espécie, à história do indivíduo e como esta última é construída dentro da sua cultura.
Carlos Eduardo Rodrigues
A TEORIA EPISTEMOLÓGICA GENÉTICA
PIAGET Vida, Obra e Conceitos.
Adaptação da Mediação a Diferentes Perfis de Públicos e Áreas
Psicologia É a ciência que trata da mente e de fenômenos e atividades mentais e, que estuda o comportamento humano e animal em suas relações com o meio.
O desenvolvimento cognitivo da criança.
Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura
Linguagem Natural, Linguagem Artificial e Linguagem Documentária
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
Aprendizagem Organizacional
A perspectiva socioconstrutivista interacionista
Aprendizagem do Século XXI
Psicologia do Desenvolvimento I
A escola como formadora do sujeito
Visão Cognitiva e Informação
Vygotsky - conceitos Luigi granizo Mariana abatayguara Mayara santos
CONSCIÊNCIA & ATIVIDADE
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
Didáctica da Matemática: teorias de aprendizagem
Piaget e Vygotsky: diferenças e semelhanças
L. S. Vigotsky Psicólogo russo / Dialética marxista
A perspectiva socioconstrutivista interacionista
ABORDAGEM INTERACIONISTA E SOCIOINTERACIONISTA Licenciatura em Biologia modalidade EAD.
ABORDAGEM COGNITIVISTA
Constructos Básicos Me. João Camilo de Souza Jr..
ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS NA INFÂNCIA
Aget.
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
Psicologia Social: uma reflexão. Prof. Ms. Gerson Heidrich
Psicologia Geral e da Educação II Carlos Eduardo Rodrigues 2º semestre 2014.
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
A teoria de ensino de Bruner Paula Andréa Prata Ferreira Maria Clara 1º/2011.
Teoria do desenvolvimento cognitivo
Piaget, Vygotsky e Wallon
ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO SEGUNDO PIAGET
Ciberinfante criativo
DIDÁTICA Relação Didática.
Programa de Formação de Professores
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
Adriana Friedmann. 1) DESENVOLVIMENTO INFANTIL MARCADO POR: Herança genêtica Educação Meio ambiente Qualidade dos vínculos 2) TRÊS PRIMEIROS ANOS Determinantes.
TEORIAS DO CONHECIMENTO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
A perspectiva socioconstrutivista interacionista
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Campos Conceituais: A Teoria de Vergnaud Diana Mary Moura Nogueira.
DO CONHECIMENTO COTIDIANO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ABORDAGEM CRÍTICO SUPERADORA 1. Consideração da prática pedagógica (aula) no interior de um projeto político-pedagógico (escola) referenciado.
“APRENDER É GRAVAR” Decorrências:
Interações sociais e significação no aprendizado das crianças PEDAGOGIA A interação social entre crianças e entre crianças e adultos/educadores, promove.
Guia de Implementação BNCC e DRC-MT. Etapas para realização da Feira de Ciências na Escola na perspectiva da Investigação Científica.
GAMIFICAÇÃO DO ENSINO: possibilidade de intervenção na perspectiva psicopedagógica UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - FACULDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

Profª. Luciana Eliza dos Santos Didática Profª. Luciana Eliza dos Santos

Pontos refletidos: Didática – Prática e Intencionalidade Educação – Sociedade Educação e contexto De que educação estamos falando? Qual a perspectiva Didática apropriada a ela? Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

Desenvolvimento interno (individual e subjetivo) A educação leva os indivíduos ao aprendizado, à evolução enquanto seres historicamente situados. Desenvolvimento interno (individual e subjetivo) Desenvolvimento externo (vinculado às influências externas, a incorporação de elementos pela educação) Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

Teorias de aprendizagem Fundada em hipóteses Formas de sistematizar uma área de conhecimento Formas de compreender uma área de conhecimento Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

JEAN PIAGET (1896- 1967) Teoria centrada em dois eixos: Construtivismo – conhecimento relacionado à ação do sujeito sobre objetos do conhecimento. Interacionismo – conhecimento relacionado às trocas efetuadas pelo sujeito com o meio ou com os objetos de conhecimento. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

