AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Revisão Atenção: aproveitem para corrigir suas atividades
Advertisements

ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS E NEGOCIAÇÃO 6º MARKETING Prof. Ms. Eduardo Issa AULA 2.
Faculdade Santíssimo Sacramento Comportamento Organizacional CLIMA ORGANIZACIONAL.
I ENCONTRO DE GESTÃO DE DOCUMENTOS, INFORMAÇÃO E MEMÓRIA DO GDF Projeto: Diagnóstico dos Arquivos do Governo do Distrito Federal. Rejane Soares Canuto.
ROTINAS ADMINISTRATIVAS. Administração nas Empresas “A Administração não é nem privilégio nem uma carga pessoal do chefe ou dos seus diretores; é uma.
Material Avaliação Sistema de avaliação de desempenho Professor Douglas Pereira da Silva 1Aula 1 Av de Desempenho.
Marlo Torres Marques Orientador: Roosevelt dos Santos Junior UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU DEPARTAMENTO DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO.
ITIL (Information Technology Infrastructure Library) Profª Cynara Carvalho.
Metodologia de Elaboração e Implementação do PE Natacha Stefanini Canesso
PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS INTRODUÇÃO: O que é Planejamento? O que é Planejamento de Recursos Humanos?
GESTÃO DE PESSOAS COMO FATOR DE RETENÇÃO DE CONHECIMENTO – UM ESTUDO DE CASO EM UM HOSPITAL DO VALE DO RIO PARDO Aluno: Jonas Sommer.
FERRAMENTA DE SUPORTE A GESTÃO DE DEFEITOS COM INTEGRAÇÃO ENTRE 0800NET E MANTIS Thiago Fabian Lenzi Professor Everaldo Artur Grahl, Orientador.
Gerindo o desempenho Construindo a gestão do fator humano.
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
Gestão de Pessoas IV – Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, Carreiras, Organizações.
Nossa especialidade são pessoas Atuando com três unidades de negócio Especializada em Recrutamento & Seleção, Administração de Folha de Pagamento.
HABILIDADES ADMINISTRATIVAS
Organização, Sistemas e Métodos
Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
ESTRUTURAÇÃO DOS SUBSISTEMAS DERECURSOS HUMANOS
Síntese do diagnóstico com trabalhadores do Poupatempo
Avaliação de desempenho: geral
Avaliação de Desempenho.
Manual da empresa Nome da sua empresa.
Definição da Estratégia Organizacional
Benchmarking EQUIPE FABIANO MAFRA CARLA GAMA WALFREDO TEIXEIRA
Aprendizagem do Século XXI
OSM II Manuais administrativos – Parte 1
ORGANIZAÇÃO E ANÁLISE DE PROJECTOS
LIDERANÇA.
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
Avaliação de desemepenho
Gestão de Pessoas Profª. Mara.
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Treinamento.
Ferramentas de comunicação
Gestão das Organizações
Revisão Requisitos e Casos de Uso
Avaliação de Desempenho
CARGOS E SALÁRIOS (C&S)
Consultoria Referência RH
GSI – Tópicos Avançados em Engenharia de Software
OS SERVIÇOS COMO ATIVIDADES INTERNAS DE APOIO EM UMA EMPRESA
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
COMO ELABORAR UMA PESQUISA DE MERCADO
MBA em Gestão de Projetos
MARKETING III A5 – PESQUISA DE MERCADO III.
Avaliação continuada.
Aula 2.4.
Gestão de Desempenho Revisão 2
Sistema de Recompensas
Política da Qualidade Buscamos continuamente a qualidade, agilidade, eficácia e profissionalismo em Logística Internacional Door to Door e na Assessoria.
Aula 05: Competências e Papéis Gerenciais do Administrador
A importância da Capacitação para Funcionários
Administração de Cargos e Salários
A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida
→ Consideração individualizada → Estimulação Intelectual → Influência do líder.
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
PESQUISA DE MARKETING “Função que conecta o consumidor e o público em geral ao profissional de marketing através de informações - usadas para identificar.
Adm. de Recursos Humanos II 3º Adm – Faibi – 1º Sem/2019 Prof.: j.l.meneghetti.
Feedback: a Habilidade de Ouvir e Falar Kenneth Corrêa
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
→ Consideração individualizada → Estimulação Intelectual → Influência do líder.
Vigilância em Serviços de Saúde. NILENE DUARTE. Conceito de Vigilância Epidemiológica, segundo a Lei  “conjunto de ações que proporcionam o conhecimento,
Relatório A3 Resumo do Projeto
Cultura,Clima, Pesquisa Organizacional Diagnóstico e Avaliação.
PLANO DE CARREIRA Tristana Cezaretto.
Orientação Profissisonal Entrevista inicial
LIDERANÇA A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida.
Transcrição da apresentação:

