Pauta 10 A competência 9 da BNCC: EMPATIA E COOPERAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ROTEIRO PARA A SOCIALIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Dados de identificação: Nome da Instituição e Departamento.
Advertisements

Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho.
Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC Curso de 60 horas Realização: SMEC/NTM/MEC/PROINFO INTEGRADO Ano: 2016.
Jeferson Bugelli – Pedagógico
Modelo de análise construído com base nos trabalhos de: Kember e Kwan (2000) Mayes e Fowler (1999) Roberts (2003) Schank e Cleary (1995) Sugrue.
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
SEAPE 2010 Oficina de Divulgação de Resultados. SEAPE 2010 Página  2 Objetivos da Oficina Apresentação e Estudos dos Resultados do SEAPE edição 2010.
Relatório Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa Fernanda Almeida Vita.
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Curso - Avaliação e Aprendizagem
“Análise de resultados educacionais e replanejamento de ações pedagógicas”
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
O uso de recursos pedagógicos no ensino da Matemática
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Confabulando com Fábulas.
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________
Alteridade em Vygotski
Projeto Fénix Processos pedagógicos Resultados e conclusões Resumo
Currículo e planejamento
MENTORING DOCENTE Prof. Janes F Tomelin Profa. Karina N Tomelin.
Projeto Multiplicadores
Leitura na escola e na comunidade
AÇÕES DE MELHORIA 2015/2016 Observação de Aulas.
Ler e Escrever: Desafio de todos
Que saberes o professor precisa ter para trabalhar uma sequência didática de forma produtiva? Se um professor o procura dizendo que considera que os seus.
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
Camila Fernandes de Lima Ferreira Ana Maria Souza Valle Teixeira
Mediação Tecnológica: ferramentas interativas utilizadas nos cursos profissionalizantes da UEMA Ilka Serra - UEMA.
Ressignificando o trabalho com pesquisa na escola
30anos CENPEC.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
Diretoria de Ensino Região de Piracicaba 07/02/2018
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
2ª Formação de Professores Coordenadores
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Edital n° 3/2009 Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008
Como elaborar um plano de aula.. Os objetivos são as metas estabelecidas que se pretende alcançar. Vale refletir: Qual a sua meta nessa aula? O que espera.
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS Programa Mais Alfabetização
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
USO DO BLOG COMO RECURSO DIDÁTICO
COMO SERÁ DESENVOLVIDO? Atividades presenciais:
Leitura dos Resultados EXEMPLO
O que é Educação Ambiental?
XXXIV Encontro Nacional do Movimento Interfóruns de Educação Infantil - MIEIB “INFÂNCIA, EDUCAÇÃO INFANTIL E DIVERSIDADE: PRINCIPAIS DESAFIOS E POTENCIALIDADES”
Como se estabelece a relação professor-aluno (componentes) e o exercício da autoridade no processo de ensino-aprendizagem.
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE:
APRENDIZAGEM COLABORATIVA UM EXPERIMENTOUTILIZANDO O GOOGLE DOCS
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Contextualização: escola e alunos
{ } ... Entender o mundo e entender-se no mundo. Educar para...
{ } Competências gerais da Base Nacional Comum Curricular
Consolidando....
Pauta 1 Um currículo pautado no desenvolvimento de habilidades e competências
Pauta 11 A competência 9 da BNCC: RESPONSABILIDADE E CIDADANIA
Pauta 12 Que alunos pretendemos formar?
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
Pauta 9 A competência 8 da BNCC: AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
Pauta 3 A competência 2 da BNCC: PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO.
Pauta 4 A competência 3 da BNCC: REPERTÓRIO CULTURAL
Pauta 2 A competência 1 da BNCC: CONHECIMENTO
PORTFÓLIO Bolsista Rosimere Machado dos Santos
Educação Socioemocional
Transcrição da apresentação:

Pauta 10 A competência 9 da BNCC: EMPATIA E COOPERAÇÃO

Leitura da contextualização inicial e dos objetivos da pauta de trabalho

Objetivos Participar de uma situação de leitura em voz alta realizada pelo formador. Compreender a gênese da competência 9 da BNCC. Relacionar a competência com o trabalho diário dos professores da escola. Discutir ações pedagógicas que possam qualificar o trabalho do professor em sala de aula no desenvolvimento da referida capacidade. Reconhecer nas ações do dia a dia o trabalho já desenvolvido para o desenvolvimento dessa competência.

Conteúdos formativos Competência 9 da BNCC – Empatia e Cooperação Leitura em voz alta. Situações didáticas e processo de ensino e de aprendizagem.

Agrupamentos Parte 1: coletivo Parte 2: professores organizados por áreas de conhecimento

Sequência de Atividades

Atividade 1 - Contextualização Leitura da contextualização e dos objetivos da pauta formativa.

Atividade 2 - Leitura em voz alta Leitura em voz alta (escolha do Coordenador Pedagógico) de um texto para fruição da equipe. Sugestão “As três Experiências”, de Clarice Lispector, disponível no site da revista Prosa, Verso e Arte: https://www.revistaprosaversoearte.com/as-tres-experiencias-uma-belissima-cronica-de-clarice-lispector/

Atividade 3 - Reflexão inicial (em grupos). Momento 1 Em grupos, os professores analisarão a competência 8 da BNCC e discutirão a respeito do trabalho que já desenvolvem para o que os alunos se apropriem dos conhecimentos relacionados as disciplinas e áreas ao longo da escolaridade. A discussão levará em consideração o quadro a seguir e as questões propostas.

Competência 9 - BNCC Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

Atividade 3 - Reflexão inicial (em grupos) Como desenvolver a cooperação dos alunos para o enfrentamento das questões socioculturais apresentadas na sociedade? Que situações de ensino e de aprendizagem podem colaborar para que os alunos possam exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação?

Atividade 3 - Reflexão inicial (em grupos) Momento 2 Socialização das ideias dos grupos. Neste momento cada um dos grupos procederá a exposição das ideias discutidas.

Atividade 4 - A progressão das competências durante os ciclos e suas subdivisões Momento 1 – Trabalho em grupos a respeito da progressão da competência ao longo dos ciclos de aprendizagem. Neste momento cada um dos grupos procederá a leitura e análise das páginas 58 a 64 do documento “Dimensões e Desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC”.

Atividade 4 - A progressão das competências durante os ciclos e suas subdivisões Momento 2 – Trabalho em grupos a respeito da progressão da competência ao longo dos ciclos de aprendizagem. Os grupos analisarão a progressão e as subdivisões, a partir das questões sugeridas a seguir. Segundo o documento, de maneira geral, o que se espera que o aluno desenvolva em relação a seu desenvolvimento emocional, o autoconhecimento e cuidado nos diferentes segmentos de ensino? Quais ações precisam ser desenvolvidas, no sentido de desenvolver de modo eficiente a as habilidades envolvidas na competência 9?

Agrupamentos e tarefa Grupo 1 – Valorização da diversidade, página 59. Grupo 2 – Alteridade (reconhecimento do outro), página 60. Grupo 3 – Acolhimento da perspectiva do outro, página 61. Grupo 4 – Diálogo e convivência, página 62. Grupo 5 – Colaboração, página 63. Grupo 6 – Mediação de conflitos, página 64.

Atividade 4 - A progressão das competências durante os ciclos e suas subdivisões Momento 3 Socialização das ideias dos grupos. Neste momento cada um dos grupos procederá a exposição das ideias discutidas.