Genético –idéia de gênese e evolução. Estruturalismo – construção da capacidade do sujeito pensar, organizar; as estruturas mentais se tornam mais complexas durante o processo de construção de conhecimentos. Genético –idéia de gênese e evolução. No processo de construção, há uma estrutura inicial e outra que se torna mais complexa. No processo de evolução ocorre a conservação das estruturas iniciais. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget: Aprendizagem e desenvolvimento O desenvolvimento é condição para o aprendizado; a relação de ensino aprendizagem está vinculada aos processos de desenvolvimento. Realidade Psicológica - É interna ao sujeito - a percepção da realidade dialoga com aspectos internos   O desenvolvimento leva ao aprendizado e tem como elemento regulador a percepção individual dos sujeitos. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

Etapas do desenvolvimento segundo Piaget: Sensório-motor: nascimento até 18/24 meses. Presença da inteligência, mas não do pensamento. Inteligência – solução de problemas novos Pensamento – inteligência simbólica Pré-Operatório: 2 anos até 7/8 anos. Função Simbólica – estabelecer comparações ao representar uma coisa por meio de outra; Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

Operações Concretas: 7/8 anos até 12/15 anos Ação lógica ligada a manipulação de objetos. Operações Formais: 12 anos Lógica do discurso. Raciocínio hipotético-dedutivo. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

Piaget: etapas do desenvolvimento Desenvolvimento: está sempre relacionado a formas, às estruturas. Aprendizagem: trata-se de conteúdos. Processo endógeno. Desenvolvimento Humano: adaptativo ao meio, através da interação entre sujeito e mundo. Adaptação: assimilação e acomodação Desequilíbrio: interação com o meio ou objetos de conhecimento. Ação interesse em recuperar o equilíbrio. Esquema – associado a acomodação de conhecimentos Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

LEV S. VYGOTSKY (1896-1934) Desenvolvimento dos sujeitos é resultado de um processo sócio-histórico; a linguagem exerce função central neste processo. interação do sujeito com o meio é fator determinante ao desenvolvimento e à aprendizagem. Visão marxista das relações sociais. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

Origem e desenvolvimento psicológico Filogenético: desenvolvimento da espécie humana. Ontogenético: desenvolvimento do indivíduo dentro da sua espécie. Sociogenético: história dos grupos sociais. Microgenético: processos psicológicos referentes a cada sujeito. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

Ser Social: o ser humano é essencialmente um ser social. Capacidades Mentais: desenvolvem-se a partir da comunicação e interação com o meio e propicia o desenvolvimento e a aprendizagem. Alteridade e mediação: Importância da aquisição de experiências pelo contato com o outro. Linguagem: representação estruturante do desenvolvimento humano. Constitui o pensamento e as representações humanas. Transmissão cultural: vinculação dos sujeitos a uma cultura. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

maturação biológica, que depende do sistema nervoso; No processo de aprendizagem e desenvolvimento sujeito social temos como elementos centrais: maturação biológica, que depende do sistema nervoso; aprendizagem como fator central ao desenvolvimento das funções psicológicas superiores – consciência, intenção, planejamento, ações voluntárias. aprendizagem produz desenvolvimento de esquemas intelectual. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

Bruner (1915 - ) Bruner afirma que é possível ensinar qualquer assunto a uma criança em qualquer estágio de seu desenvolvimento. Independente do assunto, deve-se levar em consideração as diversas etapas do desenvolvimento intelectual. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

Processo de descoberta: leva a criança ao aprendizado. O conhecimento deve ser transferido com base na visão de mundo da criança. Processo de descoberta: leva a criança ao aprendizado. O conhecimento deve ser reapresentado por diversas vezes, de modos diferenciados e com aprofundamentos também diferenciados Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

“ensinar é, em síntese, um esforço para moldar o desenvolvimento”. “O desenvolvimento intelectual caracteriza-se por independência da resposta em relação à natureza imediata do estímulo.” “O desenvolvimento intelectual baseia-se em absorver eventos em um sistema de armazenamento que corresponde ao meio ambiente.” Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

conserva em um modelo a experiência O indivíduo utiliza-se de meios para representar o que acontece no ambiente (representação). Cria referências: conserva em um modelo a experiência decorrente da estimulação do meio, e também recuperar a informação através desse mesmo modelo. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

a criança interage por meio da ação; estabelece Representação ativa: a criança interage por meio da ação; estabelece relações entre experiência e ação; • Representação icônica: a criança já Na escola pode armazenar na mente dados sobre o mundo real e aprende a utilizá-los na solução de problemas. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

Representação simbólica: a criança trabalha hipoteticamente e realiza abstrações . Seu processo mental não se limita ao mundo concreto e às experiências passadas. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital