QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Encontro de Coordenadores Regionais Educação e Ação Pedagógica Educação Física, Desporto e Lazer Educação para o Trabalho, Emprego e Renda Organização.
Advertisements

Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC Curso de 60 horas Realização: SMEC/NTM/MEC/PROINFO INTEGRADO Ano: 2016.
Modelo de análise construído com base nos trabalhos de: Kember e Kwan (2000) Mayes e Fowler (1999) Roberts (2003) Schank e Cleary (1995) Sugrue.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
QUALIDADE E COMBATE DA EVASÃO NA EAD: DESAFIOS E SOLUÇÕES Profº Celso Filho Coord. Pedagógico de Polos.
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO reflexões sobre a ação pedagógica na formação discente O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: reflexões sobre a ação pedagógica na formação.
Mesa: Tutoria e Gestão de Sala de Aula na EaD: tramas e dramas. Representação do tutor em EaD: “porta-voz” do professor? Professora Doutora Nara Sgarbi.
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
Relatório Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa Fernanda Almeida Vita.
Avaliação em Larga Escala Multidimensional
AMBIENTE VIRTUAL COMO FERRAMENTA DE APOIO NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E CONSOLIDAÇÃO DE UM GRUPO DE PESQUISA MARA LISIANE DE MORAES DOS SANTOS VERA LUCIA.
Leonardo da Luz Dorneles Coordenadora: Magalí Teresinha Longhi
O uso de recursos pedagógicos no ensino da Matemática
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
(Ministério da Educação e Cultura)
MENTORING DOCENTE Prof. Janes F Tomelin Profa. Karina N Tomelin.
Leitura na escola e na comunidade
Estágio IV.
Docência Online: Funções e Competências do Professor
Ler e Escrever: Desafio de todos
Unidade Básica de Saúde Sítio Floresta E. M. E. F. Independência
Metodologia do Ensino de Física I
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO
MISSÃO Valorizar as pessoas, despertando talentos por meio de uma aprendizagem diferente para desenvolver hoje o ser humano para o amanhã.
Intencionalidade pedagógica no uso de mídias digitais em cursos de graduação virtuais: videoaulas, materiais de apoio e perguntas e respostas Édison Trombeta.
FORMAÇÃO CONTINUADA EM EAD
Camila Fernandes de Lima Ferreira Ana Maria Souza Valle Teixeira
Mediação Tecnológica: ferramentas interativas utilizadas nos cursos profissionalizantes da UEMA Ilka Serra - UEMA.
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação
Aprendizagem e Desenvolvimento: o papel da interação e mediação no contexto EaD Tamires Alves Monteiro CIAED, 2017 Foz do Iguaçu/PR.
A INFLUÊNCIA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
Prof. Sílvio Petroli Neto Profa. Mylene Dias Rezende
Érica Ramos rocha Silva Marcelo Menuzzi Tânia Filomena Knittel
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
PAOLA TRINDADE GARCIA ANA EMILIA FIGUEIREDO OLIVEIRA
A Importância das Práticas Pedagógicas e Tutor Presencial na Educação a Distância Esp. Guilherme Machado Düren Ms. Mônica Eliza Malacarne.
I Encontro de Licenciaturas da
I Encontro de Licenciaturas da
Edital n° 3/2009 Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
PRAT. ENS. E EST. SUP. DOC.ANOS INC. ENS. FUND
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
Professor reflexivo: construindo uma crítica
Estágio e Desenvolvimento de Saberes Profissionais
TRIAGEM PSICOLÓGICA.
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
Produção de Recursos Educacionais (Aula 1)
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
A prática pedagógica do portfólio como método avaliativo no curso de Bacharelado em Educação Física na modalidade EAD Katiuscia Mello Figuerôa - UNINTER.
APRENDIZAGEM COLABORATIVA UM EXPERIMENTOUTILIZANDO O GOOGLE DOCS
TC Projetos de Estudos Integradores:
Carlos José Pereira Ferreira – SENAI-SP
Contextualização: escola e alunos
Centro de Estudos e Tecnologias Educacionais CETEC
Formação Continuada CTPs
Reflexividade e formação de professores
{ } ... Entender o mundo e entender-se no mundo. Educar para...
Orientações de estágio
Metodologia do Ensino de Física I
Orientações para elaborar o portfólio
Pauta 11 A competência 9 da BNCC: RESPONSABILIDADE E CIDADANIA
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
Experiências da participação do Colégio Bandeirantes / SP 13/06/2019
Portfólio Residência Pedagógica Aniele Valdez Machado
Pauta 10 A competência 9 da BNCC: EMPATIA E COOPERAÇÃO
PORTFÓLIO Bolsista Rosimere Machado dos Santos
Teoria da Objetivação Cíntia Matos
Transcrição da apresentação:

QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE: A EXPERIMENTAÇÃO DE UM PROCESSO INOVADOR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Outubro/2018 1

PRESSUPOSTOS DA EXPERIMENTAÇÃO Preocupação com a realização do estágio Local de formação Observações trazem questionamentos, dúvidas, preocupações Articulação teoria e prática Disciplina de Prática de Ensino - lócus dessa discussão Objetivo : Apresentar a experimentação da disciplina de Prática de Ensino, com foco no curso de Pedagogia-EAD, da Cruzeiro do Sul Virtual, do Grupo Educacional Cruzeiro do Sul Presença de um mediador favorece reflexões entre os saberes estudados e discutidos no ambiente virtual de aprendizagem – AVA e a prática profissional vivenciada nos estágios supervisionados 2

