Programa de Formação de Professores

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Programa de Formação de Professores Desenvolvimento e educação musical Reflexões sobre o conceito de musicalidade: em busca de novas perspectivas teóricas para a educação musical (p. 92-97) - Silvia Nassif Schroeder Metodologia de Ensino de Música com Estágio Supervisionado – Prof. Dr. Marcos Câmara de Castro Programa de Formação de Professores Bianca Viana: 09/05/2018

Educadores: postura inatista ou interacionista piagetiana? Muitos educadores acreditam no desenvolvimento da musicalidade como processo espontâneo Acontece sem interferência de outras pessoas Desenvolvimento: caráter universal e invariável Perspectiva piagetiana sem considerar o contexto epistemológico Fator maturacional para o desenvolvimento (postura inatista) Para Piaget: desenvolvimento a partir de fatores endógenos (maturação e equilibração) e condições externas (experiência e transmissão social) Assim: aprendizagem (forma de transmissão social) pode levar ao desenvolvimento Para Piaget aprendizagem depende do desenvolvimento Necessário: escolhas serem feitas com conhecimento de causa

Teoria piagetiana: o que acontece Universalismo Desconsideração de variações individuais e culturais no desenvolvimento (...) São perspectivas que não contribuem para uma renovação efetiva na educação musical No sentido de que QUALQUER PESSOA possa tirar proveito Assim: perspectiva vigotskiana para questões da relação desenvolvimento e aprendizagem musicais

Perspectiva de Vigotski Cérebro plástico Estruturas cerebrais (fps) são formadas a partir da imersão do indivíduo numa determinada cultura Dependendo da cultura no qual o indivíduo se desenvolve, ele vai formar determinadas estruturas e não outras – desenvolve capacidades específicas Não há como explicar as capacidades de cada tipo de comportamento/facilidades apenas a partir do tipo biológico Assim: não existe um desenvolvimento psicológico universal (Piaget), pois desenvolvimento está condicionado ao contexto social e cultural Não estabelece etapas fixas para o desenvolvimento musical (postura piagetiana) pois o contexto é variável e pode dar origem a modos completamente diferentes de processar a música

Perspectiva de Vigotski Incorporação da cultura à mente: dá origem a diferentes estruturas mentais e diferentes modos de ação no mundo – realizado por mediações Incorporamos as significações de mundo que nos são dadas pelos outros – mediadores simbólicos Aprendizagem: Principal modo de transmissão de significados e apropriação da cultura Ativadora do desenvolvimento Sem ela/sem interferência da cultura por meio da mediação de outros indivíduos: desenvolvimento ficaria restrito aos processos de maturação do organismo Antecipa e é condição para que ocorra o desenvolvimento

Perspectiva de Vigotski “(...) a aprendizagem não é, em si mesma, desenvolvimento, mas uma correta organização da aprendizagem da criança conduz ao desenvolvimento mental, ativa todo um grupo de processos de desenvolvimento, e esta ativação não poderia produzir-se sem a aprendizagem. Por isso, a aprendizagem é um momento intrinsecamente necessário e universal para que se desenvolvam na criança essas características humanas não-naturais, mas formadas historicamente” (Vigotski et al., 1998, p. 115)

Considerações na música Música é parte da cultura, atividade especificamente humana Difícil condicionar o desenvolvimento da musicalidade exclusivamente a fatores maturacionais Música: vinculada ao desenvolvimento histórico do indivíduo – depende de um processo de aprendizagem Sem interferência de outros indivíduos não há como ativar os mecanismos biológicos exigidos para o desenvolvimento de capacidades musicais, mesmo que o indivíduo possua os pré-requisitos necessários Exemplo: filho de surdos-mudos

Considerações na música Criança já tem um universo musical previamente internalizado Já domina alguns conceitos musicais adquiridos assistematicamente (conceitos espontâneos) Conhecimento prévio: não ser desprezado Sobre ele cça. Vai construir o conhecimento musical escolarizado (conceitos científicos)

Tipos de desenvolvimento/estágios nos Processos de desenvolvimento Desenvolvimento real ou efetivo: capacidade mental da cça. pelo o que ela pode produzir sozinha Desenvolvimento potencial ou proximal: capacidade mental da cça. de realizar determinadas ações somente com o auxílio de outras pessoas mais experientes Distância entre as duas etapas: zona de desenvolvimento proximal: local onde determinadas funções, embora ainda não amadurecido, já se encontra em processo de maturação Cça. não compõe música sozinha, mas consegue com auxílio do prof. Esse tipo de elaboração está na zdp da cça. e, cedo ou tarde, será capaz de realizar uma composição sem ajuda externa

O outro no desenvolvimento Mediação do outro no desenvolvimento Imitação/capacidade de reproduzir ações alheias: Importante – ações que podem ser imitadas pressupõe-se estarem dentro da zpd Permite antecipação de etapas posteriores do desenvolvimento – elaboração interpsíquica de ações para intrapsíquicas

ensino musical Presença de modelos (universos estéticos já constituídos) ou fixação de um sistema: desejável!!! – para autora: único modo de musicalização possível Musicalizar de “maneira geral”: dentro de um universo musical definido e em contato com o mundo musical existente Imitação como fundamental no processo educacional: recupera papel intervencionista do educador (não mero balizador de processos naturais) Conscientização de que a educação é um ato de vontade e educador não pode renunciar a esse ato, colocando a responsabilidade em uma natureza sábia

Referência SCHROEDER, Silvia Nassif. Reflexões sobre o conceito de musicalidade: em busca de novas perspectivas teóricas para a educação musical. 2005. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2005 – p. 92-97.