Conhecimento humano. Está associado à história da espécie, à história do indivíduo e como esta última é construída dentro da sua cultura.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologias do conhecimento Os desafios da educação.
Advertisements

IMPLICAÇÕES DA ABORDAGEM VYGOTSKIANA PARA A EDUCAÇÃO
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte. Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de.
A Condição Humana O que é a natureza humana? Prof. Ítalo Colares.
A CRIANÇA DE SEIS ANOS E AS ÁREAS DO CONHECIMENTO Patrícia Corsino.
Aprendizagem Cognição Desenvolvimento Crescimento Maturação Conhecimento.
A LINGUAGEM É UMA FORMA OU UM PROCESSO DE INTERAÇÃO.
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA 1896 – Nasce Lev Semmenovick Vygotsky; 1934 – Morre de Tuberculose; 1962 – Publicação do livro Pensamento e Linguagem.
Classificação dos Métodos de Ensino:
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR DE INFORMATICA NO PROCESSO EDUCACIONAL Danice Betania de.
Relações de Convívio Solidário Kátia Antoniolli Coordenadora Pedagógica Colégio Marista Pio XII *Este eixo contempla a dimensão socioafetiva e as dimensões.
Resolução de Problemas por Meio da Matemática. Competência X Habilidade Competência: capacidade de realização de ações complexas; Habilidade: associada.
Psicologia da Educação
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta

FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS EQUIDEOCULTURA
ENSINO DA NATUREZA E DA SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
Escopo do projeto AMIGOS DO PLUGUE. Escopo do projeto AMIGOS DO PLUGUE.
Educação para transformação social
Resgatando heranças e transformando gerações
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM A TEORIA SOCIO-HISTÓRICA
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
O ensino de História: teoria e prática
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura
Projeto Político Pedagógico - PPP
Vygotsky - conceitos Luigi granizo Mariana abatayguara Mayara santos
Análise e Observação Institucional
CONSCIÊNCIA & ATIVIDADE
São Paulo/2016 Profª Drª Maristela Angotti Departamento de Didática
L. S. Vigotsky Psicólogo russo / Dialética marxista
Avaliação Mediadora Jussara Hoffmann.
A perspectiva socioconstrutivista interacionista
Coleção Vitória-Régia
Análise do Discurso Fundada por Michel Pêreux, na década de 60, a Escola Francesa de Análise do Discurso tinha a proposta de substituir a Análise de Conteúdo.
FILOSOFIA E A SOCIOLOGIA PARA A FORMAÇÃO DO EDUCADOR Roure Ribeiro.
ABORDAGEM COGNITIVISTA
Ministrantes: simone de paula rodrigues moura
SOCIOLOGIA SOCIEDADE E INDIVÍDUO Socialização
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
Psicologia Social: uma reflexão. Prof. Ms. Gerson Heidrich
Gestão escolar democrática: definições, princípios e mecanismos de implementação.
Lev Vygotsky Psicologia Histórico-Cultural Ms. Prof. Maristela de Godoy.
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
Fundamentos do Psicodiagnóstico
1º Encontro de Especialistas em Educação Básica
Piaget, Vygotsky e Wallon
em Educação em Direitos Humanos
Profª. Luciana Eliza dos Santos
Programa de Formação de Professores
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS
Realizar Formação Continuada
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático Núcleo de Assessoria Pedagógica NAP UNISAL-LORENA
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
TEORIAS DO CONHECIMENTO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
A perspectiva socioconstrutivista interacionista
COMO ENSINAR A TODOS? Para que a inclusão realmente aconteça, é importante garantir diversos recursos para resgatar ou estabelecer as funções nas.
1 POSTURA ÉTICA E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR Profa. Gilvanete Correia Bezerra.
MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ABORDAGEM CRÍTICO SUPERADORA 1. Consideração da prática pedagógica (aula) no interior de um projeto político-pedagógico (escola) referenciado.
Interações sociais e significação no aprendizado das crianças PEDAGOGIA A interação social entre crianças e entre crianças e adultos/educadores, promove.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 9 ed. São Paulo, Cortez, 2007.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
Transcrição da apresentação:

Conhecimento humano. Está associado à história da espécie, à história do indivíduo e como esta última é construída dentro da sua cultura.

Princípio da Teoria da Atividade(Vygotsky) -As relações humanas com o mundo são mediadas por elementos chamados: os instrumentos e os signos. SOCIEDADE Síntese das relações sociais de produção, o homem é produto e produtor dela HOMEM Sujeito do conhecimento socialmente determinado, portanto síntese das relações sociais de sua época EDUCAÇÃO Processo de humanização do homem em sociedade

PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO Constitui-se em uma unidade dialética APRENDIZAGEM Constitui-se em um processo de apropriação interpsicológica para intrapsicológica (do social para o individual); Enquanto categoria de processo educacional, está diretamente relacionada com a elaboração de conceitos científicos que subsidiam o desenvolvimento das Funções Psicológicas Superiores, permitindo ao sujeito uma transformação qualitativa (maior possibilidade de relação com o mundo e os outros); As Funções Psicológicas Superiores são de origem sócio-histórica e culturais.

PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO Constitui-se em uma unidade dialética DESENVOLVIMENTO Está intimamente ligado à aprendizagem, uma vez que é esta que provoca o desenvolvimento (não de forma linear e sim em uma complexidade dialética); Desenvolver-se é saltar qualitativamente na utilização de instrumentos mediadores enquanto níveis de compreensão mais elaborados e possibilidades filo e ontogenéticas.

PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO Para Vygotsky, o homem é o resultado da composição filo e ontogenética, possibilitando o sujeito ser como ele é. Filo = espécie Gênese = origem Onto = ser/sujeito Filogênese – desenvolvimento da espécie, no caso do ser humano, desde o homem primitivo até o homem atual. Ontogênese – desenvolvimento do indivíduo, do nascimento até a morte.

SOCIOINTERACIONISMO HISTÓRICO-CULTURAL Origem: Lev S. Vygotsky (1896-1934), junto com outros pesquisadores, como Alexander R. Lúria e Alex N. Leontiev, realizou pesquisas com crianças de diferentes condições sociais para observar como se operava a relação delas com o conhecimento. Pensadores sócio-históricos, Vygotsky e seus pesquisadores partiram do pressuposto da determinação da materialidade sobre a relação homem/conhecimento. A formação da mente como a formação do homem, é considerada histórica e social.

-As relações humanas com o mundo são mediadas por elementos chamados: os instrumentos e os signos.

MOTIVO Deve partir de uma necessidade, de um problema concreto dos alunos, ou ainda, deve ter profunda vinculação com sua vida. É necessário que o aluno perceba o motivo da atividade, para poder se interessar por ela e querer realizá-la. ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM

FINALIDADE Na elaboração de uma atividade de aprendizagem deve-se planejar, com clareza qual a sua finalidade, ou seja, que conceitos científicos devem ser elaborados a partir dela e que mudanças devem ocorrer nos alunos. Portanto, uma atividade de aprendizagem não é espontânea.

MEIOS Na realização de uma atividade de aprendizagem, o professor precisa usar meios que: levem o aluno a perceber o motivo da atividade; levem o aluno a se interessar pela atividade e a querer realizá-la; garantam a organização e os procedimentos da atividade, de modo que o aluno elabore conceitos científicos, proporcionando mudanças qualitativas em si e no meio social.

Internalização Processo que caminha do plano social: -relações interpessoais ou interpsíquicos para o plano individual: - relações intrapessoais ou intrapsíquicos. Internalização Processo que caminha do plano social-relações interpessoais ou interpsíquicos- para o plano individual- relações intrapessoais ou intrapsíquicos.

Aprendizado -Conjunto de atitudes, conhecimentos, habilidades, entre outros, tendo como ponto de partida a sua interação com o ambiente e com outros sujeitos. Aprendizado -Conjunto de atitudes, conhecimentos, habilidades, entre outros, tendo como ponto de partida a sua interação com o ambiente e com outros sujeitos.

O Aprendizado precede o desenvolvimento _Zona de desenvolvimento proximal(ZDP) distância entre o desenvolvimento atual, resolução independente de problemas e soluções(nível real) e outro mais amplo. ( nível potencial) -Zona de desenvolvimento potencial,determinado pelo auxílio do outro mais capaz. Aquilo que hoje é Zona de desenvolvimento proximal, amanhã será o nível de desenvolvimento real.

INTRA(PLANO INDIVIDUAL) NÍVEL POTENCIAL/autônoma Processo de sistematização do conhecimento INTRA(PLANO INDIVIDUAL) NÍVEL POTENCIAL/autônoma INTER(PLANO SOCIAL) NÍVEL REAL Zdpn Mediação Zona de desen- volvimento Proximal Zdpn3 Zdpn2 Zdpn1 INTERNALIZAÇÃO Zilá - 2006

O PAPEL MEDIADOR DO PROFESSOR: Promover avanços no desenvolvimento individual; situações que incentivem a curiosidade dos alunos, que possibilitem a troca de informações; atividades que envolvam observação, pesquisa, resolução de questões específicas (individualmente, em dupla, em grupos maiores). Propostas de estudos: Seminários, Júri simulado etc.; Redimensionamento do valor das interações sociais entre: alunos e professores, aluno e alunos, condição necessária para produção do conhecimento (cooperação, troca de informações, divisão de tarefas, responsabilidade, papel da imitação...); O “erro” é visto como parte do processo de construção do conhecimento - Articulador de novos saberes, sinalização do caminho a ser buscado na interação com o professor e demais companheiros.

AÇÕES PARTILHADAS/ TROCA  COLETIVA II - MEDIAÇÃO Consiste na utilização de instrumentos (externos) e signos (internos) que possibilitam, via interação social, a transformação do sujeito. III - INTERAÇÃO São ações partilhadas que pressupõe trocas entre parceiros com diferentes apropriações. AÇÕES PARTILHADAS/ TROCA  COLETIVA

IV - APROPRIAÇÃO É o processo de internalização (inter para o intrapsicológico) das experiências do sujeito com o grupo social, numa iteração dialética, possibilitando-o agir em novas situações, Os mecanismos de apropriação constituem-se na subjetividade, marcando as diferenças individuais. V - CONCEITOS São elaborações dinâmicas, abstratas e genéricas que nos permitem lidar com o real, assumem diferentes tipos e/ou funções.

Práticas Pedagógicas caracteriza-se por ser o lugar de práticas com a linguagem (ensino produtivo); Campo inovador da aprendizagem encaminha para interlocuções em instâncias públicas (aprende-se a linguagem à medida que se interage no grupo social); tem como foco as interações em sala de aula; objeto de ensino: a própria língua (fala/escuta, leitura/escritura) enquanto atividades interacionais que articulam visões de mundo; o ensino da escrita é todo produtivo, já que a criança não sabe escrever quando chega à escola.