Diretoria de Ensino Região de Carapicuíba Núcleo Pedagógico Replanejamento /Julho2016 Ensino Médio.

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Transcrição da apresentação:

Diretoria de Ensino Região de Carapicuíba Núcleo Pedagógico Replanejamento /Julho2016 Ensino Médio

DATA: 27/07/2016 LOCAL: DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE CARAPICUIBA HORÁRIO: 13h00 às 17h00 PÚBLICO ALVO: PC do Ensino Médio PAUTA: 1º Momento ACOLHIDA LEITURA DA PAUTA SENSIBILIZAÇÃO Pauta

2º Momento LEVANTAMENTO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS a) individual b) em grupos c) socialização 3º Momento Proposição de conceitos 4º Momento LEGISLAÇÃO

5º Momento INDICADORES 6º Momento Reflexão Socialização 7º Momento Café

8º Momento Atividades (pauta do replanejamento) 9º Momento comunicados 10º Momento Fechamento

Subsidiar teoricamente a prática do Professor Coordenador; Subsidiar teoricamente a prática do Professor Coordenador; Discutir e refletir a pauta de replanejamento das Unidades Escolares. Discutir e refletir a pauta de replanejamento das Unidades Escolares.

LEVANTAMENTO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS LEVANTAMENTO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS

86% 12% 1% PARTE 1: Individualmente os PCs irão refletir sobre:Individualmente os PCs irão refletir sobre: - Qual a importância do replanejamento nesse momento para a Unidade Escolar? - O que precisa ser replanejado na sua escola?

86% 12% 1% PARTE 2: Em grupos os PCs irão apontar os pontos comuns da reflexão anterior:Em grupos os PCs irão apontar os pontos comuns da reflexão anterior: Qual a importância do replanejamento nesse momento para a Unidade Escolar?Qual a importância do replanejamento nesse momento para a Unidade Escolar? O que precisa ser replanejado na sua escola?O que precisa ser replanejado na sua escola?

Proposição de conceitos Proposição de conceitos

Momento de rever e revisitar a Proposta Pedagógica para observar os objetivos e metas que a escola deseja atingir; ( GESTÃO ESCOLAR: Replanejamento.)Momento de rever e revisitar a Proposta Pedagógica para observar os objetivos e metas que a escola deseja atingir; ( GESTÃO ESCOLAR: Replanejamento.) Reunir todos os indicadores de desempenho escolar para traçar um panorama da atual situação da escola (resultados dos bimestres anteriores: Conselho de Classe, AAP, etc.);Reunir todos os indicadores de desempenho escolar para traçar um panorama da atual situação da escola (resultados dos bimestres anteriores: Conselho de Classe, AAP, etc.);

Verificar quais ações serão implementadas visando auxiliar o processo de ensino e aprendizagem para os professores e alunos;Verificar quais ações serão implementadas visando auxiliar o processo de ensino e aprendizagem para os professores e alunos; Enumerar os pontos que merecem mais atenção (habilidades com desempenhos abaixo e acima do esperados);Enumerar os pontos que merecem mais atenção (habilidades com desempenhos abaixo e acima do esperados); Definir um plano de ação conjunto da unidade escolar.Definir um plano de ação conjunto da unidade escolar.

(Ferreira, Francisco Whitaker. 1983)

LEGISLAÇÃO LEGISLAÇÃO

II – ao Professor Coordenador: a)orientar os professores sobre a utilização dos indicadores e materiais de apoio disponibilizados na Plataforma; b) estimular a interpretação das informações, com vistas à elaboração ou adequação do plano de trabalho do docente; c) promover reflexão colaborativa entre os professores, a partir das informações e indicadores disponibilizados na Plataforma; d) propiciar aos professores oportunidades de discussão e estudos, nos horários de trabalho pedagógico coletivo, a partir de informações, disponibilizadas na Plataforma; e) subsidiar o processo formativo na unidade escolar e buscar apoio das equipes pedagógicas da Diretoria de Ensino, quando necessário;

III– ao Professor : a)analisar e utilizar as informações relacionadas aos resultados de aprendizagem de seus alunos e turma (s), para estruturar/reestruturar continuamente o seu trabalho pedagógico; b) refletir sobre sua prática de sala de aula, utilizando informações relacionadas aos resultados de aprendizagem de seus alunos e turma (s), com vistas a elaboração e execução de plano de ação; c) utilizar os materiais e subsídios de apoio disponíveis na Plataforma; d) utilizar as ações formativas oferecidas pelas equipes pedagógicas, na escola, para a elaboração de um plano de trabalho com vistas ao desenvolvimento do currículo oficial.