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO Profa. Me. Flávia Santos flavia@udc.edu.br

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO Processo sistematizado que avalia as qualidades do colaborador e sua contribuição para o negócio da empresa. Por que avaliar o desempenho? Que desempenho avaliar? Como fazer a avaliação? Quem deve fazer a avaliação? Quando fazer a avaliação? Como comunicar a avaliação?

POR QUE AVALIAR O DESEMPENHO? Fundamentar aumentos salariais, promoções, transferências e, muitas vezes demissões; Dar feedback aos funcionários quanto ao desempenho de suas funções, sugerir necessidades de mudanças; Permitir que os subordinados saibam o que os seus superiores pensam deles. Melhorar as relações entre superiores e subordinados e conhecer potencial de desenvolvimento dos empregados.

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO Através deste processo é possível identificar: Problemas de supervisão e gerência; Integração entre as pessoas da organização; Adequação da pessoa ao cargo; Necessidades de treinamento e desenvolvimento.

Habilidades/Atitudes/ QUE DESEMPENHO AVALIAR? Habilidades/Atitudes/ Conhecimentos Comportamentos Resultados Conhecimento da tarefa Coordenação motora Conhecimento dos negócios Desejo de realização Necessidades sociais Confiabilidade Lealdade Honestidade Criatividade Liderança Executar as tarefas Obedecer as instruções Reportar problemas Manter equipamentos Manter arquivos Seguir as regras Assiduidade Dar sugestões Não fumar Não usar drogas Vendas Níveis de produção Qualidade de produção Desgaste/Perdas Reparos nos equip. Clientes atendidos Satisfação dos clientes

COMO FAZER A AVALIAÇÃO? Métodos de Avaliação Escalas Gráficas Escolha Forçada Pesquisa de Campo Incidentes Críticos Relatórios verbais Relatórios escritos Comparação aos pares Métodos de Avaliação

Relatórios Verbais Avaliador faz uma comunicação verbal ao avaliado sobre seu desempenho em determinado período; - Vantagens: rapidez, liberdade de expressão; orientação imediata. - Desvantagens: incompleto, subjetivo, preso a circunstancias do momento e falhas da memória, não deixa registros...

Relatórios Escritos O avaliador descreve, livre de qualquer orientação mais formal, sobre o desempenho do subordinado. Vantagens: rapidez, liberdade de expressão, registro. Desvantagens: subjetivismo, dificulta a tabulação, dúvida quanto aos termos empregados.

Escalas Gráficas Formulário onde as linhas representam os fatores que estão sendo avaliados e as colunas os graus de avaliação. Vantagens: facilidade de elaboração, execução rápida, facilidade de tabulação. Desvantagens: falta de flexibilidade, tendência a tornar-se rotineira...

