VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Natureza do Marketing
Advertisements

Mercado.
Os quatro Ps do Marketing
Gerenciando o marketing
O PLANO DE MARKETING.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COMÉRCIO ELETRÔNICO Marketing LIMEIRA, T. M. V. E-Marketing: o marketing na internet.
Comunicação Integrada de Marketing
Administração II Profª Eliete Angela Roman Duarte
Plano de Marketing. O CONCEITO DE MARKETING O CONCEITO DE MARKETING.
“Marketing é o processo gerencial de entender e atender o mercado.”
PLANO DE MARKETING 1. MISSÃO
Prof. Paulo Gonzaga, MSc. CONCEITO DE MARKETING II FUNDAMENTOS DE MARKETING.
Faculdade da Ciência Aplicada e Sociais de Petrolina FACAPE
9 - Sistemas de Informação & Marketing
Análise do Meio Ambiente
Definições de Marketing
Projeto Global - Mercado - o Mundo Inteiro
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM MARKETING E PESQUISA DE MERCADO
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA III Prof. Sávio
Introdução ao Composto de Marketing
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES
DETALHAMENTO DAS ANÁLISES DO PLANO DE NEGÓCIO
GESTÃO DE MARKETING O Que É Marketing Prof. Paulo Gonzaga, MSc.
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
AVALIANDO O AMBIENTE EXTERNO
Repensando a Logística
FUNÇÃO DE MARKETING X FUNÇÃO DE VENDAS
Simulação de Dinâmica Empresarial Jogo de Empresas
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
Aula 3 e 4 - Orientação da Empresa para o Mercado
Capítulo 1 O marketing e a comunicação integrada de marketing (CIM)
Administração de Marketing
O QUE É MARKETING?.
Marketing – Unidade 3.
Funções de marketing Marketing Estudos de Comercialização Mercado
Módulo II – O Composto de Marketing
Departamento de Marketing Empresa: Maresias M.E
Capítulo 9 Promoção. Capítulo 9 Promoção Promoção O administrador de marketing conta com várias formas de se comunicar com o mercado: propaganda, venda.
Formação de Preços Aula 3 – Marketing e Clientes.
Administração Mercadológica PLT
Gestão de Marketing de Moda Definição dos Mix de Marketing
Mercadologia Prof. Magera/Prof. Marcelo D.
SIM - (Sistema de Informação em MKT)
Planejamento Estratégico de MKT
Capítulo 13 Varejo e Atacado.
Planejamento de Marketing
Planejamento Estratégico e Processos de Marketing
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Segmentação Posicionamento de produto Estratégias de Desenvolvimento de Negócios Composto de Marketing.
1 Função Marketing “Tarefa de criar, promover e fornecer bens e serviços a clientes (pf e pj) podendo ser: marketing de bens, serviços, experiências, eventos,
Estratégia de Comunicação Integrada de Marketing
Prof. Ricardo Oliveira. Marketing Mix..
Administração de Marketing
Renan Barroso - twitter.com/renanbarroso PESQUISA DE MERCADO.
MARKETING I.
O COMPOSTO DE MARKETING
ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO DE MERCADO Aula 11
Composto de Marketing Tecnólogo em Logística Marketing – ADM353
O que é Planejamento de Marketing? Plano de Marketing
Canais de Distribuição
DEFINIÇÃO DO TERMO “Marketing é um processo social e administrativo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e o que desejam, através da criação.
Universidade Federal de Santa Catarina | Centro de Comunicação e Expresssão | Departamento de Expressão Gráfica disciplina: egr5187 – marketing Professor.
COMPOSTO MERCADOLÓGICO
ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING I PROFESSOR MSC. ROGÉRIO TOBIAS ADM.
Administração de empresas Estratégias de Marketing Profa. Ms. Márcia Sedevitiz Fundamentos do Marketing Composto de Marketing 4 P's vs. 4 C's Bibliografia:
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA Faculdade: Novos Horizontes Professora : Liliane Cabral.
Administração Estratégica. MISSÃO  É A FINALIDADE PRÓPRIA DA EMPRESA, O QUE A DIFERENCIA DE SUAS SEMELHANTES.
CANAIS DE MARKETING 2 Facilitadora Rejane.
BIBLIOGRAFIA CHURCHILL JR, Gilbert A., PETER, J. Paul. Marketing: Criando valor para o cliente. São Paulo: Saraiva, 2000 COBRA, Marcos. Serviços: como.
Transcrição da apresentação:

VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING Capítulo 2

O ambiente de vendas simplificado Vendas no contexto de marketing O ambiente de vendas simplificado COMUNICAÇÃO BENS E SERVIÇOS GRUPO DE VENDEDORES (Organização) GRUPO DE COMPRADORES (Mercado) DINHEIRO FEEDBACK

Ambiente de vendas moderno Vendas no contexto de marketing Ambiente de vendas moderno AMBIENTE EMPRESA INTERMEDIÁRIOS DE MARKETING CONSUMIDORES FINAIS FORNECEDORES CONCORRENTES AMBIENTE

Estrutura das empresas Vendas no contexto de marketing Estrutura das empresas

Desenvolvimento da empresa versus funções de vendas e marketing Vendas no contexto de marketing Desenvolvimento da empresa versus funções de vendas e marketing Simples área de vendas Os profissionais de venda acumulam as funções de marketing Área de vendas com funções de marketing Contrata-se um profissional especializado Área de marketing separada Marketing ganha importância e passa influenciar as principais decisões da empresa Moderna área de marketing Marketing passa a ser visto como orientação de longo prazo e vendas como curto prazo Moderna empresa de marketing Todas as áreas da empresa trabalham visando sempre o cliente em primeiro plano

Marketing e planejamento Vendas no contexto de marketing Marketing e planejamento Níveis Tipos de Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Tático Marketing Financeiro Produção Recursos Humanos Organizacional Operacional Plano de preço e produto Plano de Promoção Plano de vendas Plano de distribuição Plano de pesquisas de marketing

Vendas no contexto de marketing Composto de marketing Produto Variedade do produto, qualidade, design, diferenciação, características, nome da marca, embalagem, tamanhos, assit6encia técnica, garantias e devoluções. Preço Política de preços, descontos, condições e prazos de pagamento, competitividade. Praça Canais de distribuição, sortimento, localizações, estoque e transporte. Promoção Promoção de vendas, propaganda, publicidade, relações públicas, merchandising, venda pessoal e resposta direta Mercado-alvo Composto de marketing

Ciclo de vida dos produtos* Vendas no contexto de marketing Ciclo de vida dos produtos* *Produtos = serviços, idéias, organizações, pessoas, etc.

Vendas no contexto de marketing Níveis de um produto Produto potencial Produto ampliado Produto esperado Produto genérico Benefício núcleo

Comunicação integrada de marketing Vendas no contexto de marketing Comunicação integrada de marketing Propaganda Relações públicas Resposta direta Merchandising Promoção de vendas Venda pessoal

Vendas no contexto de marketing Os quatro C’s PRODUTO CONSUMIDOR PREÇO CUSTO PRAÇA CONVENIÊNCIA PROMOÇÃO COMUNICAÇÃO Robert Lauternborn

Vendas no contexto de marketing Os quatro A’s 1. ANÁLISE 2. ADAPTAÇÃO Design, marca, embalagem, preço e assistência Pesquisa de marketing 3. ATIVAÇÃO 4. AVALIAÇÃO Distribuição, logística e comunicação integrada de marketing Auditoria Raimar Richers

Vendas no contexto de marketing Segmentação Seleciona os segmentos mais atrativos Reúne clientes com necessidades, comportamentos e características semelhantes Permite ações de marketing e de vendas específicas para cada segmento Concentra esforços Aborda os clientes de forma diferenciada Maior foco nos clientes Facilita a avaliação dos resultados Dilui os riscos

SIM - Sistema de Informações de Marketing Vendas no contexto de marketing SIM - Sistema de Informações de Marketing Relatórios: vendas, preços, pedidos, estoque, contas SIM Planejamento Estratégico Pesquisa de marketing Comportamento do cliente Outras fontes

QUANTITATIVAS E QUALITATIVAS Vendas no contexto de marketing Pesquisas Benchmarking: pesquisa das atividades de empresas concorrentes EXPLORATÓRIAS DESCRITIVAS CAUSAIS QUANTITATIVAS E QUALITATIVAS ETAPAS Definição do problema e objetivos Desenvolvimento do plano de pesquisa Coleta de dados necessários Análise dos dados Utilização dos dados Apresentação