Conselho de classe;Conselho de classe; Foco Aprendizagem - AAP (11ª e 12ª edição) e Índices do SARESP;Foco Aprendizagem - AAP (11ª e 12ª edição) e Índices do SARESP;

Até aqui já foi traçado um longo percurso de diagnósticos sucessivos quanto ao processo de ensino-aprendizagem, pois além de acompanhar o desenvolvimento do currículo, também se constitui em instrumento investigativo da aprendizagem dos alunos, quanto às competências e habilidades.Até aqui já foi traçado um longo percurso de diagnósticos sucessivos quanto ao processo de ensino-aprendizagem, pois além de acompanhar o desenvolvimento do currículo, também se constitui em instrumento investigativo da aprendizagem dos alunos, quanto às competências e habilidades.

A AAP é o diagnóstico do bimestre e o SARESP é diagnóstico do ciclo.A AAP é o diagnóstico do bimestre e o SARESP é diagnóstico do ciclo. A AAP é composta de 80% das habilidades que devem ser desenvolvidas no bimestre e de 20% do ciclo.A AAP é composta de 80% das habilidades que devem ser desenvolvidas no bimestre e de 20% do ciclo.

Reflexão Reflexão

Como o plano de intervenção pode ser construído por todos os professores para promover o desenvolvimento das habilidades com maiores fragilidades?Como o plano de intervenção pode ser construído por todos os professores para promover o desenvolvimento das habilidades com maiores fragilidades? Quais especificidades para o Ensino Médio?Quais especificidades para o Ensino Médio?

Ensino Médio (1ª a 3ª série) Segundo a LDB 9394/96, em seu artigo 35º: I - a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos; II - a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores; III - o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico; IV - a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

20 minutos

Refletir sobre a necessidade de planejar para obter resultados

Em grupos, os PCs deverão:Em grupos, os PCs deverão: - Organizar uma pauta para a reunião de replanejamento da sua unidade escolar.

Quais itens não podem faltar na pauta da reunião? Acolhimento aos Professores;Acolhimento aos Professores; Apresentação dos resultados tabulados dos indicadores de desempenho da escola;Apresentação dos resultados tabulados dos indicadores de desempenho da escola; Levantamento das habilidades da AAP (pontos fortes e fracos);Levantamento das habilidades da AAP (pontos fortes e fracos); Organização de um plano de ação (médio prazo) e plano de intervenção (curto prazo) da unidade escolar.Organização de um plano de ação (médio prazo) e plano de intervenção (curto prazo) da unidade escolar.

Instruções CGEB – Replanejamento 2016 Instruções CGEB – Replanejamento 2016 Aventuras do Currículo + - curso para professoresAventuras do Currículo + - curso para professores 2° versão da Base Nacional Comum Curricular2° versão da Base Nacional Comum Curricular Mediação e linguagemMediação e linguagem EFAP – CursosEFAP – Cursos Digitação das AAPs (SED)Digitação das AAPs (SED) Olimpíadas de Língua Portuguesa e de MatemáticaOlimpíadas de Língua Portuguesa e de Matemática IntranetIntranet Plataforma foco aprendizagemPlataforma foco aprendizagem......

Site:

Ferreira, Francisco Whitaker. Planejamento sim e não (um modo de agir num mundo em permanente mudança). 4. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra p. GESTÃO ESCOLAR: Aprendizagem. Disponível em: (Acesso em 06/2016). GESTÃO ESCOLAR: Replanejamento. Disponível em: (Acesso em 06/2016). SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Gestão do Currículo na escola: caderno do gestor. v. 1, 2 e 3. São Paulo: SE, __________ (Estado). Secretaria da Educação – Avaliação da Aprendizagem em Processo – Caderno do Professor (Orientações Pedagógicas). Disponível em: (Acesso em 08/2015).

Obrigado! Equipe Núcleo Pedagógico