Estágio e Desenvolvimento de Saberes Profissionais Profª. Drª. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação – USP mlabib@usp.br
SER DOCENTE E FORMAR-SE DOCENTE EM FOCO: COMO APRENDEMOS A ENSINAR? QUE SABERES SÃO ESSENCIAIS AOS PROFESSORES?
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE Processo que se desenvolve ao longo de toda a vida pessoal e profissional do professor, tem sua gênese na história de vida do professor e na sua formação inicial e deriva dos múltiplos fatores (históricos, culturais e sociais) que se inserem no trabalho cotidiano.
ESTRUTURAIS-HISTÓRICAS-CULTURAIS CONDIÇÕES ESTRUTURAIS-HISTÓRICAS-CULTURAIS TRABALHO DOCENTE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
saberes profissionais O desenvolvimento dos conhecimentos profissionais docentes:TEORIA & PRÁTICA saberes teóricos saberes práticos saberes profissionais (teórico-práticos)
INFORMAÇÃO-CONHECIMENTO-SABER informações transmissão/ recepção conhecimentos problematizar/ reflexão/elaboração saberes vivenciar/ ação
SABERES PROFISSIONAIS: tipologias/destaques diversos Tardiff (2002); Shulman (1986; 1987): Saberes sobre a matéria a ser ensinada conteúdos de ensino currículo contextos e dos fins educacionais Saberes sobre métodos de ensino pedagógico geral pedagógico do conteúdo Saberes sobre a aprendizagem alunos e de suas características Azevedo (2008): Saber relativo à auto-organização docente
8. Utilizar a pesquisa e a inovação. O que deverão “saber” e “saber fazer” os professores que ensinam Ciências ? 3. Adquirir conhecimentos teóricos sobre a aprendizagem e sobre a aprendizagem em Ciências. 4. Analisar o ensino com fundamentação teórico-prática Possibilitam 2. Conhecer e questionar o pensamento docente espontâneo. O que exige Possibilitam Possibilitam O que exige 8. Utilizar a pesquisa e a inovação. 5. Saber preparar atividades. 1. Conhecer a matéria a ser ensinada. 6. Saber dirigir a atividade dos alunos. 7. Saber avaliar. Carvalho, A.M.P.de & Gil-Pérez, D. “Formação de Professores de Ciências”. São Paulo : Cortez Editora, 1993.
Atividade central do professor (baseado na Teoria da Atividade de Engëstron) Instrumentos culturais: livro didático, laboratório de Física, relatórios, avaliações, outros Sujeito: Professor Motivo/objetivo: ensino e aprendizagem da ciência Resultado esperado Estudantes aprendam Regras: PPP, Regimento Internos escolares diretrizes Curriculares etc Comunidade: estudantes, pais, colegas, equipe gestora, pesquisadores,etc Divisão do trabalho:currículo organizado em disciplinas, horário destinado a trabalho individual, coordenador de área; técnicos; gestores, supervisores, avaliadores (divisão hierárquica do trabalho)
Pesquisas sobre formação de professores de ciências: temáticas e questões fundamentais Queremos formar (e nos formar) um professor como … um técnico? …um pesquisador? …um agente de transformação social? …um usuário crítico de pesquisas?
MODELO TÉCNICO DE FORMAÇÃO Professor como técnico Formação como treinamento “as questões educacionais podem ser resolvidas objetivamente com o uso de técnicas instrumentais vistas como aplicações racionais da ciência” (Diniz e Zeichner, 2005)
Modelo técnico de formação docente (da teoria para a prática) Fortemente influenciado pela visão tradicional dos processos de ensino e aprendizagem, e pela visão positivista da Ciência Formar docentes é treinar fornecendo receitas de ação (elaboradas por especialistas) e divulgação de teorias e propostas de ensino – nível informativo – inúmeras dificuldades de apropriação e desenvolvimento de práticas efetivas
Limites do modelo técnico imprevisibilidade e complexidade das situações de ensino e da aprendizagem dos alunos ??? TEORIA PRÁTICA
Modelos Práticos de Formação teoria&prática Processos reflexivos “reflexão na ação, reflexão sobre a ação e reflexão sobre a reflexão” (Schön,1983) Formação pela pesquisa sobre a própria prática
Modelos Práticos de Formação Os professores são centrais no desenvolvimento do currículo, são realizadores, fazem julgamentos baseados em seu conhecimento próprio e nas demandas das situações práticas
Modelos Críticos de Formação Pesquisa-ação: projetos de intervenção e pesquisa desenvolvidas em grupos colaborativos que buscam solucionar problemas de caráter social
PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO EM DOCÊNCIA - PID Vivências no Contexto Escolar Desenvolvimento das aulas, observação e análises. Problema de ensino Pesquisa-ação Hipóteses de trabalho/ plano de trabalho
PESQUISA-AÇÃO: CICLOS REFLEXIVOS I. A origem da pesquisa PESQUISA-AÇÃO: CICLOS REFLEXIVOS replanejar compreender agir planejar problematizar Falar sobre os ciclos reflexivos. Escolher este slide ou o próximo para mostrar a espiral da pesquisa-ação. Enfatizar o processo contínuo. analisar 19
Sugestão de leitura AZEVEDO, M. N.; ABIB, M. L. V. S. Pesquisa-ação e a elaboração de saberes docentes em ciências. Investigações em Ensino de Ciências V18(1), pp. 55-75, 2013.