Alfabetização e Letramento

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Transcrição da apresentação:

Alfabetização e Letramento Instituto Paulo Freire Alfabetização e Letramento Prof. Especialista Flávio Euripedes de Oliveira

Introdução É preciso pensar em uma prática educativa que considere a criança como eixo do processo e leve em conta as diferentes dimensões de sua formação. Além disso, para garantir o pleno desenvolvimento dos alunos é fundamental que a ação educativa se baseie em uma orientação teórico metodológica. Nesta apresentação será exposto tópicos referentes ao desenvolvimento da linguagem e da escrita. Será também mostrado propostas de atividades que colaborem para a construção de uma prática pedagógica.

O Letramento Tendo em vista as modificações que se processaram nas sociedades contemporânea, podemos destacar uma mudança no que chamamos de alfabetização. O sujeito alfabetizado era aquele que sabia escrever seu próprio nome. Alfabetização trata-se do domínio da tecnologia, ou conjunto de técnicas que capacita o sujeito a exercer a arte e a ciência da escrita. Letramento é exercício excessivo e competente da escrita que implica habilidades, tais como a capacidade de ler e escrever para informar ou informar-se. Ser letrado é o resultado de um conjunto de fatores que se articulam entre si: o convívio com pessoas letradas, o desenvolvimento das capacidades de leitura e escrita.

Elementos para a construção de uma proposta pedagógica Aproximar  as crianças de uma cultura letrada, através de recursos lingüísticos orais ou escritos, bem como propor meios para se pensar “para que” e “como” as pessoas lêem e escrevem no cotidiano.

O desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita em sala de aula As crianças desenvolverão alguns mecanismos para o aprendizado da leitura e da escrita A habilidade de leitura e escrita leva tempo para ser desenvolvida e requer treino. As crianças deverão desenvolver também habilidade para interpretar textos com autonomia Em alguns círculos sociais, as crianças lidam desde muito cedo com o texto escrito através de observação. Para desenvolver estratégias para a aquisição de leitura e escrita, não é preciso esperar que as crianças escrevam convencionalmente.

Peças teatrais,leituras de livros, pesquisas sobre o assunto do texto trabalhado ampliam as atividades de leitura e escrita.

A mediação dos professores é muito necessária do momento do desenvolvimento da aprendizagem da leitura e da escrita O professor deve buscar propostas e soluções criativas para manterem os alunos atentos as atividades que serão realizadas

A aquisição do sistema de escrita e o desenvolvimento da consciência fonológica No início do processo de alfabetização elas (crianças) começam a lidar a diferença de dois planos de linguagem:  Plano do conteúdo (dos significados) - significados e sentidos produzidos quando usamos a língua oral ou escrita; Plano da expressão (dos sons) - significados e sentidos no que diz respeito às formas linguísticas; A compreensão da natureza alfabética do sistema da escrita e o desenvolvimento da consciência fonológica integram e estimulam o desenvolvimento infantil à medida que promovem a competência simbólica das crianças.

Níveis conceituais da escrita No primeiro momento, ainda sem fazer distinção, a criança se propõe imitar o ato de escrever, como num jogo. O resultado dessas primeiras "escritas" pode aparecer como linhas onduladas ou quebradas (zig-zag), contínuas ou fragmentadas, ou uma séries de linhas verticais ou bolinhas. Essa aparência figural inicial não é garantia de escrita propriamente dita, a não ser que se conheça as condições nas quais foram produzidas.

Construtivismo psicogenético (observar a escrita sob dois aspectos): Figurativos - tem a ver com os elementos formais, tais como: a qualidade do traçado, a distribuição espacial das formas, etc. Construtivos -  tem relação com o que o sujeito quis representar e os meios que empregou para criar diferenciação entre as representações. Quando ocorre a intencionalidade por parte da criança, ou seja, quando constatamos aspectos construtivos, é que consideramos que houve uma produção escrita.

Aspectos centrais da evolução psicogenética da língua escrita Primeiro período: Distinção entre o modo de representação icônico e não-icônico Segundo período: Ocorre a construção de formas de diferenciação entre o qualitativo e o quantitativo Terceiro período: É marcado pela formatização da escrita

Desenvolvimento da consciência fonológica As crianças já possuem domínio sobre a língua materna quando chegam ao Ensino Fundamental. A função do pedagogo é ampliar o desenvolvimento cognitivo e cultural das crianças.

Considerações finais A alfabetização é o processo de decodificação de signos. O letramento é a prática social da leitura e da escrita. A criança chega na escola com conhecimentos linguísticos que devem ser aprimorados pelo professor que é o mediador desse processo. O aluno deve desenvolver-se de sua língua materna para a prática da escrita convencional.

Exemplos de Atividades para crianças destinadas a Alfabetização e Letramento

Fonte: https://br.pinterest.com/pin/447052700489473958/

Formar grupos e cada grupo elaborar 05 ATIVIDADES