Objetivos Infantil II Perceber-se como integrante de um grupo;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
HABILIDADESECOMPETÊNCIAS. O QUE SÃO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES? Competência é um conjunto de: CONHECIMENTOS HABILIDADES CONHECIMENTOS (saberes) HABILIDADES.
Advertisements

SEXUALIDADE INFANTIL n Instituto de Ensino e Pesquisa e Psicoterapia – IEPP n Relações com a Comunidade.
O DOCUMENTO PRELIMINAR PARA A CONSTRUÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Diante da necessidade de promover o conhecimento sobre si para compartilhar e viver em Sociedade e sobre a importância do auto conhecimento para se respeitar,
PROJETO: DIA DAS MÃES.
Higiene pessoal Os hábitos de higiene diários incluem não só a lavagem corporal mas também o tipo de alimentação, vestuário e calçado, a postura no dia-a-dia,
CARDÁPIO DE BOAS PRÁTICAS SEMANA VOCACIONAL MARISTA 2016 Vocação Marista: Chamado a uma grande missão O êxito da Semana Vocacional Marista dependerá.
A CRIANÇA DE SEIS ANOS E AS ÁREAS DO CONHECIMENTO Patrícia Corsino.
HABILIDADESECOMPETÊNCIAS Adaptado de Nap Lorena. O QUE SÃO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES? Competência é um conjunto de: CONHECIMENTOS HABILIDADES CONHECIMENTOS.
PROJETO: COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI DIGA SIM À SAÚDE – 2016.
Classificação dos Métodos de Ensino:
NOSSO(A) AMIGO(A). NOSSO(A) AMIGO(A) NOSSO(A) AMIGO(A)
ENSINO DA NATUREZA E DA SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
As relações e determinações do trabalho na vida cotidiana.
Trabalho e cooperação: o trabalhador coletivo
FREIAVI campo de experiência: Eu, o outro, Nós
Interação Para a construção de aprendizagens a interação entre as crianças é fundamental para o desenvolvimento infantil; possibilita a troca de conhecimentos,
Resgatando heranças e transformando gerações
O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES INTERATIVAS NO BRINCAR DE CRIANÇAS HOSPITALIZADAS: A BRINQUEDOTECA HOSPITALAR Departamento de Psicologia Clínica Departamento.
UM DIA NA FAZENDA Pabliny 2017 Jardim I –Enzo Felten Fonseca
PROJETO TEATRO DE SOMBRAS. PROJETO TEATRO DE SOMBRAS.
desafios, compromissos e respostas
IDPP – Porque estudar ? Disciplina de base, introdutória ao estudo do Direito. Matéria de iniciação  noções fundamentais para a compreensão do fenômeno.
Escopo do projeto Entra na Roda. Escopo do projeto Entra na Roda.
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
CADERNO DE RELATOS. CADERNO DE RELATOS CADERNO DE RELATOS.
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
Melhoria na atenção à Saúde Bucal em crianças de 0 a 5 anos de idade na área de abrangência da ESF Santin – Serafina Corrêa/RS Aluna: Elís Tamires Karlinski.
ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL E SEUS BENEFÍCIOS
Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura
I ENCONTRO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
PROJETO.  PROBLEMAS:  NO JARDIM DA ESCOLA FOI OBSERVADO QUE NÃO TERIA UMA ESTRUTURA ADEQUADA PARA CONCLUIR UM PROJETO DE JARDIM COM GARRAFAS PET’S.
HÁBITOS ALIMENTARES. HÁBITOS ALIMENTARES HÁBITOS ALIMENTARES Escola: Colégio Milenium Cidade: São José dos Pinhais (PR) Categoria: Práticas pedagógicas.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS -UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade à distância Melhoria da atenção.
A importância do lúdico no processo de aprendizagem do adolescente
Ciclos de vida I Objetivo: Instrumentalizar os estudantes de nutrição em questões teórico-práticas que envolvam a vivências alimentares na infância em.
PROJETO EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO
Análise e Observação Institucional
Oficina de Proteção Infantil
Avaliação Mediadora Jussara Hoffmann.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PLANO DE AULA 2ª SÉRIE ENSINO MÉDIO
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
O QUE É O PEDAGOGO.
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
A situação do idoso no Brasil.  Todos sabem que o ser humano começa a envelhecer desde o momento em que nasce.
Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica
A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA PARA O DIAGNÓSTICO E ACOMPANHAMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE NO MUNICÍPIO.
EDUCAÇÃO FISICA NO ENSINO MÉDIO
Realizar Formação Continuada
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
BNCC e Educação Infantil
SERES VIVOS.
Os 5S de si Celeste Sá
Adriana Friedmann. 1) DESENVOLVIMENTO INFANTIL MARCADO POR: Herança genêtica Educação Meio ambiente Qualidade dos vínculos 2) TRÊS PRIMEIROS ANOS Determinantes.
ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA Por: FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA.
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
Metodologias Ativas O TRABALHO EDUCATIVO COM ADOLESCENTES Profª. Drª
O brinquedo, o jogo e a brincadeira
COMO ENSINAR A TODOS? Para que a inclusão realmente aconteça, é importante garantir diversos recursos para resgatar ou estabelecer as funções nas.
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
Pauta 9 A competência 8 da BNCC: AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO
Pauta 3 A competência 2 da BNCC: PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO.
MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM
Interações sociais e significação no aprendizado das crianças PEDAGOGIA A interação social entre crianças e entre crianças e adultos/educadores, promove.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
Transcrição da apresentação:

Objetivos Infantil II Perceber-se como integrante de um grupo;  Interagir com o outro tendo atitudes de cooperação e solidariedade Interessar-se pelo cuidado com o próprio corpo desenvolvendo atitudes de higiene pessoal

Objetivos Infantil III Desenvolver positivamente sua autoimagem; Explorar o ambiente escolar para que possa relacionar-se com as pessoas e com os diferentes espaços; Manifestar curiosidade e interesse pelo que observa no ambiente escolar (plantas, pequenos animais, objetos, pessoas etc). Adquirir cada vez mais autonomia para realizar as tarefas cotidianas; Interessar-se, progressivamente, pelo cuidado com seu próprio corpo; Realizar ações simples relacionadas à higiene e saúde Estabelecer uma rotina para cada dia da semana, socializando a mesma com as crianças; Marcar a rotina diariamente através de cartazes;

Objetivos Infantil III Incentivar a utilização do banheiro e o desenvolvimento gradativo da autonomia. Desenvolver, progressivamente, a noção de tempo; Propor situações e atividades que a criança perceba que é capaz de realizá-las (por exemplo: desafios físicos; pedir ajuda a outro adulto; entregar um bilhete etc.); Incentivar a curiosidade das crianças instigando-as a pensarem sobre o que observam à sua volta e sobre sua relação com os outros; Desenvolver os sentidos; Fazer observações; Criar hipóteses; Validar opiniões; Desenvolver a linguagem oral; Se autoconhecer, conhecendo o próprio corpo e do que é capaz de sentir; Interessar-se por pesquisa;

Objetivos Infantil IV Contribuir para a preservação da saúde e incentivar atitudes de prevenção ao mosquito da dengue e também prevenir a proliferação do mosquito e, consequentemente, da doença Conhecer e relacionar cada sentido ao seu órgão e vivenciar experiências sobre cada um. Conhecer animais do zoológico. Resgatar  a ludicidade, o imaginário e algumas características da vida circense.

Objetivos Infantil IV  Propiciar o desenvolvimento das potencialidades da criança a partir do estímulo de hábitos saudáveis, como a prática de atividades físicas pelo brincar e uma alimentação rica e balanceada;  Compreender que o alimento industrializado deve ser consumido com moderação por ser menos nutritivo;  Conhecer os benefícios de alguns vegetais para a nossa saúde; Brincar e explorar diferentes movimentos corporais, valorizando a sensação de bem-estar proporcionada pela atividade física;

Objetivos Infantil V Interessar-se pelo cuidado com o próprio corpo desenvolvendo atitudes de higiene pessoal; Apropriar-se gradativamente dos procedimentos de uso e cuidado de diferentes materiais usados na rotina diária; Apropriar-se da nova rotina do grupo. Elaborar questões, buscar respostas, formular explicações e socializar opiniões; Promover a socialização e o respeito mútuo entre as crianças; Desenvolver a formação de hábitos e atitudes sociais e morais; Trabalhar o estreitamento de laços de amizade;  Identificar conceitos bem-mal, certo-errado; Identificar, nomear e reproduzir a figura humana

Objetivos Infantil V Conscientizar a importância do lavar as mãos/higiene pessoal Vivenciar momento de observação/verificação de resultado Saber o que era o líquido que escorria de uma das árvores do tanque da nossa escola. Ampliar seus conhecimentos relativos aos espaços da escola, assim como os respectivos procedimentos Apropriar-se da nova rotina do grupo. Ter contato com a cultura brasileira Estimular os cinco sentidos; Desenvolver a capacidade de auto higiene;

Objetivos Infantil V Identificar e nomear as partes do corpo; Identificar a importância respeito ao meio ambiente; Identificar os seres vivos, os seres não vivos e o ciclo da vida; Identificar a importância da água e do ar para os seres vivos; Nomear e reconhecer diferentes animais,; Promover a alimentação saudável Estudar os fenômenos da natureza; Identificar, nomear e se reconhecer como membro de sua família, reconhecendo sua importância e o valor que possui em casa;

BRAINSTORM – ATIVIDADES DE CIÊNCIAS