A Construção da Linguagem Oral e Escrita

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Transcrição da apresentação:

A Construção da Linguagem Oral e Escrita

LEITURA DELEITE “Dentro de um abraço”

Objetivos: Refletir sobre os diferentes tipos de conteúdos, como se aprende e quais as condições necessárias para desenvolvê-los. Reconhecer a fala como principal instrumento de comunicação. Analisar situações necessárias para desenvolvimento da comunicação oral.

Dinâmica 2: diferentes usos da Oralidade Como falar nas diferentes situações discursivas?

conversa entre amigos conversa familiar apresentação de evento apresentador de jornal campanha eleitoral conversa com autoridade

A CRIANÇA E A LINGUAGEM Desenvolvimento da Linguagem Oral REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL p. 125

Interessar-se pela leitura de histórias; Objetivos – 0 a 3 anos Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem ora, contando suas vivencias; Interessar-se pela leitura de histórias; Familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato cotidiano com livros, revistas, histórias em quadrinhos, etc p. 131

A construção da linguagem oral implica na verbalização e na negociação de sentidos estabelecidos entre pessoas que buscam comunicar-se. As brincadeiras e interações que se estabelecem entre os bebês e os adultos incorporam as vocalizações rítmicas, revelando o papel comunicativo, expressivo e social que a fala desempenha desde cedo. A criança aprende a verbalizar por meio da apropriação da fala do outro. Esse processo refere-se à repetição, pela criança, de fragmentos da fala do adulto ou de outras crianças, utilizados para resolver problemas em função de diferentes necessidades e contextos nos quais se encontre. Aprender a falar, portanto, não consiste apenas em memorizar sons e palavras. A aprendizagem da fala pelas crianças não se dá de forma desarticulada com a reflexão, o pensamento, a explicitação de seus atos, sentimentos, sensações e desejos. p. 125

Muito antes de se expressarem pela linguagem oral as crianças podem se fazer compreender e compreender os outros, pois a competência linguística abrange tanto a capacidade das crianças para compreenderem a linguagem quanto sua capacidade para se fazerem entender. A construção da linguagem oral não é linear e ocorre em um processo de aproximações sucessivas com a fala do outro, seja ela do pai, da mãe, do professor, dos amigos ou aquelas ouvidas na televisão, no rádio etc. As crianças têm ritmos próprios e a conquista de suas capacidades linguísticas se dá em tempos diferenciados, sendo que a condição de falar com fluência, de produzir frases completas e inteiras provém da participação em atos de linguagem. A ampliação de suas capacidades de comunicação oral ocorre gradativamente, por meio de um processo de idas e vindas que envolve tanto a participação das crianças nas conversas cotidianas, em situações de escuta e canto de músicas, em brincadeiras etc., como a participação em situações mais formais de uso da linguagem, como aquelas que envolvem a leitura de textos diversos. p. 126

...como oferecer situações para atender os conteúdos: Na sala de aula... Em grupos... ...como oferecer situações para atender os conteúdos:

Conteúdos Uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, ideias, preferências e sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. Participação em situações de leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos, como contos, poemas, parlendas, trava-línguas, etc. Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita. Observação e manuseio de materiais impressos, como livros, revistas, histórias em quadrinhos, etc. p. 133

Orientações Didáticas Conversar com os bebês e crianças, de forma clara, sem infantilizações. Planejar ações pedagógicas de forma a criar situações de fala, escuta e compreensão da linguagem. O canto, a música e a escuta de histórias também propiciam o desenvolvimento da linguagem. Organizar o ambiente de tal forma que haja um local especial para livros, gibis, revistas, etc e que a s crianças possam manipulá-los. p. 134/135

Uma das tarefas da Educação Infantil é ampliar, integrar e ser continente da fala das crianças em contextos comunicativos para que ela se torne competente como falante. Cabe ao professor auxiliar na construção conjunta das falas das crianças para torná-las mais completas e complexas. p. 135/136

Lembrete A oralidade, a leitura e a escrita devem ser trabalhadas de forma integrada e complementar, potencializando-se os diferentes aspectos que cada uma dessas linguagens solicita das crianças. p. 133

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