Prática de Ensino no curso de Pedagogia – EAD – 3 focos: A EXPERIMENTAÇÃO Prática de Ensino no curso de Pedagogia – EAD – 3 focos: Educação Infantil – 40 horas Anos iniciais do Ensino Fundamental – 40 horas Gestão Educacional – 40 horas Articular os conhecimentos construídos durante o curso com as situações concretas vivenciadas na realização do estágio obrigatório ou do exercício docente, por meio de atividades práticas em campo profissional 3

Quatro unidades de estudos na disciplina Prática de Ensino; A EXPERIMENTAÇÃO Quatro unidades de estudos na disciplina Prática de Ensino; Quatro fóruns de discussão em cada disciplina; Propiciar aos estudantes a possibilidade de articular os conhecimentos construídos durante o curso com as situações concretas vivenciadas na realização do estágio obrigatório ou do exercício docente; Observação e participação no campo de estagio ou em atividades práticas em campo profissional; Avaliação pelas participações promovidas nos fóruns das unidades que a compõem, considerado instrumento fundamental para que estes atinjam os objetivos propostos na disciplina. 4

PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS NA EXPERIMENTAÇÃO Trabalho colaborativo de um grupo de diferentes profissionais da EAD, para efetiva interação entre teoria e prática, na formação dos alunos. Coordenação Pedagógica da PREAD – Pró-reitoria de Educação a distância Coordenador de Estágio Supervisor de Tutoria Professor responsável Tutor Grupo de trabalho onde cada participante dentro de suas funções interage e colabora na experimentação inovadora proposta 5

A EXPERIMENTAÇÃO EM AÇÃO Profissionais envolvidos – proposta de uma estratégia inovadora de ensino Quatro etapas consecutivas, que interagem entre si ao longo do desenvolvimento da disciplina: 1ª etapa: Planejar estratégias (equipe multidisciplinar) discutir os encaminhamentos Prever imprevistos Redimensionar ações Suscitar colaboração, partilha e diálogo Análise dos materiais da disciplina, as propostas de fóruns, as expectativas de respostas e participações; 6

A EXPERIMENTAÇÃO EM AÇÃO 2ª etapa: Desenvolver a estratégia: Conduzir, mediar as discussões e coletar dados (Tutor e supervisão de tutoria/alunos) A partir da participação dos alunos o tutor assume a mediação das discussões Direciona as reflexões Faz intervenções e orienta os alunos Gerencia o fórum Elabora uma síntese sistematizando as produções Encaminha essa síntese para o professor responsável. 7

A EXPERIMENTAÇÃO EM AÇÃO 3ª etapa: Refletir sobre os dados coletados (Professor responsável/tutor/equipe) Professor responsável sistematiza os dados da síntese, elabora um texto crítico e reflexivo, que será base para a gravação de um vídeo para devolutiva aos alunos. 4ª etapa: Compartilhar devolutivas (tutor/supervisão de tutoria) Socialização dos resultados das participações dos alunos; Postagem pelo tutor do vídeo e o texto de apoio elaborados pelo professor; Contribuição aos alunos para construção de novos conhecimentos e posicionamento crítico sobre o próprio conhecimento, promoção de mudanças nesse processo contínuo de aprender. : Compartilhar devolutivas 8

Maior integração entre o grupo de profissionais envolvidos e alunos; RESULTADOS Maior integração entre o grupo de profissionais envolvidos e alunos; Articulação entre teoria e prática mais efetiva com a experiência do novo formato da disciplina; Estratégia diferenciada voltada para os questionamentos dos próprios alunos; Alunos e profissionais mais envolvidos em reflexões sobre a própria prática; Amadurecimento dos alunos na articulação com as demais disciplinas do curso; Aprofundamento das reflexões o que nos mostra um avanço na qualidade da formação. 9

Na interação teoria e prática e diálogo entre todos os envolvidos CONSIDERAÇÕES FINAIS Em uma relação dialética, a ação pedagógica não se concretiza de maneira isolada mas sim por um processo que envolve a participação coletiva entre todos os envolvidos; Devolutiva em dois formatos (texto e vídeo), atendimento às especificidades de aprendizagem e compreensão de cada aluno; Na interação teoria e prática e diálogo entre todos os envolvidos Apropriação e reflexão sobre as discussões e sua própria prática; Ganhos significativos - profissionais da equipe e alunos, potencializando o processo de ensino e aprendizagem. Propiciar o aperfeiçoamento dos conhecimentos docentes e a integração entre os pares possibilita a constituição identitária dos futuros professores da educação básica. 10

Priscila Bernardo Martins Julia de Cassia Pereira do Nascimento OBRIGADA!! Priscila Bernardo Martins Julia de Cassia Pereira do Nascimento Rita Maria Lino Tarcia Adriana Domingues Freitas Karen Diana Macedo Arsenovicz Jane Garcia de Carvalho Edda Curi Equipe Cruzeiro do Sul Virtual Grupo Educacional Cruzeiro do Sul 11