“APRENDER É GRAVAR” Decorrências:

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Transcrição da apresentação:

Concepções de Aprendizagem: duas tendências principais Maria Lucia Vital dos Santos Abib FEUSP-2019

“APRENDER É GRAVAR” Decorrências: Ensinar é fácil, basta conhecer os conteúdos a serem transmitidos; Aprender é fácil, basta ter atenção e exercitar repetições (memorização) ENSINAR É TRANSMITIR CONHECIMENTOS (transmissão – recepção)

Exemplos de respostas de licenciandos “Ensinar é repassar um conhecimento/habilidades adquiridos, por exemplo, ensinar a somar” “ é receber e guardar aquilo que foi transmitido”

Ensino transmissão pelo professor de conhecimentos previamente sistematizados Aprendizagem gravação e fixação de conhecimentos Professor no centro do processo

Aprender é gravar ou é relacionar?

Exemplos de respostas de licenciandos “Ensinar é transmitir e aprender é realmente ver se, de fato, o que foi ensinado, foi compreendido e pode ser repassado” “Ensinar é transmitir conhecimentos e aprender é adequar os conhecimentos ensinados ao seu dia-a-dia e suas experiências de vida” “Aprender é apropriar-se do conhecimento transmitido a ponto de poder aplica-lo e utiliza-lo nas mais diversas situações”

Inconsistências!? Ensino por transmissão pelo professor de conhecimentos previamente sistematizados Aprendizagem exige participação efetiva do aluno, além da memorização Professor desempenha papel central, mas a atuação do aluno também é considerada significativa

Aprender é gravar ou é relacionar? O que dizem os autores?

Aprender é gravar ou é relacionar? Teoria da aprendizagem significativa de Ausubel “Aprender é relacionar o novo com o conhecimento já existente” Princípio fundamental: Partir do que o aluno já sabe!!!

Aprender é gravar ou é relacionar? Teoria da aprendizagem significativa de Ausubel Aprendizagem mecânica - Aprendizagem significativa – subsunsores (conhecimentos prévios) implicações para o papel do professor- organização do conteúdo e das atividades para os alunos

Como ocorre a aprendizagem?

Posner (déc. 80) Mortimer (déc. 90) Aprendizagem é um processo de mudança conceitual (evolucionária ou revolucionária) Mortimer (déc. 90) Aprendizagem é um processo de evolução de perfis conceituais

Estágio Reestruturado Modelo Sistêmico de Evolução Conceitual Luffiego e outros, 1994 (a) (b) (c) (d) Estágio Reestruturado Estágio de ajuste

Piaget (déc. 70) A aprendizagem resulta de um desequilíbrio cognitivo (conflito ou lacuna) e ocorre por dois processos simultâneos: assimilação e acomodação. A apropriação de um elemento novo a uma estrutura cognitiva em evolução – que se amolda (acomodação) – transforma os dados exteriores em “substância própria” (assimilação).

Ensino organização pelo professor de situações que propiciem a (re)construção de conhecimentos pelos alunos Aprendizagem processo ativo e contínuo de elaboração de conhecimentos realizada internamente pelo aluno Professor e alunos desempenham papéis importantes nos processos através de uma ação conjunta

Exemplo de licenciando “Ensinar é proporcionar condições de possibilidade para que o aluno aprenda, oferecer caminhos que levam ao conhecimento formal”

Informação & Conhecimento “ Conhecer significa o processo pelo qual um sujeito, individual ou coletivo, entra em relação com um objeto ou uma informação, visando obter dele um saber novo. Distingui-se do mero reconhecimento, porque implica a busca, a partir de sua própria experiência, de um saber ainda não produzido. Não é portanto, uma simples informação, porque implica uma qualificação existencial do pensamento frente à realidade” (Sodré, 2012, p.30)

INFORMAÇÃO-CONHECIMENTO-SABER informações transmissão/ recepção conhecimentos problematizar/ reflexão/elaboração Saberes (conceituais, Procedimentais e atitudinais vivenciar/ ação

Informação & Conhecimento - Bibliografia SODRÉ, M. Cultura e educação. In: Reinventando a educação –diversidade, descolonização e redes. Petrópolis: Vozes, p-15-72