Comparação aos Pares

Escolha Forçada Descrição de fatores que compõem o cargo; o avaliador deve escolher uma ou duas frases que melhor se aplicam ao desempenho do avaliado. Vantagens: resultados confiáveis e isentos de subjetividade, aplicação simples. Desvantagens: Elaboração mais demorada, método discriminatório, para fins de treinamento exige informações adicionais

Pesquisa de Campo Avaliar o desempenho do empregado através de entrevista com o chefe imediato; Vantagens: profunda visualização do caso, com fontes de problemas, forças e fraquezas. Desvantagens: lentidão no processo, custo.

Incidentes Críticos Registro, pelo avaliador, de comportamentos críticos, ou seja, características extremamente positivas ou negativas. Vantagens: não exige programação antecipada. Desvantagens: dificuldade para sistematizar a avaliação.

Outros Avaliação por resultados Auto-avaliação Método misto

QUEM DEVE FAZER A AVALIAÇÃO? Superior Colaborador e Superior A equipe de trabalho Avaliação 360°

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 360º Clientes Fornecedores Gerentes COLABORADOR Colegas Supervisores Subordinados

Sucesso da avaliação 360° Utilização de critérios que não dêem margem a interpretações inadequadas; Capacitação para o feedback qualitativo; Esclarecimento da finalidade e estrutura do método; Construção de uma cultura de confiança e sinceridade.

Equívocos na avaliação 360° Vincular avaliação e bônus; Ir com muita sede ao pote só porque “está na moda”; Democratizar informações; Não levar em conta a cultura (empresas autoritárias)

Recomendações para se lidar com problemas de desempenho Prepare-se para a avaliação. Faça uma revisão histórica. Não seja passional. Exponha seu envolvimento com o problema. Crie um ambiente em que predomine a confiança. Faça referência ao objetivo de desempenho, às entregas esperadas e ao gap encontrado. Exponha as conseqüências dos gaps de desempenho. Seja honesto e realista. Indague ao avaliado sobre as causas dos gaps e soluções a propor. Decida sobre uma solução e reconfirme por escrito.

Possíveis distorções na aplicação AD Falta de objetividade (fatores: lealdade, atitude, personalidade...) Efeito halo (relacionamento entre avaliador e avaliado); Leniência (abrandar); Falsidade (distorção proposital de informações); Tendência central; Preconceito pessoal; Obstáculos políticos;

Avaliação de Desempenho X Gestão do Desempenho

QUANDO FAZER A AVALIAÇÃO? As avaliações de desempenho geralmente acontecem uma vez por ano, para todos os funcionários ao mesmo tempo. Outra opção é realizá-la nas datas de aniversário de admissão do funcionário. COMO COMUNICAR A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO? A avaliação de desempenho deve ser vista como uma ferramenta para influenciar pessoas.

PONTOS FRACOS DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO: Quando as pessoas a percebem como um sistema de recompensa ou punição pelo desempenho passado; Quando a ênfase do processo está sobre o preenchimento de formulários; Quando as pessoas percebem o processo como injusto ou tendencioso; Quando os comentários desfavoráveis do avaliador levam o avaliado a uma reação negativa; Quando está baseada em fatores que não agregam valor.

BENEFÍCIOS DA AD Para o gerente Para o subordinado Para a organização Diminui a subjetividade na avaliação Proporciona melhoria de desempenho por parte dos subordinados Permite que os subordinados vejam a avaliação como um sistema objetivo Para o subordinado Permite conhecer as regras do jogo Conhece quais as expectativas de seu chefe Conhece as providências de melhoria que estão sendo planejadas Faz auto-avaliação e auto-crítica Para a organização Avalia o potencial humano a curto, médio e longo prazos Identifica necessidades de treinamento (reciclagem ou aperfeiçoamento) Dinamiza a política de RH, oferecendo oportunidades, estimulando a produtividade e melhorando o relacionamento

QUESTÕES Defina avaliação de desempenho? Para que serve a avaliação de desempenho? Quais as técnicas para realizar uma avaliação de desempenho? Explique-as. Quem deve fazer a avaliação? Quais os benefícios da AD para o gerente, o subordinado e a organização?